4 de abril de 2010

Conthy...minha amiga!


Ontem, Sábado de Aleluia, foi o dia anterior ao domingo de Páscoa, e não por coincidência é o dia em que se acende o Círio Pascal, uma grande vela que simboliza a luz de Cristo, aquela ilumina o mundo. Nesta vela, pra quem não sabe, estão gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer "Deus é o princípio e o fim de tudo”. Principio e fim. Morte e vida. Vitória e derrota. Portanto morrer faz parte da vida e perder faz parte do ato de vencer. Jesus morreu, porém não fosse o fato, Ele não teria ressuscitado. Esperamos em celebrações em vigília pela ressurreição de Jesus Cristo, segundo a tradição católica, para que pudéssemos ver e crer o seu ressuscitamento, o sepulcro onde estava Jesus apareceu aberto na manhã de Domingo. Seu corpo e os lenços sagrados estavam desaparecidos. Isso significa em outras palavras que é preciso ter fé e que se acreditarmos nem tudo está perdido.

A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem através do grego Πάσχα) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificaçã. O termo PÁSCOA como o proprio sentido afirma é PASSAGEM. Não é atoa que é nessa época que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito. Dito isso, encaminho-os, os meus leitores que aproveitem este domingo para refletirem sobre as palavras que representam a data – sem pensar em ovos e coelhos – e se prestem a fisgar o que há de mais bonito no domingo que começa agora: FÉ, RESSUSCITAR, VENCER, ACREDITAR, CONFIAR, LUTAR, COMEMORAR,PASSAGEM.

Tudo isso pra informá-los de minha visita à casa da Conthyeta, uma amiga que tem passado por um calvário inenarrável. Sua luta pela vida tem sido de crussificações e muita chibatada. Ela tem sido condenada a permanecer numa cadeira de rodas. Tem tido a fida em sacrifício e uma labuta de muito ardor e dor. Nessas horas, os amigos se afastam, são poucos os que visitam, infimos os que ajudam, e menor ainda os que rezam por sua melhora. Não tenho palavras que descrevam o meu sentimento diante desta amiga que hoje tem passado por sua maior provação: VIVER! Senti dó, senti dor, senti pena. Quis chorar, desacreditar, maldizer a Deus. Mas em minhas reflexões, o que ficou foi que a vida tem surpresas que nós não desejamos, mas que chegam. Perder faz parte, lembram? Então, vi uma foto que agora posto neste blog da Conthyeta bem, muito bem. Seu olhar tranquilo e seu sorriso meio tímido confirmam isso. Sem dúvida, não esperava que a vida fosse lhe aprontar essa. Quem de nós esperaria? Quem de nós está preparado para uma fatalidade? Nenhum. Ninguém se prepara pra dor. Ninguém espera o choro e talvez esteja aí, a razão das nosssas frustrações, talvez estejam aí o pesar das nossas incertezas. Quantas vezes deixamos de acreditar em Deus por que tudo deu errado? Isso porque nunca pensamos que as nossas narrativas terminassem em finais infelizes. Mas a vida e morte de Cristo provam a nós que o sofrimento é parte da vida. É preciso morrer para ressuscitar . É preciso apanhar para provar que aprendemos. Foi assim com o Filho de Deus, não será diferente conosco. A morte ensina a viver. O choro faz o sorriso ficar mais bonito e sofrer, às vezes, ainda é o melhor caminho. Não entendo porque Deus fez isso com ela. Não compreendo os seus motivos. Não sei qual ensinamento Ele pretende prostando a minha amiga naquela cadeira, mas de uma coisa eu estou certa: a imagem da Conthyeta tem sido pra mim um grande ensinamento. Depois que sai de sua casa, voltei pra minha pensando que é preciso viver melhor, acreditar mais em Deus e amar as pessoas que estão ao meu redor. Estou rezando por ela e creio que todos nós precisamos fazer isso, se não a visitamos, se não a ajudamos, que rezemos então, façamos a nossa vigília, quem sabe por aí não chegue mais uma ressurreição. Entregue um pouco do seu tempo neste domingo à oração por sua cura, é confiando que podemos ajudar.

O Senhor esteja com ela e no meio de todos nós. Feliz páscoa, amigos. E depois da troca de ovos, pensem na oração e na lida do verdadeiro sentido desta data pascoal.

Nenhum comentário: