15 de dezembro de 2010

RETIFICAÇÃO!


E o amigo Márcio Santos pediu que eu retificasse a postagem onde afirmo que a pequena Vitória, (pronto, descobri o nome dela) é sua filha adotiva e também por isso órfã.

Estou passando aqui rapidinho para publicar esta consideração, apesar de ter usado o sentido metafórico, e agradecer ao Márcio pela melhor oportunidade da vida - presenciar o milagre da pequenina dos olhos de luz.

A Vivi que eu chamei de santinha tem mãe e pai vivose segundo o Márcio e a Nívea os dois cuidam da pequenina por um período apenas por que a mãe da criança está de bebê novo.

Pronto, amigo. Quando eu for 47 numa outra ocasião vou fazer uma visitinha a vocês pra saber como ela anda....

PARABÉNS PELA ATITUDE!!!

ATENÇÃO!

ANTES que leiam as postagens a seguir, peço compreensão casa haja erros de grafia em qualquer um deles.

Estou muito cansada e quase não tenho tido tempo para este blog. Vivo fazendo das tripas coração para ver se consigo mantê-lo na ativa.

Sou até que meio bacana pra pensar, mas a digitação é um carma

Pus as fotos da procissão mas faltam as imagens do leilão e do show de aniversário da cidade (LINDO!)

Além disso temos uma entrevsita demorada com o Louro e que vai deixar muita gente sem saber o que pensar...

Tem também uma conversa com o Nando sobre o meu texto e sobre os últimos acontecimentos.

Umas fotos legais de arquivos pessoais que me foram doados e muita coisa que eu quero pôr mas pela falta de tempo devo dizer que vamos demorar pra consertar esse negócio...

Bom dia a todos...São três e meia da manhã e se eu não for dormir, perco o casamento...

SANTA LUZIA, A PADROEIRA LUZIENSE!


No alto e avante: santa Luzia em seu pedestal...


Conduzindo o seu povo: fé e esperança na cidade de mesmo nome.


A nova estátua que será fincada no Calçadão, mas que ganhou moradia provisória na Pracinha da Matriz.


Nosso povo é religioso por tradição e a festa de santa Luzia é a maior manifestação de fé do povo luziense.


Nos lares,nos corações e em todos os lugares..

ENQUANTO AO PREFEITO...


Depois de todas essas imagens, eu sai dali pensando: “QUANTOS PROBLEMAS A NOSSA CIDADE AINDA PRECISA RESOLVER, MEU DEUS!” . aquela procissão estava lotada de gente fiel à virgem, mas a grande maioria daquele povo estava lá mesmo para pedir à ela que solucione os problemas sócias que tanto assola a vida daquela gente. Saúde, educação, dinheiro, comida...Tanta gente humilde pedindo à santinha que a vida melhore e que as coisas funcionem como deveria...

Sei que tenho criticado muito e às vezes talvez até injustamente,mas devo confessar que quando passamos por ali pela rua ao lado do João Gomes eu fiquei olhando para os prédios inacabado e pensando que a prefeitura deveria ter feito mais, ter dado outras respostas à população...o prefeito deveria tiara o peso todo de cima da costa da santinha,mas depois fiquei refletindo que muita coisa realmente já havia sido feita sim. Nós é que às vezes deixamos de enxergar quando não nos é conveniente:

Um exemplo diz respeito ao horário da procissão. Cheguei ao 47 às 7:30 h e às 8:40 a procissão começou a se movimentar. Passamos por muitas ruas do Bairro Novo e depois adentramos a avenida Castelo Branco para seguirmos até à praça - por trás para não causar problemas e confusões. Vi no relógio o horário levado para fazer o percuso e percebi que em menos de duas horas a caminhada havia chegado ao seu destino fina: a Praça da Matriz.

Sei que você pode estar se perguntando agora :“E que isso tem a ver com as melhorias do governo?”

Eu respondo: TUDO!

As ruas do bairro novo estão todas asfaltadas o que possibilita uma certa facilidade em caminhar pela falta de buracos ou coisa parecida.

Nós não nos damos conta mas isso é serviço prestado pelo governo!

Percebi isso quando vi o meu querido João Lucas seguindo sozinho a procissão em sua cadeira motorizada. A família estava ali por perto mas era ele quem dirigia a cadeira. Isso nunca seria possível a seis anos atrás por conta de que a cadeira não iria se locomover com facilidade em locais sem asfalto e infraestrutura.


Outra novidade foi o suporte de urgência e emergência que percorreu a procissão inteira com uma ambulância disponível caso acontecesse um imprevisto. Boa ideia da paróquia, boa atitude do governo.


Do palco para a finalização da missa à nova imagem fincada na praça, tudo ali é serviço da prefeitura que facilita e torna a festa mais linda.

Sei e, por isso às vezes critico, tem muita obra parada e outras precisando de um reparo, mas por outras que percebi estão sim funcionando, ESTÁ DE PARABÉNS O PREFEITO LOURO!


O PADRE ELIAS então esse nem se fala, o Salão Paroquial esta lindo, a igreja de Nossa Senhora de Nazaré é grande e tem projeto pra ser um marco na cidade, da berlinda aos guardas da santinha, do almoço na Barraca ao leilão...TUDO. TUDO estava muito perfeito!

13 DE DEZEMBRO: DIA DE SANTA LUZIA


Estive em Santa Luzia para acompanhar as comemorações do dia da nossa padroeira e estou emocionada até agora. Há dias que não tenho sentido o que se confirma em mim agora. Tenho falado tanto desta política encravada e acovardada que assola o nosso município que até esqueço que tem – e há – muitas coisas boas na nossa cidade. Santa Luzia é lugar de gente bacana, sofrida mas cheia de esperança. Há anos não acompanho a procissão mas não podia deixar de atender a um pedido do padre Elias a quem eu dedico muita admiração e apresso. Sai de Belém ainda na madrugada e dirigi durante duas horas no mais pleno escuro até chegar à cidade de Capanema, cidade de referencia para quem quer chegar ao 47. De lá até aquela ladeira da fazenda Campo 10 eu vinha no carro como naquela época em que eu ainda criança viajava de ônibus debruçada na janela. A cada fazenda, a cada quilometro daquela pista a BR 316 me levava numa viagem de retorno profundo aquela Santa Luzia que eu amei e onde morei durante a minha infância e adolescência toda.

Subir aquela ladeira do terreno do seu José Joca e ver os postes de luzes que iluminam a BR na chegada de Santa Luzia e reviver tanta coisa boa que nem o tempo e nem essas péssimas notícias trazidas pela politicagem me fizeram esquecer.

Cheguei cedo, bem cedinho e ainda vi o padeiro na bicicleta entregando o pão – cena que só lá eu ainda presencio. A cidade acordava com o barulho dos fogos de artifício mas a neblina da brisa em dias frios no interior me dizia que a procissão iria atrasar.


Parei o carro em frente ao CEPEV – e outro turbilhão de LEMBRANÇAS ME ATINGIU FORTE.


De cima do carro eletrônico eu percebi o quanto aquela cidade cresceu – a quantidade de pessoas que cercavam o trio me fazia concordar com a maioria de nós que pede melhorias no serviços públicos. Uma cidade como a nossa vai demorar muito tempo ainda pra acompanhar o compasso do seu crescimento populacional. Numa procissão católica onde muitos apesar de crerem na virgem permanecem dormindo e outros por entenderem que aquela manifestação é blasfêmia contra a palavra escrita na bíblia um montante de mais ou menos seis mil pessoas é de surpreender qualquer um. O trio estava no meio da procissão e as ruas estreitas da cidade dobravam as esquinas lotadas de fieis confiantes na santinha que linda enfeitava a berlinda. Uma multidão invadiu as ruas do 47 cantando e pedindo à virgem dos olhos o que muitas vezes o poder político não conse3gue doar.sua benção e me preparei para um dia que eu ainda não sabia,mas que marcaria a minha vida!


De cima do trio eu vi pessoas, gente que fez parte da minha história e que sorriam pra mim numa troca de carinho. Professores que marcaram a minha vida, ex e atuais prefeitos, amigos que só encontramos nessa época ou no período de eleição. Uma multidão de pessoas que caminhava atrás da Santa e me fazia feliz pelas relembranças. Morar ali me marcou, foi o que eu senti. Estar ali é uma possibilidade de esquecer os problemas cotidianos. Ser de Santa Luzia é pra mim motivo de muito orgulho. MUITO ORGULHO MESMO!

A PROCISSÃO EM CLIC'S!


Fiquei ali na procissão e entre sorriso e afagos, abraços e lembranças reencontros e estalos fiz algumas fotos – MUITAS e algumas delas marcaram pra mim o que representou o festividade de Santa Luzia.


Prefeito Louro agradecendo ao bispo por ter benzido a nova imagem de santa Luzia posta na Praça da Matriz.


Manto do padre Elias com a imagem da santinha bordada.


Samuel – fiquei morta de emocionada ao vê-lo ali pagando a sua promessa, muito bom ver os amigos realizando sonhos.


Na frente das casas homenagens e festa pra Santa Luzia...


"Existe no céu uma santa, aquem chamamos Luzia..." Nossa padroeira.

Linda imagem da chegada da santa diante do altar a céu aberto...



Padre Elias despistando a multidão e cortando caminho para chegar ao altar e receber a santa para o fim da liturgia...solitário ele se vai ao longe e sob os olhos dos fiéis .


O casal de amigos e sua santinha antes órfã, agora cheia de dengo e carinhos.


Pais e mães com os filhos entregues aos poderes milagrosos da virgem: milagres e fé marcam o coração do povo luziense.


No carro dos anjinhos um menino trajando o manto de Santa Luzia alheio ao pedido dos pais. “Estás vestido assim por quê?”, eu perguntei. “Por que a mamãe gosta da santinha e do Papai do Céu!”, me respondeu ele. “ E você?” “Eu também”.


A imagem da virgem adentrando o caminho de obras e milagres que não cabe a ela realizar. A rua ao lado da escola João Gomes é famosa pelas obras pelos prédios públicos que não foram concluídos. A Santinha passa por ali numa certeza, os fies que a seguem pelo menos devem ter a fé de que a igreja – também em construção logo logo será concluída!


Na frente do Fórum um faixa sinalizando a fé que é preciso para resolver coisas alheias a nossa vã condição de humanos. Ao poder judiciário o dever de fazer o que a santinha tenta pelos pedidos do fieis humanizar: a violência e a impunidade!


Marcio Santos tradição do círio luziense.


Sônia – patrimônio da igreja!


Família completa esperando a passagem da virgem.


Dj Paulinho acostumado com o profano das noites e boates aqui da capital ali feliz da vida comandando a festa religiosa em sua cidade.


Promesseiros de todas as idades rogando fé a nossa padroeira.


A mãe com o filho deficiente ao lado da berlinda da virgem fiel aos desejos de Deus.


Padre Elias conduzindo a multidão...


No meio da multidão de fiéis o prefeito Louro, a esposa e a cúpula petista e logo a frente – separados a também petista e agora presidente da Câmara municipal Lucia Machado e o marido.


O que antes pensava-se ser sólido, hoje demosntra duras certezas de pó...


Um pouco mais à frente o ex-prefeito Nato Costa com esposa que sorridente como sempre – muito linda a Maria, gosto dela.

Primeiros passos, primeiros gestos de fé...


Prefeito Louro na procissão sorridente, já a primeira dama...


Diante de mim um milagre vivo – sob os olhos dos curiosos a pequena menina sorria falando: sou um milagre de Santa Luzia . Isso porque quem esteve na procissão ficou sabendo que essa pequenina Luzia que nasceu cega de um dos olhos e depois de pedir clemência começa a enxergar. Essa garotinha emocionou a todos e confirmou a nós, os leigos que milagres acontecem sim.


Cânticos e gestos marcaram a caminhada de fé do povo santaluziense – como disse o bispo de Bragança. Apesar da quantidade de pessoas a procissão foi rápida e o povo estava feliz com a intercessão da virgem a pedidos e até a milagres.


Maninha num sorriso único...


Colorido das sombrinhas que protegiam os fieis do sol...


O beijo do bispo na menina Luzia – linda imagem.


Prefeito Louro à margem do palco da igreja mas num palco mais alto a sacada da prefeitura.


Na frente da santinha já estacionada na praça para a finalização das bênçãos, uma imagem que me fez chorar: uma senhora humilde se perde no tempo e no espaço numa conversa junto à virgem. As duas pareciam se entender tão bem, ela balançava a cabeça, elevava a mão em direção a santa e durante alguns minutos ficou ali naquela conversa que só as duas conseguiam entender. O que pedia o que agradecia, não sabemos mas pelo jeito tinha fé de que a santinha a ajudaria.


O grupo de padr4es reunidos para a festa de Santa Luzia.


Edinaldo Lucena com a esposa num momento de oração

12 de dezembro de 2010

INDO...

INDO PRA SANTA LUZIA para acompanhar a romaria da nossa padroeira...CHEGO BEM CEDO pois quero ver tudinho de perto...


Não tenho tido muito tempo pra postar aqui porque o meu blog pessoal está cheio de matérias e eu preciso atualizar...

Se quiser dar uma voltinha por lá o endereço é joanavieirapontocom.blogspot.com.

Fiz a cobertura do show do SUPER POP, do AVIÕES e do sambista DUDU NOBRE! Muito bacana, d´auma olhadinha lá...