26 de agosto de 2010

SANTA LUZIA, ONDE FICA?

Há dia que eu havia pensado em escrever este post. É que eu sempre me irrito quando convido alguém pra conhecer a minha cidade e a pessoa diz: “Santa Luzia? Ah, sim, conheço, fica bem pertinho de Salinas, né?!” ou então: “O 47? Sei, fica perto do 48 na Belém-Brasília ali em Mãe do Rio!!!”.


Ramificação da BR 316 com a PA 324 - um problema para quem quer chegar a Santa Luzia do Pará.

É de entristecer qualquer coração luziense quando as pessoas desconhecem a localização de nossa cidade, uma cidade tão visível e tão bonita, esquecida do mapa da cabeça dos que andam pelo nosso estado.


No destaque, a ramificação dos caminhos que levam a diferentes Santas Luzias - uma em Salinas, outra na BR 316 - a nossa.


Santa Luzia - cidade de nome homônimo ao nosso mas que fica localizado num caminho bem diferente do nosso - referência: PA 324.


Olha a placa de sinalização da cidade deles - falta a nossa. Vamos ver se resolvemos!

Pior ainda é acontecer o que aconteceu comigo e outros conterrâneos.

EXEMPLO: Dia do lançamento do meu livro, meus chefes aqui de Belém, do Impacto, foram convidados por mim para prestigiar a minha festa e se perderam na BR e foram bater em Santa Luzia,na PA 324, em Salinas. UM DESESPERO TOTAL!!!!

Uma viagem de pouco mais de duas horas teve seu percurso estendido para mais de trezentos quilômetros – eles chegaram no 47 às oito da noite, sendo que saíram de Belém, às 12 horas, no almoço! UMA PENA!!!A pessoa perde até o ânimo - e todo o tanque de gasolina!!!

No carnaval, eu tive que socorrer umas amigas que também passaram por isso na tentativa de chegar à nossa cidade. Foi horrível e elas até desistiram de passar o carnaval comigo em Santa Luzia. Tudo porque ficaram perdidas à noite, num ramal da PA próximo à Timboteua e perderam a alegria.

Amigos da Eulália e da Help já se perderam na estrada e não conseguiram chegar para a Festa das Flores, comemoração de aniversário e até a nossa dentista, na época do governo Nato, me disse que ficou perdida e passou dias sem trabalhar porque não achava a cidade.

Tudo isso porque, quando as pessoas vêm pela BR 316, ao longo de Santa Maria, não há nada, nenhuma placa, nenhum letreiro que identifique aos motoristas o caminho certo e, na tentativa de não se perder, os desavisados perguntam, diante do trevo, pra onde fica Santa Luzia e todas respondem dando o endereço da cidadezinha luziense que fica na estrada de Salinópolis. Assim, mano é perda total...caminhos contrários e cidades diferentes...Já pensou o desespero?!


Na hora de ensinar aos amigos, nada de mandá-los seguir sempre em linha reta, esse é o problema!


A rodovia é cortada pela PA e é preciso lembrar - se seguir direto vai dar em Salinas.

E no caso da confusão com 47 que usamos para substituir Santa Luzia e as pessoas confundem com o 47 da cidade de Mãe do Rio, vamos combinar que é só evitar denominar a cidade assim quando for ensinar o endereço a alguém que a confusão acaba!


Mãe do Rio - Km 47 e 48, mas da Belém-Brasília, cuidado!


Santa Luzia do Pará - Km 46, 47 e 8, mas da Pará-Maranhão, a BR 316.

Essa situação já está tão insuportável que eu já fui até a Polícia Rodoviária para pedir que sinalizem direito o caminho para Santa Luzia do Pará,mas os guardas de plantão me disseram que as placas e sinalizações devem ser solicitadas pelas autoridades e por isso o meu APELO: Para que algum vereador, secretário ou mesmo o prefeito possa resolver esse assunto urgente para que não percamos visitantes para outras cidades.

Vamos combinar que, um turista perdido em Salinas, depois que ver aquele mar, não vai querer da a macha-ré e voltar pra tomar banho no Curí, né?!!!

É UM CASO A SE PENSAR!!!REFLITAM SOBRE ISSO!

E por aqui, eu vou fazendo a minha parte. Aos que querem conhecer ou visitar a cidade de Santa Luzia do Pará, a minha cidade Morena, abaixo estão os mapas para que não haja nenhuma surpresa no caminho. Santa Luzia fica próximo de Capanema - 47 km - e está localizada às margens da BR 316. Não tem erro!


AGORA, cuidado pra não passar direto e bater em Santa Luzia do Paruá, no Maranhão, pelo amor de Deus!!!!! KKKKKKKK!!!

25 de agosto de 2010

JATENE NO SANTA LUZIA PONTO COM...CHIQUE!

E o nosso blog vai entrevistar o Jatene, candidato ao governo do estado.


UM BATE PAPO IMPERDÍVEL e EXCLUSIVO, TODINHO, só pra nós do Santa Luzia Ponto Com.

Simão Jatene é o candidato tucano para o governo do estado e já foi governador do Pará antes da petista Ana Julia. Ele é o candidato que mais ameaça o desejo de reeleição da atual governadora e está coligado com o PPS do vereador Augusto Pantoja, do candidato a deputado Federal, Arnaldo Jordy e do Helenilson Pontes - seu candidato a vice.


O Helenilson conversou comigo duas vezes e foi sempre muito gentil, até me convidu para ser a professora particular de sua filha. Ele será a nossa ponte para o contato com o Jatene.

AGUARDEM QUE O BLOG ESTÁ CHEIO DE SURPRESAS!!!

POUCAS E BOAS...

DEBATE NA RBA: IMPERDÍVEL!

Nesta quinta-feira(26), às 22h, tem Debate, na TV RBA (canal 13 e 35 Digital).


O debate será o momento em que os eleitores vão ouvir o que pensam sobre estes temas os candidatos Ana Júlia Carepa (PT), Domingos Juvenil (PMDB), Fernando Carneiro (PSol) e Simão Jatene (PSDB). O debate da RBA será o primeiro a reunir os candidatos ao governo do Pará na TV paraense.

Mediado pelo jornalista Sandro Barboza, da TV Bandeirantes de São Paulo, o programa terá uma hora e meia de duração e será dividido em cinco blocos. No primeiro, todos os candidatos responderão a uma mesma pergunta, formulada pela produção da TV RBA. Do segundo ao quarto bloco, os candidatos farão perguntas entre si, seguindo ordem definida em sorteio. O último bloco será dedicado às considerações finais.

Não dá pra perder essa...O DEBATE fortalece a nossa certeza no voto coerente, certo e honesto!

JN no AR CHEGA AO PARÁ:

O Jornal Nacional desta quinta-feira (26) está imperdível! Após sorteio, realizado nesta quarta-feira (25), o projeto JN no Ar embarca para a cidade de Jacundá, no Pará. O município paraense foi escolhido durante o telejornal para receber o projeto.


A equipe, comandada pelo jornalista Ernesto Paglia, vai visitar uma cidade de cada estado brasileiro e o Distrito Federal. O projeto iniciou nesta segunda-feira (23) e já esteve nas cidades de Macapá (AM) e Almirante Tamandaré (PR).

E o REMO VENDE O BAENÃO...


Agora é oficial. O estádio Evandro Almeida, o Baenão, está vendido. Ele foi arrematado pelas construtoras Agre e Leal Moreira pelo valor total de R$ 33,2 milhões, sendo que destes R$ 7,9 milhões são de dívidas trabalhistas as quais motivaram a venda do imóvel pelo TRT. A negociação ocorreu na manhã desta quarta-feira (25) pela juíza trabalhista Ida Selene, do Tribunal Regional do Trabalho, mas só será homologada no dia 21 de setembro.

E a UFRA - a Universidade Rural da Amazônia, faz adesão ao ENEM!

A Universidade já divulgou a sua decisão mas não disse ainda em que percentual o ENEM vai valer para a nota final dos estudantes..ESTAMOS DE OLHO, qualquer coisa, a gente avisa!


Para o Processo Seletivo 2011(PS/2011) da Universidade Federal Rural da Amazônia, a nota do ENEM será usada, em percentual, ainda a ser definido, para compor a nota final do candidato. O estudante interessado em ingressar em um dos cursos da UFRA deverá, portanto, realizar a prova do ENEM deste ano, já que haverá a combinação da nota do Exame com a do Vestibular tradicional. Ainda não houve definição quanto à redação, ou seja, se a Instituição irá utilizar a nota da redação do ENEM ou se fará a redação em seu próprio processo seletivo. De acordo com o Pró-Reitor de Ensino, Prof. Orlando Tadeu Souza, esta decisão ocorrerá na primeira quinzena de agosto, quando da aprovação do Edital do PS/2011, pelo CONSEPE.

E para quem não leu a notícia. Teremos VESTIBULAR NOVO PINTANDO NO PEDAÇO...

Trata-se da UFOPA a Universidade do oeste do Pará. FICA LIGADO QUE TEM VAGA PRA DAR E VENDER....


A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) publicou na última terça-feira, dia 24 de agosto, no Diário Oficial da União, o Edital n.º 8, de 23 de agosto de 2010, referente à inscrição no processo seletivo de 2011, que habilitará para admissão à Universidade, no seu semestre inicial, intitulado Formação Interdisciplinar I. A UFOPA utilizará a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para preencher 1200 vagas, que serão distribuídas igualmente nos turnos matutino, vespertino e noturno (400 vagas cada). Desse total, serão criadas 50 vagas para uso exclusivo por candidatos indígenas, sob critérios a serem definidos em edital próprio.

Feira do Livro homenageia países africanos que falam português


Feira Pan-Amazônica do Livro edição 2010 promete repetir sucesso do ano passado, quando 500 mil pessoas participaram dos 10 dias de evento.

A 14ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro, um dos maiores eventos literários do país, ocorrerá de 27 de agosto a 5 de setembro, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Nomes de peso estão confirmados para o evento, cuja ambientação será dedicada aos países africanos que falam português, os grandes homenageados desta Feira.

Entre os convidados estão os escritores Mário Prata, Marcel Souto Maior, Carlos Heitor Cony, Pedro Bandeira,o jornalista Caco Barcellos, o cartunista Ziraldo, o educador Celso Antunes, o novelista Walcyr Carrasco, o cineasta Joel Zito, o rapper Rapin Hood e, novamente, o dramaturgo Ariano Suassuna.

Serviço - XIV Feira Pan-Amazônica do Livro. De 27 de agosto a 5 de setembro, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Entrada franca. Informações: (91) 3344-0100, www.feiradolivro.pa.gov.br e twitter @feiralivropa.

TRE, TSE e STJ: BRINDEMOS À IMPUNIDADE NESTE PAÍS!

Fiquei feliz com a noticia que li no jornal esta semana. As manchetes dos folhetins me avisaram que o TSE afirmou que a LEI DA FICHA LIMPA vai valer para essas eleições. Eu que havia sinalizado a minha esperança de que a justiça pudesse dar um basta à corrupção que assola o nosso pais li feliz aos noticiários que me garantiram que ainda vale a pena confiar nessa CEGA JUSTIÇA BRASILEIRA!


DEPOIS da decepção do TER paraense que liberou Jader, Sefer e Paulo Rocha, os conselheiros do tribunal Superior disseram que a LEI é válida e que a resposta ao povo será dada em breve...LEIA:

TSE sinaliza que lei Ficha Limpa pode retroagir

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou hoje, por 5 votos a 2, a candidatura de Francisco das Chagas Rodrigues Alves (PSB), que disputa vaga a deputado estadual no Ceará, com base na Lei da Ficha Limpa. O TSE já havia confirmado a validade da lei para as eleições deste ano, mas este foi o primeiro caso concreto julgado pela Corte. Ao rejeitar recurso de Alves, o TSE entende que o Ficha Limpa pode ser aplicada a casos ocorridos antes da aprovação da lei.

Mas, como nem tudo no Brasil são flores, no outro dia eu li que o STJ fez a minha esperança murchar novamente quando absolveu da culpa, um réu FICHA SUJA e deixou em nós uma certeza de que poderemos sim voltar a estaca ZERO...UMA PENA!!!

STJ libera deputado barrado pela Ficha Limpa

A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu os efeitos de uma condenação por improbidade administrativa contra o deputado Silas Brasileiro (PMDB-MG), candidato à reeleição a uma vaga na Câmara. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (25) pela corte. Ele foi um dos 16 barrados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) com base na Lei da Ficha Limpa. Em 27 de julho, a corte entendeu que, por causa da condenação, de dezembro de 2002, ele ainda estaria inelegível de acordo com as novas regras de inelegibilidade.

EU AINDA CREIO na moralidade de nossos juízes e na fé que alavanca a honestidade desse país. Vou esperar pra ver, como me disse um dia, o Jordy...

SALINAS, um paraíso ameaçado pelo lixo.

Fui à Salinas este fim de semana e passei dois dias por lá aproveitando a folga que recebi do IMPACTO depois de tanto trabalho.


Na Praia do Atalaia conferi que, depois que passaram as férias, a ‘Operação Zumbido’, realizada pelas Polícias Civil e Militar, que autuou dezenas de motoristas por poluição sonora na praia em julho,só funcionou mesmo para o mês do descanso escolar, porque neste mês de agosto a barulheira dos sons automotivos está de vento em polpa e incomoda mais do que antes, já que estamos no períodos das eleições e os políticos aproveitam os domingos e sábados para aquela propaganda eleitoral. UMA POLUIÇÃO TOTAL que tira o sossego de quem vai à praia para sair da rotina aqui da capital.

E por falar em poluição, em Salinas, ela não é somente sonora não, depois de um dia inteirinho de muito sol, a poluição toma conta de toda a orla da praia deixando uma paisagem de desconsolo total...UMA PENA que tanta gente se comporte como bichos em finais de semana a fio...


Sujeira deixada pelos visitantes...Uma pequena amostra do que o povo tem feito com a paisagem da praia. UM ABSURDO!


Outro ponto negativo foi a presença de carros na areia da praia que não permite o sossego diante do sol e do desfrute dos petiscos e bebidas...HORRÍVEL!!!!


O Ministério Público do Estado do Pará (MPE) que desde as férias havia informado que combateria o trânsito de veículos na areia de salinas. A ação do Ministério Público está baseada na proteção da vida e nos vários acidentes que aconteceram durante as férias de julho, quando as praias normalmente ficam lotadas de veranistas e os carros circulam livremente pela praia, sem respeitar as leis de trânsito e a legislação ambiental.


Como é tradição e para quem pensa em passar um reveillon tranquilo na praia do Atalaia este ano, sem perigo de acidente de carro e sem barulheira, já pode ir se preparando para a novidade.


O objetivo é fundamentar a ação para proibir totalmente o tráfego de veículos nas praias de Salinópolis. Mas...a novidade, parece mesmo, ficará para o ano que vem...como tido neste país...


Salinópolis (nome oficial do município) é uma cidade praiana de 40 mil habitantes, distante 210 km de Belém. Sua economia gira em torna do turismo e da pesca. É o balneário preferido dos beleneses, que no mês de julho lotam a cidade.


Orla do Maçarico - praia do centro.


Parque da orla de Salinopólis.


Amigos - uma turma da pesada! TUDO DE BOM PONTO COM!

23 de agosto de 2010

OCUPADÍSSIMA...

Estou sem tempo para o blog e por isso peço desculpas ao leitores e amigos, mas o segundo semestre é sempre cheio de estudo e muito trabalho. Quanto mais perto do vestibular chegamos, mais trabalho temos para conseguir a aprovação de nossos alunos, por isso, peço também paciência porque o trabalho me tem sufocado e eu estou cansada. Passei a semana toda estudando e fazendo a gravação do programa semanal e agora televisivo do Impacto e não deu pra escrever nada! Adoeci e piorou. Fui à Salinas e não tive tempo. Estou muito ocupada...

O Impacto enlouqueceu de vez e estará lançando em poucos dias o STÚDIO IMPACTO, o programa do Colégio que começa a ir ao ar no próximo dia cinco pelo canal 14, a Tv Rauland. O Impacto comprou um horário e fará uma programação própria para aqueles que estão na luta por uma vaga nas universidades de todo o Brasil.


O programa é composto por aulas e entrevistas além de resoluções de questões, temas de redação e dicas para o vestibular.


Eu,de língua portuguesa, o Professor Bouth e, da equipe de geografia, o professor Dantas, da equipe de física, fomos os primeiros convidados para inauguráramos a programação e já gravamos a nossa participação.


Fizemos uma aula especialmente para a inauguração da programação e contamos com o apoio de toda a equipe de produção para que tudo saísse perfeito.

IMPERDÍVEL!!! IMPERDÍVEL...MAS um trabalho que requer muita dedicação e estudo. Sou professora e não artista...

OBRIGADA PELA COMPREENSÃO!!!

PRAÇA DA REPÚBLICA: PALANQUE DAS ELEIÇÕES!

Não fui à Praça este fim de semana porque escolhi Salinas para um descanso depois da tantos dias de trabalho e tarefas, mas estive por lá semana passada e vi que o período de eleições tem mudado a rotina matinal dos domingos na feira do artesanato.


Domingo é dia de praça, acordar cedo e tomar aquele café meio papa-chibé: suco com unha de caranguejo.


Homem Estátua - tentando, em vão, chamar a atenção dos visitantes,mas o barulho do carro som, tornou a sua performance de domingo imperceptível.

O movimento é grande em qualquer época do ano,mas em tempos de ida às urnas a quantidade de pessoas aumenta consideravelmente e a sujeira também, o barulho também e a panfletagem nem se fala.


Sempre que chego à República tomo café no mesmo ponto – há mais de quatro anos – e no inicio da manhã era sempre tudo muito tranqüilo, exceto e dia de Arraial do Pavulagem, porém, domingo passado, o negócio estava pra lá de movimentado!MOTIVO?A visita ilustre dos mais diversos partidos e candidatos em busca de um eleitor e de muitos, muitos votos!


Na agonia das campanhas eu aproveitei para bater um papo rápido com a Élida Braz, personagem de um dos escândalos envolvendo o nome da governadora do estado Ana Julia Carepa quando da sua nomeação como assessora especial no gabinete da governadora no Pará. Os jornais e sites de todo o país atiraram: “Governadora do Pará contrata ex-stripper como assessora de gabinete”. Isso porque Élida, além de DJ de música eletrônica, atriz e ecologista é famosa também por fazer cenas eróticas com cobras, usar pouca roupa.


O decreto de Ana Júlia – que já empregara uma manicure e uma esteticista na mesma função, ambas exoneradas por causa da repercussão das nomeações- deu o que falar e a atriz – ou ex atriz pornô ganhou a capa e as manchetes de revistas no país.

Élida é casada com Kaveira, 49, e os dois são filiados ao PV há 11 anos e casados há 17. Eles causaram polêmica por anos com a boate Mystical, um “teatro dance”, segundo ele, onde “atores faziam espetáculos de diversos fetiches” sexuais.

E eu conversei também com o seu marido, André Lobato, o Kaveira – político, promotor cultural, “artista multimídia” e, como ela, ecologista.

Kaveira é candidato a deputado estadual pelo partido de Marina silva e estava por lá fazendo campanha e divulgando as suas propostas.

Uma figura pública e POLÊMICA e que já se disse arrependido de ter usado o slogan “Quem fuma e quem cheira vota no Kaveira” numa campanha a vereador.


André Kaveira é um candidato pouco ortodoxo. Representou o Brasil na COP 15 na discussão sobre o futuro do planeta. Seu currículo profissional não é menos variado. Kaveira é advogado, bacharel em geografia e ator.


Turistas na maior diversão com as mascotes da turma do caveira - UMA PIADA!

Na época da nomeação da esposa para a assessoria ele foi o motivo, segundo a mídia, pela exoneração da amada porque teria ficado preocupado com a repercussão negativa da nomeação.

Élida Braz, a "quase" assessora ganhou repercussão nacional em diversos sites de grandes jornais que classificaram a DJ como "ex-stripper".

A atriz se diz vitima do preconceito, mas há quem diga que a governadora Ana Julia pisou realmente na bola...

E por falar em Ana Julia, a governadora do estado e agora candidata à reeleição também esteve na Praça da república e causou o maior furor...Bandeiras, seguranças, militantes e eleitores se confundiam com gritos e louvores a candidata petista.

Ela passou pelas barracas fazendo filmes para o seu programa eleitoral e conversou com os donos e consumidores da feira do artesanato. Muita gente cercava a governadora e a equipe de segurança estava de olho para não ser pega de surpresa por um engraçadinho qualquer.


Uma estrutura foi montada para garantir a segurança de Ana Julia, mas nada que, sendo professora do Impacto, a gente não possa resolver. Um dos seguranças da governadora foi meu aluno e eu quebrei o bloqueio e falei com ela:

- Ana, sou de Santa Luzia, cidade do prefeito Louro, petista, o que eu você tem bom reservado pra nós caso tenha um segundo mandato?

- oi, meu anjo, camarada Louro sempre vem comigo e eu estou disposta a ajudar muito mais. Se você mora por lá, deve saber que as obras estão sendo concluídas e outras serão feitas se a parceria se prolongar. Peça ao povo que acredite e vote!

- Sou professora, gostaria de dizer que a educação precisa de um olhar mais cuidadoso.

- professora? Da rede pública?

- Não, privada...

- Vamos melhorar, tenha certeza, temos muita coisa pra fazer e vamos fazer...Lembrança pro povo de lá...pra você e pra nossa militância.


Parada para um encantamento da arte feita por um de meus alunos. Um verdadeiro artista que sobrevive das pinturas e desenhos que faz e vende na Praça- MARAVILHOSO!!


Dei uma voltinha por lá e voltei pra casa onde eu poderia encontrar um pouco de tranquilidade