1 de maio de 2010

O Deputado Adamor Aires e o paizão do André


E o destino é mesmo incrível - por isso me pôs no mesmo lugar e hora junto do meu amigo e deputado Adamor Aires. Eu nem ia ao Shopping, pois quando saí de casa ele não estava na programação feita por mim para este dia, mas como fomos de ônibus e o itinerário dele fazia curvas na Avenida Doca de Souza Franco, paramos lá para visitarmos a Exposição Jurássica. A fila estava grande e fomos até à Praça de Alimentação e, na pista ao lado, no Parque de Brinquedos encontramos, no maior sorriso e num humor mais leve, o Adamor, a Irene e o seu filhote André.


O deputado estava literalmente fora de sua rotina política e curtia um momento “zem” com a família. Ele não me viu chegar porque estava ocupado com o seu momento paizão, entregue aos desejos do filho que pedia ao pai para ultrapassar o recorde de um dos brinquedos.


E o Adamor foi até lá com o seu machadinho na mão fazendo as vezes de pai coruja e eu de longe fotografei os dois numa ocasião pouco vista, porém comum, me disse a Irene. O Adamor fez cinco tentativas e nada de atingir a marca, mas o André não ficou triste não, pois o seu paizão chegou bem pertinho da marca. Dos 852 pontos, o Adamor chegou a atingir 837, um orgulho para o filhote que sorria como quem diz: “Esse é o meu pai!”


Conversei com a Irene enquanto os dois se perdiam por ali nos risos e brincadeiras e ela me disse que estavam com pressa porque o menorzinho esperava ansioso pela mamãe para o almoço nas mamadas. Gostei de conversar com ela que foi super encantadora no trato comigo. Me recebeu com um abraço carinhoso e me fez confissões interessantes: “Agora não faço outra coisa a não ser acessar o teu blog!”, me disse rindo. “A tua página é a sensação da cidade viu, menina!”, me disse o deputado. “Vivem me ligando de lá para eu dar uma olhadinha no que tu escreveste!”.


Voltamos de carona no carro do Adamor e o André ganhou no “par ou ímpar” a vaga no banco da frente. A Irene fez o joguinho com o filho numa lição de democracia que eu e a May assistimos ao vivo ali, dentro do carro e como a mãe perdeu deu o assento ao filho!


Mayara e Irene num clic para o blog: vamos concordar que eu e o deputado temos bom gosto, né?! (KKK)

E sobre a campanha política ou a candidatura para a reeleição ao cargo de deputado nesse novo pleito, o Adamor me adiantou que essa semana será decisiva para a sua decisão. As convenções ainda não aconteceram de fato e ele ainda tem tempo pra decidir o seu futuro no legislativo. Enquanto a agenda de viagens, só disse que amanhã estará em Santa Luzia e que fará, junto de outros deputados, a entrega de algumas máquinas para o Km 74 e que retorna no domingo à noite para a capital onde seguirá a semana pensando nos seus projetos e em sua candidatura.


ELE NÃO ME CONFIRMOU A CANDIDATURA, MAS EU ME ANTECIPEI CONFIRMANDO O MEU APOIO. “ Não voto mais na Ana Júlia para o governo e portanto ainda não tenho candidato ao executivo, mas se você for realmente candidato à Assembleia Legislativa é seu o meu apoio e o meu voto”, disse-lhe - e confirmo. Ele me sorriu agradecendo e eu completei: “Sem precisar de favores e propinas, tu não me deves nada, voto porque tenho admiração pela tua força e pela tua inteligência!”. Então, como leio aqui na capital nos adesivos de muitos carros: “EU JÁ TENHO CANDIDATO”, e olha que antes mesmo de o candidato ser candidato!Estou pra frente, como diria a minha mãe!

FESTA PARA OS TRABALHADORES.


Saímos de casa cedo hoje rumo às comemorações e manifestações do 1º de maio na capital paraense. Li nos jornais que as principais vias da cidade estariam interditadas por causa das carreatas e passeatas e também por conta da programação cultural e esportiva que marcarão a programação deste sábado e resolvi ir até o centro sem o carro pra não sofrer com o engarrafamento. Pegamos a segunda opção fomos de coletivo mesmo. Há anos que não faço uma viagem de coletivo. Fiquei emocionada (KKK).


Paramos no Boulevard shopping para uma visita à exposição de um parque de dinossauros que embarcou por lá e encontramos assim de surpresa com o casal Irene e Adamor Aires num momento família pra lá de divertido com o filhote André.


O Adamor foi quem nos deu a uma carona até à República que era o nosso destino primeiro. Fomos conversando durante o percurso e ele prometeu novidades sobre a sua possível candidatura em breve.

E fomos à Praça da República como eu havia dito anteriormente. O dia do trabalhador foi comemorado com muito festa por lá. A República estava cheia e nós assistimos ao show da Viviane Batidão, a grande revelação do melody paraense, e até subimos no trio para fazer as fotos para o blog.


Viviane Batidão no estilo brega-pop num show super animado.


A Viviane é muito gentil e solicita e até fez pose para o foco do SANTA LUZIA PONTO COM.


Quem esteve por lá também e deu um show a parte foi o Maike do Mosqueiro revelação paraense que o Faustão pôs em rede nacional no quadro “SE VIRA NOS TRINTA”. Ele fez pose conosco e foi super educado na hora da entrevista. MUITO BACANA. O Maike estará no Programa do Ratinho nesta segunda e pediu para nós informarmos ao público.


E fizemos também aquela parada entre uma apresentação e outra para tomarmos aquela cerveja gelada no Bar do Parque que é a cara de Belém.


De lá fomos ao Castanheira para o almoço e encontramos o André, um aluno meu que é carioca e que está em Belém por conta do cargo que exerce na Polícia Rodoviária Federal.


Ele nos deu a carona de volta pra casa!


Só uma passadinha para agradecer ao meu aluno que é segurança da Bis Entretenimento e foi quem facilitou o nosso contato com as estrelas do dia. OBRIGADA, amor!

FELIZ 1º de MAIO!


Hoje é dia dos trabalhadores e creiam, eu amanheci com uma preguiça danada, não estou com vontade de trabalhar nem para fazer o almoço. Primeiro de maio é dia do trabalhador e a minha secretária pediu folga o dia inteiro. Acho um absurdo isso (KKKKK). Estou em casa também quando eu acho que este sábado deveria ser dia de muito trabalho, mas...estamos no Brasil, né, e no Brasil, tudo é possível!

Vamos almoçar na Praça da República onde acontece a movimentação dos trabalhadores e suas passeatas por melhorias nas condições de trabalho. Assistiremos ao show da Viviane Batidão e da Banda Cheiro Verde além de aproveitarmos o dia para fazermos a divulgação para o dia de amanhã que é a data marcada para o manifesto FICHA LIMPA, do qual eu sou madrinha aqui no estado. Domingo é dia de recolhermos as assinaturas e os meus 21 mil alunos do IMAPCTO já confirmaram que estarão por lá para nos dá aquele apoio. À noite temos mais festa, pois eu e a May iremos ao show imperdível da Preta Gil, a filha do ex-ministro da Cultura,Gilberto Gil."A NOITE PRETA" será de muito agito e diversão e nós estaremos por lá, na Assembleia Paraense. Porém, chegaremos cedo porque amanhã a Praça é nossa.


Gostaria, inclusive de agradecer aos colaboradores, à equipe do MCCE (Movimento para o Combate da Corrupção Eleitoral) que esteve comigo lá no Impacto, os alunos que me apoiaram na divulgação do projeto e ao jurista Zeno Veloso que assinou ontem uma nota para o jornal O Liberal descrevendo de forma impressionante a importância do poder popular, os movimentos de manifestação social e as mudanças na constituição exigidas pelo povo. Foi o jurista também e, diga-se de passagem um dos mais influentes de Belém, que descreveu a campanha FICHA LIMPA como um dos movimentos mais plausíveis de ordem popular. EMOCIONANTE!

FELIZ 1º DE MAIO A TODOS OS LUZIENSES! BOM FERIADO AO POVO DA MINHA CIDADE!


Termino esse textinho de hoje com uma imagem de meu pai ladeado por nós, este homem e que é um trabalhador nato e que honestamente, como diz o ditado popular, conseguiu ganhar o pão de cada dia com o suor de seu trabalho.

Foi um filósofo quem disse mas não é preciso ter uma mente brilhante para concluir que “O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM”. Encerro aqui então desejando que o poder público possa achar soluções para o desemprego crescente no município que é para dar ao povo DIGNIDADE!

OBS: A que ilustra o texto é “OPERÁRIOS”, tela da magnífica Tarsila que abriga a fábrica/indústria, nos moldes de Revolução Industrial, simétricas, poluidoras, monocromáticas (tons de branco e preto) onde a frieza da monocromia contrasta com o calor das cores da diversidade humana.

E o prefeito Louro volta pra casa hoje de caçamba e pá mecânica...


E Santa Luzia foi beneficiada sim pelo governo do estado com o kit maquinário que foi entregue ontem pelas mãos da governadora Ana Júlia Carepa ao prefeito de Santa Luzia, o senhor Lourival Fernandes. O prefeito esteve em Belém e o blog “COREEIO LUZIENSE” postou as fotos do encontro entre o político e a executiva estadual.



Sendo assim, a prefeitura está recebendo as maquinas necessárias para o melhoramento dos nossos ramais, que, como eu havia informado anteriormente, já passaram por uma recauchutada antes do período das chuvas e, em conversa com o próprio prefeito, foi divulgado aqui neste espaço também, que as obras de adaptação dos ramais e estradas foram paralisadas por conta da chuva e que agora, mesmo como maquinário em mãos, não há o que se fazer rapidamente porque as chuvas ainda estão castigando a região.

30 de abril de 2010

O PASSADO É UMA PARADA!


E como a época é de festança junina, estou postando uma imagem da turma petista nos bons tempos de oposição em que havia na cidade um grupo forte e organizado que fazia o seu próprio arraial junino na rua onde ficam localizadas as casas do Edson Martins e do seu Louro, o atual prefeito do município. UMA FESTANÇA QUE DAVA INVEJA aos que não participavam mas que não tem acontecido mais desde que a turma passou a exercer o poder político municipal. UMA PENA, POIS O ARRAIAL DE RUA É UMA TRADIÇÃO QUE DEVERIA PERMANECER PARA ENALTECER A CULTURA POPULAR, MAS...

O destaque na imagem vai para o prefeito municipal, o senhor Lourival Fernandes, com sua fantasia de homem da roça, uma linda lembrança da época em que ele ainda era apenas um ex-candidato derrotado nas últimas eleições...Destaque também para o seu Ribamar, figura que marcou a história de nossa cidade e que já não está mais entre nós.

SESSÃO GUT GUT...ATTAMIDES, coisa fofa da tia!


E na sessão gut gut de hoje, uma fotinha pra lá de lindinha da filhota da minha amiga Izeneuda, a Attamides. Uma imagem da época em que u trabalhava ai no 47 como professora de ensino infantil.LINDA, essa garotinha!!!

Tenho ido sempre à Santa Luzia e cada vez mais tenho me surpreendido com os meus ex-alunos que cresceram e se transformaram em moças e rapazes lindíssimos, uns são ou estão prestes, a ser pais e mães. IMPRESSIONANTE.

Emocionante saber que fizemos parte desse crescimento! Beijos, Thata, sucesso nessa sua nova fase!


Nessa outra imagem, a Attamides e sua amiga Âmyla que também está belíssima e vaidosa ultimamente.

PERSONALIDADE LUZIENSE: O FAZENDEIRO OZÓRIO


O dia era de muito sol ou de muita chuva, quando a turma resolvia pegar as suas monaretas para desbravar o ramal do COSANPA. Íamos por ali em grupo, pedalando e firmes no guidão, carregando um ou outro amigo na garupa das monarques antigas que nos levavam para os mais infinitos lugares. Os ramais de Santa Luzia sempre davam numa ou noutra comunidade onde podíamos paraa à beira de uma pequena estrada embaixo de um pé de àrvore para provar das mangas quase podres que caíam das mangueiras que traziam os seus galhos para fora das fazendas cercadas em arame farpado. Éramos curiosos e famintos e, a cada sombra, parávamos para uma boquinha: azeitona e nossas línguas azuis, manga verde com sal, jurubeba, canapum,goiaba, ingá, laranja, tangerina...tudo de graça e furtado dos quintais alheios. Tudo grátis e retirado das bondosas árvores pomposas que entregavam a nós num esforço mínimo, seus frutos, caídos do outro lado do arame que furava sem piedade.

Passávamos por ali pelo ramal da COSANPA roubando tudo quanto era de frutinha dos terrenos das comadres e compadres de nossos pais, retirando o excesso de frutos das beiradas das fazendas dos coronéis e fazendeiros da região, mas havia um lugar onde ninguém ousava mexer.Havia uma fazenda, onde nenhum de nós tentou adentrar. Houve uma fazenda que era terreno proibido, área demarcada, ambiente sem qualquer possibilidade de moleque invadir: A FAZENDA DO OZÓRIO. Menino ouvia falar no fazendeiro e saía de perto. O terreno dele não tinha placa que avisasse sobre o cão bravo mas só o fato de ser do Ozório já deixava moleque escabriado. Aquele lugar era como se fosse a casa da bruxa intocável no centro da floresta. Um lugar cheio de mitos e mistérios por onde todos passavam mas nenhum tinha coragem de encostar. “Olha aquela goiaba madurinha lá em cima!!!!”. “Nem pensa em fazer isso, Junia, essa aqui é a fazenda do Ozório esqueceu?!” (KKKK). A gente morria de medo desse nome. Ele era o Lampião luziense, o nosso lampião do ramal da Cosanpa. Passávamos por lá sempre e cheios de histárias fantásticas, narrativas que ouvíamos na rua, na praça: as espingardas, os seus capangas, os seus pirarucus, a quantidade de gado, o tamanho da fazenda, os ossos enterrados embaixo das árvores, as capivaras, os tiros que o povo escutava com eco por entre os arbustos. O Ozório era coronel dos tempos da República Velha, pegava todo mundo pelo cabresto, olhava pra gente com aquele olhar de homem brabo, impaciente, aquele bigode que impunha respeito, aquele corpo entroncado com cinto em couro e bota bico de ferro (KKKKK – INESQUECÍVEL!!!). Ele foi um mito, um bandido, um herói, UMA PERSONALIDADE LUZIENSE. Indescritível, irreconhecível, impotente, onipotente. Lembro e creio que todos também, das melhores épocas de leilão na Barraca, a mesa do fazendeiro farta, ele doava os bois e os comprava novamente parta oferecer a uma ou outra pessoa. Ele era respeitado nos dias de arraial, gastava dinheiro feito água, ninguém ousava dar um lance maior que o seu, e ninguém conseguia mesmo, porque além de causar medo, ele tinha dinheiro, muito dinheiro. Arrematava galinha caipira em pencas e mandava à mesa de um compadre aqui, arrematava um bolo confeitado e doava para uma comadre ali, comprava um pudim e oferecia a um visitante e assim ele fazia a farra distribuindo presentes e compras pra todo mundo: panela de pressão, bolo de trigo comum, galinha assada, novilho, bode...TUDO e a paróquia ficava feliz da vida, e a igreja lucrava, e o padre ficava feliz da vida e o povo agoniado.

O Ozório causava medo pelo nome, pelos contos, pelo causos, pelos fatos, pelos acontecimentos. Era o Lampião do nordeste paraense, o Quintino do 47, O Robin Hood do ramal da Cosanpa, o marido da dona Vera, o fazendeiro, o desertor: UM PARADOXO!

Aos que lembram dos nossos passeios para a Cachoeirinha deve lembrar das vezes em que um amigo puxava o arame farpado e abria um espaço para o outro se curvar e cuidadosamente passar para o outro lado da cerca, enfrentando a juquira e as vassourinhas que arranhavam as nossas canelas tuíras de poeira. Quantas vezes não fizemos isso, no terreno do seu João do ovo, no seu Sebastião Lopes,mas no terreno do Ozório, como diz o Manoel de Jesus, o irmão do Reinaldo: “Índio entrou aqui, homem branco manda chumbo em bunda de índio!” (KKKKKK). IMPOSSÍVEL ESQUECER! E o seu Ozório que foi motivo de tantas desconfianças e de tantas histórias de terror acabou morrendo vítima de seu próprio poder, numa fatalidade que até hoje a vida não nos soube explicar. Marcaste as nossas vidas, Lampião. Esteja em paz ou não, nós temos boas lembranças suas. BOAS, porque as ruins, não sei se lembras, a morte sempre trata de apagar. Depois de morto todo ruim fira bom e com o senhor não foi diferente! E como diria Getúlio Vargas antes do suicídio, perdeste a vida, mas entraste para a história!

Novo Palio Adventure Locker 2009 1.8 FLEX 4 portas.


A Fiat apresentou a linha 2009 da perua Palio Weekend, que chega em três versões: ELX 1.4, Trekking 1.4 e Adventure Locker , esta última com motor 1.8 de 112 cv (cavalos) a 114 cv de potência se abastecida com gasolina e álcool, respectivamente.
O Palio Adverture 2009 da Fiat está mais agressivo e bonito. Motor transversal, 4 cilindradas , potência 112,0 CV, Nº de válvulas por cilindro: 2 eixo de comando de válvulas. 01 no cabeçote, ignição eletrônica digital incorporada no sistema de injeção. Um carro para o asfalto e estradas de terra.

Em seu LANÇAMENTO, ano passado, o novo modelo chegou num valor de R$ 53.850, hoje, depois da desvalorização devido ao ano de lançamento, o preço do carrão vai de 42 mil até 70 mil dependendo dos acessórios. A Perua Weekend nas versões ELX (R$ 39.920) e Trekking (R$ 41.920).

As informações acima expostas foram coletadas por mim na Invencível Veículos Ltda, localizada na avenida Alcindo Cacela. Segundo o vendedor, Hugo, se eu desse uma entrada de 10 mil, eu poderia parcelar o CARRÃO em até 60 meses numa parcela cujo valor seria de R$ 823,00. Um valor pesado para um vendedor de Galinhas, mas razoável para um Secretário Municipal e proprietário de uma mini pousada. Considerando que o PT possivelmente deixará o governo em 2012, o valor do carro ainda vai perdurar por mais 4 anos...sei não...

Não é puxasaquismo não, mas se o meu pai conseguiu formar 12 filhos vendendo suco, porque o Edson Martins não pode ter um Palio 2009, se nem filhos tem? Vamos criticar, mas com razão, quando houver realmente razão. Se ele rouba e isso é quase que impossível para quem exerce um cargo público, seja de qualquer partido ou em qualquer época, faremos as acusações, mas quando elas tiverem reais fundamentos. Então, estou esperando novas escorregadas, mas em relação ao CARRÃO, esse é o meu ponto final!OBRIGADA!

MÁQUINAS NOVAS NUM LUGAR DE VELHOS PROBLEMAS


Estive no DETRAN recentemente para resolver alguns probleminhas referentes ao meu veículo e vi, no pátio do Mangueirão, uma quantidade imensa de máquinas e utensílios agrícolas, postos ali para a divulgação do governo Estadual em relação ao incentivo dado aos municípios e à agropecuária do Pará. Não ouve quem não passasse pela avenida Augusto Montenegro e não se assustasse com a quantidade de máquinas novas e pesadas estacionadas ali, no pátio do grande estádio. Eu dei a volta para observar o maquinário assustada com o tamanho da propaganda que a Governadora montou ali, aos nossos olhos, nua e crua. IMENSA E IMPONENTE! Fiz umas fotos porque eu realmente fiquei admirada, mas eu observei o que talvez ninguém mais conseguiu por que vendo de longe ou das janelas dos ônibus seria quase que imperceptível. As máquinas eram novas, bonitas e numa quantidade impressionante, mas estavam ali estacionadas num pátio cheio de lama e buraco, um estacionamento do maior estádio do Pará literalmente sucateado e cheio de lixo e entulhos. UMA VERGONHA!



O Mangueirão foi até interditado dia desses porque constatou-se irregularidades na infra estrutura que, segundo a perícia, causa sérios riscos à torcida, um susto que quase põe em risco os campeonatos disputados no Estado. DECEPCIONANTE. É vergonhoso para o governo expor um de suas “vitórias”, tudo tão novo e moderno, num espaço tão sucateado e desorganizado. Bela imagem a das máquinas. Horrível o pátio que circunda o grande estádio, governadora! Parabéns à agricultura. Meus pêsames ao futebol e ao Detran que é o segundo órgão do governo que mais lucra porém não tem um espaço digno para os seus trabalhos para a prova prática de direção! Sem mais!


Segundo relatórios dos meios da comunicação e da própria acessória de imprensa, todos os 143 municípios receberão um pacote com as máquinas. Podemos então dizer que Santa Luzia também receberá o maquinário. Que bom, vamos ver se terão serventias na prática!

29 de abril de 2010

SANTA LUZIA, tu merece amor, tu merece paz!


Ilustração rara e única da antiga praça e da antiga Matriz. Na imagem da igreja, o poder de nossa fé. No olhar de uma criança, a esperança de um futuro melhor. Vamos dormir com aquela sensação de volta ao passado, o melhor de santa Luzia ficou aqui por detrás dessa visão. Uma cidade pacata, cheia de pessoas maravilhosas, meninos de muitos sonhos, jovens de muitos planos. Deixo a imagem para que os amigos e moradores se deliciem com o saudosismo daquele 47 de antes, sem violência, sem confrontos internos, sem egos em jogo, sem ameaças ou confusões. Cidade de gente honesta, famílias respeitáveis, amigos, estudantes, gente batalhadora e cheia de bons sentimentos.

E num olhar de saudade, eu me despeço dos amigos hoje, fazendo-os enxergar a nossa Santa Luzia de um outro ângulo: O ângulo da esperança de que tudo ainda pode melhorar. Um olhar de desejo de que tudo pode ser resolvido, que a cidade ainda continua sendo o nosso 47, o lugar das nossas vidas, a paisagem dos nossos sonhos, o cenário dos nossos planos, a pano de fundo de nossas boas histórias. Lembrar a todos que o lugar tem sim os seus defeitos e as suas mazelas, mas continua sendo a nossa cidade, o nosso lar, o nosso nicho. Vamos torcer pela nossa bandeira, pela paz tão desejada, pelo sucesso dos nossos planos, pelos bons resultados. Vamos brigar por nós, pela nossa gente, pelo nosso povo...PELO NOSSO FUTURO!

BOA NOITE A TODOS OS QUE AINDA ESTÃO POR AQUI E BOM DIA AOS QUE VIRÃO, que Santa Luzia acorde num sol poente de dar inveja, que o barulho do entregador de pães vos acorde numa lua que tenta impedir que o dia nasça. TENHAMOS FÉ QUE TUDO DE RUIM VAI PASSAR...SEJAMOS FIRME NA NOSSA FORÇA DE MUDANÇA e que jamais morra em nós a ESPERANÇA!

Aos meus amigos, sucesso, saúde e paz!

Um Pálio Adventure?

...E o CARRÃO do Edson Martins é um Pálio Adventure 1.8, ano 2009...

POXA VIDA, GENTE...

AÍ JÁ É SACANAGEM...VAMOS COMBINAR, NÉ?

28 de abril de 2010

MIGUEL, O TETÉIA: AQUELE ABRAÇO!


E só estava faltando o Miguel para a nossa coleção de amigos. Liguei pra ele hoje o dia todo mas o menino é muito ocupado para atender ao nosso chamado por conta dos afazeres do trabalho. O Tetéia é empresário aqui na capital e trabalha horrores na decoração de arranjos florais para as datas comemorativas da alta sociedade belenense. Vou até ele amanhã para cobrir um dia de trabalho seu numa entrevista que será pra lá de hilária porque o nosso amigo mudou de vida, mas continua com o mesmo humor!
O antigo Tetéia e hoje, Miguel Maia, é designer Floral formado pela ABAF - Academia Brasileira de Arte Floral. Ela está atuando há dez anos no mercado de flores , desenvolvendo projetos na área de decoração, desde 2005 faz apresentações florais em eventos realizados para floristas no Brasil.


A MIGUEL MAIA FLORAIS, ou a FLOR E CIA é hoje uma Empresa especializada em decorações e ambientação de eventos e que realiza projetos de decorações e ambientações de eventos sociais , empresariais, corporativos, casamentos, quinze anos e outros. Tudo muito chique e no maior glamour com o requinte dessa pessoa que foi nosso amigo de infância e conviveu conosco longos anos lá no 47. Amanhã trago fotos e o resultado desse nosso bate-papo. VALEU!

AMIGOS PARA SEMPRE lalaiá laiá laiá....AMIGOS PARA SEMPRE!


E está todo mundo emocionado por aqui- abraços estão sendo dados via net por todos os cantos do mundo: de São Paulo ao Rio de Janeiro, dos Estados Unidos à Itália, de Belém à santa Luzia, do Maranhão à Guiana Francesa e por onde estão espalhados alguns dos nossos amigos, moradores, nascidos, crescidos ou visitantes do 47. Este blog tem colocado em dia toda a saudade que estava esmagando o nosso peito desde muito tempo, quando muitos de nós, seguiram caminhos longos, diferentes e indescritíveis. É a moleca que virou professora na capital, é a louca e namoradeira que é gerente de banco em Belém, é o garotinho ousado que virou modelo e hoje faz bonito nas passarelas do mundo, é o rapaz risonho que virou gerente de loja em São Paulo, é a menina magrela e sem jeito que ganhou a vida no Rio de Janeiro, o vendedor de coxinha que é empresário dos grandes no Maranhão... Tanta gente, tantos amigos: de deputados a prefeitos, vereadores a vendedores, publicitários a médicos, universitários a mestrandos, quengas e padres, pobres e ricos, loucos e sãs, feios, bonitos, calmos e agitados. Tanta gente luziense que tem feito histórias boas e ruins, personagens de tantas lutas e vitórias, despedidas e reencontros, risos e muito choro. Marcamos a época - a nossa - e muitas que vieram e foram. Desde os nossos tempos de paquitas, xuxas, bailarinas do saludopá, misses caipiras, atores, artistas. Marcamos a nossa vida e a dos outros, desde os tempos de agito no João Borracheiro, os festivais na Barraca da Santa, os catecismos no Salão Paroquial. Fomos e somos luzienses, filhos de Santa Luzia, desde o tempo em que escolher modelo de roupa em catálogos para ir à Festa das Flores era moda, desde que fazer piquenique no caeté era muito mais que divertido. Somos dos bons tempos dos farofeiros de Salinas, os passeios e encontros de jovens, os grupos de coroinha, a primeira comunhão. Somos filhos dessa terra, desse um quilômetro de felicidade como diz o Márcio. Amamos a Cidade Morena. Vivemos o seu melhor tempo. Tempo da época em que criança brincava na rua, batia o taco em “x” e contava as partidas do tacobol. Somos os meninos do Rio Curí, da nadada de costa e dos pulos da ponte, somos os invasores do ramal do Ozório, dos banhos na caixa d’água da Cosanpa. Só nós aproveitamos o melhor dessa cidade: o passeio em rodas na praça, o jogo das tardes de domingo no campinho de futebol, a fazenda Boa Esperança, os banhos de açudes na Vage, os namoricos e agarros na Torre da Repetidora, a ladeira da serraria, as aulas da Florentina, aulas da Benezinha, a Didi, a Vanda, a Graça – Sousa e Araújo...Nossa! Quanta coisa boa a gente viveu. Quantas boas lembranças a gente tem guardadas dentro de cada um de nós. Recordações que dividimos com muitos outros moleques, muitos outros meninos e meninas que passavam o dia nas estreitas ruas, ainda sem asfalto, ainda sem paralelepípedos, do 47. Meninos levados a breca que corriam e apanhavam da mãe, do pai. Moleques que escondiam o capim debaixo da boca pra se livrar de surra, meninos livres e soltos que sentiam “dor de veado” nos cemitérios, na piras, no vôlei, no futebol. NÓS FIZEMOS HISTÓRIAS e Hoje, apesar de o mundo, o destino a vida ter dado a nós rumos diferentes. TEMOS DENTRO DO PEITO as melhores lembranças de quem um dia viveu em Santa Luzia e foi muito, MUITO FELIZ!

Aos meus amigos ilustres que têm se reencontrado nos textos de nossa página: Celso, Teteia, Edinaldo, Cassiana, Hélia, Helena, Thaisa, Manuel, Letícia, Fabinho, Simone Costa, Márcio Japonês, Junior da Judeni, Jailsa, Cassiana, Layde Daiana, Nego Bil, Jorginho, Reinaldo, Vania, Vitória, Nenca, Fia, Francisca, Robson do Rubens, Macito, Eltinho, Alzenir, Danni, Simone Lucena, Elison, Lucena, Andréia da Luz, Norinha, Juliana, Silvânia, Suzana, Deijane do Zé Martins, Denize do Pitonho, Samara, Erica do Vavá, Juliana Mineira, Zida, Lianne da Ritinha, Aíla, Gelma, Rórima...e outros e outros e outros.

OBRIGADA, AMIGOS. TEM SIDO UM PRAZER IMENSO TÊ-LOS AQUI COMIGO!

CELSO NUNES: UM LUZIENSE QUE É SUCESSO TOTAL...

"ESTOU POR AQUI, JÚNIA, QUE EMOÇÃO"


E o dia hoje foi de muita emoção. Recebi um recadinho do Celso e depois um e-mail do mesmo amigo que me encheu de sensibilidade. Ele foi tema de uma de minhas postagens e lá dos ares das Américas, lado centro da fortuna, do exagero, do bom gosto e da moda do mundo fashion, resolveu dar o ar de sua graça dizendo-se emocionado com o meu texto. O Celso é amigo de infância e mereceu a página em sua homenagem por ter sido gente da gente, amigo dos melhores anos e personagem das melhores histórias. Ele me enviou umas fotos e eu quase morro do coração quando vi o quanto ele está lindo, maravilhoso e estiloso.


Nos dá orgulho ver um luziense assim como ele viajando pelo mundo e assinando o nome de nossa cidade pelos lugares onde passa – vi as fotos: Américas, Europa, Ásia. Desfiles, shows, aventuras, fotos, lucro, luxo e muito sucesso!


Fazia tempo que eu não sabia notícias dele, senti saudade das fotos dele por aqui porque eu já havia falado de tanta gente, mas a distãncia havia deixado em nós uma lacuna que foi desfeita agora que ele, de Los Angeles, leu o meu recado e me respondeu.

Vejamos o seu recadinho:

Oi Junia, coisa linda...

Depois de tantos elogios e lembranças boas...eu só tenho a agradecer. Muito obrigado por lembrar de mim....fiquei aqui todo bobo com tudo.
Lembro com muitas saudades de tudo que vivemos juntos. Pessoas e histórias que vivi aí no 47 e sei que algumas ficarão guardadas por toda a minha e da minha vida..
Não vamos perder contato.

Bj grande,
Celso Nunes

Nossa, que emoção. Estou assim que nem a Jailsa que ficou emocionadíssima ao saber sobre você amor.Estamos todos torcendo por ti. Curta ao máximo os seus momentos, nosso Jesus Luz luziense. Teus amigos te amam e te querem bem.


Aos que não lembram do amigo Celso, um lembrete, ele é filho do seu Manelão e da dona Creuza.


Manda nos avisar que está bem e comprovou isso pelas fotos que me enviou. MUITAS FOTOS de lugares inenarráveis por onde tem passado e feito o seu trabalho. Vou postá-las em outras oportunidades.

E SOBRE A TRANSPARÊNCIA NO USO DE VERBAS PÚBLICAS


Dia de trabalho cheio hoje e, por isso faltou tempo para postar algumas considerações sobre o nosso último post nesta página que eu intitulei de “TRANSPARÊNCIA, É ISSO O QUE QUEREMOS”. Recebi ainda no horário de trabalho alguns esclarecimentos a mim enviados pelo então Presidente da Câmara Municipal, o Vereador Tião Oliveira. O texto que aqui transcrevo diz:

Caríssima Professora Junia

Como sou leitor assíduo de seu blog, verifiquei que na matéria "TRANSPARÊNCIA: É ISSO QUE QUEREMOS!", consta no último parágrafo a afirmação de que as contas da Câmara Municipal de Santa Luzia do Pará encontram-se atrasadas. Gostaria de aproveitar este espaço democrático, para informar à todos, que as contas da Câmara estão todas em dias, com os quadrimestres todos entregues, dentro do prazo legal, ao Tribunal de contas dos Municípios. Para tanto, basta verificar no site do TCM ou na Secretaria da Câmara Municipal.

Grande abraço,

Vereador Tião Oliveira

Além desse comentário, o vereador ainda subscreveu outra consideração por achar conveniente e oportuno. Vejam:

Professora Júnia,

Para maior esclarecimento, solicito sua atenção, no sentido de pesquisar o que consta no seguinte endereço do TCM...http://www.tcm.pa.gov.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=15....e procurar no exercício de 2009, município de Santa Luzia do Pará. Poderá verificar que somente a Câmara Municipal está em dia com suas prestações de contas, ao contrário da Prefeitura.

Abraços,

Vereador Tião Oliveira

Li os recados do legislador e ainda no trabalho respondi com felicidade às suas contribuições para o que eu chamo de TRANSPARÊNCIA no que tange aos gastos e investimentos do dinheiro público. Ele provou que realmente está ligado nas informações postadas no blog e me escreveu um e-mail enviando a mim, em anexo, os protocolos que comprovam a entrega dos formulários e relatórios enviados ao órgão competente pela responsabilidade fiscal do uso da verba repassada à Câmara dos vereadores, o TCM. Vejam:

Caríssima Júnia

Não obstante ao comentário efetuado em seu blog, encaminho em anexo, para seu conhecimento e de todos, protocolos de encaminhamento de minhas prestações de contas junto ao Tribunal de Contas dos Municípios - TCM, Órgão de fiscalização de Prefeituras e Câmaras Municipais. Agradeço a sua postagem de esclarecimentos deste Parlamentar e coloco-me a sua disposição para quaisquer outros esclarecimentos.

Fique com Deus,

Tião Oliveira

Cheguei em casa e já com tempo de analisar os documentos e o link que contém o site que comprovam os anexos, fiz junto da May, uma varredura nos relatórios enviados pela Câmara ao TCM. Pra quem não sabe, a Mayara, minha companheira é acadêmica em advocacia e foi quem eu responsabilizei pela averiguação da veracidade das dívidas e gastos declarados. A May leu e releu, observou e contabilizou e deu o veredito: TUDO CERTO! As contas foram feitas, o dinheiro foi declarado, a verba tem um valor não muito exorbitante, os comprovantes confirmam os gastos, a folha de pagamento e...A CÂMARA ESTÁ REALMENTE COM SUAS CONTAS EM DIA!Palavras da futura advogada Mayara assinadas por mim que não sou nenhuma leiga no assunto.

É o que sempre digo: CONTRA FATOS, NÃO HÁ ARGUMENTOS.

Liguei para o Nando, meu irmão, e ele me explicou que a prestação é semestral e que a Câmera cumpre prazos exigidos pela lei e pela fiscalização e que por isso, não é possível emitir relatórios a cada dia ou sempre que desejar. Me falou também que era pra eu ficar despreocupada, pois se as contas não tivessem em dia, o barulho seria tão grande que era capaz de eu escutá-lo aqui de Belém, porque a oposição jamais se calaria diante de uma possível corrupção dessa proporção.


Gostaria de agradecer ao vereador Tião, portanto, pela disponibilidade em atender ao desafio feito por mim neste blog.Uma inquietação feita pela minha pessoa mas que reflete os anseios de muita gente que compõe o povo da minha cidade. Não o vi em nenhum momento perdendo a compostura. Não o vi nenhum momento agressivo ou chateado com minhas indagações e o senti disposto a esclarecer às nossas interrogações.

PARABÉNS mais uma vez e continuaremos por aqui. Se for preciso fazer denúncias que elas sejam feitas, com cautela e seriedade. E se as acusações são inverdades, façamos como o Tião, provaremos por A mais B a nossa defesa. Afinal, como diz o ditado: QUEM NÃO DEVE NÃO TEME!

Abaixo os anexos ao blog enviados pelo referido vereador. Caso alguém queira a cópia em tamanho maior é só requere ao blog que eu envio por e-mail.





OBS:fotos com os créditos todos petencentes ao blog do grupo cultural luziense de responsabilidade do meu amigo Dinho.

Campanha Ficha Limpa: NOSSO BASTA PARA A CORRUPÇÃO ELEITORAL

E por falar em FICHA LIMPA, CONTAS EM DIA E BOM USO DO DINHEIRO PÚBLICO, vejamos a campanha da qual eu recentemente ganhei o posto de madrinha no ESTADO DO PARÁ:


O Projeto Campanha Ficha Limpa realiza desde dia 7 de agosto, uma mobilização nacional para alcançar as últimas 300 mil assinaturas necessárias e enviar ao Congresso Nacional o abaixo-assinado pedindo a proibição da candidatura de políticos com ficha suja. O nosso estado resolveu entrar nessa batalha também e eu fui procurada por uma comissão de integrantes do o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE)esta terça-feira para ingressar junto com eles nessa campanha.

A mobilização no Pará, em Belém, acontece neste domingo (dia 02) na Praça da República, em frente ao Teatro da Paz, e eu topei participar ativamente do processo, da concentração e do recolhimento das assinaturas por entender que o projeto é interessante e necessário. FAÇA VOCÊ TAMBÉM A SUA PARTE CONTRIBUINDO ATIVAMENTE PARA A HISTÓRIA DO SEU PAÍS!


A Campanha Ficha Limpa foi lançada em abril de 2008, na Assembléia Geral da CNBB, com o objetivo de entrar com um Projeto de Lei de Iniciativa Popular, no Congresso Nacional, que impeça a candidatura de pessoas com antecedentes criminais e que renunciam ao mandato para escapar de punições legais. Se o projeto for aprovado rapidamente, é possível que a lei entre em vigor nas próximas eleições, o que pode tirar um terço dos parlamentares que estão hoje no Congresso.

Neste domingo o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) promoverá uma agenda de atividades com a expectativa de finalizar a coleta e encaminhar o Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PL) ao Congresso, ainda em setembro.

Desde que foi lançada, a Campanha conta com um apoio crescente de diversos segmentos da sociedade, Igrejas, empresas privadas, universidades, lojas e promotorias eleitorais de todo o país. O MCCE já contabilizou 1 milhão de assinaturas, coletadas em todas as regiões do país. Mais de 1% do eleitorado aderiu à campanha e eu que não pude ficar de fora estou aqui divulgando a campanha pra você.

Conheça a Campanha


Campanha Ficha Limpa contra a candidatura de políticos em débito com a Justiça

A Campanha Ficha Limpa foi lançada em abril de 2008 com o objetivo de melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país. Para isso, foi elaborado um Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos que pretende tornar mais rígidos os critérios de inelegibilidades, ou seja, de quem não pode se candidatar.

O PL de iniciativa popular precisa ser votado e aprovado no Congresso Nacional para se tornar lei e passar a valer em todas as eleições brasileiras.
No dia 29 de setembro, o MCCE entregou ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, o Projeto de Lei de iniciativa popular, junto com 1 milhão e 300 mil assinaturas o que corresponde à participação de 1% do eleitorado brasileiro.
O PL já foi protocolado na mesa da Câmara e iniciou seu processo de tramitação na Casa, que será acompanhado de perto pelo MCCE.

A iniciativa do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) em lançar essa Campanha surgiu de uma necessidade expressa na própria Constituição Federal de 1988, que determina a inclusão de novos critérios de inelegibilidades, considerando a vida pregressa dos candidatos. Assim, quando aprovado, o Projeto de Lei de iniciativa popular vai alterar a Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990, já existente, chamada Lei das Inelegibilidades.

O Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos pretende:

Aumentar as situações que impeçam o registro de uma candidatura, incluindo:
Pessoas condenadas em primeira ou única instância ou com denúncia recebida por um tribunal – no caso de políticos com foro privilegiado – em virtude de crimes graves como: racismo, homicídio, estupro, tráfico de drogas e desvio de verbas públicas. Essas pessoas devem ser preventivamente afastadas das eleições ate que resolvam seus problemas com a Justiça Criminal; Parlamentares que renunciaram ao cargo para evitar abertura de processo por quebra de decoro ou por desrespeito à Constituição e fugir de possíveis punições;
Pessoas condenadas em representações por compra de votos ou uso eleitoral da máquina administrativa.
Estender o período que impede a candidatura, que passaria a ser de oito anos.
Tornar mais rápidos os processos judiciais sobre abuso de poder nas eleições, fazendo com que as decisões sejam executadas imediatamente, mesmo que ainda caibam recursos

27 de abril de 2010

VEREADOR TIÃO E SEU PONTO FINAL!

Estou no trabalho acessando o blog no intervalo de uma aula e outra e , ainda a pouco, li o recado deixado pelo Vereador Tião Oliveira, que dá par sobre as contas da Câmara Municipal. Ele esclareceu e explicitou os pontos sobre os quais reclamamos nessa página e disponibilizou um site com acesso rápido e prático para que os nossos leitores, e não esqueçam, eleitores, possam acompanhar os gastos do legislativo municipal.

Eu não conheço o presidente da Câmara Municipal, nunca conversamos, mas fiquei feliz com a postagem do recado que veio pela própria pessoa do legislador - e rápida - já que eu postei o texto em casa e, só deu tempo de eu chegar ao meu trabalho, para perceber a sua preocupação em prestar os seus esclarecimentos.

PARABÉNS. O desafio foi feito, o senhor topou e deu sua cara aos nossos tapas nos dando também a resposta que desejávamos. Agora resta saber se outras respostas virão.

É como eu disse na postagem anterior: se te julgam e tu não fazes, dê ao acusador a verdade.Se te acusam de ladrão e tu não és, mostre as cartas e prove o contrário.


Estarei por aí no aniversário do filhote da Vitória e vou aproveitar, senhor vereador, para fazer-lhe uma visita. Faremos uma matéria e eu disponibilizo este blog para expor ao público os documentos necessários. TRANSPARÊNCIA, É ISSO O QUE QUEREMOS!

OBRIGADA, TIÃO, por ser nosso leitor e por vir, a partir de nossa página, mostrar a sua cara! Quando eu chegar em casa posto o recado para que todos tenham acesso às suas palavras.

TRANSPARÊNCIA: É ISSO O QUE QUEREMOS!

Sem querer entrar no mérito de quem está certo ou errado e apesar de não concordar muito com os especulações empíricas, o teor de agressividade de certas acusações ao governo municipal, numa coisa eu devo concordar: SE NÃO ROUBA, POR QUE NÃO PROVA? Se não há nada de errado nas contas e verbas, POR QUE ENTÃO NÃO DIVULGA? Temos um portal pra isso, temos um site pra isso, temos um blog pra isso.

TRANSPARÊNCIA é só isso que o povo está pedindo. Então por que não mostra os extratos bancários e cala a oposição de uma vez? UMA CÓPIA DA PRESTAÇÃO DE CONTAS, UM RELATÓRIO SOBRE O QUE ENTRA E O QUE SAI, é tão simples.

Se me acusassem de ladra e eu tivesse subterfúgios para provar o contrário por que não o faria se tenho a ficha limpa? PRONTO, ACABARIA COM TODA ESSA ONDA DE DISSE E ME DISSE!

Eu já fui ao relatório da CGU e realmente vi as inadequações apontadas, mas o mesmo relatório já foi revisto e, segundo o que eu entendi, os comprovantes exigidos foram apresentados e a prestação passou. Li o relatório do PORTAL DA TRANSPARÊNCIA que, sem considerar convênios extras, explicitou em números o total de verbas destinadas ao município pela União.

Conversei com um amigo que trabalha no Tribunal de Contas e ele me afirmou que qualquer cidadão pode requerer a prestação de contas do seu município e eu vou fazer isso. Me falta tempo para expor os meus motivos ao órgão governamental e disposição para ir até à sede do Tribunal, mas eu vou lá assim que der. Tenho amigos aqui na capital que facilitarão o meu desejo.

É válido lembrar também que a prestação de contas da Câmera Municipal está atrasada. Mesmo. Há meses, quando estive em Santa Luzia, eu fui até lá e o que se sabe internamente sobre a prestação de contas é feito boca-a-boca. Já exigi do Nando que peça os relatórios e ele me disse que muita gente já está cobrando. Vamos ver!

TRANSPARÊNCIA: É ISSO O QUE QUEREMOS!O resto dá pra ir levando!

26 de abril de 2010

Parabéns, Filhote!!!


E hoje recebi com felicidade o convite do primeiro aninho do Agnaldo Filho, o filhote mais novo da minha amiga Vitória. Cheguei do trabalho já meio tarde e como é de costume fui direto ver as novidades na net, li o e-mail da Vivi e quase morro de felicidade. Eu que já havia reclamado o fato de ela ter sumido agora peço desculpas e agradeço pela lembrança. Dia 08. Estarei por aí sim, amiga, pode esperar.

Valeu!Grande beijo!