9 de julho de 2010

Inscrições para o Enem 2010 são prorrogadas

Prazo para as inscrições terminaria nesta sexta-feira (9).


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano foram prorrogadas até o dia 16 deste mês. A versão original desta reportagem trazia a informação do Diário Oficial, que publicou nesta sexta-feira (9) uma portaria informando que o prazo terminaria no dia 18. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou que a data que vale é a do dia 16, e que uma retificação será publicada em nova edição do Diário Oficial.

Inep afirma que prazo de inscrição do Enem 2010 vai terminar no dia 16 Com isso, as inscrições poderão ser feitas até as 23h59 do dia 16. As provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro. A taxa de inscrição é de R$ 35. Os alunos de escolas públicas são isentos.

Segundo o Inep, a decisão atende a uma solicitação dos governadores de Pernambuco, Eduardo Campos, e de Alagoas, Teotônio Villela. Os dois governadores do Nordeste, preocupados com o impacto das chuvas e das enchentes, fizeram o pedido ao secretário executivo do MEC, Henrique Paim, que percorre a região devastada, à frente de um grupo que estuda a reconstrução das escolas destruídas.

As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.enem.inep.gov.br.

Confira perguntas e respostas sobre o exame:

Quem tem direito à isenção de taxa?

Alunos do último ano do ensino médio de escolas públicas e inscritos que assinarem declaração de carência

É obrigatório o uso do CPF próprio?

O MEC orienta os estudantes a informar o próprio número de CPF. O ministério não iria aceitar o documento dos pais ou responsáveis, mesmo que o estudante fosse menor de idade. Uma decisão da Justiça, de segunda-feira (5), no entanto, suspendeu a exigência do CPF próprio. O MEC recorreu e aguarda decisão de segunda instância.
FONTE G1 – o portal da Globo

TE AMO, CONTHI! DEUS TE PROTEJA, SEMPRE!

E olhando a foto da postagem aqui debaixo vi que esse sorriso está meio sem jeito: CANSADO! O trabalho, eu já disse, me deixa assim sem jeito pra sorrir. Tenho uma rotina sufocante e agora às vésperas das férias, o trabalho dobra para compensar o tempo que estaremos fora.


Cheguei em casa ontem depois de ter ministrado 15 aulas seqüenciais num intervalo único para o almoço e me deu até vontade de chorar de tão sufocante que foi.

Conversei ao telefone com o Edinaldo - que havia me ligado várias vezes mas eu não pude atendê-lo porque estive em sala de aula o tempo todo – e ele me disse: “Tu queres enricar é, Junia?!”. (KKKK)

Sou eu e eu por nós. Desde que separei do pai da Karen e comecei a trabalhar tenho que dar conta de tudo sozinha – sou o esteio da minha família: pai e mãe, mulher e amiga.

A May é uma menina que não me dá trabalho e a Karen é uma filha abençoada, aquele tipo de garotinha que toda mãe gostaria de ter – uma amor! Mas o pesado mesmo sou eu, é comigo!Trabalho para manter o nosso conforto, para proporcionar o que elas e eu mereço. Não somos ricas mas vivemos confortavelmente.

E não sou desanimada e nem paro pra pensar que as coisas são difíceis. NÃO!Por isso estou escrevendo esse desabafo. Trabalho todo dia com o maior humor, COMO SE FOSSE SEMPRE O PRIMEIRO DIA, a primeira aula!

Sou feliz e creiam, tem uma pessoa aí de Santa Luzia que o meu motivo pra ter sempre esse sorriso – mesmo que cansado, abalado pelo trabalho: a Conthieta.

A Conthi tem sido o meu maior exemplo. UM EXEMPLO! VERDADEIRO, vivo e FELIZ!

Estive em sua casa dia desses e fiquei emocionada. Ela estava lá sentada em sua cadeirinha confortável toda cheirosa e arrumadinha. Entrei por trás, dei uma voltinha ao redor da cadeira e me pus de surpresa a sua frente. Ela me olhou rápido e deu aquele sorrisão. UM SORRISO LINDO, ÚNICO E CONSOLADOR!!!!


Fiquei ali olhando para a minha amiga emocionada e aquele sorriso nunca mais saiu e mim. Está grudado nos meus motivos de permanecer feliz e sorridente.

Que bom que ela está viva! QUE BOM! TE AMO, CONTHI! DEUS TE PROTEJA!

BOM DIA, GENTE!

Cheguei cedo a nossa página e já estou ciente das reclamações sobre a falta de postagens e textos. É tempo, gente! TEMPO...é isso que está faltando.


Estamos trabalhando duro nestas férias por conta da programação da escola para o vestibular. Estou na equipe de professores que participa do curso nas férias e por isso até ontem estive trabalhando quase que 24 horas por dia. UM PESO que só um bom sono mesmo pra me consolar.

Mas, hoje estou oficialmente de folga (FOLGA! VIVA!!!!!). Por isso estou aqui tão cedinho, porque acordei com aquela sensação de que o dia amanheceu feliz e cheio de boas notícias.

Passei pra avisar que agora tenho tempo pra escrever, apesar de já ter feito um acordo comigo mesma que só vou postar no blog uma vez por dia. É que este ano não vou viajar, a May está trabalhando agora e não pode sair e como eu não consigo ser feliz sem ela resolvi ficar também.

Estávamos de malas prontas pra irmos a São Paulo e também ao sul, mas ficaremos na Cidade das Mangueiras mesmo. Ela recebeu uma proposta irrecusável de uma grande empresa e começou a trabalhar - o que fez a gente mudar os rumos da viagem - e eu que já havia pedido férias a partir de hoje, resolvi escrever neste julho o meu terceiro livro “NORTE NÃO É COM M” e por isso postagens aqui no blog, só uma vez por dia!

Teremos novidades, voltaremos com o “PASSADO É UMA PARADA”, faremos algumas homenagens na página PERSONALIDADE LUZIENSE e postaremos muitas fotos, mas vamos com calma que outros projetos estão em andamento também.

Este mês é meu aniversário e pela primeira vez faremos uma festa aberta aqui na capital e isso vai precisar de tempo e de cuidado . Estou indo à Santa Luzia no dia 15 pra passar a data do meu nascimento com o papai, a mamãe e os amigos. Vou fazer uma pequena viagem, rápida, à casa do Edinaldo no Maranhão e o resto do tempinho que sobrar, vou escrever, ESCREVER MUITO!

Meu livro já está quase pronto, tenho 38 páginas escritas e agora só faltam mais algumas 40 e alguns pequenos detalhes. SÓ ISSO!

TEM COISA NOVA CHEGANDO POR AÍ, GENTE!!!! AGUARDEM QUE TEREMOS SURPRESAS BOAS!

Assessoria jurídica grátis em Santa Luzia


E o Edinaldo Lucena estará em Santa Luzia a partir da segunda quinzena de julho para inaugurar o mais novo escritório jurídico no município – o único aliás, para a população, corrigindo, e de graça, lembrando.

A ideia surgiu depois que o empresário, em conversa com a população, percebeu que muita gente no município, está à mercê da sorte em relação aos danos sofridos por diversos motivos que geram a necessidade de defesa ou processos no Fórum municipal.

O escritório vai possibilitar assessoria jurídica aos que precisarem de apoio para processos, encaminhamentos e legalizações judiciais, além de servir também como meio de sanar as dúvidas da população carente que, muitas vezes, não sabe nem por onde começar ou quem procurar para exigir os seus direitos.

UMA INICIATIVA PLAUSÍVEL e ADMIRÁVEL!

O Edinaldo informou a este blog que o prédio onde o escritório irá funcionar já foi alugado e está sendo preparado para receber a equipe de advogados que fará revezamento na cidade.

Os dias e horários do funcionamento ainda serão divulgados, aguardem!

5 de julho de 2010

Quatro pessoas morrem em acidente em Santa Maria

Quatro pessoas morreram em um acidente que envolveu um táxi e um ônibus na madrugada deste domingo na PA-136, nas proximidades de Santa Maria do Pará,no nordeste do Estado. Os taxistas de Belém, Walber Barradas, 28 anos, e Cleberson Tavares da Silva, 30 anos, juntamente com Carlos Nazareno da Silva Santos, 30 anos, e um jovem não identificado não resistiram aos ferimentos da colisão contra o ônibus.

Eles tinham participado da “Festa do Mingau”, em Nova Timboteua, de onde saíram visivelmente embriagados antes de pegar a estrada na noite anterior.


Táxi ficou destruído após colisão com ônibus (Foto: ney Marcondes)

Para o motorista do ônibus, Osmar da Silva, 60 anos, que transportava 51 passageiros para o município de Salinópolis, nordeste do Estado, o acidente foi uma fatalidade.

O motorista, Cleberson, ficou preso entre as ferragens e foi necessário o uso de uma tesoura hidráulica para cortar o carro e remover o corpo.


Bombeiros trabalham no resgate às vítimas (Foto: Ney Marcondes)

Todos tiveram politraumatismo e, segundo os agentes do Corpo de Bombeiros e Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves”, que sentiram forte cheiro de álcool no corpo das vítimas, devem ter sofrido morte instantânea. O caso foi registrado na delegacia de Santa Maria do Pará.

(Diário Online com informações do Diário do Pará)

TRADIÇÃO JUNINA ENTRE AS MELHORES DO ESTADO!

E eu estive neste sábado, dia 03, na praça Waldemar Henrique para a premiação do concurso Junino promovido pela prefeitura de Belém e organizado pela FUMBEL. O motivo da minha visita foi a classificação da quadrilha Tradição Junina de Santa Luzia entre as dez melhores do grupo B aqui na capital.


A apuração do Concursos do 'Arraial de Belém – Em Toda Parte, Pra Toda Gente' foi realizada na quarta-feira (30), com a contagem dos votos das quadrilhas juninas mirins, e seguiu em programação até a quinta-feira, 1º de julho, quando aconteceu a apuração da fase final do Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, Grupos “A” e “B”, e ainda, do Concurso de Misses.

A apuração do Arraial de Belém, na praça Waldemar Henrique, aclamou as dez melhores quadrilhas juninas dos grupos A e B, e as Misses Caipira, Simpatia e Mulata Cheirosa da quadra junina. A festa de Premiação das campeãs aconteceu no sábado, 3, e eu estive lá pra conferir.


A Quadrilha Junina Sedução Ranchista, do bairro do Jurunas, foi o grupo que mais ganhou títulos: 1º lugar no Concurso de Miss Caipira, 1º lugar no Concurso de Miss Simpatia e entre as 10 Melhores Quadrilhas Juninas do Grupo A.

A quadrilha junina Sedução Ranchista se apresentou no Arraial de Belém com o tema “Verde Ver-o-Peso”. Misses, quadrilheiros e a música (especialmente feita para as competições deste ano) remetiam jurados e público ao cotidiano de um dos mais bonitos cartões postais da capital paraense. “A quadrilha estava temática, nossa Miss Caipira simbolizava a exportação dos produtos regionais; a Miss Simpatia era o mercado em sua essência”, explicou a diretora. Um tema muito parecido com aquele defendido pela Tradição Junina de nossa cidade: o artesanato paraense. A confecção das fantasias inclusive defenderam a mesma temática, mas as roupas da quadrilha belenense ganhou pelo glamour dos adereços e acessórios.


A Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) realizou no próximo sábado, 3, a Festa de Premiação com a apresentação das ganhadoras e a entrega de títulos, faixas e troféus numa festa que eu, particularmente, tenho muitas críticas a fazer:

Primeiro a falta de respeito com os brincantes que ficaram por ali pela praça espalhados sem um lugar especifico para trocarem asa roupas e sem qualquer tipo de aparato material para os brincantes.

Segundo a desorganização do espaço que além de muito sujo, foi arranjado às pressas dando um ar de lixão geral e bagunça total.

Terceiro, a falta de segurança que possibilitou incidentes indesejáveis como furtos e roubos, assaltos e ameaças.

Conversei com um dos vendedores que ganhou um espaço na praça para fazer a venda de bebidas e comidas típicas e ele me disse que a falta de organização e segurança gerou prejuízos ao informais. Brigas e arrastões foram constantes e isso afastou o público da praça e das apresentações.


Falo por mim que cheguei à Praça às 8 horas e a programação mirim nem havia começado sendo que o horário divulgado era às 18 horas. Um absurdo, porque de perto e de longe se viam crianças exaustas sem condições para a animação exigida pela quadrilha.

Quis ficar para ver a tradição Junina e conversar com o amigo Dinho mas não consegui. O Lugar estava muito agitado e bagunçado, pouca gente aguardava as apresentações e a diretoria não sabia da nenhum tipo de informações. Sai de lá e procurei notícias no portal da prefeitura de Belém para fazer esse texto.

UMA VERGONHA, né, excelentíssimo prefeito, DUCIOMAR COSTA!?!

Mas valeu, valeu pela colocação da tradição. Valeu pelo esforço dos brincantes e o apoio dos patrocinadores que, claro foram fundamentais, para a concretização de um sonho.


Aos participantes da quadrilha, fica aqui os meus parabéns, pela ousadia pela coragem e pela determinação. Quem sabe agora aqueles que não apóia a cultura luziense não pensem duas vezes antes de recusar ajuda ao meninos e meninas apoiados pelo programa difundido e realizado pelo Dinho Oliveira.

Confira os resultados:

Miss Caipira Adulta

1º lugar – Yuli Rodrigues (Sedução Ranchista - Jurunas);
2º lugar – Priscila Magno (Revelação Barcarenense – Barcarena);
3º lugar – Ana Gabriele Mota (Os Matutos – São Braz).

Miss Simpatia Adulta

1º lugar – Beatriz Barbosa (Sedução Ranchista – Jurunas);
2º lugar – Letícia Silva (Caboclos do Caeté – Bragança);
3º lugar – Geriane Brito (Imperatriz Junino – Icoaraci).

Miss Mulata Cheirosa Adulta

1º lugar – Fabíola Modesto (Os Matutos – São Braz);
2º lugar – Amanda Jatene (Folclórica Igara – Igarapé-Açu);
3º lugar – Larissa Conceição (Brasileirinha – Icoaraci).

As 10 Melhores Quadrilhas Juninas do Grupo A (ordem alfabética)

Buscapé (Castanheira)
Encanto da Juventude (Guamá)
Forró Sanfonado (Ananindeua)
Fusão Junina (Vigia)
Paraíso Junino (Val-de-Cans)
Rainha da Juventude (Cremação)
Roceiros da Barão (Guamá)
Sedução Ranchista (Jurunas)
Sensação Cabra da Peste (Ananindeua)
Tradição Junina (Bengui)

As 10 Melhores Quadrilhas Juninas do Grupo B (ordem alfabética)

Caipiras do Sal (Salinas)
Explosão do Marajó (Curralinho)
Folclórica Igara (Igarapé-Açu)
Furacão Junina (Outeiro)
Impacto Junino (Icoaraci)
Pai D’égua no Arraiá (Marambaia)
Roceiro da Juventude (Marituba)
Roceiros do Papa Mingau (Salinas)
Roceiros do Sal (Salinas)
Tradição Junina (Santa Luzia do Pará)


TRADIÇÃO JUNINA: CULTURA E ARTE LUZIENSE RESGATANDO A HISTÓRIA DAS GRANDES VITÓRIAS JUNINAS. PARABÉNS!
--------------------------------------------------------------------------------
Texto: Joana Vieira
Asessoria de imprensa: Vanda Duarte - Ascom Fumbel
Fotos: Joana Vieira e Alessandra Serrão

DINHO OLIVEIRA, aquele abraço!

Bem que eu poderia deixar passar em branco, mas não posso. A vitória da quadrilha Tradição Luziense aqui em Belém não merece uma única postagem pela grandiosidade que foi para o nosso município.


Há dias tenho me perguntado quando tenho entrado elido as postagens feitas pelo Dinho no blog Cultura Luziense, página que divulga os seus feitos junto ao grupo Cultural de mesmo nome. Eu que estive com ele para uma entrevista no inicio de junho e lhe fiz uma pergunta sobre a sua volta à Santa Luzia. Para mim que já estou na capital há algum tempo e ganho a vida por aqui, era incoerente ver o Dinho de volta ao 47 sem muitas perspectivas e sem muito apoio e motivações.

Ele morava por aqui e a gente sempre se encontrava nessas idas e vindas nas ruas e shoppings da capital e eu sabia que ela estava bem por aqui. Tinha carro, morava de aluguel,mas sem muitas dificuldades, era um rapaz cuidadoso, muito vaidoso e sempre muito bem arrumado e cheiroso. Tempos depois, numa viagem que fiz ao 47 o encontrei tentando a vida numa Lan House pequena num pontinho alugado e conversamos sobre os seus motivos. Depois de um tempo ele mesmo me encontrou na praça da Matriz e me fez um convite para conhecer o seu projeto. Eu disse que ia mas acabei não tendo tempo. Outra vez decidi que iria lá para uma reportagem já que a quadra junina estava chegando e eu precisava de uma boa matéria para o blog.


Me surpreendi. Adentrei a vila de pequenos kit nets e vi o meu amigo trancafiado ali junto de um grupo de meninos e meninas fazendo pinturas, desenhos, roupas, desejos, sonhos, ideias, revoluções culturais. O Dinho se disse feliz, me mostrou tudo na maior felicidade, tem grandes pensamentos, luta pro muitas melhorias e tem se dedicado tanto aos seu projetos que muitas vezes esquece de si próprio. “Muitas vezes deixo de comprar roupas, porque a conta no seu Neto extrapola os limites. É que os meninos vêm pra cá e a gente fica trabalhando, estudando e chega uma hora que a fome bate e o jeito é pegar um suco, um pacote de bolacha, um refrigerante e assim vai”, me disse ele com um sorriso sem graça no rosto.


A vida do Dinho em Santa Luzia não é muito fácil não, mas ele nasceu pra coisa, gosta do que tem feito e é sempre muito otimista. Cheio de vontade e projetos lindos, mas para os quais encontro uma barreira que é a falta de dinheiro, ajuda e patrocínio. “ Me surpreendi com o Edson Farias, Junia, ele e um parceirão, tem sido amigo e ajuda sempre que posso. Tenho buscado ajuda de todos os lados e as pessoas têm acreditado no meu trabalho porque ele tem dado certo!”, me disse empolgado!

Para a conclusão das roupas e assessórios da quadrilha ele contou com a ajuda de muita gente, alguns comerciantes, a prefeitura Municipal, o empresário edinaldo Lucena e alguns vereadores, mas sua renda mensal, o que permite sua permanência no município é pago pelo deputado Adamor Aires que foi quem primeiro lhe deu apoio na cidade. O dinheiro é uma ajuda de custo para o pagamento do aluguel do centro cultural e para manter algumas atividades esportivas que o grupo também tem como ideal.


ESTAMOS TODOS MUITO ORGULHOSOS DE VOCÊ, PARCEIRO! MESMO! Gostei da vitória, desejei isso pelo seu esforço, pela sua dedicação e pela sua ajuda que e fundamental para que muitos adolescentes e jovens não se desguiem para o submundo do caos social e da violência. Seu trabalho merece aplausos, sua dedicação merece bis do público e sua coragem é invejável. Chegaste e conquistaste o teu espaço mesmo com todas as dificuldades que a mim confessaste.


SORTE nos planos, SUCESSO nas empreitadas, VITÓRIAS nos projetos e que Deus te abençoe.

Parabéns, Dinho, essa vitória é de todos aqueles que estiveram contigo e da turma que sempre tem confiado no teu trabalho e na tua competência! Que novas barreiras venham e que tu as escale para mostrar a todos a tua criatividade e capacidade.