17 de setembro de 2010

Santa Luzia: Inquérito sobre morte de agricultor é concluído

A Polícia Civil concluiu nesta quinta-feira (16) o inquérito policial sobre o assassinato de José Valmeristo Soares, conhecido por 'Caribé', um dos líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), em Santa Luzia do Pará, região nordeste do Estado. Ele foi morto a tiros, no último dia 3, em uma fazenda situada na zona rural do município.

Quatro pessoas foram presas por determinação da Justiça sob acusação de envolvimento no homicídio. Marcos Weslley Maestri Bengtson é apontado como mandante do crime. Além de matar a vítima, eles também tentaram assassinar João Batista Galdino que estava com 'Caribé'.

Os demais presos são Ademir Oliveira do Nascimento, de apelido 'Rato'; Pedro Jackson da Costa, conhecido por 'Pedro Jack', e Orlando Nonato Brandão Sampaio Júnior, de apelido 'Maranhão', acusados de matar 'Caribé'. Eles foram indiciados por homicídio qualificado, tentativa de homicídio e formação de quadrilha. Todos permanecem presos com mandados de prisão preventiva decretados pelo juiz André Luiz Filo-Creão da Fonseca, da Comarca de Santa Luzia do Pará.

O relatório conclusivo do inquérito foi entregue na Comarca Judiciária nesta tarde pelo delegado José Humberto Melo Júnior, da Delegacia de Santa Luzia do Pará.

As investigações correm em segredo de Justiça. No último dia 7, Marcos Bengtson foi preso, em Belém, apontado como mandante do assassinato do agricultor. Ele é gerente da fazenda. O acusado permanece preso no quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar, na capital.

Ademir e Pedro Jackson foram presos no mesmo dia e estão recolhidos no Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III (CRPP III), em Santa Izabel do Pará. Já Orlando Nonato Brandão Sampaio Júnior foi preso no dia seguinte, ao se apresentar ao delegado. Ele também está recolhido no CRPP III.

Fonte: Polícia Civil

J. BOSCO e WALDEZ: QUE ORGULHO!

PARABÉNS AOS AMIGOS E CARTUNISTAS J.BOSCO E WALDEZ PELOS TANTOS PRÊMIOS RECEBIDOS NO BRASIL E NO MUNDO.

O paraense João Bosco Jacó de Azevedo, 47, natural da cidade de Belém, começou a se interessar pelo mundo do desenho por volta dos dez anos de idade. "Achava aqueles cartuns animados impressionantes. Ficava na frente da TV com papel e caneta copiando os personagens. Eu sabia que alguma coisa poderia mudar minha vida com aqueles desenhos engraçados", lembra o cartunista.

No Portal da IMPRENSA do site da UOL, lê-se o seguinte:


Mais conhecido como J. Bosco, como assina seu trabalho, o profissional tem espaço cativo no jornal O Liberal - que circula na capital paraense - onde, há mais de 20 anos, publica, diariamente, charges, caricaturas, ilustrações e tiras, numa rotina que toma a maior parte de seu dia. "Tenho dez horas de trabalho diário dentro da redação. O pique é muito intenso", afirma o chargista.

Apaixonado pelo que faz, ele acredita que as charges sempre desempenharam um importante papel social. "Desde o império até hoje os cartunistas representam a voz do leitor insatisfeito com as autoridades, injustiças sociais, governos corruptos e preconceitos. A charge representa um editorial desenhado, a linha do jornal', completa o ilustrador que mantém os blogs Lápis da Memória e J. Bosco caricaturas.

O que eu posso garantir é que estou muito orgulhosa e impressionada com a competência dos amigos. Sou cidadã, luziense e paraense e sempre que posso levo à escola imagens, charges e ilustrações feitas pelos cartunistas pois sei que elas são de suma importância para desenvolver a melhor leitura e a reflexão do mundo que nos circunda.

PARABÉNS J. QUE DEUS TE ABENÇOE! SORTE E MUITO SUCESSO, AMIGO!


E o Waldez que todos já conhecem e que já foi por vezes premiado por suas criações, tem sido manchete nos principais jornais. Foi ele que, junto com J.Bosco, abocanhou um dos mais importantes prêmios internacionais do gênero, a seleção no World Press Cartoon Sintra 2010.

Ele que afirmou, no jornal Amazônia que estar entre os melhores chargistas do mundo funciona como um estímulo para suas próximas produções. 'A importância de ter um trabalho publicado no World Press Cartoon 2010 é levar comigo a marca do jornal. Em se tratando de uma mostra dessa qualidade, a responsabilidade aumenta ainda mais, porque somente três jornais do Pará conseguiram figurar no catálogo. O Amazônia e O Liberal pelo quinto ano consecutivo e agora o jornal A Voz de Nazaré. Por isso, me sinto cada vez mais estimulado para os próximos trabalhos', conta.

PARABÉNS, WALDEZ. TUA COMPETÊNCIA NOS ENCHE DE ORGULHO!!!

PRÊMIO DE CARTUNS E CHARGES EM GOIÂNIA:


Paródia

vencedor: Jorge Cosmo Piada/Stand-upvencedor: Denner Bruno

Charge

1º lugar - Minha casa (autor: J. Bosco)
2º lugar - Noé (autor: Jota-A)
3° lugar - Pastor (autor: Moisés)

Caricatura

1º lugar - Seu Jorge (autor: Dimaz)
2° lugar - Papa (autor: Camaleão)
3º lugar - Ahmadinejad (autor: Mônico Reis)

Cartum

1º lugar - Furo (autor: Waldez)
2º lugr - Catapulta (autor: Oscar)
3º lugar - Corrida da Morte (autor: Flávio Luiz)
Júri nacional: Nani, Ique, Mariano, Laércio
Júri local:Mauri de Castro, Mariosan, Xexéu
Local: Centro Municipal de Cultura Goiania Ouro - no Café Cultura

LINDOS, ESSES MENINOS, GANHAM PRÊMIOS EM TUDO!!!UM ORGULHO PARA NOSSO ESTADO!

16 de setembro de 2010

O PASSADO É UMA PARADA: SEMANA DA PÁTRIA

Fui fazer aquela voltinha nos blog’s luzienses e fiquei diante da tela do computador olhando as fotos da comemoração cívica da Semana da Pátria – OS JOGOS DA FLORENTINA. Fiquei lembrando do meu tempo de desfile, o prazer que dava naquela juventude do meu tempo em ter de participar de uma data como esta.

Os Jogos ainda acontecem apesar de o desfile escolar ter perdido razões desde muito tempo, eu particularmente nem lembro quando foi o último desfile do 47. Já postamos aqui que a Semana da pátria não é mais comemorada da mesma forma e que até as competições como as corridas já não atraem mais o público de antes.




Hoje, os jogos se resumem às paredes da escola,mas é um acontecimento que ainda torna viva a memória da cidade. Veja:

Colei algumas imagens para postar no blog e lembrei que tinha aqui no meu arquivo algumas imagens que podem matar a galera que passou a minha infância e a minha adolescência na cidade de saudade e de rir. Estou postando para eternizar o momento, espero que gostem e que não me matem, claro!




Como se vê, na minha época de Florentina os desfiles eram feitos com banda tradicional e roupas feitas especialmente para o evento e nós fazíamos questão de participar do pelotão e do desfile escolar. BOAS LEMBRANÇAS FICARAM DESSE TEMPO.

OBS: essa foto do Beto e do Maurício (KKKKKK)?O que é que é isso, gente?!!! Quase morro de rir!! E olha que o Beto ganhou a nossa enquete de MAIOR GARANHÃO DE TODOS OS TEMPOS!!! (KKKK)

JÉSSICA, A MENINA FANTÁSTICA

E eu que fiz uma reportagem sobre a vinda do concurso de moda MENINA FANTÁSTICA a Belém para o meu blog pessoal "Joana Vieira Ponto Com", me surpreendi - e me impressionei - com a postagem do amigo Dinho que informava sobre a participação de uma luziense no tão desejado e concorrido programa de modelos do Fantástico.


Fiquei feliz e admirada com o tamanho da Jéssica, ela que foi minha aluna ainda no ensino infantil quando eu comecei nessa carreira de magistério.

Está linda e enorme! IMPRESSIONANTE! Concorrente forte, garota de peso, beleza de dá inveja.

Na postagem que fiz no outro blog, fiz torcida para a Bia que foi, naquele momento, a menina que mais nos chamou a atenção, mas agora, com a Jéssica no páreo, estou aqui no blog para desejar e torcer por essa luziense.


BOA SORTE, MENINA! ESTAMOS TORCENDO POR VOCÊ!

QUER LER A REPORTAGEM COMPLETA? É SÓ BAIXAR UM POUQUINHO!


A agitação no Boulevard estava diferente também por conta da primeira seleção do concurso MENINA FANTÁSTICA que está atendendo e recebendo as inscrições para uma das etapas do concurso mais disputado no mundo da moda.


A capital recebeu uma etapa da seletiva do Menina Fantástica preparando o público interessado para o dia da chegada da caravana do programa a Belém, dia 18.


A caravana do Menina Fantástica 2010 conta com três ônibus, que vão viajar por mais de 200 municípios do país à procura de um novo rosto para a moda internacional.

Belém e o Norte do Brasil recebem pela primeira vez a caravana Menina Fantástica. “É uma conquista muito boa para o concurso. O mercado da moda tem uma grande top de lá, a Carol Ribeiro. A expectativa também é grande”, diz um dos organizadores na palestra de hoje.

O ônibus do Menina Fantástica estaciona em Belém na próxima quarta-feira (15) e poderá descobrir aqui a nova top model brasileira. A caravana não chegou ainda mas as inscrições estão abertas num quiosque do shopping e nós fomos lá para conferir as pretendentes. O corredor estava cheio de meninas e isso prova que as jovens mulheres paraenses estão se inscrevendo em peso,mas... a minha turma não gostou muito do que viu, não! No Pará tem muita menina bonita,mas se levarmos em consideração aquelas que estavam se inscrevendo, Belém vai fazer feio.

Tinha tanta mulher sem "CONDIÇÕES" que até me deu vontade de concorrer (KKKKKK). É,e por que não! (KKKKKK).


Olha eu aí na fila esperando a chamada! (KKKKKK POODRE!!!)


Fiquei por lá fazendo pose e até recebi o apoio de alguns alunos (KKKKKK). EU REALMENTE NÃO PRESTO!!!

Estão pensando o quê? Depois do regime até que eu fiquei mais gostosinha (KKKKKK)!!!

Fiz até umas fotos num ensaio para testar a minha popularidade. (KKKKKK)!!!


MENINA FANTÁSTICA 2010!!!Vote em mim ou no Jader, o que vocês preferem??? (KKK)


AMEI ESSA POLTRONA...GENTE CHIQUE É OUTRA COISA MESMO!!!

Andamos por lá, conversamos com algumas pretendentes ao posto de TOP MODEL, mas não teve jeito, o público de curiosos que visitou o shopping neste sábado já havia escolhido a sua preferida:


Chama-se BIA e ela fez o maior sucesso com a galera. Eu que não sou besta, fui até ela e bati aquele papo para fazer as fotos para o blog.


Está aí, se depender do público paraense, a BIA já pode comemorar o título. LINDA!!! BOA SORTE, AMORE!

E ÀS INTERESSADAS, ALGUMAS INFORMAÇÕES:

Em Belém, as inscrições para o concurso iniciaram nesta quarta-feira (8) e, em apenas dois dias, mais de 600 inscrições já foram feitas. 'O concurso será um sucesso! Acreditamos na beleza paraense e a expectativa é de que mais de 2.500 meninas se inscreveram até a véspera da seletiva', festeja Haroldo Queiroz, produtor da Mega Model Pará.

Ao todo serão realizadas 10 seletivas, em cidades diferentes, onde, em cada uma, a Comissão Julgadora do Concurso escolherá cinco, totalizando 50 escolhidas. As finalistas ficarão hospedadas em uma casa, na capital paulista, participando de várias atividades, como workshops de nutrição, maquiagem, cabelo, etiqueta, moda e postura.

Roteiro - A primeira fase do concurso segue até o dia 25 de setembro e passa por dez capitais brasileiras: Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Belém e São Paulo, duas a mais do que na última edição.

Premiação - A Menina Fantástica 2010 ganhará um prêmio de R$ 500 mil em trabalhos como top model, pelo período de cinco anos, por meio da Agência Mega Model, além de assessoria e consultoria em todas as necessidades que uma profissional deste meio necessita. A segunda colocada ganhará R$ 100 mil e a terceira R$50 mil também em trabalhos.

Inscrições - Em Belém as candidatas poderão se inscrever no stand do concurso, localizado no andar térreo do Boulevard Shopping, até a próxima sexta-feira (17), das 10h às 22h, ou no próprio ônibus do 'Menina Fantástica', conforme cronograma acima. A seletiva Norte acontece no sábado (18), no ginásio de esportes do Colégio Nazaré.

Confira os locais onde o ônibus vai estacionar em Belém!

15/09 – Praça da República, em frente ao Teatro da Paz (10h às 12 hs)
15/09 - Em Frente ao Shopping Boulevard (14h às 18 hs)
16/09 – Praça Batista Campos em frente ao Colégio Santa Rosa (10h às 12 hs
16/09 – Mercado de São Braz (das 14 às 18 hs)
17/09 - Em frente ao Restaurante Pomme Door ao lado Basilica de Nazaré (10h às 12 hs)
17/09 – Em frente ao Shopping Pátio Belém, na área de expansão-tapune (14h às 18 hs)

SOBRE ALGUMAS CURIOSIDADES...

E eu assisti ao programa Fantástico de domingo e na série Me leva Brasil o repórter Maurício Kubrusly fez uma reportagem muito interessante e engraçada – como sempre são a cada domingo- sobre o Mestre Bibi, um artesão da escultura popular. Um veterano na arte de fazer imagens grandes. Grandes, não: imensas enormes!.

É dele a obra de São Francisco das Chagas, fincada em Canindé no Ceará, a 240 quilômetros de Fortaleza. Uma imagem maior que a do Cristo Redentor.


Mestre Bibi faz imagens grandes, enormes há muitos anos, e realizou na cidade o sonho de fazer uma estátua maior do que o Cristo Redentor. Se tirar o pedestal de oito metros do Rio de Janeiro, o São Francisco é 25 centímetros maior do que o Corcovado. Mas ele não gostou nada da mudança que teve que fazer.

O repórter global mostrou também a curiosa história do Santo sem cabeça. Parte de um projeto político abortado, essa cabeça jaz abandonada em uma das ruas da cidade, tendo, o seu interior, servido até de moradia de sem-tetos. Tornou-se um dos pontos turísticos da cidade. O resto da estátua encontra-se erguida no alto de um morro nos arredores da cidade. Incrível!

Perto de Canindé, está Caridade, a cerca de 95 km de Fortaleza, onde a cabeça de uma imagem que seria de Santo Antônio permanece no meio da rua e até invade o jardim de uma casa. O resto da imagem, o corpo, está no alto do morro. Faltou dinheiro para terminar.


Uma estátua de Santo Antônio, conhecido como “casamenteiro”, começou a ser construída na cidade em 1985, pelo artista plástico “Franzé D’aurora”. O senhor Antônio Dozias, que ajudou na construção do monumento, conta que se tratava de um projeto da prefeitura da época: erguer a imagem de Santo Antônio no alto do morro do Serrote. O santo teria 33 metros de altura e abençoaria o município de Caridade e cidades vizinhas.


Como é normal, a estátua foi sendo feita por etapas. Depois de pronto, o corpo do santo foi parar em cima do morro. Já a cabeça…bem a cabeça ficou por último. Ela foi construída separadamente no meio da rua, aliás hoje está situada metade dentro do terreno de seu Antônio (pescoço) e a outra metade (crânio) do lado de fora. Até um muro foi feito no local para não danificar a tal cabeça oca.


O artista que a fez teria encontrado dificuldades para levá-la até o alto do morro. Sem apoio, se aborreceu e a deixou lá mesmo, como forma de protesto.

O atual prefeito de Caridade, Júnior Tavares, diz que existe um novo projeto em fase de conclusão, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). Técnicos estão avaliando como reaproveitar o “santo decaptado” e a melhor forma de fazer uma cirurgia de recolocação da cabeça, afinal, como diz a própria população, sem cérebro não tem milagre que faça o santo atender aos pedidos dos devotos.

Achei curioso e decidi ler um pouquinho mais sobre o assunto, OS "MONSTRUMENTOS” e IMAGENS SACRAS GIGANTES espalhadas pelo Brasil.

Li que o São Francisco das Chagas cearense e o Cristo Redentor carioca estão com os dias contados no posto de maior monumento religioso. É que a maior estátua católica do mundo está sendo construída no município de Santa Cruz, a aproximadamente 110 km de Natal. Trata-se da estátua em homenagem a Santa Rita de Cássia, que terá um total de 56 metros de altura, sendo 6 metros de pedestal, 42 metros da Santa e mais 8 metros de resplendor.


A estátua será maior do que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 39 metros, e um pouco menor do que a Estátua da Liberdade, que tem 57 metros.

O principal responsável pelo projeto é o arquiteto, escultor e professor da Universidade Federal da Paraíba Alexandre Azevedo; segundo ele, a estátua será baseada na imagem da Santa que se encontra na Paróquia de Santa Rita de Cássia.

A estátua será um dos componentes do Complexo Turístico e Religioso do Alto de Santa Rita, que contará também com capelas, auditório com capacidade para 200 pessoas, restaurante e lanchonetes, mirante, estacionamento e praça de visitação de romeiros. A estátua ficará no alto de uma colina, o Monte Carmelo.


Os governos de Santa Cruz e do Rio Grande do Norte pretendem tornar a cidade um centro de turismo religioso. Em 11 de outubro o Complexo de Santa Rita foi reconhecido pela Igreja Católica como lugar de peregrinação. O local é visitado por fiéis desde 1919, data em que foi fixada uma Cruz de Inharé, que deu nome à cidade: Santa Cruz do Inharé.

As obras estão bem adiantadas. A previsão da conclusão é para o início de 2010.

Corcovado e o Cristo Redentor

O Morro do Corcovado, tendo em seu topo a imagem do Cristo Redentor, é um dos principais símbolos da cidade. Esse imenso bloco de rocha vertical e aparente, emergindo da mata, dominando tudo a sua volta é, sem dúvida, um dos motivos que fazem do Rio de Janeiro a “Cidade Maravilhosa”.

O surgimento da idéia do Cristo Redentor


A história recente do Corcovado data desde o século XVI, quando os colonizadores portugueses batizaram como montanha do Pináculo ou Pico da Tentação, uma referência a um monte bíblico. No século XVII o monte foi rebatizado de Corcovado, devido a sua forma que lembraria uma corcunda (corcova).

O Corcovado fica na Serra da Carioca que faz parte da Floresta da Tijuca (Ty-Yuc – liquido podre, lama, brejo), a maior floresta urbana do mundo, com cerca de 33 Km2 e nele está a famosa Estátua do Cristo Redentor, uma das imagens mais conhecidas no mundo e cartão postal do Rio de Janeiro e do Brasil.

Em 1824, dois anos após a independência do Brasil, Dom Pedro I liderou uma expedição ao topo do Corcovado, abrindo um caminho para o cume. 35 anos mais tarde, em 1859 o padre lazarista Pedro Maria Boss encantou-se com a beleza do Corcovado e sugeriu à Princesa Isabel a edificação de um monumento religioso no local.

Um abaixo-assinado com mais de 20 mil nomes solicitou ao presidente Epitácio Pessoa permissão para a edificação da estátua. A pedra fundamental da construção do monumento no morro do Corcovado foi lançada no dia 4 de abril de 1922 e em 1923 foi realizado um concurso de projetos para a construção do monumento ao Cristo Redentor.
A estátua foi feita na França pelo escultor francês Paul Landowski – pois acreditava-se, na época, que profissionais brasileiros não teriam experiência para executar a obra. Antes de a obra ser trabalhada em seu tamanho original, foram preparadas várias maquetes de gesso. As mãos da poetisa Margarida Lopes de serviram de modelo para as do Cristo.


A estátua veio da França para o Brasil em pedaços. Só a cabeça era composta por 50 peças e cada uma das mãos media 3,2 metros de comprimento. Para levar esses objetos gigantes ao alto do Corcovado, foi usado o trem que ligava o morro à parte baixa do Rio de Janeiro, ferrovia existente desde o final do século XIX.


Finalmente, em 1931, a estátua do Cristo Redentor foi inaugurada no dia 12 de outubro. O desenho final do monumento foi de autoria do artista plástico Carlos Oswald e a execução da escultura foi de responsabilidade do estatuário francês Paul Landowski. O monumento ao Cristo Redentor no morro do Corcovado tornou-se a maior escultura art déco do mundo. O evento de inauguração teve a presença do cardeal dom Sebastião Leme, do chefe do Governo Provisório, Getúlio Vargas, e de todo o seu ministério.

E para não dizer que eu esqueci algo, fica aqui registrado a minha lembrança em relação ao novo mirante construído na cidade de Bargança, aqui no Pará, e que ficou lindo, imenso e muito importante para o turismo daquela cidade. TUDO DE BOM PONTO COM!



PARABÉNS ao povo bragantino! BRAGANÇA É UMA CIDADE LINDA!

AS QUATRO MARAVILHAS DO PARÁ.

Embora esteja maltratada, Belém é uma cidade bonita, não tenha dúvida. Sempre digo que minha Cidade das Mangueiras é igual aquela gata que mora nas baixadas, na periferia: se ganhasse um trato, um banho de loja, carinho, atenção e um bom plano de saúde, virava Miss Brasil. Não tinha pra ninguém.

E sobre a Cidade de Belém há quem sacaneie com a gente na internet. “A gostosona do subúrbio”, como um blogueiro intitulou a cidade das mangueiras tem uma serie de “inimigos” que encarnam com a sua localização, a sua cultura e o seu estereótipo de capital dos jacaré e dos índios. Mas o que mais me chamou a atenção foi o concurso de MARAVILHAS PARAENSES divulgados pela DESCICLOPEDIA, uma página de humor e de muito mau gosto, diga-se de passagem.

Eu faltei morrer de rir e agora repasso as “MARAVILHAS” aqui para que vocês possam votar:

São o que os blogueiros chamam de pontos fracos e que têm ajudado a embarangar a mangueirosa. “MARAVILHAS” que são um atentado à beleza e têm deixado a capital como um canhão, um dragão, um cão do avesso chupando taperebá verde. São cinco as MARAVILHAS do PARÁ, monumentos que contribuem para o enfeiamento do Estado papa chibé. Uma seleção de estátuas grotescas que deixam a nossa cidade só o filé de buniteza.

Veja as selecionadas abaixo:


Estátua da Liberdade da Belém Importados: a réplica mais bisonha do monumento-símbolo dos Estados Unidos, uma obra fincada em plena avenida Pedro Álvares Cabral e que tem na cara uma mistura de pavor e tédio, braços maiores que as pernas, cabeça descomunal e uma mão monstruosa que segura o livro


Monumento do Menino-Deus de Marituba: Se esse é o pequeno primogênito do criador, imagina quando fizerem a estátua do filho do Cape... A estatua é estranha e mais parece uma alegoria de carnaval ou mesmo um brinquedo de parque de diversões que sempre aporta ali embaixo, mas a fofura de cerca de 10 metros de altura é a réplica da pequena imagem do padroeiro da cidade e já teve gente que até chamou a obra de ‘A maldição de Marituba’ .


Cristo Redentor de Castanhal - outra imitação mal feita e nada original e que não merecia espaço numa cidade chamada de Cidade Modelo: ele também é desproporcional, tem pernas e pescoço mais curtos, diferente do famoso primo carioca. Já ouvi gente chamando de 'Cristo Anão'.


E como não poderia deixar de ser, a Maravilha móvel e a única ambulante e, vindo diretamente da Austrália, a mascote da Radiolux: O famoso canguru, que encanta gerações! Eles que passeiam livremente pela cidade e têm a cara de cachorro e corpo de dinossauro, mas juram que é um canguru. Ele é a nossa quarta maravilha: O CANGURU DA RADIOLUX.

KKKKKKKKKKKKKKKKK.UMA PIADA!!!

Genésio, o pai do Menino-Deus de Marituba

O responsável pelo Menino deus de Marituba é o cearense Genésio Gomes Moura. Foi ele também que esculpiu a Estátua da Liberdade da Belém Importados, dois dos “Monstrumentos” da seleção Maravilhas do Pará.


Genésio, o culpado pelo Menino-Deus de Marituba.O escultor talhando a cabeça de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé: estátua gigante na cidade do Rei do Futebol.

Sua primeira encomenda foi encomendada na cidade de Londrina, no Paraná - uma girafa. Daí, não parou mais até fazer a primeira estátua de grande porte ma cidade de Brusque, em Santa Catarina, uma obra de dez metros de altura.


Imagem do Menino-Deus que hoje custaria uns R$ 300 mil.

Todos os trabalhos de Genésio são feitos a partir das encomendas e com modelos servindo de base para fazer a estátuas maiores, criadas com barras de ferro e arame, telas de viveiros de pássaros, muito cimento, além de técnicas de engenharia para manter tudo de pé. Em Belém, ele fez a Estátua da Liberdade sem um modelo, em apenas dois meses. E deu no que deu.

Sobre o Chuck... ops... sobre o Menino Deus de Marituba, ele afirma que tem 16 metros de altura e foi concluída em 1999. Hoje, somando mão de obra e gasto com material, o bonecão consumiria fácil uns R$ 300 mil, avalia o escultor. Ele contou num blog paraense que os possíveis erros na obra são culpa de um auxiliar que, na época, se equivocou nas medições.

'A estátua em si saiu dentro da expectativa. Muitos gostam, outros não...Vai do gosto das pessoas. Só detesto quando os hipócritas condenam no sentido religioso, acredito que o Dr. (prefeito de Marituba, Antônio) Armando não teve a intenção de fazê-la para ser adorada, apenas fez', relata Ceará.

Um dos símbolos de Marituba é a imagem do Menino Deus, que é o padroeiro da cidade celebrado pelos moradores desde 1956 através do Círio do Menino Deus realizado no dia 25 de dezembro, todos os anos. A estátua foi construída no meio da praça da Matriz foi idealizada no primeiro mandato do ex-prefeito da cidade Antonio Armando e, desde lá, o padroeiro de Marituba ficou mais conhecido por todos que passam pela Br-316.

E sobre esta "obra prima", o MENINO DEUS da Cidade de Marituba, dizem que é a cara do prefeito da cidade, Antônio Armando, quando criança – eu não tenho como confirmar a informação, porém podemos fazer um breve comentário sobre a obra para tirarmos a nossa curiosidade.

COMPARANDO...


Na imagem o ex-prefeito de Marituba, Antonio Armando, que mesmo depois de adulto traz sim algumas semelhanças com a estátua.

E QUE TAL PEDIRMOS UMA SANTINHA SÓ NOSSA?

Também sobre o assunto estou postando novamente um textinho que fiz sobre o meu desejo de ter, na cidade, uma estátua de Santa Luzia, a nossa padroeira. Leiam:





Pensando no pedestal e na saudade da santinha lá da praça me ocorreu uma ideia louca: Por que a cidade não ganha de presente uma estátua da santa Luzia, a sua padroeira? É, uma estátua daquelas gigantescas que marcam a memória dos motorista que rasgam a Br 316 rumo ao nordeste ou Maranhão? Nada mais justo. Seria uma homenagem interessantíssima!!! Viajei em julho para o Maranhão e lá tem duas cidades menores que a nossa e já ganharam uma estatueta linda da santinha dos olhos de luz: santa Luzia do Paruá e Santa Luzia de Pinheiro. Não é inveja não mas eu acho que ficaria legal! Vamos ver se alguém pensa nisso...


Acima, imagens das cidades maranhenses: a estátua de Santa Luzia do Paruá fica num pedestal onde sua base guarda uma linda capela em homenagem à santa. Em Pinheiro, a Santa Luzia fica na praça num pedestal de esquina com a igrejinha. Ambas têm mais de 20 metros de altura e são belissímas. Estive nas duas cidades e as astátuas me deixaram numa paz maravilhosa. Na foto, eu ao lado da imagem gigantesca quando em viagem para São Luís do Maranhão.

15 de setembro de 2010

CLIC'S: a vida em imagens...

Passando para postar as imagens que marcaram SANTA LUZIA neste mês de SETEMBRO. Um mês que merece destaque porque mal começou e já deixou muitos (bons e ruins) registros dessa cidade que vem marcando a história de cada um daqueles que ainda vivem por lá e o nosso que vivemos aqui, de longe, mortos de saudade...

V CÍRIO DE NOSSA SENHORA.





JOGOS DA FLORENTINA: SEMANA DA PÁTRIA!





Lembrando atodos que muita coisa ainda vem por aí,A I PARADA GAY, a vinda do SUPER POP e a CARREATA DO WLADMIR COSTA!

OBS: nosso abraço ao Antônio, ou TOBA, que foi a nossa referência de hoje para a captação das imagens.

Integrantes do MST ocupam fazenda em Santa Luzia


Cerca de 150 famílias ligadas ao MST (Movimento dos Sem Terra) ocupam, desde às 5h30 da manhã desta terça-feira (15), a fazenda Cambará, em Santa Luzia do Pará, onde um trabalhador rural foi assassinado no início deste mês. Esta é a quarta ocupação no local.

A área de quase sete mil hectares da fazenda fica localizada na gleba federal Pau de Remo. No último dia 3, dois militantes do MST sofreram um atentado no local. José Valmeristo foi assassinado e João Batista Galdino conseguiu escapar. O MST acusa Josué B., que possui título de parte da terra, de ser o principal mandante do crime. Quatro pessoas envolvidas no crime, inclusive o filho do suposto mandante, Marcos B., estão presos temporariamente. Ele está no alojamento do Corpo de Bombeiros e os três pistoleiros estão no presídio de Americano.

Os trabalhadores rurais cobram a manutenção da prisão dos acusados e pedem também proteção a João Batista Galdino, também vítima e testemunha do crime. Além disso, o MST exige a desapropriação da fazenda Cambará. No local, os sem terra criaram o acampamento Quintino Lira, onde pretendem desenvolver a agricultura familiar.

Outro lado - Incra e Iterpa se comprometeram a agilizar a destinação da Gleba Pau do Remo para fins de reforma agrária.

A área da fazenda Cambará possui um título de 1994, concedido pelo Iterpa, o qual garante a propriedade da terra a um particular. Segundo a assessoria de imprensa do Incra, essa área é de propriedade da União. De acordo com o órgão, em 1982, as terras foram arrecadadas pelo Incra e registradas nos cartórios de Viseu e Ourém.

Ainda segundo a assessoria do Incra, a reivindicação do MST já estava sendo trabalhada e o caminho agora é judicial para retomada da área. 'Vamos propor que eles desocupem a sede para darmos prosseguimento ao processo. Caso não se chegue a um acordo, o órgão deve solicitar reintegração de posse', disse o assessor de imprensa, Herbert Marcus.

Segundo ele, o Incra vai realizar um levantamento cartorial para verificar a validade do título do proprietário.

UMAS...


Serra no Pará promete asfaltar Transamazônica
“A região Norte não pode ficar só como aquela que exporta. Minério sai daqui para a China e volta aço para o Brasil”

O candidato tucano à Presidência da República, José Serra, desembarcou às 14h29 em Belém, onde foi recebido por militantes e políticos. Depois, partiu, ao lado do ex-governador Simão Jatene, candidato ao governo pelo PSDB, para Altamira, onde participou de comício e carreata pela parte da noite.

Serra falou de seus planos de governo, criticou a administração federal e governamental atuais. Na entrevista, ele anunciou que pretende asfaltar a rodovia Transamazônica e investir mais na saúde. Candidato tucano também disse ser a favor da hidrelétrica de Belo Monte.

Lula visita Belém nesta quinta-feira

Lula vai anunciar investimentos na rodovia


O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, faz visita à Belém nesta quinta-feira (16). Lula vem cumprir compromissos oficiais e também participar de um comício com a candidata ao Governo de Estado, Ana Júlia.

Lula inicia suas atividades às 15h com a assinatura de dois editais, ambos implantando reformas e manutenção em sete rodovias federais que passam pelo estado do Pará, com atenção especial para a BR-230, a Transamazônica, nos trechos de Medicilândia e Rurópolis.

Pela parte da noite, às 19h, o presidente acompanha a candidata Ana Júlia em comício a ser realizado na Avenida Pedro Miranda.

Dilma ganha no 1º turno, diz pesquisa


Pesquisa CNT/ Sensus divulgada ontem mostra vitória da candidata Dilma Rousseff (PT) no primeiro turno na disputa pela Presidência da República. A petista recebeu 50,5% das intenções de votos na pesquisa estimulada, contra 26,4% para José Serra (PSDB) e 8,9% para Marina Silva (PV).

E hoje no DIÁRIO o (candidatos ao Senado), Jader Barbalho soltou o verbo:


Conhecido pela capacidade de articulação política, Jader Fontenelle Barbalho, 66 anos, está entre os poucos nomes da história recente do Pará capazes de atrair - em doses sempre exageradas - ódio e amor.

“Não existe liderança água com açúcar. Não existe líder chazinho de erva doce ou erva cidreira. Já dizia Nelson Rodrigues que toda unanimidade é burra e eu nunca tive a pretensão de agradar a todos”, diz. “Na minha vida, entrei em campo e joguei e claro que entrei em bolas divididas. Tenho orgulho da minha carreira política e tenho grande vaidade da minha liderança”.

Sobre sua renúncia, o candidato explodiu:

“Vivo meu melhor momento político no Pará”. “O Supremo Tribunal Federal é o guardião da Constituição e não vai aceitar que a lei remova cláusulas pétreas. Seria um retrocesso que não correu nem durante o regime militar”.

Jader faz questão de ressaltar sempre que continua candidato ao Senado. “Sou candidato a uma cadeira na principal Casa de leis da República e espero, mais uma vez, contar com a confiança e o apoio do povo do Pará, que jamais me abandonou. No próximo dia 3 de outubro, tenho a certeza de que serei consagrado nas urnas. Fui duas vezes governador, duas vezes ministro, tenho uma história de compromissos com este Estado”.

Alunos recebem notebooks do governo

Programa Um Computador por Aluno é lançado no Estado do Pará

O município paraense de São João da Ponta é a sexta cidade do Brasil a fazer parte do programa Um Computador por Aluno (UCA), do governo federal. Ontem, 1.650 alunos e 64 professores de 14 escolas públicas da região receberam, cada um, notebooks que serão utilizados nos trabalhos pedagógicos com e sem o uso da internet, viabilizada por meio do Navega Pará, programa de inclusão digital do governo do Estado.