12 de março de 2010

Parabéns, NANDO!!!


E amanhã, AMANHÃ é o aniversário do meu irmão adorável e amado, o FERNANDO. O vereador Nando Vieira. Estarei pegando a estrada ainda neste sábado de manhã rumo à Santa Luzia que é pra chegar a tempo de dar aquele abraço bem apertado no meu irmaozão.

Sem palavras, mano, pra te dizer o que sinto quando penso em ti. EU TE AMO e sinto muito orgulho de te ter como amigo e companheiro de vida e família. Sentimos que a vida é bem melhor tendo um irmão como você!

Deus te abençoe. TE AMO MUITO e se, às vezes, eu não digo, saiba que eu jamais seria feliz se você não existisse, pois com você eu fico melhor e mais feliz.

Meu orgulho. Confio muito em ti!

Parabéns, NEGA!


Passando pra desejar TUDO DE BOM PONTO COM pra minha amiga NEGUINHA. A Nega é uma figura única e que eu amo muito desde os tempos de moleca lá no interior.

Queria deixar aqui explícito todo o meu carinho e todo o meu amor por essa pessoa maravilhosa que é a minha amiga Nega da Gorety.

Que Deus te cuide e te guie por caminhos melhores sempre, amiga. Feliz aniversário que tudo em sua vida possa ocorrer da melhor forma possível.

És um exemplo pra mim. TE AMO!

Vejam só: BATOM agora não é mais BATOM! Onde já se viu?


Não ia escrever mais nada hoje, porém depois de ter sido interrompida pela Karen, numa de minhas postagens, é impossível. Imaginem que ela veio até a mim, agorinha mesmo e me trouxe um catalogo da Avon pra que permitisse a compra de alguns produtos: “Compra, mãe. Compra, vai!!. “Tá bom, tá bom, traz aqui pra eu ver!”

(KKKKKK). Quase eu morro de susto com os produtos que ela escolheu: Glazewer gloss labial extra luminoso, brilho rollette glitter para lábios e brilho labial ondas de verão.

(KKKKK) O que diabos é isso, meu Deus! Pra que tanta frescura só pra um nome de batom? Estou realmente por fora da modernidade. No meu tempo não precisava de tanta frescura pra falar batom. Batom era batom e pronto. Agora é Glazewer gloss labial extra luminoso! Eu nunca ia saber o que era isso se não olhasse a foto da coisa nas páginas do catálogo. Fiquei curiosa e folheie o caderninho e quase morri de rir com esse negócio de nomes em catálogo. Veja só, li no livretinho da Avon que o nosso velho e bom desodorante de esfregar agora é desodorante on duty antitranspirante roll-on 24h. E o desodorante de espirrar se chama desodorante aerosol para o corpo. Antes até que eu já aceitava que era spray, mas não aceito que Alma de Flores agora seja colônia desodorante perfect wear ultrafixação. Ora bolas...é frescura demais pra um catálogo só!

“Não vou comprar só pela ousadia!”. “Mas, mãe!”. “Não, Karen, nem adianta, eu não vou comprar só de raiva!” (KKKKKK)

"Quando eu te vi, o sonho aconteceu"


Incrível como algumas novelas, por mais bobas que sejam, ainda conseguem nos emocionar. Estou em casa esta tarde e, do escritório, vi, pela televisão, o último capítulo da novela ALMA GÊMEAS e fiquei extremamente emocionada! Engraçado como é pobre, chora até em reprise! KKKKKKKKKKKKKK. Pior é filho de pobre, a Karen está aqui morrendo de rir com o filme da Sessão da Tarde: "Jorge, o rei da floresta II", que é reprise da reprise. Sessão da Tarde é podre, mas a gente acaba assistindo por pura ociosidade. "A Lagoa Azul"...Uma piada a gente perder tempo assistindo, pra quê se sabemos até as falas de cada um dos personagens?!
A novela me fez derramar algumas lágrimas pelo final trágico do par romântico: a morte! Nós que assistimos aos contos amorosos nunca queremos que o final seja triste, afinal, fim de romance em TV tem que ser sempre um final feliz. Até parece que no amor tudo é só felicidade! Quem dera! Mas o autor deu um jeito e as almas gêmeas se reencontraram e aí, a pobreza aqui, tratou logo de aceitar o final dos dois!

“Eternidade, ETERNIDADE”, disseram Rafael e Serena neste último capítulo se referindo ao amor. Realmente o amor verdadeiro, dizem, é real.

Na trama do Vale a Pena Ver de Novo, o Rafael era engenheiro de flores e queria eternizar a amada a partir de uma flor única: criou a FLOR SERENA, uma ROSA AZUL. LINDA! Não é a toa que as rosas dessa cor são o símbolo do amor total, eterno, infindável!


ROSAS AZUIS, uma boa pedida sempre. Se o amor for verdadeiro,é claro!

"Santa Luzia: um quilômetro de felicidade!"


Me inspirei na frase do meu amigo Márcio japonês pra escrever este texto que me alegra e vos alegrará. Estou indo ao 47 neste sábado para a comemoração de dois aniversários, o do meu irmão Nando e o da minha amiga Neguinha da Gorety e, chegar em Santa Luzia, é sempre muito emocionante. Indescritível. A gente passa muitos quilômetros na expectativa de que chegue logo a cidade de Capanema e, quando a gente se vê lá, reza pra chegar o 47. Passar pela fazenda campo 10 é sempre um alívio pra quem está cheio de saudade. Mas nada me alegra mais que a ladeira do José Joca. Chegar ali, naquele ponto do município, além de aliviante é emocionante: lembrar das pedaladas de bicicleta que dávamos nas idas e vindas aos terrenos onde havia igarapés ou açudes para a pescaria. Naquele tempo desafiávamos as leis físicas para descer, numa velocidade imensa, a ladeira numa bicicletinha sem freio e, muitas vezes, com os braços abertos tateando o vendo com o corpo. Havia algo de muito perigoso naquela pirotecnia mas que a nossa adolescência deixava de lado, porque, medo era algo que aqueles moleques do 47 não sabiam o que era de fato. Íamos pegar goiaba, jurubeba e, da cabeceira da ladeira, fazíamos o desafio à natureza: sobreviver à queda, superar o acidente. Não importava o perigo, nem da ladeira nem da velocidade, nem da surra que, sem dúvida, levaríamos de nossas mães, importava viver tudo. TUDO o que hoje recordamos descendo de carro ao volante aquela inesquecível amiga que era a ladeira do 46. Tudo de bom!


E como foi o próprio Márcio que disse - o 47 é um quilômetro de felicidade que começa e termina nas nossas ladeiras. Eu não poderia deixar de fora a ladeira do 48. Inesquecível e indescritível. Fizemos muitas loucuras por lá também, mas ela era temida por nós. Não era qualquer moleque que enfrentava os seus desafios e nem qualquer ciclista que desafiava as suas terríveis tragédias. Ela é uma ladeira de dar inveja a qualquer aventureiro, longa e íngreme era o nosso desafio maior. A ladeira do 48 era considerava perigosa, um desastre em ladeira. Muitos acidentes aconteceram por lá, mortes e tragédias que marcaram a história de Santa Luzia: ônibus lotado virado às suas margens, motos e capacetes destocados, corpos destruídos, mortos . Ela era um desafio personalizado em puro perigo. Olhávamos pra ela amedrontados mas a encarávamos com aquele ar de moleque levado do interior e ela retribuía a nossa audácia. Levamos baitas quedas nela, rachamos muitas cabeças ali, quebramos joelhos, cotovelos mas valeu a pena. Fomos felizes junto dela e, apesar de todo o medo e toda mágoa que ela nos deixou, ela foi canário de muitas de nossas aventuras de meninos do interior. E, hoje, ela continua lá fazendo algumas vítimas e, quando vamos encará-la já de carro, ficamos pensando: "TE PEITEI, DANADA, E SOBREVIVI A TI. TOMA-TE!"

(KKKKKKK) Que saudade!

11 de março de 2010

COMERCIAL IMPACTO: "Sorria, você está sendo filmado!"


Já está pronto e na próxima semana vai ao ar o mais novo comercial do IMPACTO. Passamos a noite inteirinha gravando a nova propaganda que será lançada até quinta-feira no horário do BBB10. CHIQUE, MEU BEM!
Estiveram lá uma seleção de bons professores que deram um show nessa nova invertida de markting do colégio IMPACTO.


Nós no ensaio na preparação antes das filmagens...Muito engraçado esse povo. O estúdio virou a maior bagunça!


Fizemos a maior bagunça na sala do patrão na hora de receber as falas pra decorar o texto. Horrível essas frases que els nos dão pra decorar em segundos...Mas valeu pela onda!


Dando uma forcinha para o Dantas...Ele estava suando muito e precisou de um retoque de pó compacto! Natura, meu bem!


Aqui eu e o meu grupo de cena. A propaganda foi dividida em duas partes e eu fiquei com a equipe mais bagunceira.Pensa numa sacanagem! O Farias desesperado pra decorar e a gente, na bagunça, atrapalhando!

COMERCIAL IMPACTO, É EU NAS FITAS, MANO!!!



Antes de ir para a filmagem a maquiagem, né? Achei lindo que a Rose e a Érica levaram tudo pensando em mim. "Nós sabíamos que tu não ias trazer, aí nós trouxemos, sua tonta!!!" Tão bonitinhas essas meninas. Valeu, amores!


- Olha, ele, Gemaque, esse menino tá pegando na minha bunda!!
- Faz isso não que ela é casada e eu conheço o "marido"...lindo ele!!!
- Se preocupa não que eu não sou canibal pra comer da mesma espécie e do mesmo gênro!!!


Repeti 32 vezes o texto pra ver se ficava legal...Uma negação!!!Horrível!


Olha eu aí diante das câmeras. Nervosíssima, ficou a titia !

10 de março de 2010

ATENÇÃO! ENDEREÇO REFORMULADO!

MEU ENDEREÇO NOVO!

Passando pra postar o meu novo endereço do MSn e HOTMAIL. Alguém, muito mal intencionado, roubou, avacalhou e detonou com o meu endereço na net. Mas tem problema, não. Ganhei um novo nicho e estou divulgando a todos.

A partir de agora e-mail's e conversas on, só mesmo neste endeçreço aqui debaixo

joana.vieira.soares@hotmail.com

ADICIONA AÍ, GENTE!!!!

Ao desgraçado que furtou a minha senha, um recadinho só:

NO FINAL, TODOS MORRERÃO!!!!

JÚNIOR OLIVEIRA, O JUNINHO! Obrigada, amore!


Como é a vida, né? Estive hoje no Iguatemi para o meu almoço no intervalo de longas aulas no Impacto e, durante a degustação da comida, encontrei, assim por pura coincidência, o Júnior Oliveira, o Juninho, filho do Mico. Engaçado, tantos anos morando em Belém e nunca nos encontramos, a não ser no 47 quando estamos por lá, e hoje assim, sem mais nem menos, o destino pôs a gente no mesmo restaurante, no mesmo shopping, na mesma mesa. Ele estava super elegante com um terno chique e fino, sentou-se à mesa e eu fui cumprimentá-lo . E ele, gentilmente me recebeu com um belo e emocionante sorriso: “Coincidência feliz, professora!”. “Tenho visto sempre a sua foto no ônibus e fico feliz pensando: ‘ ela mora lá no interior onde eu nasci’!”. Sorrir com a gentileza, invadi o seu espaço e ele me perguntou como eu estava, num tom de puro respeito “Como a senhora está?”. “E o blog?”. “Sou seu leitor assíduo!”. “Escreves muito bem!”. Batemos um longo papo. Ele é um menino jovem que já fala com toda a propriedade de um advogado que será daqui a um tempo. Falou do trabalho, dos estudos, das expectativas e, claro, de Santa Luzia. “Estou meio chateada”, eu reclamei. “Escrevi umas coisas no blog e as pessoas parecem ter interpretado mal”’. “Li o que a senhora escreveu e entendi tudo direitinho. Gosto do que a senhora escreve”. “Nós pensamos diferentes, pode até ser, mas o governo em Santa Luzia não está lá essas maravilhas, pois tem apresentado muitas falhas, vamos ter que admitir, não é mesmo?”. “Sei, falei isso no texto”. Ele disse, “Não sou da ideia de que exista céu e inferno, não!” . “As pessoas confundem as coisas, pensam num rumo só e o negócio não é bem assim!”. Nossa! Me surpreendeu aquele menino. Estava com uma amiga que até reparou no respeito que ele demonstrou por mim. Me chamou de senhora o tempo todo. Falou coisas interessantíssimas e disse estar lembrado de que um dia ele já havia sido meu aluno quando eu era professora do CEPEV. Rimos muito durante a conversa e concordamos igualmente quando afirmamos que não há lugar melhor que Santa Luzia, ele até disse, “ O 47 é o melhor lugar do mundo!” . “Nós aprontamos coisas lá que não fazemos em nenhum lugar, tudo é possível em Santa Luzia”, eu completei. Chegou o meu horário, eu me despedi e prometi postar o texto pra que ele lesse ainda hoje. “Pena que eu não trouxe a máquina, né, amor?”, eu disse. “Não tem problema não, professora, eu sei que nós estivemos aqui!”.

Muito bonito você, menino! Inteligente, sorridente e já tão responsável. Fiquei morta de orgulho. Será um grande advogado, falas tudo direitinho, viu, norma culta, plural certinho no lugar, palavras coerentes. Adorei ter te visto assim tão grande. Sucesso na carreira.

O Juninho é mais um luziense desses que provam a nós que Santa Luzia tem muitos filhos de dar inveja a qualquer outra cidade. Parabéns, menino!

MENSAGENS MAIORES? MANDA PARA O E-MAIL QUE A GENTE POSTA

Às pessoas que gostariam de postar mensagens, textos e e afins neste blog. Senão o fizerem no painel de recados, é só enviar a mensagem pelo e-mail joanadarcvieira@yahoo.com.br que eu posto com todo o prazer como tenho feito com alguns amigos.

Ao nobre visitante que se intitula “cidadão” e que me enviou a reclamação de que o painel de recados ter pouco espaço, agradeço a mensagem e peço compreensão, pois o blog vai entrar em adaptações e logo logo teremos mais espaço para as críticas e postagens. Envie o que você deseja para o e-mail já divulgado, amigo que doou o espaço pra você.

O QUE MUDOU E O QUE PRECISA MUDAR EM SANTA LUZIA? A COROAÇÃO DA SANTA



Mas não foi só a igreja que mudou não. As tradições religiosas também. No mês de maio, o mês de Maria e das flores, a coroação ainda acontece na paróquia, mas, agora, com tons, cores e cânticos mais modernos. Antigamente a homenagem à mãe de Jesus era feita com meses de antecedência porque, além da roupa, havia toda uma a preparação dos anjinhos que participavam da dramatização que contava com um show da criançada na hora dos cânticos e a teatralização do ápice da festa - a coroação. Não houve no meu tempo uma menina da minha idade que não quisesse coroar a santinha lá no altar. Nossa, aquilo era o sonho de todas! Nós sonhávamos com aquilo. Aquele que coroava a Santinha era o personagem principal da festa religiosa e todos se enchiam de orgulho. Aqueles no masculino, porque lembro perfeitamente que chegou um período em que a igreja liberou o papel para os meninos também - o que não ocorria nas tradições. A meninada da ala feminina ficou apavorada com a possibilidade do aumento da concorrência, mas deu tudo certo. A coroação da santa é tradição luziense e um dos momentos mais esperados na cidade. Mudou a roupagem, mas o sentido, este, continua o mesmo.

Parabéns ao Padre Elias, um dos párocos mais bem admirados da nossa paróquia, e, segundo o que tenho lido, tem feito grandes coisas por lá!

O QUE MUDOU E O QUE PRECISA MUDAR EM SANTA LUZIA? O INTERIOR DA IGREJA MATRIZ



Estive visitando o blog do amigo Reinaldo quando me deparei com umas imagens de uma celebração religiosa feita lá na igreja Matriz. Irreconhecível o interior da nossa igreja. Fiquei admirada e absolutamente encantada com o que vi. O altar é outro, totalmente revitalizado e moderno, nada a ver com aquele do meu tempo de criança quando frequentava as missas celebradas pelo padre Rafael e outros. A Matriz está diferente e hoje é o motivo da postagem semana O QUE MUDOU E O QUE PRECISA MUDAR EM SANTA LUZIA? Faz tempo, eu confesso, que não entro na catedral luziense, mas recordo perfeitamente a sua arquitetura antiga e linda também. Não há como esquecer a cor, as lajotas, o altar e a sacristia. Mesmo porque já saí de anjo nos maios do meu tempo e, aquele altar, era um marco para os que participaram da coroação. Ficávamos trepados ali, organizados pela tias do catecismos em arquibancadas improvisadas por trás do altar onde o pároco rezava a missa. Nossa, mãe!!! Quantas vezes fitei meus olhos naquela luzinha vermelha que sinalizava o lugar onde eram guardadas as hóstias para a comunhão. O padre abria a janelinha com uma chave que só ele tinha e tirava lá de dentro o cálice de vinho e o recipiente onde as hóstias ficavam, em ouro eu creio, porque brilhavam e era encantador. Aquele altar em mármore com toalhas em cambraia e as cadeiras em madeira onde o pároco e os coroinhas se sentavam no decorrer da celebração. Inesquecível. Olhei para a igreja agora e senti uma vontade enorme de chorar. Não queria nem ter visto como ela está para não correr o risco de esquecer como ela era. MUITO LINDA, a nossa Matriz. Não que ela esteja feia, não, nada disso, mas é que assim, do jeito como ela está, parece que subtrai um pouco de nós, parece que parte da minha infância foi junto com os tijolos e lajotas retiradas da nossa catedral. Sinto saudades. Espero que as minhas lembranças não se percam com o tempo...Tempo bom aquele, pena que não volta mais.

9 de março de 2010

Santa Luzia? CREEDO!!!

Crônica feita em homenagem à cidade Morena. Àqueles que são pessimistas e que odeiam quando falamos bem da nossa cidade! É pra vocês esse textinho.


Tudo bem tudo bem eu me rendo. Cansei de mentir e inventar e agora resolvi gritar. Sou de Santa Luzia, cidade do interior do Estado do Pará. Não moro mais no lugar mas meu pai ainda está por lá sabe Deus porquê. Além dele, minha mãe e alguns irmãos fincaram o pé naquela terrinha desgraçada e não saem de lá nem com reza. Povo besta este da minha família que insiste em morar numa cidadezinha de merda que não tem nada de atrativo. Lugarzinho miserável sem emprego, sem infra estrutura, sem nada. Cidadela miserável de gente pobre e desgraçada. Gente que não tem acesso à educação, ao estudo de qualidade e que se vende por uma migalha que seja. Povo analfabeto e sem mentalidade que troca o voto por um punhado de tijolo, areia e pedaços de madeira. Já tentei de tudo pra convencer o papai e a mamãe a saírem de lá. Aquilo não é lugar pra gente. Lugarejo sem as mínimas condições habitacionais. Ruas sem asfalto, vielas sem esgoto, escolas sem merendas, professores sem diplomas, gente burra que ensina outros milhares de burros mais ignorantes ainda. Como pode alguém sobreviver ali, meu Deus. Não tem feira, comércio, lazer, lanchonetes, a praça é uma imundice só, as danceterias não prestam, as panificadoras não têm o mínimo de condição higiênica , os restaurantes oferecem comida caseira imunda. É o fim do mundo! Já ouviram falar naquele ditado “lá onde o vento faz a curva”? Então, Santa Luzia é lá! Ainda bem que nasci em Capanema, Deus me livre ter nascido num lugar igual a este! Falta tudo nesta cidade, aliás não sei nem se devemos chamá-la assim. Falta água, luz elétrica, emprego e, além de tudo, a violência tomou conta da população que hoje, vive, numa constante agonia com o perigo, uma cidade tão pequena como esta e nós não podemos mais deixar a porta aberta, não podemos mais sair às ruas, não podemos mais ter uma televisão, uma DVD, uma bicicleta que os bandidos roubam a gente na maior cara de pau, e em plena luz do dia. É o cumulo!!! Só lá isso acontece! Nenhum lugar do mundo é pior que o 47. Terra de gente mesquinha, lugar de gente preguiçosa, casa de gente burra e ignorante, crianças feias e mal educadas, escolas sucateadas, ruas e praças nojentas. O prefeito é um ladrão e o povo é burro porque votou nele. Não, definitivamente não. Doido é quem mora lá. Tantos lugares melhores no Brasil: o Piauí, por exemplo, nossa, lugar perfeito; o sertão nordestino, para os que gostam de deserto; a floresta amazônica, um paraíso; Angra dos Reis, àqueles que adoram aventuras; o Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa - pelo menos lá não tem bandido né, gente. Ou aqui em Belém, terra dos direitos. Ainda bem que estou na capital e Santa Luzia mesmo só obrigada! Adoro Belém, aqui é diferente. 47 mesmo só amarrada, aliás, nem amarrada, mano! Estou fora. Eu hein. Aos ratos o esgoto! A mim, Belém que é, sem dúvida, um lugar tranquilo e bom pra se morar.

Santa Luzia – eu hein, santa mesmo só no nome, pois o lugar mesmo é um verdadeiro inferno! Deus me livre!

Estão vendo, né? Só mesmo este blog é capaz de agradar a Gregos e troianos, Deus e o Diabo!

Gostaram? Estou esperando elogios!

Céu ou inferno? Prefiro não arriscar!


Surtiu efeito a postagem que fiz no blog CORREIO LUZIENSE. Eu já sabia e já esperava o contra ataque. Pensei que fosse pior, mas até que o amigo se conteve, obrigada! Me chamou de professora e demonstrou respeito pela minha pessoa. Pena que não se identificou apesar de ter dito que eu é que não tenho personalidade.Pus o texto, coloquei meu nome abaixo, em maiúsculas, JOANA D’ARC VIEIRA, a JUNIA DO FELICIANO pra não deixar dúvida. Sou eu mesma. De cara limpa, dando e oferecendo a cara aos tapas. E aí, me acertaram. Sem problemas. Aos inteligentes a expressão:

Respondo-te, caro amigo, e escrevo este texto com toda a propriedade que me foi dada nas aulas de leitura e interpretação pelos mestres da universidade, quando nas aulas de resenha critica. Teu recado é este:

"É látimável e chega até ser hipócrita a dúbia personalidade da profª Joana Vieira. Ela quer agradar a gregos e troianos e fica com esse joguinho. Profª tome uma atitude e saia de cima do muro. Não dá para agradar Deus e o Diabo ao mesmo tempo. Qual é o problema, medo de se indispor com os poderosos da cidade? Quanta falta de personalidae, ainda mais se tratando de uma educadora? Vc não mora em Santa Luzia, talvez por isso o seu descinhecimento em relação aos desmando dessa administração. Profª não me venha com essa conversa fiada de que qualquer um pode comprar uma mansão em Belém, por favor não abuse da nossa inteligência. Se não quer se "queimar" com os Oliveiras e nem com o PT, por favor, fique calada que é mais sensato e mais bonito para vc. Mas não venha defender essa quadrilha que usurpou o poder e suga criminosamente os recursos municipais. Não a conheço pessoalmente, apenas a vejo, mas fica minha mensagem".

Desconsiderando os erros de português, mesmo sabendo que eles não partem da tua desatenção com a digitação, detenho-me ao conteúdo que tu escreves.

Começaremos com a palavra hipócrita que usas para enfatizar o teu descontentamento:

vejamos o que diz o dicionário:

Hipocrisia, do dicionário Houaiss é a característica do que é hipócrita; falsidade; dissimulação; ato ou efeito de fingir, de dissimular os verdadeiros sentimentos, intenções; fingimento, falsidade; caráter daquilo que carece de sinceridade.

Há algo entre o significado e o sentido do vocábulo que não compete com o que eu escrevi e essa característica dada a mim por você, caro amigo. Não agi com falsidade, expus o que eu pensei, meu nome está lá, o seu não contém no recadinho. Quem é hipócrita aqui? Leia mais uma vez o dicionário, não custa nada. Ler faz bem!

No que tange ao resto de sua postagem, vejamos:

“Ela quer agradar a gregos e troianos e fica com esse joguinho. Profª tome uma atitude e saia de cima do muro. Não dá para agradar Deus e o Diabo ao mesmo tempo. Qual é o problema, medo de se indispor com os poderosos da cidade?”

Creio que estamos com um problema sério aqui:

Observe as palavras que meu amigo, o internauta sem nome e nem documento, usa:

Gregos, troianos, Deus e Diabo. Palavras de sentidos opostos, adversativas, antítese, paradoxais. Um par de antônimos. Gregos em sentido oposto ao de troianos – inimigos, opositores. Deus, o inverso de Diabo. Queres com isso que eu acredite que há dois lados de fato na política da minha cidade. Onde um pertence ao bem e outro ao mal? E se eu estiver de um lado eu não posso estar de outro? "Você decide professora ou o bem ou o mal?"! Não amigo, as coisas não são bem assim! Então o PT é o inferno e, pelo que li, os Oliveiras são o céu? “Se não quer se "queimar" com os Oliveiras e nem com o PT, por favor, fique calada que é mais sensato e mais bonito para vc”.Palavras suas meu amigo! Diabo versus Deus. Nossa, quanta imaginação! Então eu não sei mais realmente o que é correto nesse mundo. Tivemos o governo Mico e estávamos no céu e aí estamos no governo Louro e fomos condenados ao inferno? Não meu amigo, não mesmo. Você não me convence!Vivo de longe, entre aspas, a administração petista, mas vivi de perto a era Mico. Ambos fizeram sim. Ambos tiveram falhas sim. Não existe essa de céu e inferno não. Nos dois casos vivemos o purgatório, é isso, o elo entre os dois lados. Nenhuma administração pode ser taxada de totalmente certo ou totalmente errado. Aprendi que generalizar é sempre um erro. Meça as suas palavras, não seja totalmente contra, nem totalmente a favor porque isso não é critica, é cegueira, dizia o doutor em linguística da UFPA. E é assim. Mesmo porque, em nenhum momento tu citas o povo. Cadê ele nas tuas considerações?Diga-me, de que lado ele está? Sim porque tu mostraste dois lados: um do Louro, o outro dos Oliveiras. Faltou alguém nessa história tu não achas? Então façamos assim. Tantos porcentos vão para o céu e outros tantos porcentos e mais 69 pessoas vão para o inferno. Bem feito! Fogo neles! Quem mandou não exercer o poder. Sim porque isso também ficou claro na tua postagem: “Qual é o problema, medo de se indispor com os poderosos da cidade?” Palavras tuas, amigo. Aos poderosos o céu ou o inferno, ao povo e não poderosos, o quê? Espero sinceramente, amigo, que tu sejas do poder. Aliás quem és tu? Qual o teu sobrenome? Fernades ou Oliveira. Pensa bem, pois se fores povo. Não tens lado. Estais como eu, no que tu chamas de ESTAR EM CIMA DO MURO!

Continuando, tu disseste: "Quanta falta de personalidae, ainda mais se tratando de uma educadora?". Define-se a personalidade como tudo aquilo que distingue um indivíduo de outros indivíduos, ou seja, o conjunto de características psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal e social. O termo deriva do grego persona, com significado de máscara, designava a "personagem" representada pelos atores teatrais no palco. Mais claramente, pode-se dizer que é a soma total de como o indivíduo interage e reage em relação aos demais. Não uso máscaras e minha foto o meu nome está no blog, tenho personalidade sim, leia o significado da palavra mais um avez, sem preguiça, vamos! E, olha, sou educadora também até mesmo pelo sentido mais amplo da palavra. Fora do dicionário ser educador é ensinar para o total, educar para sinalizar os rumos e diferenças. Jamais ensinaria a um aluno meu que existem dois lados e que ele teria que optar por um ou por outro. Nunca, Jamais. Ele tem que averiguar, medir, pensar e decidir. Não sou eu a responsável pelo pensamento dele, pelas atitudes dele. Isso está totalmente fora do meu papel. É isso que é ser educador. Veja: Educador, do latim, educatore, aquele que educa ou cuida, ensina, mostra e dar valores. Leia mais, amigo, internet também serve pra isso.

Continuemos:

"Profª não me venha com essa conversa fiada de que qualquer um pode comprar uma mansão em Belém, por favor não abuse da nossa inteligência. Se não quer se "queimar" com os Oliveiras e nem com o PT, por favor, fique calada que é mais sensato e mais bonito para vc. Mas não venha defender essa quadrilha que usurpou o poder e suga criminosamente os recursos municipais".

Sou professora, educadora, ganho bem porque trabalho muito, tenho um carro e nunca roubei os cofres públicos. Qualquer um que trabalhe e ganhe o seu salário pode comprar uma casa na capital sim. Foi o que escrevi. Não venha com afirmações que eu não fiz: Veja:

“Não esqueçam todos que o prefeito é assalariado também, e, por isso tem seu valor líquido mensal e, sendo assim, é capaz financeiramente de ter bens como todo e qualquer cidadão que trabalha e ganha seu dinheiro. Se um comerciante de Santa Luzia tem casarões e casas ou apartamentos na capital ou no interior, por que o prefeito da cidade não pode ter? Se uma pessoa autônoma tem casa própria por que o prefeito tem que morar de aluguel numa casa de dois cômodos e desconfortável?”.

Palavras minhas, meu amigo! E, enquanto a ficar calada que é melhor pra mim, nem pensar. Não estudei pra isso. Honro o meu esforço em prol do que acho que deve ser divulgado. Não pretendo me indispor com ninguém mesmo e não preciso. Não voto aí, não trabalho aí, mas olha, vivo aí sim. Sempre que posso. Às vezes quatro finais de semana por mês. Ainda este sábado estarei em Santa Luzia. Fale comigo. Mostre a sua cara. Passa lá em casa, me conheça. Converse comigo. Não estou deste nem daquele lado porque conheço a todos e não tenho medo do inferno e muito menos penso que vou para o céu!

Não falei e nem defendi a administração atual. Não distorça as minhas palavras.

“Tem muita coisa que eu acho errada também. Tem atitudes que eu não tolero mesmo, como por exemplo o transporte escolar sucateado, motoristas despreparados. Tem situações que eu critico mesmo, como a falta de um posto de saúde mais equipado e preparado para as ocorrências, a banalização da violência, o despreparo da polícia, a falta de incentivo às leis e à legalidade. Está pecando o governo petista neste ponto. ERRO CABAL. IRRESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA. Crianças sem creche, estudantes sem escola. Escolas sem infra estrutura. Não dá pra apoiar um negócio desses. Mas nem tudo. REPITO, nem tudo está perdido”.

Palavras minhas, meu amigo. Não leste o texto inteiro? Que coisa feia! Ganhei o respeito das pessoas que me lêem por recorrer às palavras e não aos palavrões. Portanto, amigo, obrigada por, de certa forma,ter me criticado de forma educada, com vocábulos inteligentes e, olha, muito obrigada por não me chamar de sapatão. Não gosto dessa palavra. Foste educado. Eu disse na postagem que criticas são bem vindas. Obrigada por ter me atendido. Se não fosse por ti eu não teria escrito este texto que agora o povo que lê o blog vai perder seu tempo lendo. Valeu!

Ao amigo Ednaldo...


Quem me enviou um recadinho foi o meu amigo Ednaldo Lucena. Ele postou algumas palavras e elogios no meu mural de recados e se sentiu intimidado em falar mais porque, segundo o próprio, quem lesse o escrito poderia achar que era pura babação. Estou postando o seu recadinho, amore, na integra que é pra declarar ao que me lêem o que acho e penso sobre a tua pessoa:

“PARABENS PELO BLOG,SEMPREI FUI TEU Fã.CONTINUA ASSIM FAZ O Q VC ACREDITA ,E FALAR DE TI VAO ACHAR Q TOU BABANDO,MAS EU TE ADORO MESMO,PARABENS POR HOJE 08.03”

Tiveste medo de falar, mas eu não tenho. Você me ama, amigo e eu sei disso desde muito tempo quando ainda éramos criança. Não se envergonhe de me dizer. Preciso ouvir porque verdadeiros amigos não privam o outro do amor que sentimos. Sei o motivo que te faz me privar das tuas palavras mas em nenhum momento deixei de acreditar na tua amizade. Pedras estão rolando e parece que alguém resolveu te pregar na cruz desta vez. É isso que dá, amigo, ser pessoa pública e ter vencido na vida. Li alguns comentários a teu respeito e te confesso que achei bem normal num momento em que as más línguas ateiam fogo no que primeiro aparecer. Jogos de interesses. Tu entendes bem como é isso porque, apesar de não ter cursado a universidade, aprendeste com a vida lições que nem eu consegui deglutir nestes anos todos. És um rapaz inteligente desde o tempo em que tua mãe enchia aquela vasilha de coxinhas e tu voltavas com ela vazia. Vender é convencer, amigo. És marqueteiro. Doar jogos de camisas, dinheiro e patrocínios dizem, é um jogo, uma troca de interesses que os que se sentem intelectuais acabaram de perceber - e somente agora, eu não entendo. Confesse a eles, amigo. É interesse mesmo. É troca sim. Por que não? Tu és um cara de personalidade e quando esteve comigo me confirmaste isso. Não sabes mas escutei de ti uma das coisas mais interessantes que alguém já me falou. Estive em visita a tua casa em Santa Luzia, te encontrei por lá, até tomamos uma cerveja e sei que lembras. Me falaste: “Um dia passei na rua e ouvi algumas pessoas me criticando, esse tal de Ednaldo mal cresceu no empresariado e já quer ser prefeito da cidade!”. Eu te ouvi dizer: “Vem cá, Júnia, quer dizer então que eu não posso querer ser prefeito do lugar onde eu nasci?” “Eu não posso sonhar em ser prefeito da cidade onde morei a minha vida praticamente toda?”. “Me criticam por eu querer ser prefeito do meu lugar?”. “Me responde, Júnia, eu não posso sonhar?”. Te ouvi estática.Você me paralisou, amigo. Engoli todas as palavras que a universidade me ensinou. Calei diante do teu anseio em ser. Em ter. Emudeci diante da tua vontade! Pensei. Claro que você pode. Quantas eleições tivemos em Santa Luzia e com nomes na chapa que nem do lugar são? Ora. Você pode sim, Ednaldo e te digo mais. Comentei o fato com o meu irmão Júnior, o médico da família, gente honesta e sensata, ouvi da boca do meu irmão mais ético, “E se ele for candidato, eu voto nele!Ele é meu amigo, conviveu comigo, faz parte da minha história”. Esse jogo de interesse que você faz e que é tão criticado hoje é normal e faz parte da tradição luziense. Foi esse povo acrítico que ensinou aos políticos que ser capaz de governar é dar migalhas, esmolas. O povo só acha bom se for assim. Por isso, amigo, as campanhas feitas no 47 são tão caras, mais caras, inclusive, que as de muitos políticos na capital. O discurso é nada diante dos favores e das pequenas quantias.
Todas as relações que mantemos meu amigo requer interesses. Na política não é diferente. Namorar é um jogo de interesse, você namora interessado em casar, mais tarde. A amizade é um jogo de interesse, somos amigos daquele que nos retribui com uma amizade sincera e favores pessoais. Teu interesse é legítimo.Teu sonho é possível. E tua vontade é admirável. Estou feliz por ti, havia dito anteriormente que Deus fez boa coisa te fazendo um homem de bens, pois eu sabia que tu nunca serias feliz sem ter vencido na vida. Quiseste muito, lutaste tanto e sofreste muito para isso também. Sempre foste um menino ambicioso quiseste mais do que a vida te ofereceu, foste atrás, correste rumo aos teu sonhos, venceste. És grande. Te amo! Meu amigo, meu irmão!

CONHEÇA UM LUGAR LINDO...SANTA LUZIA DO PARÁ!


Sobre os e-mails a mim enviados e que retomam a discussão sobre os pontos turísticos da nossa cidade, acho mesmo que continuamos com aquela velha ideia de dar valor apenas no que não é nosso. Quantos de nós não estivemos em Ourém ou Capitão Poço e ficamos boquiabertos com a beleza da Cachoeira Encanto da Sereia? Um lugar lindo, exclamamos. Fazemos fotos de todos os tipos do lugar e expomos orgulhosos que já estivemos por lá e postamos no blog, no Orkut, em sites de relacionamentos e afins como se aquela cachoeira fosse o melhor lugar do mundo. E a nossa? Quantos de nós divulgou a sua existência? Pois é, a gente tem que parar com esse negócio de elogiar o que é de fora em detrimento ao que é nosso por direito e natalidade!Defenda o que é seu! Ame o lugar onde você mora. Divulgue o nosso potencial, convide os visitantes a conhecer o seu lugar de perto. Ele tem tudo pra se apaixonar, afinal, o 47 é lindo, gente!

Estou postando as fotos pra confirmar o que eu vi nos passeios a nossa cachoeirinha: UMA DELÍCIA o lugar. TUDO DE BOM PONTO COM! Divulga, gente! O lugar é parte do nosso município e faz parte das nossas raízes!


Aqui, eu na Cachoeira de Capitão Poço, um lugar admirável e indescritível. Bonito de ver e perfeito pra um feriado ou final de semana!


Aqui, o meu amigo Jorginho na cachoeirinha do 47. Linda foto, lindo lugar. A foto mostra que a natureza também foi generosa conosco! Santa Luzia é um lugar bonito, basta que saibamos disto visitando e incentivando o turismo pelas bandas de lá!Observe que a nossa cachoeira não deixa em nada a desejar. É um lugar excepcional, divulgue-a ao mundo. Incentive o turismo na cidade. Valeu!

CACHOEIRINHA E RIO GUAMÁ: Onde é isso? Santa Luzia, pasmem!

Foi o amigo Reinaldo que me ofertou essas imagens como presente. Postei um texto sobre os pontos turísticos da cidade e informei que, infelizmente, não havia comigo um acervo de imagens que mostrassem aos leitores a beleza grandiosa que é o potencial turístico de Santa Luzia.

Inenarrável e ainda pouco explorado - é bom que se diga! Ainda faltam políticas que incentivem o lazer na Cidade Morena. Reclamei isso por aqui e estou esperando respostas positivas, vamos ver como ficamos!


Vazante do Rio Guamá em Santa Luzia do Pará. O Guamá é um rio localizado no nordeste do estado do Pará. É nesse rio que passa por aí pelo nosso município que costuma ocorrer o fenômeno da pororoca é ele também que dá à capital do estado uma das imagens mais tradicionais, pois é na sua margem direita que se situa o campus principal da Universidade Federal do Pará, à altura de Belém.Estão vendo só, Santa Luzia foi abençoada pela natureza. Só precisamos de um incentivo pra nos tornarmos um atrativo turístico.


Imagem da Cachoeirinha com destaque para a ponte que dá acesso ao outro lado do rio e por onde seguimos rumo ao Guamazão. A cachoeira é um dos lugares mais exóticos que conheço e poderia ser um pornto turístico impostante para o município se devidamente explorado.

8 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHERADA!!!!


E neste dia 08 de março - o Dia Internacional da Mulher - a comemoração luziense para a ala feminina da sociedade que convive na Cidade Morena, a organização da comemoração ao dia tão comentado e discutido, ficou por conta da AMOL [Associação de Mulheres Olímpia da Luz] que comemora esta segunda feira com uma programação de dar inveja até mesmo para o que está previsto aqui na capital. Teremos no 47, a alvorada tradicional, uma caminhada pelas ruas da cidade, missa na Igreja Matriz e um ciclo de palestras e debates que acontecerão no Salão Paroquial, segundo informa o amigo Rei no blog Santa Luzia on line.

Como o dia hoje é nosso e a organização é da AMOL...Nada mais justo que desejar um feliz oito de março com o sorriso inesquecível dessa luziense que foi e sempre será uma grande e excepcional mulher: A PROFESSORA OLIMPIA DA LUZ!

Que o sorriso desta guerreira possa iluminar os vossos olhos de esperança!

Parabéns mulheres luzienses!

CACHOEIRINHA DO 47... Um passeio sem igual!



A sugestão desta postagem de agora me foi enviada pela amiga Simone, filha do seu Manoel Pinto.A Simone esteve no 47 durante o carnaval e foi bater no Jacarequara que, segundo ela é um lugar lindo e inacreditável ali bem dentro do nosso município. Bom, eu não tenho ido ao lugar há algum tempo, mas sei que é lindo mesmo desde a época em que morava de fato em Santa Luzia e vez ou outra organizávamos um passeio pelas bandas de lá. O rio é exótico e o ambiente tipicamente ecológico tem peculiaridades impares. Fizemos muito aquele caminho pelo ramal da COSANPA até chegarmos ao Rio Guamá que é maravilhoso e indescritível. Eu realmente não tenho foto da margem daquele rio onde muita gente descansa e faz aquele rango com peixe assado e farinha de mandioca! Mas tem muita coisa bonita dentro do território de Santa Luzia e que muita gente desconhece, a CACHOEIRINHA é um ponto turístico de dar inveja a qualquer Capitão Poço e ainda tem pessoas que nunca estiveram por lá. A cachoeira fica perto da cidade e, creio eu que, a mais ou menos uns 10 quilômetros indo pelo ramal da COSANPA passando pelo terreno do Ozório, agora da Dona Vera. UMA MARAVILHA. TUDO DE BOM PONTO COM! Vele a pena conferir. Já tomei muito banho na cachoeirinha e indico o passeio pra qualquer um, pois sei que será aprovado! Pena que o ramal, em algumas épocas, fica intrafegável e o que deveria ser um tur ecológico, pode oferecer perigos e muito desconforto. Antes de tentar chegar lá, portanto, é bom que se informar sobre as condições do caminho pra não ter surpresas desagradáveis.

Repasso a vocês o recadinho a mim enviado pela Simone:

Poxa!!Fiquei emocionada!!Só você mesma!!Valeu! Vou mostra a mamãe!
Ei nem te contei!!(rasrasrasras) me perdi com o Moab e as crianças lá pra banda de um tal de jacarequara,já viste falar? Né que no 47 também passa o Rio Guamá!!(rasras) Muito louco,lindo. O rio fica no ramal da cosampa 17km, se você não conhece dá uma passadinha por lá, é lindo!

Fica por aqui então o apelo para que as autoridades priorizem os ramais que dão acesso às áreas de lazer de nossa cidade. O município tem um potencial turístico incalculável e podemos edificá-lo com ações de infra estrutura.

OBS: Nas imagens, a turma reunida para mais um passeio rumo à Cachoeirinha.Íamos de bicicleta numa aventura que sei, nenhum de nós, esquecemos!

O PASSADO É UMA PARADA!


E pra quem pensa que só as meninas eram fashion lá em santa Luzia, a foto já postada por mim confirmou que isso não é verdade não. Os meninos do 47 eram cheios de moda também. Vejam a imagem abaixo:

Nela o Dandam e o Alexandro, tinham um estilo pra lá de ousado e cheio de tendências. Eles eram adolescentes ainda, mas, desde cedo, entendiam de moda e, por isso, aderiram a moda do momento: o estilo Menudos!

Estão pensando o quê, que ser fashion é coisa só de mulheres?

KKKKKKKKKKKKKKK!!!Uma piada!

O PASSADO é REALMENTE uma PARADA! Aguardem que tem mais!

O PASSADO É UMA PARADA!

E, pra continuar com a nossa seção o PASSADO É UMA PARADA, vejamos o look numa visão dos pés, falaremos agora em calçados. O sapato antigamente era considerado a peça do vestuário que tinha a finalidade de proteger os pés, mas hoje em dia não existe só essa finalidade para eles. Alguns afirmam que existem pinturas paleolíticas em cavernas da França e Espanha sugerindo a existência de calçados já em 10.000 a.C. Contudo, há pesquisadores que afirmam que os sapatos foram criados na Mesopotâmia, onde atualmente encontra-se o Iraque, há mais de 3.200 anos. Eles só não fizeram uma pesquisa mais aprofundada lá pelos lados da BR 316, quando desde muito tempo a galera já inventava moda com os pés. Tudo bem que inventar, inventar é exagero, mas no catalogo da Avon ou da Hermes as opções eram diversas, porém a juventude luziense sabia exatamente qual a tendência do momento. Muitas vezes, devo dizer, os sapatos pedidos em catalogo vinham menor ou maior que os pés, mas não tinha problema não gente criativa sempre dava um jeitinho!

Os sapatos são a extensão e a complementação das roupas e alguns estudos afirmam que é o acessório que mais revela a personalidade de quem os usa. Por isso, desconsiderando a roupa, que faz parte obrigatória da dança SALUDOPÁ, na época em apresentação lá na quadra da escola Florentina, vejamos os sapatos das minhaa amigaa Hélia e Cassiana. Modelitos super fashions de dar inveja a qualquer estilista moderno...KKKKKKKKKKKKKKKK. UMA piada!


Cá pra nós hein, as meninas arrasaram no modelo do sapato. Plataforma universal, confeccionado em pano, com ilhós em prata e fivela de mesma cor. KKKKKKKK...Reconheço que o par usado pela Cassiana poderia até ter realmente vindo do catálogo da Hermes, mas a Hélia, metida do jeito que era, com certeza deve ter adquirido o seu par de relíquias lá no Imperador das Novidades, o bazar do Vavá, o lugar mais procurado pela elite luziense quando o assunto era sapatos.
KKKKKKKKKKKK! O passado realmente é uma parada!


E, olha, que as duas amigas, aí de cima, não acertaram só no calçado não, a franja no cabelo tem estilo contemporâneo e está super na moda hoje por todos os cantos do Brasil. Compare o franjão das meninas de Santa Luzia com a feita por Thaís Araújo. Parecidíssima. Chiquetérrimas! Né que ela arrasaram?

O PASSADO É UMA PARADA!

E, para este inverno meio louco, o complemente de look do momento são as meias. Longas e coloridas elas são a mais nova tendência do momento fashion do mundo da moda. A dica de acessório perfeita para a modernidade. Com o frio ou sem frio, elas caem bem com shorts, saias e afins. Mas, muitos dirão que ficará feio, o visual ficará pesado ou estranho. Que nada! Os fabricantes de meias estão investindo em peças modernas e atuais, para acompanhar as tendências da estação. Há muitas opções coloridas, confortáveis e também mais duráveis. Foi-se o tempo em que você usava uma meia fina uma vez e jogava fora, é o que diz um dos site’s de pesquisa em tendência e moda mais conhecidos. O que eles não sabiam, talvez, é que essa moda há muito tempo já fazia o maior sucesso lá pela bandas do 47. Vejam nas imagens:


A foto acima é do casamento da Denise, filha da professora Raimunda ramos, a deusa, minha irmã, era madrinha de sua amiga e ficou um escândalo nesse modelito estilo tubinho fashion com meias combinando em tom sobre tom. Demais a moda luziense!


Pra confirmar a moda nas ruas do 47 é só observar a Fia, filha do seu Bebé e hoje esposa do Edno, num modelo pra lá de ousado e modernos num sapato cano meio longo e meias finas combinando com o look. Super demais, a roupa transada da Fia. Parabéns, amiga, você desde muito cedo tem provado que tem bom gosto!

Márcio...aquele abraço!


Abraços fortes ao meu amigo Márcio Kesayuki, o Márcio japonês. Amigo de muitos que conviveram no 47 a mais ou menos uns 15 anos atrás. O Márcio era o nosso amigo rico, dono dos brinquedos extraordinários e cheios de tecnologia. Amigão de todos os que viveram na rua Magalhães Barata e da molecada que brincava por lá. O Márcio mora atualamente no Japão e entrou em contato comigo pelo Orkut. Estou com muita saudade dele e sinto muita falta daquela época em que brincar na rua era o nosso passatempo predileto.

Na foto, eu, a Eulália, o Nando, o Júnior, a Deusa e o Melque do seu Bebé rumo ao 60, onde papai tem um terreno. O Márcio era um garoto bonito e as meninas morriam de amor por ele que tem um lista muito grande de namoradinhas lá por Santa Luzia. Valeu, Márcio. Tudo de bom, amigo! Apareça mais vezes!

O PASSADO É UMA PARADA!



Aos que adoram o quadro O PASSADO É UMA PARADA aqui vai mais uma relíquia do quadro de memórias que marcou todos os que viveram na época em que a criançada se rendia aos shows da Xuxa luziense. Eu já havia postado essa recordação antes mas quando estive no 47 fiz questão de fazer uma vista à Vâni, a nossa xuxa luziense. Ela está casada, tem um filho lindo e vive muito bem obrigada como meu amigo Miguelzinho. Conversamos sobre aquela época e rimos muito relembrando os dias de show em que a Danceteria Beleza Pura ficava lotada para a apresentação da Xuxa e suas paquitas. A Vâni me disse que elas ganharam muito dinheiro naquele período e que as roupas eram feitas por altos custos e por isso não deu pra aproveitar a fama. Disse que o Elder era o empresário da turma e que eles fizeram muitas viagens inesquecíveis. Falou que não se parece com a xuxa, mas que curtiu muito o bom momento de sua carreira.

Valeu Vani, um forte abraço e olha, obrigada por ter garantido o sorriso em muitos olhares trites e pobres da nossa cidade!

Eu já convessei aqui que fui sua fã e fui mesmo, acredite!

7 de março de 2010

Celina...aquele abraço!


E vejam só quem eu encontrei lá na Praça de República neste domingo, é ela mesmo a minha amiga Celina, a irmã da minha outra amiga Cássia. A Celina morou durante anos no 47 e é gente da gente. Estava na Capital para um passeio com o seu namorado e me encontrou de bobeira por lá. Conversamos um bocado, matamos a saudade e ela me contou alguns detalhes de sua vida em Capanema onde ela e o resto da família estão morando atualamente.

Beijos grande, amiga! Tudo de bom pra ti, para os irmãos. Foi muito bem te rever.


Aproveitando antão pra deixar aqui também, um garnde beijo também pra Caciane, a Cássia e pro seu maridão, o meu amigo Bananinha, um amor de pessoa.

Açaí com galeto...almoço de todo pobre no domingo! Tô dentro, eu!


E, neste domingo, tivemos um almoço típico de todo pobre e paraense: AÇAÍ COM GALETO! KKKKK. Estávamos na praça quando decidimos almoçar. O domingo é sempre um dia péssimo pra sair ou ficar em casa. Almoço em família já é tradição mas eu queria mesmo um descanso, aí resolvemos aderir ao açaí com galetão da Duque. UMA DELÍCIA!!!!Tudo de bom ponto com!


A May se encarregou de comprar o líquido paraense e eu me ocupei a comprar o galeto. Foi bacana. Engraçado.


Aqui em casa, depois da mesa preparada, fizemos a maior farra. Comemos um galeto inteiro só nós duas. “Só nós duas uma pinóia", pulou a May, "Eu comi apenas duas coxas da galinha, o resto foi por sua conta, meu amor!”. KKKKKKK...Tá bom, eu confesso, eu exagerei!


OBS: a coca-cola, eu sei, não combina muito com a mesa, mas é por causa do calor. Belém está horrível de quente...aí você pode me dizer, mas todo mundo adora tomar coca cola no domingo. É, eu sei...mas não da original, meu bem. Essa aí é original porque eu não tomo “espoca bucho” do tipo Blek cola ou Schin cola, por exemplo. KKKKKK!!!!

Açaí no saco...todo pobre adora!



Fiz essas fotos em homenagem aos meus alunos do Guamá, Terra Firme, Cremação e aos moradores de santa Luzia do Pará. Sei que todos os que lerem esta postagem vão se enxergar nela. Açaí em casa de pobre é relíquia, ouro e, por isso, todo pobre que se preze, quando vai tirar o líquido do saco, ou põe o saco na boca pra chupar o que ficou lá dentro, ou põe o saquinho na torneira pra lavar e aumentar a quantidade do litro comprado.

O bom paraense é aquele que sabe fazer render o açaí!

KKKKKKKKKKKKKKK...Tá rindo do quê? Vai dizer que na tua casa não é assim? Tá bom!

Aeroporto internacional!






Estivemos também, no sábado à tarde, no aeroporto de Belém. Fui me despedir da minha amiga de infância, Ely, que esteve no Pará pra fazer-nos uma visita. Eu não consegui ver a Ely nos dias em que passou no nosso estado e aí, fui até o aeroporto pra dar aquele abraço e matar a saudade.

Aproveitei, claro, pra fazer umas fotinhas pro blog.