8 de maio de 2010

Parabéns, Parabéns, hoje é o seu dia, que dia mais feliz!!!


E hoje é o dia dos parabéns para o AGNALDO FILHO, o bebê do casal Agnaldo e Vitória. Ele é esse garotinho fofo aí da foto e está completando o seu primeiro aninho de vida hoje e eu estarei mais tarde lá na Barraca da Santa para comemorar junto dos amigos e familiares a data.

FELIZ ANIVERSÁRIO, fofura!!!

E amanhã, dia nove de maio é o dia de apagar as velinhas para a minha irmã Jamylle. A Janjam está em Santa Luzia e nós faremos aquela festança na casa da mamãe.Vai rolar uma churrascada por lá, sem dúvida!


PARABÉNS, Jamylle. A MANA TE AMA, VIU!!?

PARABÉNS às Mães luzienses!

A Deus os meus eternos agradecimentos de me ter feito mãe... Tenho a melhor filha do mundo. Nascida num momento difícil de minha vida mas que tem aproveitado junto de mim o melhor momento que eu já vivi!


OBRIGADA, Senhor!!!

FELIZ DIA DAS MÃES a todas as mães e mulheres que foram agraciadas pelo dom da vida e pelo dom único de gerar um filho.


Dona Mariazinha: minha homenagem e todo o meu a amor a essa baixinha linda que é pra nós a MELHOR MÃE DO MUNDO!!!

As minhas amigas e mães do ano, tudo de bom nesse dia que sem dúvida é sempre muito, muito emocionante!


Fia e a sua filhota Maria Eduarda. Minha homenagem a essa amiga que depois de tantos anos de tratamento, tantas frustrações e tanta luta, conseguiu engravidar e hoje passa, pela primeira vez, o segundo domingo com a sua filhota no colo.

PARABÉNS, Fia!PARABÉNS, Mâes Luzienses!

FELIZ DIA DAS MÃES, Mãe!!!


Estou indo ao 47 hoje para o festejo das mães e para o aniversário do filhinho da minha amiga Vitória. Não sei que horas chego por aí, mas vou chegar. Beijos a todos.

E PARA A MINHA MÃE, o melhor abraço por ter proporcionado a nós o prazer de termos ela por perto mais esse ano. TE AMO, MÃE!

7 de maio de 2010

BOA NOITE E BOM DIA A TODOS!!!!


E eu vou me despedir por hoje com essa imagem do José, o filhote do Júnior Leal. Copiei a imagem da página dele no orkut por que não resisti ao encanto desse molequinho que é uma fofura.

Que o sorriso do José traga paz e alegria aos corações dos amigos e leitores. No olhar e no sorriso dessa criança a nossa certeza de que dias melhores virão!!!!

PERDOA, JUNIOR! PERDOAR, FAZ BEM AO CORAÇÃO!

Estava sem tempo de entrar no blog hoje e quando entrei, levei um baita susto: não sei se houve algum mal entendido, uma interpretação fora do lugar, mas os meus amigos Junior Leal e a minha amiga Jailsa parece que se desentenderam por aqui. Fiz uma postagem sobre o Junior, brinquei com o foto de ele ter sido uma peste na adolescência e a Jailsa, acho, acho não brincando, fez um comentário, que eu creio foi mal interpretado por ele. Estou transcrevendo para que não restem dúvidas:


JAILSA:“Júnia,que saudades você me fez sentir daquela unha com farinha da tia Lídia,e o tacacá com caranquejo que uma vez ela inventou,nunca vi em outro lugar,Por isso que não consigo mais ficar um dia se quer sem visitar o blog,ontem estava me sentindo mal por causa de uma gripe não tive condições de ligar o computador,mais hoje estou aqui mesmo de agasalho e meias,jamais conseguiria dormir sem essas novidades.Nossa o Júnior continua com a mesma cara eu também não gostava muito dele era uma peste.kKK”

JUNIOR:“Legal, Junia não escrevi nada antes por total falta de tempo...obrigado pela singela homenagem. E como aqui é um espaço democrático..qual garoto na flor da idade não foi capeta? Fui não nego, não tenho vergonha do meu passado...Você, o Junior e alguns próximos sempre gostei d e verdade e guardo com carinhos as recordações vividas...Agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de ter sido criado tão próximo a vocês e ser seu amigo...

Agora você é foda (rsss).Lembra d e cada coisa!!Nem me lembrava mas do episódio do refrigerante kkkkkk...devo ter feito de propósito eu sei kkkk...Agora minha amiga quem pula de para-quedas na sua homenagem pra desabafar que não gostava de mim...e problema único e exclusivo dessa pessoa. Sempre fui feliz independentemente do que ela pense ou faça hoje. Mais ainda, um forte abraço pra você e toda sua família. Do seu velho amigo Junior...”

Eu ia me pronunciar sobre a postagem do Junior, mas antes que eu assim o fizesse a própria Jailsa entrou nesta página e postou o seguinte comentário:

“Júnia peço licença para pedir desculpas através seu blog,apesar de saber não foi criado para isso.Junior venho humildemente pedir-lhe desculpas pelo meu comentário eu estava apenas brincando não sabia que iria ofende-lo.Foi apenas uma brincadeira pela pessoa brincalhona que você sempre foi,me desculpe de coração pois não foi esta a minha intenção.Este blog tem nos divertido muito com lembranças da infância e espero continuar sorrindo.Se poder me desculpar, muito obrigado!tudo de bom,seja feliz!”

O que eu posso dizer de tudo isso é que, pelo que vi no álbum do Junior Leal, hoje ele é um homem que cresceu em todos os aspectos. É feliz pela família que construiu e é um excelente pai. Não disse isso na postagem anterior porque eu queria esperar um momento mais apropriado para dizer da minha sensação ao vê-lo no Orkut. Me emocionou o trato que ele tem com o seu filhinho, me fez feliz ter visto o orgulho que ele tem em mostrar a sua esposa, me causou um bem danado ter visto a sua casa, a sua cara, o seu sorriso.É uma boa pessoa. SEMPRE foi.

Falei do seu lado meio atentado porque é o que me causa risos quando penso nele. Mas muitas vezes, fui a sua casa e via ele fazendo pastel frito com recheio de queijo e sentia vontade de comer um. Ele me oferecia e nunca me cobrava - nem a mim, nem ao Junior, meu irmão. Ele foi criado ali bem pertinho da gente, foi amigo, companheiro e irmão também, acho mesmo que era impossível a gente não se envolver com ele. Eu ficava na taberna do papai e ele era, muitas vezes a minha única companhia. Tenho boas e eternas lembranças. Guardo esse amigo na memória das boas recordações e FIQUEI EMOCIONADA AO VÊ-LO GRANDE! Fiquei!MESMO E MUITO!

Abri a página do meu Orkut e vi o recadinho dele, quase tive um troço. Ele está no Japão e lembrou de mim. Ele vive do outro lado do mundo e entra aqui pra ler o que eu escrevo. É meu amigo. Eu o admiro. Sei do seu caráter e confio que ele vai perdoar a Jailsa pelo mal entendido, mesmo porque a Jailsa também cresceu, é uma menina de bom caráter e boa índole. Excelente mãe, excelente mulher, excelente esposa. Vão fazer as pazes porque aquele negócio de ficar com raiva ou intrigado, não cabe mais a nós que, depois de tantas surras, aprendemos o real valor da vida!

A Jailsa foi humilde, corajosa e fez o que muita gente não teria coragem de fazer, se expôs e pediu desculpas. PERDOA, JUNIOR! PERDOAR, FAZ BEM AO CORAÇÃO! Foi bom te ver, amigo. Bom te ter por aqui!!!

E se eu não disse antes, vou dizer agora: TE AMO, OBRIGADA POR FAZER PARTE DA MINHA HISTÓRIA!

HANGAR: Feirão da Casa Própria.


E nós estivemos hoje, eu e a Karen, lá no Hangar, o Centro de Convenções da Amazônia, para visitar o Feirão da Casa Própria que começou nesta sexta em Belém. O Feirão da Casa Própria é promovido pela Caixa Econômica Federal oferece facilidades para a realização do sonho de todo o brasileiro, o imóvel certificado.

Ao todo, serão oferecidos 20 mil imóveis, segundo a Caixa. Destes, 12 mil fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida. Na capital paraense, a feira vai até domingo, no Hangar, aí na Doutor Freitas.

Até 13 de junho, o Feirão vai passar por outras 12 cidades. Em todo o país, serão oferecidos 450 mil imóveis novos, usados ou na planta.

Eu nunca havia visitado uma feira como esta mas fiquei surpresa com a quantidade de pessoas que compareceram ao evento.O hangar que é um lugar imenso, estava lotado de possíveis compradores. IMPRESSIONANTE!!!

E olha quem eu encontrei por lá, a promotora de vendas mais linda do Brasil:


Quanto custa a vendedora? Eu perguntei! Se estiver a venda, eu levo, pode embrulhar!!! (KKKK).


A May é promotora de vendas e está trabalhando no evento o fim de semana todo e eu fui até lá buscá-la. Fui ao Hangar atrás dela,mesmo porque, a minha casa já é própria, graças a Deus!!!


A Karen ganhou um bocado de presentes e saiu de lá toda besta. Essa minha filha é mesmo uma piada!


LINDA...Coisa fofa da mamãe!!!

FICHAS SUJAS...


Não acontece todo dia. Um projeto de lei nascido na opinião pública passou em primeira votação pelo plenário da Câmara. Tem muito chão pela frente antes de se transformar em lei — mas dá para torcer. Trata-se do Projeto Ficha Limpa, que aportou no Congresso graças a uma iniciativa de juízes, juristas e eleitores em geral, reunidos no Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) com objetivo simples: impedir que cidadãos condenados por ações criminosas escapem da cadeia graças a um mandato legislativo. E à relutância de considerável parte do Legislativo a conceder licença para que seus membros acabem na cadeia.

O projeto ainda tem muita estrada pela frente, antes mesmo de ser repassado ao Senado. Se sobreviver com seus objetivos razoavelmente preservados e for sancionado pelo Executivo, é certo que será contestado nos tribunais. Costuma acontecer com leis que prejudicam interesses de gente com dinheiro. É uma expressão feliz, que expressa o pensamento de muita gente: além da posição dos juízes e promotores, o Ficha Limpa coletou a assinatura de quase quatro milhões de eleitores. Pessoal de Brasília, cuidado: é eleitor que não acaba mais.

Texto publicado no Globo de hoje pelo cronista LUIZ GARCIA . O que o autor diz remete o que eu sei e penso sobre a Campanha FICHA LIMPA, da qual eu me fiz madrinha no Estado do Pará. Estou feliz com o resultado dado pela Câmara e confio naquele que será dado pelo Senado. Só estou triste porque sei que destes quase quatro milhões de assinaturas, a capital que menos colaborou com o projeto foi a nossa, Belém do Pará.

6 de maio de 2010

Somos o melhor de tudo o que se pode construir ali!


Estive pensando no recadinho que recebi ontem no mural deste blog, a pessoa que me escreveu foi muito feliz quando disse “Espero que as pessoas vejam mais esse encanto que é Santa Luzia do Pará, pois não se trata da cidade em si, mas das pessoas que vivem lá e das amizades construídas". É assim que o meu coração pensa. O 47 não é só uma cidade que, como qualquer outra, tem suas mazelas, seus problemas, suas desilusões. Não porque, desde que eu sou pequena, esse lugar não era uma cidade maravilhosa pelo shoppings que possuía porque nunca tivemos shopping’s, eu não amava a minha cidade por causa dos grandes balneários ou clubes porque tudo sempre foi muito miúdo ali, só tínhamos a pracinha e a igreja e nem por isso fomos infelizes. O bom de Santa Luzia é o povo, a nossa turma, gente que se sentia bem nos mínimos detalhes, sentados no encostos dos banquinhos de mármores, jogados ao sol quente na grama de puro capim. Pessoas que eram felizes só em tomar o suco de coco do seu Feliciano, como disse o Fábio. Amigos que se divertiam ao redor do carrinho de tacacá da tia Lídia - éramos felizes comendo as unhas de massa feita com farinha e o recheio de farofa de camarão. Sabíamos o que era a felicidade nas conversas e encarnações sentados em grupo na calçada do Skina’s Bar. Ir de bicicleta nos ramais em busca de aventuras era uma alegria. Chegar à Florentina e assistir as aulas, colar em dia de prova, comer sopinha de letrinhas coloridas nos pratos de plástico azul com aquela colher horrível, fazia da gente pessoas diferentes.

O melhor dessa cidade somos nós. Toda a beleza deste lugar está muito mais nas pessoas do que no calçadão recém construído. O que há de bom nesse quilômetro entre ladeiras é a galera que mora lá, gente inesquecível que fez e faz história, que sente e deixa saudade. Por isso que, ontem, quando visitei o blog do Reinaldo e li a notícia da morte do Missião me doeu muito mais do que ter visto as fotos do Estádio que nunca foi concluído. Saber que ele morreu me feriu profundamente o peito. Muito mais profundamente do que saber de qualquer obra inacabada. Mas ele era só um bêbado?, muitos podem dizer. Não. Ele definitivamente não era apenas mais um na sarjeta, o Missião era muito mais que um indigente jogado à sorte e a mercê das esmolas. Ele era o nosso Missião. Ninguém ali naquela cidade foi capaz de olhar pra ele com pena de sua condição social porque ele foi bêbado, mas foi um piadista de primeira também, foi um alcoólatra mas foi o nosso contador de historia preferido, foi enjoado, mas quem de nós vai esquecer do dia que encontrou com ele e ele, sobre o afeito da cachaça, de cócoras fez a gente morrer de rir? QUEM É CAPAZ DE APAGAR DA MENTE ESSA IMAGEM? Ninguém. Nenhum de nós que viveu ou vive ali é insensível o suficiente pra não sofrer com a perda dele. Sofremos, sentimos porque ele é luziense e o melhor de nós é ser também parte dessa cidade.

Somos o melhor de tudo o que se pode construir ali. Somos maiores que qualquer fato consumado ou obra construída. Por isso os políticos brigam por nós, por isso o poder que nós temos é que muda o rumo da vida deles. SOMOS OS MAIORAIS. Vi isso no Santa Luzia Coutry, a galera feliz naquele lugar, amigos nos reencontros, piadas e abraços bem dados, bem feitos. Ali ao arredores do Mercadão antigo, uma obra faraônica que gerou e gera críticas e duvidas, ofensas e processos. Quem se importou com ele? Quem parou a conversa pra lembrar que o Mercado está inacabado? Ninguém. Nenhum de nós porque nos bastamos com a nossa presença. Sabemos o nosso valor. Nós é que somos o orgulho dessa nação de gente humilde, honesta.E sabemos disso!

E no enterro do Missião, muita gente chorou. E se aquele prédio do Mercadão inteiro desabar, ninguém talvez,sequer perceba!

VAIS FAZER FALTA, MESSIAS...PODES TER CERTEZA!!!

5 de maio de 2010

O PASSADO É UMA PARADA!

Passando por aqui também para postar uma foto para o quadro “O PASSADO É UMA PARADA” que é um DELÍRIO SÓ. Depois da foto do Bivá que deixou muitas mulheres sem fôlego, chegou a vez do nosso amigo, professor e gostosão LEIVINHO: UM DOS JOVENS MAIS DESEJADO e COMENTADO pela mulherada solteira do 47. O Leivinho não é do meu tempo, mas causou suspiros e ideias mirabolantes nas minhas irmãs todas. Quem nunca foi a uma partida de vôlei na quadra da Florentina nas antigas ligas intermunicipais e se viu aperreada com as belas pernas desse menino? TUDO DE BOM PONTO COM!!!!
UM GATO, UM ARRASO, UMA DELÍCIA!!!!!


“Aquelas pernas, aquela boca, aquela bunda...abana, Senhor, abana!!!! (KKKKK)
Mas, apesar de ser, indiscutivelmente um pão doce cobertura de doce de goiabada, o Leivinho, não foi o maior pegador da cidade, não. Ele sempre foi um rapaz assim meio tímido e já bem cedo foi fisgado pelo cupido do amor contratado pela sua então esposa, da qual muitas meninas despeitadas morriam de inveja!!!!

Pensando nisso e depois de discutir muito com alguns amigos, vamos fazer, aqui neste blog a primeira ENQUETE desta página que graças a Deus já é um sucesso!!!


Queremos saber, em sua opinião quem foi o MAIOR PEGADOR DA HISTÓRIA DE SANTA LUZIA. Temos muitos nomes na lista feita no dia do aniversário do Nando quando eu e um grupo de amigos discutíamos o assunto, mas escolhemos aquele que foi o maioral, o pegador comentado, o garanhão certificado, UM LIGADOR!!!!(KKKK)

E na corrida ao título de MAIOR PEGADOR temos:

O Nando, um pegador estilo namorador exemplar...

O Beto que na juventude era de dar inveja a qualquer um...

O Ricardo que era e ainda é um pecado em pessoa...

O Robson Feitosa, sem comentários...

O Judson que é o pegador mais invejável da modernidade...

Vote e participe dessa enquete que vai dá o que falar!!!

Meu blog não é nenhuma arena onde, parece, lidamos com bichos, animais.

"Boa noite, Junia,estou a mais de duas horas lendo teu blog,fico em estado de graça toda vez que leio tudo que você escreve sobre Santa Luzia, fico triste lendo alguns recados mais é natural, amamos nossa terrinha e só queremos ouvir falar bem dela, pura ilusão mas tudo bem. Parabéns pelo seu sucesso e,sempre nos encheremos de orgulho não só por você, mais por toda sua família (eita família abençoada). Bjos!!! Ah,saudades mesmo eu sinto daquele refresco de coco com um pão doce que Sr. Feliciano vendia, era sagrado depois de cortarmos o cabelo no Gildo irmos para lá!!!!!"

Estou postando o comentário do colega Fábio porque a impressão que ele teve é a mesma que a minha. Não sei se vocês estão me entendendo, mas eu estou me sentindo como um pintor que escolheu e comprou a melhor tinta para com capricho fazer a pintura de sua casa e logo em seguida, ao chagar no seu lar doce lar novinho, percebeu que as paredes e muros foram pichadas. UMA DECEPÇÃO!!! Entrei no blog e percebi que é isso o que está acontecendo. É como se eu estivesse tendo o maior cuidado do mundo com ele e percebesse que as pessoas estivessem avacalhando com todo o meu trato. ESTOU DECEPCIONADA! Tenho um outro blog pessoal e isso não acontece lá, as pessoas têm respeito pelo meu trabalho. Claro que são blogs de assuntos diferentes, mas eu, sinceramente, desejo e peço a todos que por aqui passarem que tenham um pouco mais de trato com essa página. Ela não é nenhum ringue onde lutadores disputam um cinturão de ouro. Ela não é nenhuma arena onde, parece, lidamos com bichos ou animais. Ela não é nenhum campo de futebol onde a turma xinga o juíz e a sua mãe. Ela não é nenhum palanque onde os políticos mandam ver nas ofensas aos seus opositores.

Passem por aqui com educação. Sei que o povo de minha cidade é melhor do que tudo isso que ando vendo. Não estamos satisfeitos? Então organizemos uma forma de atingir e exigir os nossos direitos. Nossos direitos estão sendo extintos? Então vamos discutir de forma crítica e educada sobre o assunto. Sei que somos mais. Sei que por mais que as divergências políticas sejam explícitas, elas não são maiores que o bom senso e o nosso direito de respeito ao próximo!

Tenho recebido mensagens de colegas que me indicaram a moderação dos recados, muitos pedem para que eu só mostre o que for de minha escolha, mas eu não acho isso justo. O blog é da cidade, as pessoas têm o direito de vir aqui e falar, e discutir, e se proteger, e reclamar. Estou dando aos leitores, independente da raça, do partido, do nível de amizade, a chance de expressão e não quero retirar dos que me lêem a liberdade que é de direito a todo e qualquer cidadão.

NÃO VOU FAZER MODERAÇÕES POR ACHAR QUE CALAR É INJUSTO E CRUEL, MAS NÃO ME FORCEM A ACEITAR QUE A CIDADE, A POPULAÇÂO DE SANTA LUZIA, É ESSA BAIXARIA TODA! Vou deixar do jeito que está e conto com a colaboração de todos.

OBRIGADA!

"ENTRE ASPAS"

E sobre o PREFEITO LOURO , eu não vou falar mal dele. Não tenho motivos sólidos para fazer isso. Reclamações que possam ser comprovadas, serão postadas, mas estou farta desse disse e me disse. NÃO ENXERGO O LOURO COMO UM BANDIDO. NÃO MESMO! Posso até me decepcionar mas não consigo vê-lo como uma pessoa da pior espécie! Essa opinião não me entra no coração...

E sobre o CARRÃO do GEDSON eu nem sei se ele realmente existe, mas se ele está rodando por ai, EU TAMBÉM NÃO TOQUEI E NEM VOU TOCAR NO ASSUNTO! O GEDSON é meu amigo e não só por isso, é casado com uma de minhas melhores amigas, a Aila, pessoa que eu amo e respeito. SE ELE É LADRÃO vou deixar para a polícia o dever de investigar. Fui a casa dos dois e, sinceramente, não vi nada de espetacular ali. Conversei com eles e vi a rotina do casal que, sem dúvida, está vivendo melhor, mas não é nenhuma vida, digna de UM BANDIDO ou UM LADRÃO de primeira. NÃO MESMO!!!

QUANTO ao CARRÃO DO EDSON MARTINS, eu também já dei o meu ponto final. Verifiquei o preço e percebi que com o que ganha dá sim para pagar as parcelas.

QUANTO ao DEPUTADO ADAMOR AIRES ele é sim o meu candidato, doa a quem doer. E se andam dizendo que eu puxo o saco, sem problemas - pelo menos é um saquinho admirável e inteligente!

QUANTO à VEREADORA LÚCIA MACHADO, ela é a pessoa na qual eu me espelho. ÉTICA, HONESTA e FIEL aos seus IDEAIS...PARABÉNS, LÚCIA!

QUANTO ao VEREADOR TIÃO, eu não o conhecia, nunca o vi de perto e nunca conversamos pessoalmente, mas EU O ADMIRO SIM, porque nas vezes que escreveu a este blog se mostrou educado, firme e inteligente. É UM HOMEM QUE MERECE O MEU CARINHO!

QUANTO à SUSANA, deixem-na em paz eu postei o que achei que devia e ADMIRO A SUA PERSONALIDADE em dizer e criticar às claras. AINDA TE ADORO, AMIGA e não ESTOU RESSENTIDA. OBRIGADA e PARABÉNS MAIS UMA VEZ!!!

QUANTO a foto dos MENDIGOS da EDUCAÇÃO postei num momento em que eu achei conveniente. NÃO FOI PARA OFENDER, FOI PARA RESGATAR A MEMÓRIA!!!

QUANTO ao MICO, dê as caras ex-prefeito, gostaria muito de conversar e entrevistar você. Nunca conversamos e nunca nos encontramos, marque a data, diga como. SERIA UMA HONRA! VOU ESPERAR!!!

QUANTO ao meu VOTO ele é INDIVIDUAL e INTRANSFERÍVEL, voto em quem eu quiser, o direito foi dado a mim e a todos que possuem o título por isso: VOTEI NA ANA JÚLIA e me arrependi e não voto mais. NÃO VOTEI NO LOURO NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES, porque APOIAMOS O MICO, mas votei nele a minha vida toda e não estou ARREPENDIDA. VOTEI NO ADAMOR AIRES e não ESTOU DECEPCIONADA, tanto que vou votar de novo!E para prefeito, como o LOURO não poderá mais ser candidato, se FOR O EDNO meu VOTO é DELE, se FOR o EDINALDO, eu nem PENSO DUAS VEZES, é ele na cabeça, SE FOR O MICO, depois da entrevista que faremos, quem sabe... SE FOREM OS TRÊS JUNTOS...aí, eles facilitam pra gente! (KKKKK)

ASSUNTO ENCERRADO!!! EN-CER-RA-DO! E-N-C-E-R-R-A-D-O!!!!

PARABÉNS, IRENE!

E Hoje é o dia da Irene, esposa do Adamor Aires é o que eu leio na página de recados do Santa Luzia On Line...Sem muitos comentários senão sai briga: PARABÉNS, IRENE! Deus abençoe. Não a conheço direito, mas ouvi do deputado coisas lindas ao seu respeito.

Pela humildade, pela lição democrática que nos ensinaste aquele dia dentro do carro e pelo sorriso que nos ofereceste no dia que a encontramos no Boulevard é que te retribuo com votos de felicidades.

FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

JÚNIOR LEAL, aquele abraço!

Já ia dormir mas não posso fazer isso sem postar esse último texto. Estava querendo sair da internet mas fui ao Orkut e li o recadinho do Junior Leal, meu amigo e agora leitor. Eu fiquei curiosa com o que ele escreveu na minha página de recados e fui verificar como ele tem passado nesta vida lá do outro lado do mundo.


Júnior versão paizão - as fotos mais lindas que retratam o amor, o carinho e o cuidado com o seu filhote, o José.

O Junior era uma figura quando morava no 47. Um cara atentado e sacana que encarnava com todo mundo. Um rapaz alegre e que não sabia perder - por isso caía no soco com a galera e sempre voltava pra casa chorando (KKKK). Eu trabalhava por ali por perto da sua casa, na taberna do papai e sempre que ele podia ou tinha tempo ia pra lá tirar graça comigo “Mas tu é muito feia, Junia, toma jeito!” (KKKK). PODRE!!!

Eu tinha raiva dele por causa da encarnação, mas tem uma coisa que eu jamais esqueci – nem eu nem o Junior meu irmão. Um dia estávamos na lanchonete do papai e tiramos do prosdócimo uma mirinda (MIRINDA – KKKK) pra tomarmos. O Junior da Judeni chegou por lá dizendo: “Pega uma dessa aí pra mim!”.”Não tem mais não, só tinha essa!”, falamos. Ele pediu um gole na boca da garrafa, aquela boquinha enferrujada da ficha que usávamos pra fazer “currupiu” (KKKKKK- CURRUPIU!). Botou a garrafinha na boca e mandou um ARROTÃO no gargalo da garrafa...Nós olhamos pro fundo amarelado do refrigerante e vimos que havia um montão de cheiro-verde lá embaixo (KKKKKK) PODRE!!!! Ele fez de propósito só pra frescar com a gente!!! O meu irmão Junior toda vez que conta isso falta morrer de rir.

MUITO BOM TE REENCONTRAR, JUNIOR! O tempo passa mas a gente não te esquece, cara. Sentimos saudades.


Junior e sua família - o orgulho do amigo estampado na página do seu orkut

Leiam só o recado da figura:

“Junia, meu pc ta ruim pra enviar e-mail com foto mas acessa meu orkut e escolhe algo legal das fotos e pega ai ta em aberto não te espantas ao abrir o álbum tou a mesma coisa mas agora com esposa e filho na bagagem. Forte abraço! Rssss”

MEU PC TA LENTO? Porra, Júnior, se aí no Japão o PC é lento imagina como não andam as coisas aqui no Brasil, mano! (KKKK). Sacanagem!


Entrei na página do Orkut e não fiquei assustada não, pelo contrário, fiquei feliz, observei a tua mudança pelo nome que adotaste no perfil: AMO DE MONTÃO A MINHA FAMÍLIA! Está lá tudo tão exposto. A tua vida, o teu amor, o teu lindo filhote, a tua casa, os teus pertences.


Cresceste e isso faz parte. Amar, ser pai, cuidar dos filhos e ter uma família faz parte e tu te mostras feliz com tudo o que conquistaste. Dá pra ver nas fotos.
EMOCIONANTE! Teu perfil:

Quem eu sou: “O homem mais feliz do mundo...amo minha família...esposa e filho...obrigado, meu Deus!”, foi o que tu escreveste. Parabéns. Bom TE VER! Não mudaste nada! Estás até mais bonito (KKKK).

Jhennyffer? Jenifer? Jhennyffer? Jennyffer? Jhenyfer?

Não tivemos postagens novas hoje porque o meu tempo foi corrido no trabalho. Tenho me desdobrado em mil para conseguir atualizar a página do Santa Luzia Ponto Com - hoje então foi um terror. Até me desculpei por possíveis erros de português que poderiam aparecer pela postagem da manhã porque eu fiz o texto no not book e odeio digitar naquele teclado horroroso configurado em inglês. Cheguei em casa agora e dei uma relida nos textos, apenas para fazer as correções já que não há tempo e nem disposição para escrever nada nesses minutos que me faltam. Até que não ficou assim tão ruim não. Ficou bom, poucos desvios e alguns imperceptíveis, mas...COMO NEM TUDO É PERFEITO, novamente eu ERREI a escrita dos nomes dos meus antigos alunos. EU SOU PODRE NISSO!!!! NUNCA ACERTO!

Dia desses errei o nome da Attamides, mas vejamos só o nome que a mãe deu para essa menina, cheio de consoantes duplas, coisa que só usamos no alemão. Na primeira postagem que escrevi sobre a Conchetta, eu não acertei uma letra.... Mas olhem aí como se escreve? A gente tem que recorrer à certidão para acertar! Fiz a postagem sobre a Susana e tive que corrigir porque era SUSANA com “S” e não com “Z”. Fui escrever Graça Sousa e fiquei em dúvida se era com “S” ou “Z” também...UMA CONFUSÃO DANADA! HORRÍVEL!!! E hoje, mesmo com a pressa do trabalho, o texto ficou lindo, mas os nomes dos meus ex-alunos, a segunda geração de Oliveiras, ficou podre!!! Eu errei em efeito dominó (KKKK): Ahrnon , Rhamon, Fernanda e Jaiane da Josy...Agora vamos combinar, é muito H pra pouco nome. Eu sinceramente, desisto dos nomes vou recorrer aos apelidos. Mitinho, Bebê, Nanda, Ja, Manda é o jeito. PODRE!!! (KKKK)Essa tia. Dia desses até encarnei com a Aila que sabe de có e salteado a escrita do nome dos seus aluninhos. Eu, sinceramente, sou podre, por isso acho legal, Adamor, Reinaldo, Joana, Junia, Márcio, Jorge, Cassiana....É tão simples...nome de pobre é simples. Poucas letras, pouco enfeite...Disse dia desses que eu queria postar um textinho sobre a filha da Luciete, a professora, ela também já foi minha aluna e eu a amo, mas como escrever o seu nome?

Jhennyffer? Jenifer? Jhennyffer? Jennyffer? Jhenyfer? Não sei. NÃO SEI MESMO. E nem a nova regra ortográfica vai me ajudar porque, segundo o acordo ortográfico, entre todas as regras expostas na nova gramática, em nada muda a grafia dos substantivos próprios, o certificado, a certidão só pode mudar pelas vias da lei. ESTOU FERRADA!!!

E por falar nisso, já perceberam que eu só chamo a filhinha da Thaisa de Ana Lu? Pois é, é que eu não sei se o Luiza dela é com “S” ou “Z”...UM PROBLEMÃO! Por isso prefiro os nomes de antigamente: Antônia, Maria, José, Raimunda, Iracema...Feios, mas bem menos complicados! (KKKKK).

Como o assunto é o nosso nome, sabiam que o meu nome não é um nome? Joana d’arc era uma região francesa. Joana é próprio, mas d’arc era um lugar remoto na França. Como quem diz, Maria do 18, João do Caeté, Joana d’arc, por isso o apóstrofo e o “d” em minúscula. Interessante, né? Pois é mamãe com certeza não sabia. Se soubesse colocaria, Joana d’ 47, ou então Joana d’santa Luzia (KKKKKK).

Então, vamos combinar que se eu errar a escrita dos nomes em algum momento, mereço perdão, porque o negócio por aqui tá complicado!!!

E sobre FRANELINHA, conto mais tarde! MUITO ENGRAÇADO!!!

4 de maio de 2010

Louvado seja o seu santo nome...

E como o assunto é NOME. Vou repassar para os que não leram o meu livro “Maria de Moura, a mulher que passou do céu” uma de suas páginas que fala exatamente sobre isso. Espero que gostem:

Mamãe sempre foi assim: Católica Apostólica Romana. Chova canivete ela não perdia uma missa. Engraçado que ela estava em todas: Missa das crianças, do idoso, dos jovens...não interessava o tema. Importante que era missa. Lembro que, quando o sino da igreja tocava, ela já estava no quarto penteando os cabelos e escolhendo o terço. Às vezes era engraçado que a entonação do sino era só para indicar as horas mas ela não perdia o embalo e saía porta a fora dizendo: “Não se deve ter hora pra rezar. É obrigação do cristão rogar a Deus sempre!”. Nós ficávamos sem saber o que fazer porque ela não deixava a gente mexer nas panelas e só comíamos quando ela retornava da igreja. Mamãe era uma beata assídua. Dona Maria é tão fanática pela igreja que escolheu da Bíblia todos os nossos nomes. Todos, claro, em homenagem a algum Santo. Veja só, por exemplo o meu nome: Joana D’arc Soares Vieira. Honra e glória à santa de nome igual. Coitada da mamãe se soubesse o que eu faço por aí...no mínimo me chamaria de Maria Madalena. Lá em casa tem de tudo: Santo Antônio, São Francisco, Nossa Senhora de Nazaré, Santa Luzia...tem pra todos os gostos. Só quem escapou da folhinha do calendário foi a Jamylle, mas nova, ela teve sorte que os outros irmão já tinham alguma influência sobre as benditas ideias da Maria. A do Perpétuo Socorro, filha mais querida de dona Maria, foi que pediu e convenceu: “Mas mãe, a criança nasceu em outra época, nós estamos na modernidade, coloca um nome melhorzinho nela”. E aí, pra não dizer que decepcionou ao pedido, soltou a pérola: “Ta bom, mas vamos colocar o Antônia na frente, é que teu irmão, o Santo Antônio virou crente e não acredita mais em imagem. O Santo Antoniozinho deve ta triste comigo”. Assim, foi registrado então: Antônia Jamylle Soares Vieira. Coitadinha dela. Nosso nome interferia tanto na nossa frustração quando crescíamos que rapidamente tratávamos de dar um jeito de arranjar um apelido pra nos livrarmos daquela benção de escolha....Foi aí que o Francisco virou Tata; o Antônio virou Tonho; Eu, virei Júnia e a Luzia virou Luca. O mais novo dos homens, o Júnior, também se livrou da santidade quando herdou o nome de papai, mas não sei o que foi pior, deixar de ser o Santo Expedito ou ser registrado como Feliciano. Há benção maior que essa? Deus é realmente o máximo...Se bem que...vejamos o caso de uma outra irmã nossa. Seu nome é Maria de Jesus – Maria já é um nome esquisito, imagina ser uma Maria de Jesus...Lindo não? Seria cômico se não fosse trágico. A Jesus, como nós a chamamos agora por exigência do seu Marido, o Cruz – veja só que coincidência fantástica, era conhecida no interior como Quinha, mas agora o seu Cruz faz questão que todos saibam que ele é o Cruz da Jesus. Glória a Deus!!! E viva a Nossa Senhora de Nazaré...Viva!!! A Nazaré que virou Nazinha pra escapar do original, ganhou aqui na capital, uma música que é a sua cara... “Naza...Nazarézinha, Nazaré rainha...”. Deus é realmente tudo de bom. Abençoado seja o seu santo nome.

Tem gente que pensa que o assunto é brincadeira, mas nós somos o nosso nome. É importante que gostemos do nosso registro, caso contrário isto pode trazer perturbações de personalidade. O nome é, na verdade a nossa personalidade. É por isso que há pais cuidadosos que compram até livros que especificam o significado de cada nome. O Feliciano, meu irmão, por exemplo, vai ser papai pela primeira vez e não teve coragem de dar o nome de Neto ao filho. Talvez porque saiba o que é conviver com esse nome: FELICIANO. O garotinho se chamará Matheus. Nome forte e de personalidade marcante. Sem contar que é bem melhor escrever uma carta de amor ao Matheus do que ao Feliciano. Como pode alguém amar alguém com um nome desse?
O nome é importante e deve ser de bom gosto. Você não ia gostar de ter em registro um nome do tipo Caio Pinto ou Rolando Pinto, por exemplo. Trostski ou Hamurabe como é o nome de dois sobrinhos nossos. A mãe tentou salvá-los do registro mas....
Esse assunto mexeu tanto com a gente que foi preciso muita criatividade para fugir dele. Veja só esses exemplos: A Nazaré não gostava do nome dela e virou Naza que é igualmente feio, aí meu irmão Francisco, Tata ou Chico, teve a brilhante ideia de apelidá-la de Prequeté. Como o apelido era muito feio, hoje ela é a Prequis. A Narolívia, minha sobrinha resolveu se livrar do nome longo encurtando para Nara, como a garota era muito esperta, ganhou o apelido de Passada na casca do alho, novamente algo longo. Algumas reclamações e a Nara virou a Papá. A Antônia Jamylle é a mais nova de nós e por isso sempre foi manhosa demais aí ganhou o apelido de cú cagado, mas como o apelido ultrapassou os limites, hoje, a Janjam virou a cuquis...A Maria do Socorro exigiu um apelido e logo se transformou na Help. Só que a galera achou chique demais aí trocaram por Corrinha, como ela é muito mandona e impaciente. A Cuquis apelidou de General aí a Prequis mudou para Gener. E por ai vai..A Karen não cresceu e virou Catita. O Arthur engordou muito e virou tio bolinha. O Felipe virou Felp. E nem a minha empregada que é uma magrela escapou hoje é tia palito.
Nossa família é mesmo o máximo mas eu acredito que se não fosse essa obsessão da mamãe pela igreja, nada disso teria acontecido. Hoje, o Júnior não seria o Culhudo e o filhinho dele que ainda nem nasceu seria apenas o Matheus e não o Pirocudo.
Isso porque os nomes aqui sofreram uma evolução senão a Deusa ainda seria a Doença, eu seria a Bucho, a Naza o Sapóide de osso e assim sucessivamente.

Essa história toda me lembrou um tio meu: Manuel Raimundo. Ele hoje é o Dhone para os amigos e pede segredo a sete chaves para o nome verdadeiro. Ele um dia me disse que odiava o seu nome. Eu explicava que era uma homenagem ao pai dele, meu avô:

- Poxa, tio, o vovô já morreu, não diga isso!!!

- Morreu sem o meu perdão. Soube que foi ele que fez questão de me dar esse nome.
- Que que é isso, tio, é seu pai e está morto!!!

- Esse nome é coisa de padrasto e não de pai. Pai de verdade não sacaneia com o filho assim filha!!!

- Poxa tio o senhor sempre soube que era o filho mais querido...

- Mais querido uma pinóia, tia!!! Se ele me amasse só um pouquinho colocava Manuel..Só Manuel. Ou então Raimundo. Só Raimundo...assim amenizava. Agora colocar os dois juntos: Manuel Raimundo, aí, tia, é sacanagem!!!!

Pobre do meu tio...Mal sabe ele que existe coisa pior. Outro dia li na internet a manchete de que um casal que se conheceu em salas de bate papo batizou o filho de Yahoo em homenagem à Maicrosoft. Aqui mesmo no Brasil, outro dia, um chinês que engravidou uma brasileira quis brigar na justiça para que o nome da criança fosse @. Isso mesmo @. Ainda que fosse “arrouba”, mas @. Ai é sacanagem, né tio?

Meu irmão mesmo, o Júnior, que é médico, um dia me contou que um paciente perdeu a vez porque ele não soube ler o nome com a pronúncia desejada pela mãe e chamou o Waldisney, sem saber que aquele era o Wal Disney em homenagem ao mundo encantado do Mickey e da Minnie. Aí é sacanagem né, tio? Sorria Dhone, você teve foi sorte.
Talvez seja por isso que essa nova levada de netos tenha saído assim...Athos, Adam, Alice. Vitor, Eunice e Karen, Arthur e Adonis...por que nós, os pais sabemos bem o que é viver o trauma de uma escolha errada na hora de batizar o molequinho com aquele nome .

O que faz a turma LUZIENSE pra ganhar a vida aqui na CAPITAL?

Estamos reeditando o quadro "LUZIENSE NA CAPITAL É SINÔNIMO DE COMPETÊNCIA INDISCUTÍVEL", uma página que já mostrou aos que estão em Santa Luzia como muitos luzienses sobrevivem por aqui na capital. Fiz um texto sobre mim e já tenho outro pronto que narra a vida de todos os meus irmãos em seus respectivos trabalhos. Não terminei ainda porque só aqui em Belém, o seu Feliciano tem 9 filhotes ganhando a vida e o sustento. Já visitei a Nazinha lá na BIG BEM,a Eulália na UFPA e a Jesus na escola onde é coordenadora pedagógica, mas falta ir conhecer o trabalho do Júnior que é médico em três hospitais diferentes, a Deusa que é enfermeira em três hospitais também, a Socorro que é odontóloga de Belém e Ananindeua...enfim, é muita gente. Haja tempo, haja texto e haja fotos.

Teremos também uma entrevista com o Tito irmão da Cássia do Bananinha, filho da professora Lúcia Carloto, a Hélia irmã do Flávio, a Neth, a sua irmã Risó, o Teteia, o Juninho Oliveira e uma turma que eu ainda não consegui contato mas vou atrás. Vou achar a galera para mostrar no blog o antes e o depois. Esperem que muita coisa vem por aí. Espero que gostem!

FOTOS, IMAGENS e eternas LEMBRANÇAS: Nossa vida, nossa história

Estive revirando algumas fotos por aqui e vi que guardo entre as imagens do arquivo deste blog uma ilustração da época da construção dos altos do prédio que pertence à família Oliveira, o antigo, Eskina’s Bar. Uma construção antiga e que desde muito tempo faz parte do cenário da melhor paisagem de Santa Luzia: a Praça, a Igreja Matriz, o nosso cartão postal.


Foto da reconstrução do prédio do Mercadinho da dona Mena - destaque para a barraquinha azul - o Joana's burg's

O prédio onde antes funcionou o mercadinho da dona Mena e o Depósito do seu Ademir foi reformado e ganhou uma nova arquitetura. Essa adaptação, claro, mexeu com a imagem do centro de cidade, que já contava com outras significantes reestruturações como o prédio da prefeitura, reformado no governo Nato Costa e feito em altos também; a estrutura interna e externa da Igreja; o Bar do Nego e o Salão Paroquial que está em fase de readaptação. Mas, o que mais me chamou a atenção na imagem, foi um dos lados de uma barraquinha de lanches que fica na praça, e que aparece meio tímida de “entrometida” na foto. Essa barraquinha, pra quem não sabe foi construída por mim na época em que eu voltei ao 47 depois de tantos tapas que o destino me deu.


Lanche do Tarcizinho, meu antigo trabalho, época em que eu era chapista.

Eu havia engravidado, deixado os estudos e recebi uma proposta da Eulália para voltar à Santa Luzia e trabalhar no CEPEV. Eu topei, mas como era “casada” investi os primeiros salários na construção desse "treiler" de madeira. Trabalhava em dupla jornada: uma na escola e outra na chapa fazendo sanduíche. Vida dura, dura mesmo.

Eu voltei para a Florentina a fim de terminar o magistério por ordem da própria Eulália. Passei anos ali, naquela vida incompatível a vida de um filho do seu Feliciano. Gostava de Santa Luzia mas me sentia envergonhada de exercer aquele trabalho, apesar de ser feliz com ele. Lembro que um dia o Edinaldo, quando ainda não era o empresário Edinaldo Lucena, disse que era inconformado em me ver daquele jeito. Ele falava brincando, mas havia uma certa ironia no seu olhar que me minimizava, não que ele, como um amigo, quisesse me humilhar, não, nem pensar, mas era que ele sabia do meu potencial, sabia e não tinha dúvida de que eu podia ser mais do que uma chapista especialista em fazer hambúrguer. Eu nem pensava nisso, acreditem. Nunca me achei a melhor filha, nem a melhor aluna, mas comecei a perceber, ali mesmo, no 47, que eu era sim a melhor professora. Digo isso sem modéstia porque as pessoas que tinham os filhos educados por mim sempre confiaram e gostaram do meu trabalho. Lembro que a Vitória um dia me disse que me pagava pra não abandonar o CEPEV e o Pedro Henrique, o seu filho mais velho. E eu fui professora de tantos meninos ricos, a Amanda, o Ahrnon e o Rhamon, a Fernanda do Baby, o Jaiane da Josy, as filhas da Izeneuda e outros garotinhos que me faziam feliz naquele novo rumo que não era bem o que eu havia escolhido, mas no qual eu seguia com carinho.

Fui obrigada, por necessidade a aceitar o emprego. Na época das eleições em que a disputa era feita pelo Nato Costa e o Louro do PT, eu confundi as coisas, era muito jovem, empolgada, o Nando era candidato pela primeira vez e teve que se afastar da campanha por causa de uma cirurgia e pediu que eu fizesse os discursos em nome dele. Eu me desentendi como o Nato que era candidato e virou prefeito, e na sua gestão a primeira atitude foi romper com o convênio que a prefeitura mantinha com a Eulália.

Nós passamos maus bocados ali, e eu, particularmente, não consegui ter condições de sobreviver à falta de oportunidade. O Louro havia perdido e não tinha nenhuma influência, o Nando ganhou o título de vereador, mas como era da oposição foi espremido pelo governo. Eu não aguentei a pressão e voltei para Belém. O tempo passou, eu sabia que depois dali eu não tinha mais nenhuma chance de errar, ou eu acertava, ou eu me ferrava de vez. Deixei a minha casa alugada em Santa Luzia e parti de volta para os estudos. Eu estava separada, a Karem ficou com o pai por uns meses e eu resolvi estudar de verdade. DEU CERTO!


Na Assembleia Paraense numa primeira versão da palestra "CANTANDO A AMAZÔNIA"


Eu e o Professor Bouth numa parceria que resultou em uma palestra para 2200 pessoas.


Eu e o professor Assaid no evento "AS MÚSICAS CONTAM HISTÓRIAS I" que aconteceu no ginásio de UEPA Almirante Barroso, uma palestra que reuniu 3600 pessoas para o público de ouvintes.


Eu e o professor Assaid no evento "AS MÚSICAS CONTAM HISTÓRIAS II" que aconteceu no ginásio de SESC na Doca. Levamos juntos, um montante de 3 mil pessoas para o público de ouvintes.

O tempo, às vezes, pode até parecer nosso inimigo, as batalhas que travamos podem até parecer um ponto final, mas não. Por isso, que hoje, de certa forma, devo ao Nato, devo a ele por que ele foi o meu inimigo na hora certa, me forçou a entender as coisas da pior forma possível, mas me fez entender. ESSA É A MAIOR LIÇÃO! Se tivesse dado tudo certo daquele jeito, hoje eu estaria em Santa Luzia, seria a chapista dessa barraquinha, não seria mais professora porque o CEPEV fechou e estaria por lá, jogada ao esquecimento: “Quem é essa moça?”, perguntariam. “É a única filha do seu Feliciano que não se formou!”. Foi desse destino que a vida me poupou. E assim como hoje, os meus amigos são, o Edinaldo Lucena, o Celso Nunes, o Miguel Maia, eu sou a Joana Vieira.


Turminha de alunos do CEPEV concentrada na salinha de leitura junto da professora Rosângela.


Sala de Convênio no Impacto, aula ministrada por mim às vésperas do vestibular 2010


Em sala de aula no Impacto, minha turma da sala 02 do cursinho pré vestibular.

Me orgulho de fazer parte da história da minha cidade. Tenho a maior honra de ser filha do seu Feliciano e da dona Mariazinha. Não trago medos dentro de mim e por isso aceitei, enfrentei e assumi a minha opção sexual. E mesmo morando numa cidade pequena, sendo de um lugarejo tão restrito de atitudes leais e éticas, nunca, nunca, nenhuma pessoa de Santa Luzia me tratou com preconceito ou descriminação. Vou a casa de meus amigos com a May e as pessoas respeitam a mim e a ela com amor e admiração. Por isso tenho orgulho do meu lugar. Tenho honra em ser de Santa Luzia. A minha família nos ama, os meus irmãos nos aceitam e isso pra mim é o amor na sua forma mais pura e sensível. Saber que a minha mãe, uma mulher religiosa fervorosa, o meu pai, um senhor simples e sem muito estudo, souberam amar acima de tudo e de todos a mim e aos meus novos valores. Ganhei respeito, por isso valorizo os amigos, aqueles que julgam e são julgados. Devo a todos eles as lições que eu um dia pude aprender na dor, na força, mas com paciência e muita luta eu aprendi.


Meus amores. Minha vida, a razão de tudo o que eu faço de melhor.

Fui ao 47 na Semana Santa e fui cobrir um dos ensaios de uma quadrilha junina, os meninos ensaiavam na quadra do CEPEV e eu entrei lá, fui andando por aquele corredor cheio de grades,onde as criancinhas se atracavam chorando pelos pais, era tão vivo aquilo em mim que eu conseguia vê-las correndo por ali no intervalo, aquele recreio, os pequeninos dividindo o lanche com a tia, eles voltavam para a sala suados e nós abanávamos a todos com a cartilha para se acalmarem em suas cadeirinhas.


Eu em uma visita emocionante ao CEPEV o meu primeiro emprego.


Hoje, no Impacto - são sete Unidades espalhadas nos bairros mais nobres da capital.

Aquilo estva tão vivo em mim que se eu fechasse os olhos, conseguia enxergá-los ali em rodas nos passinhos ensaiados das cantigas de nossa infância, ouço o barulho de sua gritaria, o pula corda no recreio, aquele que sempre caía e machucava o joelho e a alegria da campa que sinalizava a hora de irem para casa. Era tudo tão pequeno e feliz. As mães que esperavam os seus na frente da escola e eu que vinha do km 46 pedalando a minha bicicleta doida para chegar à casa da mamãe, pegar a Karen e chegar em casa para o preparo do almoço.

Muita coisa mudou de lá pra cá é bem verdade, as salinhas do CEPEV foram substituídas pelos auditórios do Impacto. O giz que sujava o quadro verde perdeu espaço para os pincéis atômicos, o quadro digital, as telas de data show, os arquivos em vídeos, o microfone. As mesinhas com as cadeirinhas coloridas agora são em número extraordinário, os meus doze alunos, hoje são 21 mil - tanta gente que é difícil saber quem estuda comigo. O CEPEV tinha uma equipe de seis professores, o Impacto tem uma com 258 profissionais e só de Língua Portuguesa somos 23 magistrandos. Eu sou a professora oficial de todos os convênios e cursinhos nas turmas de pré-vestibular, trabalho de segunda a sábado e sou palestrante nas oficinas de representação da escola.


Equipe de professores do CEPEV - profissionais e amigos que marcaram a minha história


10% da equipe do Impacto reunida para a gravação da propaganda televisiva.


Meu patrão, o senhor Gemaque Maroja - meu segundo pai.

Na época da anulação do vestibular da Universidade Federal fiz um piquete que fechou a avenida Almirante Barroso por três horas e organizei junto de outros amigos manifestações que culminaram na anulação total da primeira fase do vestibular da UFPA que é hoje a maior instituição do norte e nordeste.


No dia do piquete que culminou num engarrafamento de 14 quilômetros na capital - um protesto encabeçado por mim que exigia a anulação total do Primeiro Processo Seletivo Seriado por suspeita de fraudes e irregularidades comprovadas. Fizemos o movimento e anulamos a prova do ano passado.

Sou professora titular e tenho, graças a Deus, o melhor IBOPE da equipe de português e o segundo melhor de toda a equipe de profissionais. Sou escritora e já escrevi dois livros, vendi 16 mil cópias do meu primeiro livro e fiz uma edição limitada de 3 mil exemplares do segundo que já foram todas vendidas. Estou escrevendo o terceiro: “NORTE NÃO É COM ‘M’” que será lanchado no segundo semestre. Tenho o melhor patrão do mundo, um homem rico, honesto e humilde que me trata como filha, me chama de Joaninha, me apresenta como filhota aos que perguntam por mim. Fizemos a maior palestra da história de uma escola no ginásio de Educação Física que contou com a presença de 6 mil pessoas, palestrada pela equipe Bio, composta de quatro professores artistas dentre médicos e biólogos, eu fiz a segunda maior palestra junto de um professor chamado Assaid especialista em História do Brasil para uma plateia de 3500 pessoas. Elegemos um vereador em Belém, o professor Pantoja. Fomos certificados pela ISO 9001 e somos hoje, a maior rede de ensino de todo o norte e nordeste do Brasil.


Discursando no lançamento do meu primeiro livro "MÚSICA: uma visão literária"


Lançamento do meu segundo Livro num discurso super emocionado junto do Nilson, do Prefeito e do vice-prefeito da minha cidade.


No lançamento do meu primeiro livro na sessão de autógrafos.


No lançamento do meu segundo livro em Santa Luzia fazendo o autógrafo no livro para o Nilson Chaves.

O Impacto é a minha vida. Santa Luzia é o meu lugar. A Karen é o meu amor. A May é quem me faz feliz. E hoje, quando retorno ao 47 e vou lanchar na Praça, sempre passo no Tarcisinho que é o dono da barraquinha de lanche que foi minha e tomo um suco por lá. Sento num daqueles bancos pensando: “ A vida, essa incógnita, me fez tantas vezes trabalhar do lado de lá do balcão e hoje, estou por aqui como freguesa do lado de cá!” Que bom, meu Deus. Que bom!

E àqueles que perguntam como eu consegui, digo que QUANDO A VIDA MOSTROU A TODOS QUE EU ERA UMA PESSOA DESACREDITADA, EU ACREDITEI EM MIM E NOS MEUS SONHOS!DEU CERTO!

3 de maio de 2010

Parabéns, Conchetta!!!


E amanhã é o aniversário da Conthy.Passei pelo álbum do Ederson e como disse dei de cara com uma foto da Conchetta com o seu filhinho no colo, o Eduardo. Não sei se eu sou de outro mundo ou se eu me sensibilizo com certas coisas que ninguém percebe. Foi assim quando eu vi a imagem da professora Olímpia com a Andréa pequenina e postei o texto aqui sobre a impressão que ficou em mim. O sorriso da professora naquela foto com a sua cria no colo é o mesmo que a Conthy traz no rosto ao agarrar o seu filhotinho num abraço de mãe consciente do amor que sente pelo filho.


Olhei a imagem e intimamente me fiz algumas perguntas. PORQUÊS que a vida nunca soube me explicar, interrogações que o destino sempre deixa sem respostas. Tanta gente ruim por ai livre de dores e cruzes e outras tão boas e que carregam pesos tão imensos. O que levaria Deus a retirar de um filho como o Edu e a Andréia o afago e o carinho da mãe? O que quer a vida diminuindo dessas crianças o amor e a convivência com o cuidado materno? Eu realmente não sei, mas os que crêem, aqueles que acreditam, sabem que para tudo existe um motivo, uma razão. Eu não sou muito de entender e me sinto uma ignorante quando o assunto é fé, crença, missão, mas vendo as duas fotos, eu acabo entendendo dentro de uma visão só minha, que certas situações que acontecem com os outros servem para ensinar a nós, a nós que estamos bem e não percebemos, a nós que somos poupados e não agradecemos, a nós que reclamamos de tudo sem uma razão convincente, a nós, os vivos, normais e ingratos do amor e da oportunidade que a vida tem nos dado. Desde que fui à casa da Conchetta a sua imagem não me saiu da cabeça, não é pena, não é angústia, não dó, é amor, pela vida que interrompeu os seus sonhos e que me permite tê-los ainda, amor pelos meus dias sãs, amor pela minha família que está perto de mim, amor pela vida que fez dela o melhor exemplo de que viver é respeitar o próximo, amar os irmãos a cada dia, agradecer pelas horas sadias. Vendo a Conchetta eu agradeço a Deus por eu poder correr, por eu poder sair por ai, viajar, beijar a minha filha, amar a minha mãe.

Aprendi com a dor dela que eu não sinto dor nenhuma, que reclamar é coisa de quem não tem o que fazer. Observando o seu filhote sorridente ali pendurado na mãe, eu sinto que Deus deu a ele a chance de ainda ter a mãe por perto, chance que a Andréia não teve e desejou com todas as suas forças em ter.

Não sei o que me reserva o destino, mas se eu tiver que ser um exemplo de garra, de força e luta que eu lute como a Conthy, que eu sobreviva, que eu permaneça, que eu não desista.

AMANHÃ É O TEU ANIVERSÁRIO, AMIGA. PARABÉNS PELO EXEMPLO E PELA PERSEVERANÇA!

FELIZ 04 do 05, Conthy, que Deus esteja contigo e que o teu filhinho possa apagar essa velinha que estará em cima do bolo, é essa imagem que vai marcar a vida dele pra sempre e a tua tambám!

O PASSADO É UMA PARADA!

E como o assunto é a família Sandra, Bivá e companhia, que tal relembrarmos a época em que o Pai da Samara, do Eder e do Ederson era o maior arrasador de corações. O rapaz, segundo as minhas irmãs mais velhas era o maior gato e um dos homens ais garanhões da cidade. Ele não era mole, arrepiava com o sentimento mais profundo das meninas. UM PÃO DOCE COBERTURA DE COCO QUEIMADO! (KKKKKK). Vamos rever então aquilo que agora chamamos de beldade!


"Moreno alto, bonito e sensual". Corpo esbelto e físico de esportista.UMA DELÍCIA!!!


Não que ele hoje seja um homem feio, não, nada disso, o tempo fez do seu cabeo grisalho o maior charme. Sorriso de menino, jeito de homem e macho. Fiu, fiu...a Sandra que me desculpe, mas meu primão é tudo de bom ponto com!!! (KKKK)

Amizades virtuais entre primos reais: COMO PODE?


E eu estive olhando o meu perfil no Orkut e me deparei com um pedido carinhoso do meu primo Ederson para que eu o aceitasse como amigo naquela página, o meu Orkut está lotado e por isso eu tive que fazer um outro para aceitar as pessoas que não conseguiam entrar no primeiro. Hoje eu fui dá uma olhadinha nos recados e vi que ele havia postado algumas fotos: “MINHA FAMÍLIA, MEU TUDO” era o nome dado ao álbum.
Entrei par ver as fotos e fiquei pensando: "Como ele cresceu, como eles estão diferentes, nossa mãe, como o tempo passou". Fiquei ali pensando no seu pedido: “Quero ser seu amigo, posso?” . Caramba, ele é meu primo legítimo, temos parentesco direto e nunca paramos pra ser amigos mesmo! Tem horas que me dá essa impotência, sabe? Essa de ter que aceitar que nós passamos a vida toda dando valor a certas coisas que nem são assim tão importantes e nos afastamos do melhor que a vida pode nos proporcionar: a família. Vi as fotos do Ederson com o seu filhote, o Eduardo, filho da Conthy e fiquei deprimida em saber que aquele garotinha talvez quisesse o tempo que eu tive e não aproveitei.


Vi também as fotos do Eder, meu primão de poucos sorrisos, lembrei que um dia eu o encontrei no trânsito aqui na capital, ele dirigia uma van e eu buzinei insistentemente para que me olhasse e não me reconheceu, passou alguns minutos fugindo de mim, até eu fechar o seu veículo e lhe dizer um oi. Foi engraçado, ele ficou com medo do meu carro que, numa velocidade terrível, seguia o dele para um único contato: um sorriso, era o que eu queria. Ele me viu depois e disse; “Poxa vida, é tu menina!” Conversamos uns segundos e eu segui o meu caminho pensando. Quanto tempo ele mora aqui na capital e eu nunca lhe fiz uma visita. É meu primo e eu assim tão distante.


Outro dia foi o Pantinha quem me surpreendeu. Estávamos no Castanheira, eu e a May, quando resolvemos tomar um chope, subimos até à praça de alimentação e fomos a um restaurante e o encontramos lá. Ele ficou feliz em me ver. Levantou, me deu um abraço, me chamou de prima, pediu que eu sentasse e só saímos de lá quando já estávamos porres. Fiquei feliz pela oportunidade que a vida nos deu em estarmos ali numa conversa de amigos e primos que somos.

Fui ao álbum do Éderson e vi que perdi tempo deixando de conviver com eles. A Samara visitou o blog dia desses e me deixou um recado, a Carol está linda e grande, o Rodrigo está até namorando, ele era tímido, sem jeito e agora é um rapagão. Fiquei emocionada. Triste por ter perdido tanto tempo sem tê-los comigo. Enquanto ao Ederson, aceito ser sua amiga sim, primo. Mesmo e de verdade. Conte comigo. Estou por aqui. Beijos!


Postando esta fotinha linda da minha irmã Jamylle com o Ederson na maior intimidade - me deu aquela inveja boa de vê-los assim tão próximos

ASSUNTO POR ENQUANTO, ENCERRADO.


E eu não quero falar mais nada sobre o assunto. As pessoas que me lêem e aquelas que me admiram não desejam e nem esperam isso de mim. Não estudei pra ficar num bate boca chato com pessoas que se intitulam anônimos e meu blog, este blog, não foi feito pra isso. Não sou inimiga número um dos daqui e nem melhor amiga dos de lá. Sou pessoa, gente e cidadã. Sei da força que tem as minhas palavras e não quero perder sono por ter ofendido qualquer pessoa que seja. Irei à Santa Luzia neste final de semana e vou procurar saber sobre as acusações, se confirmadas, repasso ao meu irmão Nando que é vereador para que sejam averiguadas. Não vou ficar calada diante das injustiças que chegam a mim, mas não quero partir para o ataque pessoal sem provas e sem solidez, senão vou me igualar a algumas atitudes que eu critico. Defendi quem eu achei que devia na hora certa, critiquei quem eu achei que merecia receber as críticas e vou continuar exigindo, mas na mesma postura que tenho e defendo. Caso contrário, como disse inteligentemente a minha amiga Thaisa, isso aqui vai virar uma avacalhação e não é esse o meu perfil.

Aos que desejam de mim a ira, esqueçam, aos que querem me causar mágoas, desistam. O blog é sobre a cidade, o povo e a nossa história, estamos indo bem, não quero mudar o rumo da prosa!

À minha amiga Susana...

À minha amiga Susana a quem devo respeito e admiro, transcrevo e subscrevo um parágrafo que fiz na postagem anterior:

"Parabenizo aos que estão na imagem e que ainda hoje resistem aos seu ideais, gente honesta e que ainda hoje deseja que se faça o bem".

Não só você como muitos, inclusive o meu irmão que hoje é parte decisiva no sindicato da educação, são merecedoras de reconhecimento, do meu e do povo que aí está.

Quero agradecê-la pela coragem de ter posto o seu nome no comentário, é assim que a gente conhece as pessoas de coragem e você, parabéns, foi corajosa. Atitudes como esta mostram que o tempo passa mas que muita gente permanece com seus ideais fortes e sólidos. Não estou chateada e nem deveria, fiz a crítica mesmo sabendo que ela reverberaria e ecoaria pelas ruas do minicípio. Assim como você, assumo a autoria e não vou me acovardar diante dos contra ataques.

Concordo com você que a época era outra e que os fatos não são os mesmos. Que Santa Luzia não está pior porque é o que defendo. O governo popular tem feito mehorias sim e eu não sou insensata pra mudar de opinião agora depois de tudo o que já escrevi defendendo aqueles que hoje estão no poder. A corrupção em Santa Luzia não nasceu agora, a roubalheira na prefeitura já é histórico e cultural no 47. Só estou indignada com certas coisas que estão visíveis e que eu preciso alertar aos que não percebem que é inconveniência demais. Fazer é uma coisa, substimar a nossa inteligência é outra.

Obrigada, Susana pelo comentário e parabéns pela coragem.

2 de maio de 2010

TEREMOS UM BLOG DE PAPEL, AGUARDEM...

Vou lançar um jornal e para isso eu preciso de apoio. Vou conversar com o meu patrão que é dono de uma gráfica e vou verificar os custos da produção. Foi uma ideia que me ocorreu agora e eu vou correr atrás para realizar o projeto.

Tenho amigos, parceiros, empresas e empresários que vão me ajudar. Pensei nisso para tornar acessível as informações postadas no blog aos que não têm direito a elas por conta da falta de acesso à internet.

Quero que as notícias cheguem aos lares das famílias luzienses. Vou estudar uma possibilidade de ir mais vezes à Santa Luzia e escutar o povo. Vou divulgar o que a população quer dizer e reclamar - a população. Sei que posso e vou fazer. E antes que digam ou comentem, não faço política e não pretendo ser candidata a nada. Minha vida é muito boa por aqui, sou reconhecida e ganho bem.

Peço ao meu amigo Edinaldo Lucena que sei, lê este blog, para que me ajude e entre em contato comigo. Alô Edinaldo, disseste que se eu precissasse você estaria a minha disposição. Minha amiga Vitória, empresária e gente honesta. fala, Vivi, sei que acreditas no meu trabalho.

Meu blog vai virar jornal e vamos ganhar espaço nas casas das famílias luzienses nem que seja uma vez por mês. Vou fazer o projeto e sei que vou achar parceiros. Levaremos um pouco de nossa história também àqueles que não conseguem chegar até a net. AGUARDEM! Não vou fazer nada às escondidas porque será um folhetim com nome e editado por mim, tenho uma filha de criação que é jornalista formada e trabalha nas organizações Romulo Maiorana, a Jacklene Carréra, tenho a minha irmã Jamylle que vai se formar ainda este ano e eu que já sou escritora. Possuo algumas influências aqui pela capital e vou procurá-las.Vamos criar um nome, um logotipo, um layout, discutiremos as informações, cobriremos os fatos com imagens e reportagens televisivas. Vamos às comunidades, conheceremos a realidade.

Vou me organizar e sei que posso doar parte do meu tempo para isso. Tenho meios e condições, desejo e equipamentos...VOU FAZER!Não sou política, mas essa é uma promessa!

Quem quiser participar é só entar em contato conosco. Vou formar equipe, vou fazer uma organização, montar uma fundação - alô meu amigo Dinho!Uma ONG vamos ver se unindo esforços a coisa engrena!

Por isso, cuidado, meu bem, há perigo na esquina...


E hoje, depois de tantas mensagens que tenho recebido, eu resolvi desabafar. Estou ressentida com tantos problemas que circundam a política no município. São tantas denúncias, tantas preocupações, tantas interrogações, carros de luxo versus merenda escolar vencida, peruas importadas versus intervenção da vigilância sanitária, carne inadequada versus falta de apoio no que tange aos projetos culturais tão defendidos anteriormente, obras inacabadas versus desvio de dinheiro público, salas lotadas versus casas de campo bem equipadas, falta de água versus esbanjamento de dinheiro, enriquecimento ilícito versus falta de investimentos nos setores da educação, construções irregulares versus transporte estudantil em péssimas condições de segurança aos estudantes...etc. etc. etc...Isso tudo tem me deprimido. Tem horas em que eu até tento defender, mas está ficando cada vez mais difícil, o abuso está ficando cada vez mais escancarado. A população tem que ser cega, surda, muda e totalmente passiva pra não reclamar. Alguma coisa está errada ou tem muita gente que se finge de besta pra melhor passar. Santa Luzia não é mais a mesma cidade de antes, isolada, fora do mapa, o povo está tendo acesso às informações, a população tem meios rápidos de conhecer e ficar por dentro do que acontece...É muita cara de pau o que andam fazendo.É subestimar demais o bom senso do povo, pois algumas coisas são tão gigantescas e visíveis que até mesmo os mais ignorantes conseguem enxergar. Não quero criticar injustamente apesar de saber que as minhas palavras reverberam, muito inclusive, mas é impossível não se indignar com certas coisas. TUDO tem um limite, não escancarem assim às claras o que o povo por mais indiferente que seja vai perceber a olho nu. Certas coisas são absurdas. Alguém tem que frear isso. Temos um grupo daqueles que se intitularam intelectuais e até agora só tem nos mostrado falta de discernimento e ausência total de bom senso. Pessoas com as quais eu convivi e que não estão encontrando um consenso para frear algumas situações que envergonham a história do nosso povo, a memória da nossa gente.
Não vou apontar o dedo e nem indicar o desertor, mas a população está cobrando, o povo está exigindo de mim uma postura, eu não tenho sangue de barata, vai chegar um momento em que eu vou explodir, já estou quase. Sou filha de Santa Luzia admiro os meus amigos e sou fã de muitos deles, mas têm certos momentos em que eu me pergunto: QUEM É O BURRO E O INTELIGENTE AQUI? Santa Luzia é a santa dos olhos perfurados, mas o povo não é cego, e não é preciso lupa, não é preciso óculos, só é preciso que bata a fome, que o estômago peça comida, que as crianças não tenham alimentação adequada, que o doente não seja curado, que a água não chegue até a torneira, que um dos filhos desses pais que estudam nas escolas reclamem de dor na barriga para alguém reagir. PARALIZEM esse abuso todo. Dêem respostas ao povo. Tratem com respeito aos anseios da população, ajudem aos que precisam, façam valer o direito dos necessitados...NINGUÉM ESTÁ PEDINDO O IMPOSSÍVEL!!!! UM FREIO, alguém tem que frear isso tudo. Um pause, será que ninguém terá coragem de apertar a tecla? POR FAVOR, será que todo mundo está errado e só vocês estão certos? PAREM! ANULEM a falta de bom senso. Deletem a impressão de que ninguém pode fazer nada. Não é uma ameaça, é um pedido,desses que faço em nome do povo que me escreve, em nome da minha mãe que está velha e não pode mais ficar sozinha em casa a mercê da sorte, sem segurança, em nome do meu pai que é idoso e não pode mais ficar puxando água de poço, em nome das mães que perderam os seus filhos, em nome das crianças que só querem estudar, em nome da dignidade do meu povo, dos que vivem no 47. Não vou dar nome aos bois, mas em nome dos sonhos que sonhamos juntos, dos ideais que um dia compartilhamos, da ideologia que um dia defendemos, da luta árdua que tivemos para chegar ao poder, dos anos que esperamos para adentrar o executivo municipal, em nome dos nossos filhos, dos nosso planos, planos feitos por jovens que se diziam honestos, simples, humanos, éticos e cheios de boa vontade, em nome da história da oposição do município é que vos peço, tenham cautela, interrompam os desmandos. FAÇAM A BOA POLÍTICA. PENSEM NOS MAIS FRAGILIZADOS! O tempo passa e o futuro pode ser trágico quando somos irresponsáveis nos nossos atos.

OBS:A foto e só para relembrá-los da época em que lutávamos contra uma série de irregularidades que hoje nós apoiamos e eternizamos:é pelo passado dessa luta que um dia lutamos que peço cautela, moderação. Desculpem mas às vezes o coração não suporta ao que os olhos não deixam passar.

OBS: tenho outras em meus arquivos, se o texto não for suficiente as imagens podem confirmar o que foram o que pretendiam e o que são.

OBS: parabenizo aos que estão na imagem e que ainda hoje resistem aos seu ideais, gente honesta e que ainda hoje deseja que se faça o bem.

OBS: a foto foi feita num daqueles protestos da frente municipal de educação por melhorias nos salários e nas condições de trabalho e o atraso no pagamento, uma greve e uma manifestação que resoltou inclusive na cassação do prefeito Nato Costa.