24 de abril de 2010

O PASSADO É UMA PARADA!

E lá na casa da Eulália, enquanto folheava um álbum de fotografia, encontrei uma foto pra lá de inusitada. Uma imagem feita há 15 anos quando eu vim morar aqui na capital. Nela, estamos eu, o Roberto e a Jamylle. (KKKKK)


Rimos muito da imagem e nós mesmos nos encarnamos com as comparações impossíveis de não serem percebidas. Resolvemos então, já que estávamos todos juntos, refazermos aquela imagem nos dias de hoje pra saber se realmente mudamos muito. Vejam:


Caramba meu! Eu fui imitar a pose e quase não conseguia levantar a perna até o assento do sofá – foi uma luta. O Roberto está tão diferente que nem topou tirar a camisa pra não gerar encarnações. E a Jamylle? MEU DEUS! Como mudamos...Agora, se ficamos melhor, aí, deixo por conta de vocês, o que acham?

CELSON NUNES, o nosso JESUS LUZ

E para a minha amiga Jailsa que insiste em saber do nosso amigo Celson, essa postagem vai trazer um pouco de paz ao nosso coração que anda cheio de saudade.


Na imagem, o Celson e outros amigos na procissão de Corpus Crist servindo de coroinha no trabalho para a igreja quando o pároco da cidade era o famoso italiano Rafael.

O Celson esteve há alguns meses atrás no 47 mas ficou pouco tempo por conta do trabalho. Faz tempo que eu não o vejo, mas sempre conversamos pelo Orkut quando ele ainda estava em São Paulo.Me disse que estava bem, fez viagens para o exterior, conheceu Milão, desfilou por lá e ficou durante um tempo até voltar para o Brasil onde pretendia terminar a faculdade de design.

O Celson sempre foi um menino muito vaidoso e cheio de vontades. Fez de tudo o que pode pra vencer na vida em Belém, mas não conseguiu muitas vitorias. Trabalhou no shopping Iguatemi durante muito tempo porém não estava satisfeito com os resultados. Fez academia e melhorou a performance estética corporal e seguiu para a capital paulista onde viveu até um tempo desse mas, soubemos que ele cansou de lá também e vendeu tudo o que tinha para aventurar nos Estados Unidos onde está hoje, segundo alguns amigos. Foi o seu irmão o padre Ronaldo que um dia me disse que ele estava para Nova York arriscando fortuna por lá. Sei que ele está bem - bem mesmo - e que não pretende voltar para Santa Luzia e nem para o Pará. Sonha alto esse menino, vamos ver até onde vai!


Aqui, o nosso amigo em um de seus desfiles pela M'Officer , griffe de moda para a qual ele fazia desfile no Brasil e no exterior. LINDO!

O PASSADO É UMA PARADA!

E por falar em PASSADO, a Thaisa me mandou uma foto do tempo das cavernas.


Nela, a minha amiga faz uma pose super sensual nas pedras do rio lá no Japim com seu vestido estampado e sua sandália SAMOA (KKKKK). Sandália Samoa era coisa de rico, meu bem. Só os poderosos usavam. Pra barrá-las, só mesmos as sandálias HIDER (KKKKK).


LEMBRAM? Quem não teve uma haider não foi feliz. ERA MODA das mais usadas e caras. (KKK). BOA LEMBRANÇA!


Eu nem ia falar no assunto, mas a Thaisa provocou e eu não me contive, vou ter que postar a foto dela num momento família junto dos irmãos. Uma imagem dessas que a gente não guarda, a gente esconde (KKKKK). Beijos , Tatá. Saudades!

O PASSADO É UMA PARADA! AS FESTAS AMERICANAS


E eu estava postando as fotos do aniversário da mamãe quando me deparei com essa imagem que fiz da May na chegada à casa da Eulália. Na foto a Mayara fez pose carregando sua contribuição para o almoço. Ela foi a escolhida como responsável pela sobremesa e fez uns doces que ficaram UMA DELÍCIA! Sou uma pessoa muito observadora e na hora que olhei para a foto pensei logo: ESSA VAI PARA UMA PÁGINA ESPECIAL – “O PASSADO É UMA PARADA!”. Não que a foto seja antiga pois foi feita hoje, mas ela me lembrou os velhos tempos de festas e aniversários no 47: AS FAMOSAS E INESQUECÍVEIS FESTAS AMERICANAS! Tradicionais, inenarráveis, insubstituíveis eram aquelas festas que organizávamos para os amigos mais íntimos. “CADA UM LEVA UM PRATO!” (KKKKKK). Pobre é mesmo uma desgraça! Lembro do aniversário da Fia, a filha do seu Bebé, uma festa de arromba regada a comidas trazidas pelos convidados. É impossível esquecer aquela cena: a galera chegando com a bandeja de brigadeiro coberta com um guardanapo “A SEMANINHA!” (KKKKKK).” Guarda a bandeja senão a mamãe me mata se chegar em casa sem ela!” (KKKKKK). UMA PIADA!Lembro das vezes em que fui a alguma festa desse tipo e só tinha um tipo de comida porque todo mundo sempre queria dá o prato mais barato. ERA PODRE! Pior que ganhar sabonete em amigo invisível! (KKKKK). Lembram dessa? SABONETE ENROLADO NO PAPEL DE PRESENTE? “O meu amigo invisível é...” (KKKKKK). Pior que brincar cai no poço com os irmãos mais velhos, porque a gente só pedia aperto de mão! (KKKKKKK). PODRE!!!! O PASSADO É UMA PARADA!


As festas americanas eram mais que parte dos nossos costumes. Elas eram feitas em todas as ocasiões possíveis: aniversário, despedida de ano na escola, final de catecismo, dia dos professores (KKKKKK – a gente escrevia no quadro a giz “FELIZ DIA DO PROFESSOR”!!!). Quem nunca fez isso não foi feliz! Fechávamos a sala, enfeitávamos as paredes com balões coloridos e arrumávamos a mesa com as comidas trazidas por nós, bolo era o que não faltava, monteiro-lopes fazia lama (KKKK). As professoras chegavam e já sabiam mas fingiam que não. ERA MUITO BACANA AS FESTAS AMERICANAS!!! Bom lembrar!

ANIVERSÁRIO DA MARIA...


MARIA: 64 anos de muito amor e dedicação aos filhos. NOSSO ORGULHO!


É big, é big, é big big big!!!!


Chegou a hora de apagar a velinha, vamos cantar aquela musiquinha...


Parabéns pra você, parabéns pra você, pelo seu aniversário!!!


Família reunida: COISA LINDA DE SE VER. NÓS NOS AMAMOS MUITO!


Robertão cuidando da louça – isso sim é um homem perfeito. DE AVENTAL E TUDO! (KKKK)


Minha irmã Jesus chegando e abalando: depois que mudou o visual anda causando inveja na mulherada da família. DESPEITADA!


Athos e o beijo mais gostoso que já ganhei. Ele é meu sobrinho e afilhado, sou absolutamente louca por esse moleque!


Jamylle e Karen num sorriso de matar. LINDAS!


Nara e sua mãe, a minha irmã Luzia que veio de Santa Luzia para o almoço da Maria. AMO MUITO! Minha irmã lindona! Um amor de pessoa!


Meu irmão Junior atacando a mesa numa fome de leão. LINDO DA MANA!


Olha a Jamylle bem arrumadinha. Né que ela fica bonitinha? Ficou chique, Jam, nessa pose!


Minha sobrinha Nara e o seu maridão, o Clayton. TUDO DE BOM PONTO COM! Há tempos que eu não viu o Clayton, estava com saudade. BEIJOS!


Karen e eu prontas para irmos ao aniversário da mamãe. PARABÉNS, PRA VOCÊ!

NOSSA MOLECADA NA MAIOR DIVERSÃO

Festança na casa dos Vieiras e a molecada corre solta. Temos 21 sobrinhos e sempre que eles estão juntos o bicho pega: CHORO, GRITOS, MORDIDAS, EMPURRÕES, UNHADAS, CHUTES, PUXÕES DE CABELO, BELISCÕES e muita, MUITA BAGUNÇA! Tenho só a Karen de criança e por isso sou meio louca pelos meus sobrinhos. Não sou muito de ficar paparicando porque o meu forte é reinar, morder, apertar, mas acho eles UMAS DELÍCIAS! FOFUCHOS PRA LÁ DA CONTA!


Athos e Matheus num papo maravilhoso de homem pra homem

Claro que no aniversário da vovó não compareceram todos porque uns nem moram por aqui, mas vou mostrar a vocês os pimpolhos mais lindos da titia:

MATHEUS em seu estilo “Sou filhinho de papai sim e daí?!”

O Matheus é o pimpolho mais novo e é aquele que está no centro das atenções. Tudo o que esse molequinho faz é motivo de risada e a turma se diverte com suas performances pra lá de interessantes.




ATHOS em seu look fashion tipo “Emo - rock and roll”:

É a figuraça da família. Era a mascote mas com a chegada do Matheus ficou no canto. Ele é fofo e muito lindo além de engraçado e chiquetérrimo. UM MOLEQUINHO DA PESADA!




ADAM em seu estilo “Mauricinho não estou a fim de papo”:

O garotinho mais calado da turma. É pouco sociável e adora brincar sozinho porque quando se mete com a turminha vive apanhando. Tem trauma do Athos e é bem quietinho, quase não é percebido porque é um menininho bem educado! UM amor DE CRIANÇA!


DANÇAS LUZIENSES: SALUDOPÁ E LUZIENSE!

Festança Junina chegando e o povo todo está se preparando para o arrastapé. Recebi um recado, via Letícia, mas em nome da minha amiga Simone Costa, que me pede para relembrar as danças típicas da cidade que foram sucesso total na época em que estudávamos e ainda vivíamos por lá: SALUDOPÁ e LUZIENSE. Já escrevi sobre as danças antes, mas vou REPUBLICAR PARA SATISFAZER AO SEU DESEJO, SIMONE. Grande beijo, amiga!



Aos que não viveram a época das grandes quadras juninas da escola Florentina ou não lembram das danças Luziense e Saludopá, abaixo estão transcritas as letras das duas danças que marcaram aquela época:

DANÇA LUZIENSE – Luzia Chaves, Rodolfo e Joana Vieira

Tens beleza, tens encanto
Sou filho da terra e por ti eu canto...

Nasceste entres matas e florestas
Surgistes no horizonte entre festas
Contigo a esperança de um povo
Que sonha e busca um mundo novo

Teu orgulho é tua gente
Tens carisma, és coerente
Tua beleza me fascina
Tua riqueza é nossa sina

Mas tem que ter luta para vencer
Tendo coragem pra te erguer
Não adianta só comentar
Pois é preciso a tua labuta melhorar

E vem pra cá
E vem dançar
E vem viver, Santa Luzia
E vem pra cá
E vem dança
E vem viver nossa alegria

ÔÔÔÔÔ
Vamos canta dançar e viver com o nosso povo
ÔÔÔÔÔ
Nossa cultura e reviver tudo de novo
Somos teus filhos, podes crer
Vamos te amar, olé olá
Pois tudo é festa em teu lugar
Santa Luzia do Pará

SALUDOPÁ – Jurandi dos teclados, Naldo Blandt e Simone Costa

Mostro pra Santa Luzia
A dança SALUDOPÁ
E todos que apresentam a cultura do lugar
Bote logo a sua roupa
E vem pro balancê
De braços abertos pra lhe receber
Como eu amo você Santa Luzia

Bate mais forte o coração de todos que pisam neste chão
Sorriso alegre de felicidade
Admirar a beleza que tem nossa cidade
Dança menina faceira
Pula pra lá e pra cá Santa Luzia
Hoje se apresenta a dança do SALUDOPÁ
Ah, ah
Dança menina faceira
Pula pra lá e pra cá Santa Luzia
Hoje se apresenta a dança do SALUDOPÁ


Os versos das canções tanto da Dança Luziense como os da dança saludopá fazem referência às manifestações do local, e que buscam homenagear o orgulho que o povo sente de viver no município. Assim, cada verso traz à tona e de maneira poética as belezas da cidade e a esperança explícita de um grupo de jovens que, a partir da expressão cultural, sonham com uma cidade melhor.

SOBRE A DANÇA LUZIENSE, UM BREVE HISTÓRICO:



No dia em que a nossa turma, lá da escola Florentina, criou a Dança Luziense, foi a professora Olímpia da Luz que nos deu a ideia de homenagear, com a roupa da dança, as cores do município – a nossa bandeira. Nós acatamos e fizemos um modelo a fim de destacar todas as cores presentes neste símbolo nas estampas e folhos da roupa. A professora Olímpia era quem aplicava a nota das apresentações na sua disciplina (Educação Física) - que valia 10 e, além disso, ela sempre era selecionada para o júri que decidia a premiação e, por isso, respeitávamos a sua opinião e devemos isso a ela. Se bem que devemos tanta coisa a essa mulher. Sua morte tão precoce deixou a gente de coração tão apertado. Mas isso é uma outra história, pois teremos um textinho inteirinho só pra ela, afinal, ela merece.

23 de abril de 2010

PROFESSORA VANDA, AQUELE ABRAÇO!


Recebi há alguns minutinhos um comentário escrito pela professora Vanda e que me deixou muito emocionada. Seu comentário foi sobre a sua postagem "GENTE QUE FAZ FALTA: JAMILSOM" e é impossível não se emocionar com suas palavras de mãe.

Fiquei muito feliz em saber que a senhora andou perdendo o seu tempo lendo o que escrevi e quero que saiba que eu me sinto muito honrada em ter tido a oportunidade de ter sido guiada na minha vida estudantil por uma pessoa como a senhora. Vou qualquer dia desses escrever sobre sua pessoa, agora me faltam palavras. Deus a abençoe!

O recadinho, estou transcrevendo para acesso de todos:

Cara amiga,

Lendo seus artigos, encontrei o que fala do meu filho, "JAMILSON". Fiquei emocionada. A mesma pergunta que você fez, eu faço constantemente. Porque ELE se foi tão jovem? Só DEUS é que sabe o que aconteceu naquele infortúnio momento. Existem vários lugares que retratam a sua imagem, mas, a praça é...não sei explicar. Quando vinha da escola à noite, lá estava junto com os amigos, brincando, sorrindo como sempre.Se me avistasse, gritava: professora Vanda! Quando passo ao redor e vejo os seus amigos, fico procurando, parece que vou revê-lo, que vou ouvir sua voz. É uma busca incessante, porém, vazia, pois sei que ELE está junto do Pai Celeste, na morada eterna. Aquela máxima que diz, "o tempo faz esquecer", para mim não tem sentido, pois, quanto mais o tempo passa, mais sinto saudade, mais tenho vontade de tê-lo ao nosso lado. Mas, é isto. A vida nos reserva muitas surpresas, boas e ruins. Temos que aprender a conviver com elas, vibrando e transpondo-as , quando necessário.
Obrigada por ter lembrado do nosso querido e amigo JAMILSON.
Bjs!!!

Parabéns, Maria!!!


E hoje foi a data de aniversário da mamãe. Eu estava arrumada para pegar a estrada rumo à Santa Luzia mas ela ligou ainda pouco informando que virá amanhã para Belém. A Eulália fez uma cirurgia e a Maria quer vir à Capítal para visitá-la e aproveitaremos para comemorar com uma festança de arromba o seu aniversário.

PARABÉNS, mãe. Estamos te esperando!

O PASSADO É UMA PARADA! BAILE DE 15 ANOS

E, direto do túnel do tempo, vamos relembrar a época dos tradicionais festejos de 15 anos que aconteciam e eram o comentário em Santa Luzia. O 47 sempre foi um lugar que valorizou as tradições e o baile de debutantes foi um dos episódios dos aniversários de 15 anos que as famílias luzienses faziam questão de manter vivo.


Meu irmão Antônio quando foi cavalheiro dos 15 anos da Sílvia, a maior festa de aniversário que aconteceu naquelas bandas na nossa época de adolescência.

A valsa, o vestido, o bolo, os parabéns e a dança das damas e cavalheiros. Lembro que naquela época era tudo de muito importante para nós sermos convidadas para fazer parte dos casais de damas de um 15 anos. Uma honra para as adolescentes. Um prazer para as amigas. Um dever para os pais. Todas nós sonhávamos com uma festa daquelas e, se o dinheiro não desse, pelo menos ser a dama de alguém já era TUDO DE BOM PONTO COM!


Minha irmã Nazinha de dama da valsa do baile de debutantes com o seu par, o cavalheiro Sílvio.

15 era sempre uma festa de arromba mesmo que no interior o cardápio já não fosse mais uma surpresa. Éramos convidados para a festa mas já sabíamos os pratos que nos aguardavam, eles eram mais tradicionais que a valsa: arroz com galinha, vatapá, salgadinhos, muito monteiro-lopes, brigadeiro e tira-gosto feito com salsicha de lata, queijo e azeitona (KKKKKKK). Festas com muito glamour mas feita por caboclo é sempre muito engraçada.

PESO PESADO!

Estive pensando depois de olhar os meninos na foto anterior que nós realmente não mudamos nada. O que aconteceu foi que a gente engordou e isso é um fato mais do que evidente. Tudo bem que todos nós crescemos e demos um jeitinho na aparência, ficamos diferentes na estética e muitos de nós somos pais e mães de família e hoje tomamos o rumo do trabalho. Isso tudo, parece, fez com que ganhássemos um dinheirinho e, pelo jeito, gastássemos todas as nossas economias em comida. Isso, comida, porque se fizermos uma comparação do antes e do depois, as caras são as mesmas, mas o peso...


Eu confesso que mesmo fofucha ainda prefiro este corpo com estas pernas que o corpinho magro de antes mas com esses cambitos de dar pena.


O Edinaldo, meu amigo também melhorou, ficou mais homem, ganhou mais corpo e está mais bonito, sem dúvida!


O Márcio Japonês ficou lindo! Engordou um pouco e hoje é um gato de tirar o fôlego.


O professor Reinaldo (KKKKK) era magrelo. Hoje está um pouco acima do peso, mas também ficou melhor!


O Jorginho, meu Deus, o que era o Jorginho? Mais parecia um africano, magro e cabeçudo.está gordinho, mas eu prefiro assim.


Meu cunhado Alex ficou muito mais lindo assim fofinho do que antes quando morava no 47 na sua infância

"De gol em gol com direito a replay"


E como o assunto do momento é a COPA DO MUNDO estou passando para postar as imagens do futebol luziense. Bons tempos aqueles dos campeonatos intermunicipais. Bons tempos aquelas peladas no campo quando ele ainda era na frente da feira. Que falta faz os jogos do PINGO e do BOTAFOGO luzienses. Times que arrasavam os nossos corações, seja no campo ou na quadra. O futebol no 47 sempre foi um atrativo para as tardes ociosas de domingo e sempre contou com a presença de pessoas e jogadores que se divertiam e faziam a diversão de todos os que estavam por ali na beirada da arena ou na arquibancada da quadra de piso batido.



SAUDADES, GALERA! Aos nossos eternos jogadores do futebol e da pelada em Santa Luzia, aquele abraço!


Em ano de COPA DO MUNDO é nós na fita, mano!

E como eu acabei de postar uma foto do time do Botafogo esporte clube luziense e creio que todas as pessoas que moram por aí devem ter observado nos esportistas e tenham relembrados do corpo atlético de todos eles. Os meninos naquela época eram sarados e tinham um físico que, meu bem! Era de tirar o fôlego, mas o tempo foi passando e...


O Edson Farias até que não mudou nada não, nem ele nem o Junior fotógrafo, mas o Mineirinho e os outros...hum!

Bom olhar essa imagem também e relembrar o Augusto, meu primo que trabalhava na prefeitura e que hoje já não está por aqui junto de nós.Saudades, amigo!

22 de abril de 2010

PIMENTA NO DOS OUTROS É REFRESCO, já dizia a minha mãe!


Recebi um recadinho de um visitante que se identifica como O OBSERVADOR, apesar de não ter OBSERVADO e ter deixado escapar o seu e-mail e o seu nome - quem quiser dá uma OBSERVADINHA é só clicar em cima de “meu e-mail” que o visitante dá às caras com o nome postado pelo endereço de rede. Li seu nome mas prefiro mantê-lo no anonimato porque é assim, creio eu, que o senhor se sinta melhor.

Vejamos portanto o seu recado postado no mural:

professora Joana quem será o proximo homenageado do seu blog o fernandinho beira mar? por que vc já homenageou o deputado que nunca trabalhou masi enricou roubando o povo de santa Luzia juntamente com seu irmão que nunca trabalhou mais é um dos mais ricos da cidade. Homenageou o Neguinho Coco que sempre viveu de assaltar e fazer outras coisas piores e agora homenageou o nato costa que roubou a prefeitura para enricar os agiotas.

Não vou chamá-lo de leitor porque, como o próprio quis enfocar, é um OBSRVADOR. Um OBSERVADOR meio desatento, pois não OBSERVOU alguns probleminhas na forma com a qual escreveu a sua mensagem: tão culto e tão coloquial ao mesmo tempo (substantivos próprios iniciados em minúsculas, o que não é correto; minúsculas depois de ponto, o que não é permitido; início de texto também em minúscula; vocábulos sem acentuação - ou o novo acordo ortográfico excluiu o agudo de próximo? Vou pesquisar! - ; mas com “i” em sentido opositivo, duas vezes - ai caramba, pensei que fosse descuido!; vírgulas fora do lugar). Então, da próxima vez, seja mais OBSERVADOR,é feio criticar os outros sem ter autoridade para fazer isso. Cometo um montão de desvios também, inclusive num de meus livros eu cometi uns erros imperdoáveis, assim como os seus,foi horrível, mas tudo bem, afinal TODO MUNDO ERRA, né? Pois é, o Nato errou, o Neguinho Coco, errou, o Adamor errou e o senhor também, veja só como é a vida, vive pregando peça na gente!!! Estou corrigindo o senhor, mesmo com tantos erros que eu cometi na vida, no português, nas opções. Porém, saiba que eu não faria isso com o senhor em uma ocasião diferente, mas (sem o i, viu) devido ao teor irônico de seu recado, eu não pude deixar de OBSERVAR que me chamaste de professora, então, é meu dever fazer esta OBSERVAÇÃO sobre os seus desvios ortográficos, os chamados erros de português.

Mas (sem o i de novo, percebeu?) falando sobre o conteúdo que, inclusive, compreendi perfeitamente, gostaria de informá-lo que o senhor não OBSERVOU que eu também já homenageie o seu Louro, o prefeito da cidade; o Edson Martins;o Edno Alves, o Edinaldo Lucena; a vereadora Lúcia Machado; a Dona Adalzisa; a dona Laudina; o meu pai, o seu Feliciano e outros que o senhor não deve ter lido por aqui pela internet por conta de não ser um LEITOR e sim UM OBSERVADOR. Deixou também e, infelizmente, de OBSERVAR que este blog não é meu, é de Santa Luzia, o meu blog pessoal é joanavieirapontocom.blogspot.com, dê uma passadinha lá que saberá um pouco sobre mim, o meu trabalho e a minha vida. Lá não há Nato, não há Adamor, não há Neguinho, há Joana Vieira – BLOG PESSOAL. Por isso as homenagens aqui, porque esta página sim foi feita para retratar a minha visão em relação aos fatos, pessoas e acontecimentos de Santa Luzia.

Saiba o senhor que a história de um lugar não é feita somente de mocinhos não , é também protagonizada por vilões. Talvez seja por ser o senhor um OBSERVADOR e não um leitor, que não tenha percebido que o maior capítulo da história do Brasil e do mundo é narrado pelas grandes figuras míticas, lendárias e desertoras que marcaram a história, seja ela de glória ou de insucessos. Lampião, o cangaceiro, era um anti-herói, Capitão Lamarca também, Macunaíma, o nosso herói atrapalhado da literatura, o interventor Barata, aqui no norte, Pedro Teixeira, Padre Antônio Vieira, OBSERVOU?! Fernando Collor foi cassado e nem por isso o Brasil apagou esse político da nossa história, pelo contrário, com o seu impeachment, ele eternizou de vez sua assinatura nos livros didáticos e biografias que narram a política do Brasil. Por ele os Caras Pintadas, por ele, escancarou-se a corrupção, por ele a glória de Tancredo, o nosso herói morto. E o período da Ditadura, o senhor esqueceu ou nunca leu sobre o assunto? Os nossos vilões inesquecíveis: Médice e o AI5, Castelo Branco, o braço forte da repressão, o exílio de Caetano e Gil, os nossos mocinhos da cultura e da música. O que seria da abertura política e do voto direto sem os nossos vilões? Pena que o senhor não leia porque só OBSERVA, senão saberia a importância de Hitler para o Holocausto, a representação simbólica de Mussolini para o Fascismo, o poder de Napoleão para o Imperialismo, Mao Tsé-Tung na China, Pedro Álvares Cabral e a Colonização para a dizimação dos índios, os europeus e o Tráfico Negreiro...A história, senhor OBSERVADOR, é protagonizada pelo herói, mas sem o vilão o que seria dele? Não fosse assim, Hiroshima e Nagasaki não teriam sido arrasadas pela bomba atômica, os Estados Unidos não teriam embargado Cuba, a África não seria tão pobre e miserável, o Irã não seria uma potência bélica e a União Soviética não teria derrocado. A história de um povo é contada de dois lados, para tudo existe duas visões, isso é o que chamamos paradigmas. Não fosse assim, por que o Brasil fez questão de tornar o caso Suzane Richthofen tão evidente? Por que não apagamos de nossa mente o casal Nardoni? Guilherme de Pádua? O namorado assassino de Heloá? O Maníaco do Parque? O Pedófilo de Luziânia? O FERNANDINHO BEIRA MAR? Nunca OBSERVOU ISSO? Não que eu admita que as pessoas para as quais eu escrevi neste blog são os vilões da nossa história, porque eu sei que tudo depende do ponto de vista e ao assassino também é dada a chance, no tribunal, de expor a sua versão sobre o crime. E sem contar que existem vários tipos de assassino, o conceito depende muito do ponto de vista, veja só o senhor, por exemplo, acabou de assassinar a gramática na sua postagem. (KKK).

Não se chateie, tudo isso é só para mostrar ao senhor que crucificar o outro é muito fácil, mas quando somos nós que estamos na cruz, o prego fere a carne como um parafuso. “Perdoai setenta vezes sete”, disse Cristo. Então me perdoe por este texto, mas foi o senhor quem começou! Eu só OBSERVEI o seu recado!

Tanta gente para quem eu fiz homenagens e agora chegou a sua vez. ESTA é a minha HOMENAGEM para o senhor. E sobre o Fernandinho Beira Mar, gostei da sugestão, pena que ele não tenha nascido ou passado por Santa Luzia. Arnaldo Jabor, o escritor e crítico que eu mais admiro, disse um dia que seu melhor texto foi sobre esse traficante, pra mim seria um desafio. Mas como o Blog é de Santa Luzia, vou mudar os nomes dos bois, se me permite, vou escrever sobre o Nego Ciço da próxima vez, ele sim tem tudo a ver com a gente! OBRIGADA PELA DICA! Passar bem!

CORRIGINDO:

professora Joana,(vírgula, pois sintaticamente isso aqui é um vocativo) quem será o próximo homenageado do seu blog?(primeira pergunta, ponto de interrogação) O Fernandinho Beira Mar? Porque (porquê junto, explicação) vc já homenageou o deputado que nunca trabalhou, masi (olha...) enricou roubando o povo de santa Luzia (olha...substantivo próprio em maiúscula) juntamente com seu irmão que nunca trabalhou mais (mas sem o i) é um dos mais ricos da cidade (faltam vírgulas aqui). Homenageou o Neguinho Coco,(vírgula aqui também) que sempre viveu de assaltar e fazer outras coisas piores e, agora,(advérbio de tempo, vírgulado sempre) homenageou o nato costa(Hum,não seria Nato Costa?) que roubou a prefeitura para enricar os agiotas.

RECAPTULANDO:

Professora Joana, quem será o próximo homenageado do seu blog? O Fernandinho Beira Mar? Porque você já homenageou o deputado que nunca trabalhou mas enricou roubando o povo de Santa Luzia, juntamente com seu irmão, que nunca trabalhou, mas é um dos mais ricos da cidade. Homenageou o Neguinho Coco, que sempre viveu de assaltar e fazer outras coisas piores e, agora, homenageou o Nato Costa, que roubou a prefeitura para enricar os agiotas.

AGORA SIM. MUITO BEM!

21 de abril de 2010

O PASSADO É UMA PARADA!

Tem gente que eu sei, se soubesse o que o tempo lhe reservaria, jamais teria feito algumas fotos. A gente vive cada época com a mais pura intensidade que os dias nos exigem. Estamos num tempo e seguimos os rumos das suas tendências, por isso, faz tanta falta a nossa infância porque é nesse período que fazemos as mais divertidas loucuras e ali, naquele momento, tudo era permitido. É assim na adolescência, na juventude e será assim na velhice. As fotos comprovam isso. Temos vergonha de algumas pérolas que registramos, mas elas nada mais são do que um registro único dos momentos únicos que nós vivemos intensamente. Isso não significa dizer, é claro, que algumas poses não vão nos causar alguns constrangimentos por que é certo que as fotos são sempre uma boa pedida para um bom e velho MICO. Por isso a PÁGINA O PASSADO É UMA PARADA FAZ TANTO SUCESSO e também por isso é A PÁGINA MAIS ODIADA Desse blog. Você rir dos amigos, mas quando é com você: QUE MICAÇO!

Tenho uma foto dessas que a gente escondia dentro daquela caixa de sapato coberta de papel de presente que toda adolescente da minha época tinha para esconder as cartas e os bilhetes dos namoricos. Aquela caixa era guardada a sete chaves porque era dentro dela que guardávamos as nossas pérolas imagéticas. Imagens que são como aquelas perguntas do caderninho que as amigas davam pra que nós respondêssemos, lembram: “Quem você levaria para uma ilha deserta?” (KKKKKKKKK). “Você já beijou?” (KKKKKKK). Nós íamos respondendo e lendo a resposta dos colegas só pra encarnar depois. UMA PIADA! Coisas do passado que marcaram as nossas vidas para sempre- ainda mais ali, no 47, onde todo mundo se conhecia e as encarnações eram recíprocas. AMO O PASSADO MAS TAMBÉM ODEIO aquelas fotos tradicionais que traumatizam a gente pra sempre, como por exemplo a minha foto com a Norinha na primeira comunhão, aquilo não é uma foto,é um mico, é um trauma! (KKKKKK).
É por isso que, às vezes, agradecemos ao tempo por ele ter passado porque não fosse isso estaríamos fritos. Sejamos francos então, digam-me, quem iria querer namorar eu ou o Jorginho na época em que fizemos essa foto aí no Caeté? NINGUÉM! Por isso demorei tanto tempo pra perder a virgindade, NINGUÉM queria, mano! (KKKKKK).


São tantas imagens que só mesmo um bom olhar clínico não desperdiçaria algumas risadas:


Que tal a Polyanna aqui no aniversário da Silvia do seu Manoel Pinto. (KKKKK) O Reinaldo e a Gelma quando na pré-juventude. (PODRE, o REINALDO – KKKK). A Juliana em sua dança exótica com essa roupinha horrível (KKKK) A Simone Costa nessa roupa de matar!!! (Simplesmente horrível – KKKK). Não sei se isso era realmente moda ou se nós realmente não tínhamos o senso do ridículo! (KKK) Porque era mal gosto demais, minha gente! Isso não é coisa de época não é coisa de gente brega mesmo! Que garota iria querer o professor Antonio Moura com essas orelhas tão grandes? (KKKKKK) Meu irmão, coitado era muito feio!!!!! Mais parecia um OGRO, uma figura daquelas do filme AVATAR! (KKKKK)E o Melque do seu Bebé, o que que é isso? O incrível Hulck? (KKKK)
Observem mais algumas fotos é impossível não repensar em algumas perguntas.Vejam:


Que ser humano o suficientemente bom de coração seria capaz de beijar o Márcio japonês no dia do aniversário do Doriédson? (KKKKKKK) Nem Madre Tereza de Calcutar faria uma bondade dessa!!!!Nem a irmã Doroty, coitada! De onde, me digam, seria capaz de sair um índio guerreiro capaz de roubar o coração da Sônia no tempo em que ela mais parecia da tribo dos tembés? (KKKK). A Princesa com essa cara de plebéia? OU PLEBEU? A Neth com sua juba de leão? A Régia com esse seu sorriso meio que sai pra lá, macho? (KKKK). E eu então? Nossa mãe! Que mulher ou homem seriam capazes de me dar um beijo vestida nesse conjunto de chita com esse cabelo cortado pela dona Adalzisa? PODRE ao QUADRADO!!!!! Não havia sapo que desse conta disso quanto mais príncipe.
Nossa sorte é que o tempo passou e nós sobrevivemos e é isso o que interessa. As fotos registraram um passado duro e cruel de uma beleza inexistente que a vida foi, graças a Deus nos oferecendo aos poucos. Não fosse isso, todos nós mesmo não sendo lindos, estaríamos virgens e numa secura sexual terrível (KKKK).A vida foi boa conosco, amigos. UM BRINDE!

E como o assunto é o passado, fotos e micos...PARA DEIXAR O CORAÇÃO MAIS FELIZ E A MENTE MAIS ALEGRE, o blog está postando mais esta PÉROLA para você morrer de rir com O PASSADO É UMA PARADA! (KKKKK).


Nossas eternas mestras num dia de folga e livres dos afazeres do trabalho, curtindo aquele banho gostoso de água fria lá no rio Caeté em dia de piquenique. UMA DELÍCIA DE LEMBRANÇA. UM MICO QUE FALE A PENA SER RELEMBRADO!