12 de junho de 2010

ETERNOS NAMORADOS


Hoje é o aniversário do papai e eu não vou estar perto dele por conta da falta de tempo e da distância que não me permite está pertinho. AMO O MEU PAI e sou eternamente grata por ele ser a pessoa que é e por ter me ensinado a ser a pessoa que eu sou. estou fazendo uma homenagem a ele aqui no blog, não só porque ele está em dia de apagar as velinhas, mas por ele ser um namorado exemplar também. Meu pai e minha mãe farão 50 anos de casados e eu me orgulho em dizer que até hoje os dois ainda se beijam, se amam e se respeitam. Nunca ouvi conversas do meu pai, nunca presenciei brigas por ciúmes por parte da mamãe e nunca soubemos que ele teve uma outra mulher durante esses anos todos. Foi fiel, companheiro e amigo. É assim sempre, apesar de muito calado e muito sem jeito para o romantismo! Construiu uma família sólida, é um homem de caráter e nunca nos deu mau exemplo! É na vida tudo o que quis passar a nós sem muitas palavras e muitas atitudes. Na imagem ele e minha mãe no dia de comemoração do festejo dos pais. Os dois emocionaram a gente com esse beijo que, inclusive, foi capa do meu segundo livro! Um exemplo para aqueles que na primeira briga querem separar, um rumo certo para aqueles que acham que amor verdadeiro não existe. Amar ainda é o sentimento mais verdadeiro que a humanidade pode conhecer. Ame muito, o amor, nunca é demais, nem mesmo no exagero!

FELIZ ANIVERSÁRIO, PAI, E FELIZ DIA DOS NAMORADOS PARA OS DOIS!

FELIZ DIA DOS NAMORADOS!


E nesse dia 12 de junho, dia dos namorados, eu vou transcrever um texto que pra mim é o mais interessante e emocionante sobre os nossos casos de amor. Chama-se A PESSOA ERRADA e é um textinho que eu acho lindo e criativo, puro e verdadeiro. Espero que gostem:

Pensando bem em tudo o que a gente vê, e vivencia e ouve e pensa, não existe uma pessoa certa pra gente. Existe uma pessoa que se você for parar pra pensar, é, na verdade, a pessoa errada. Porque a pessoa certa, faz tudo certinho, chega na hora certa,fala as coisas certas,faz as coisas certas,mas nem sempre a gente tá precisando das coisas certas. Aí é a hora de procurar a pessoa errada. A pessoa errada te faz perder a cabeça, fazer loucuras, perder a hora, morrer de amor.

A pessoa errada vai ficar um dia sem te procurar que é pra na hora que vocês se encontrarem a entrega ser muito mais verdadeira. A pessoa errada, é na verdade,aquilo que a gente chama de pessoa certa. Essa pessoa vai te fazer chorar,mas uma hora depois vai estar enxugando suas lágrimas. Essa pessoa vai tirar seu sono, mas vai te dar em troca uma noite de amor inesquecível. Essa pessoa talvez te magoe e depois te enche de mimos pedindo seu perdão. Essa pessoa pode não estar 100% do tempo ao seu lado, mas vai estar 100% da vida dela esperando você. Vai estar o tempo todo pensando em você.

A pessoa errada tem que aparecer pra todo mundo, porque a vida não é certa. Nada aqui é certo. O que é certo mesmo, é que temos que viver cada momento, cada segundo amando, sorrindo, chorando, emocionando, pensando, agindo,querendo, conseguindo.

E só assim é possível chegar aquele momento do dia, em que a gente diz:

"Graças à Deus deu tudo certo". Quando na verdade, tudo o que ele quer é que a gente encontre a pessoa errada pra que as coisas comecem a realmente funcionar direito pra gente...

(texto dado à assinatura ao autor Luiz Fernando Veríssimo mas sua autoria não foi identificada)

11 de junho de 2010

PARABÉNS, PAI!


E amanhã, dia dos namorados, é o aniversário do papai: seu FELICIANO. Um exemplo de pessoa, uma fofura de ser humano, uma honestidade de dar inveja a qualquer um. Sou alucinada, apaixonada, maluca e perdidamente apaixonada pelo meu pai. E não o amo só porque é meu pai, não é pela pessoa linda e maravilhosa que ele é, pelo trato e o cuidado que teve com todos os filhos, pela luta que travou pra dar a nós o melhor que podia. MEU PAI!

Meu pai é uma daquelas pessoas que a mídia, os jornais em geral e a população afirmam não existir mais: honesto acima de tudo. Ético acima de todos os outros sentimentos. Sincero além da conta. UM EXEMPLO!

SEM PALAVRAS, PAI. TE AMO!!!MUITO E SEMPRE. FOI POR TI TODAS AS MINHAS VITÓRIAS!!!

PERSONALIDADE LUZIENSE: MUDO


E eu encontrei lá pelo 47 nestes dias de muito passeio, aquele que é uma das personalidades que marcaram a história do município: O beina-bebeina. Ele que é parte da nossa cultura, personagem das nossas histórias, motivo de muitas risadas e amigos do povo que passa por lá. O Mudo é mais uma dessas pessoas que deixava a gente feliz em dia de sua vista. Um andarilho de pai e mãe, um menino de muitos irmãos de rua, muitos amigos de cumplicidades e que deixou muita gente, apesar de mudo, sem saber o que falar.

Eu lembro dele desde que eu era muito pequena, o via andando por ali e sempre soube que era filho da Helena Cacete, tinha medo dele e temia a sua mãe, nunca sequer vi a Helena, mas esse nome foi pra mim tão potente e tão amedrontador que assustava mais que o famoso homem do saco ou o bicho papão. Acho bem que por isso, nós respeitávamos o beina-bebeina, porque era filho dela e nós nos pelávamos de medo dessa mulher.

Na verdade, há sempre um pouco de mitologia em tudo o que a gente escutava ali nos becos e ruas do 47. Acreditávamos em muitas histórias porque sendo moradores do interior, até Matinta botava a gente pra correr. Mas em se tratando do mudo, não era medo o que nós sentíamos por ele - nem medo, nem nojo, nem pena, era amizade. Éramos seus amigos, convivíamos com ele, comprávamos o seu lanche, “batíamos altos papos” e “conversávamos” bastante dentro das suas possibilidades de comunicação e dentro das nossas possibilidades de compreensão.

Ele não é um andarilho, é o nosso amigo, a nossa mascote, o nosso pimpolho, o nosso irmão. Ficava rondando por lá e sempre encontrava um para “escutar” as suas fofocas. É UMA DAS PESSOAS MAIS ENGRAÇADAS QUE CONHEÇO!

Fui à igreja com a mamãe e o vi por ali pelos bares no seu vício e me dirigi a ele a fim de fazer a foto, ele me olhou meio tonto, me enxergou meio bêbedo e me sorriu todo feliz: “beina, bebin, beina, beina!!” Começou a gritar e a me abraçar, me apertou, pediu dinheiro e fez a foto todo empolgado! UMA MARAVILHA!

O BEINA é PERSONALIDADE LUZIENSE! Uma pessoa que merece por méritos próprios entrar para o blog e perpetuar a sua história!

RECONSTRUINDO...

E Ninguém comentou sobre o fato de o Ginásio de esportes ali perto da João Gomes ter voltado firme e forte ao trabalho. Passei por lá depois da entrevista com a Zida e me assustei quando vi que os operários estavam por lá na maior empolgação para finalizar a obra. A turma de trabalhadores já está com a mão na obra e eu fui até á casa do Prefeito saber quais os planos e as datas para a entrega. Acompanhem os principais pontos da nossa conversa:


Prefeito Lourival Fernandes: "Vou arrumar essa cidade, Junia, vou deixar ela bem bonita, toda linda pode escrever isso ai!"

Passei por lá pela João Gomes e vi que o Ginásio de Futebol está de volta à labuta, o que aconteceu seu Louro?

Estamos reiniciando uma série de obras que estavam paradas por causa das burocracias, documentos, envio de verbas e até mesmo as plantas de engenharia que apresentavam alguns erros que precisaram ser corrigidos. O Ginásio era uma dessas obras, ele estava com problemas no repasse de verbas porque o projeto teve que ser todo refeito, pois o tamanho da quadra não era suficiente para agregar alguns torneios que a secretaria de esporte e cultura pretendem trazer para a cidade depois do espaço pronto.


Obra do GINÁSIO literalmente paralisada – obra que foi citada aqui numa critica que fizemos sobre o descaso com o dinheiro público.


Obra do GINÁSIO em sua volta ao trabalho – prefeito Louro dando respostas ás nossas insatisfações.

É,mas eu passei pela BR na vinda para cá e não vi nem sinal do matadouro. Nem prédio e nem placa tem mais, o que aconteceu?

A placa caiu e nós vamos ter que colocar outra porque o deputado Ganzer meteu uma emenda que trará as verbas para o conclusão do prédio então , esse dinheiro será somada ao que já foi gasto e por isso está sem placa, mas vamos colocar ela lá de novo, mesmo porque o dinheiro já está garantido e as obras vão recomeçar antes de agosto, Vou deixar aquilo lá pronto e bonito. Fui lá esses dias e mandei dá uma capinada e pus um vigia pra ficar de olho porque as pessoa roubam o que já foi construído (telha, areia, tijolo).

E o Estádio de Futebol?

O estádio eu também vou terminar, você pode acreditar, as vai demorar um pouco mais. Já conversei com a governadora e ela me garantiu a verba e o Ganzer também vai botar a emenda e aí é só esperar que o dinheiro chaga. Vou arrumar essa cidade, Junia, vou deixar ela bem bonita, toda linda pode escrever isso ai. Tem a orla do caeté que eu vou entregar também antes do final de ano, tem a segunda etapa do calçadão que já foi aprovada e a governadora também vai garantir a verba. Vamos estender o calçadão até lá nas baiúcas e vai ficar bonito.

E as donas das barracas de vendas da baiúca como ficam?

O Gedson está organizando uma conversa com esse povo todo. Vamos ter que envolver a comunidade e alguma entidades e associações. Não vamos passar por cima de ninguém, vamos remanejar e depois que todo tiver pronto, vamos trazer as barraqueiras de volta.


Secretário de Finanças Gedson Chavier: “Queremos deixar tudo pronto pra que não haja insatisfação e nem estrago de verbas em construções que viram museus na cidade!”

Conversei com o Gedson e ele me afirmou que a terceira etapa do calçadão já vai ser discutida e logo logo os trabalhos começarão e a cidade vai sim receber prontinhas todas as obras que estão inacabadas. “queremos deixar tudo pronto pra que não haja insatisfação e nem estrago de verbas em construções que viram museus na cidade!”. Ele me disse também que dois postos de saúde serão inaugurados também e que no Tentugal só está faltando uma porta para que o prédio seja entregue à comunidade. Disse que a orla do Caeté está quase pronta e que só falta a cobertura da quadra de esporte que será um espaço de lazer para os visitantes do balneário e alguns outros retoques e a obra será entregue também. E sobre a fábrica de despolpa do açaí, o secretário de finanças do município me disse que o prédio já está pronto, mas que parte do maquinário ainda não foi entregue e a outra parte ainda nem foi comprada por falta de verbas. Mas que a fábrica vai funcionar sim e será entregue à cidade antes do fim do ano.

Estamos torcendo que isso seja verdade e que a comunidade possa cuidar do patrimônio publico porque não basta apenas inaugurar os prédios é preciso cuidar deles e zelar pelo bem que é nosso!

ENQUETE ENCERRADA!

E a nossa enquete encerrou nesta noite de ontem. No mesmo dia em que pelo contador de visitas completamos dez mil acessos aqui no Santa Luzia Ponto Com. Não vou dizer que a maioria esmagadora pediu um basta sobre as postagens em relação à política porque tivemos um total de 92 votantes e destes, 62 votaram no último item que dava a exclusão do assunto neste blog. Afirmei que respeitaria os meus leitores que votassem na proposta da enquete e vou seguir isso à risca por entender que apesar do blog ser editado pela Joana ele não é definitivamente a casa da mãe Joana...

Por isso, postagens desse tipo só as informativas: entrevistas, reportagens ou notas de esclarecimentos vindas deste ou daquele político. Como eu disse, é impossível, não falar sobre o assunto numa cidade como a nossa que vive no rumo dos ditames das eleições.

Dito isso o assunto permanecerá, mesmo porque as pessoas e a cidade dependem diretamente dela, mas não serão postados nenhum tipo de comentário ou mensagem difamatória ou de caráter ofensivo. Essa a nossa intenção. Aliás, fica até complicado agora em época de eleições para o governo deixar de falar sobre o assunto.

E antes de encerrar: a turma que se gladiava está toda, literalmente junta.

Por isso que às vezes é melhor ficar calado, tem gente que está sem saber o que fazer ou sem saber o que postar, gente que adotou a versão ortodoxa e agora está sem graça procurando texto sobre as coisas “insossas” da cidade, como as pessoas, os acontecimentos...

IRONIA DO DESTINO: PT e PR JUNTOS! E isto não me assusta nem um pouco, sei que os acordos fazem parte das alianças na luta pelo poder, agora que vai ser engraçado, ah, isso vai!

VEJA COMO FICOU O RESULTADO:

Você entra e sai da página por que não é isso o que você espera desta página 6 (6%)

Você vibra de alegria porque enfim o blog está discutindo um assunto realmente importante para o povo da cidade 25 (26%)

Gosta, mas prefere que o blog não poste sobre o assunto 62 (66%)

É pelo número de votantes que eu não posso considerar que a maioria votou, porque numa página que fez dez mil acessos, 92 pessoa devem ser sim consideradas mas não em sua totalidade!

10 de junho de 2010

NOTA PÚBLICA: Tião Oliveira

Recebi, via e-mail, uma carta escrita pelo vereador Tião Oliveira, o presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia. Ele foi alvo de algumas acusações e eu dei a ele, como faria a qualquer um, o direito de defesa diante as repercussões causadas pelas postagens editadas aqui e ditas pelos vereadores Nando e Franço.


Torno público o recado e agradeço ao vereador por direcionar à carta ao público pois, apesar de tantas ofensas anônimas postadas por aqui, me orgulha em receber uma carta dirigida aos leitores com nome e sobrenome:

Cara Professora,

Sinto-me no dever de prestar alguns esclarecimentos diante do que foi comentado a meu respeito. Primeiro não vou ficar trocando acusações, nem ficar denegrindo a imagem de quem quer que seja. Não é do meu comportamento, usar da inveja, da falta de gentileza, da imoralidade e imbecilidade, para prejudicar ou atingir nenhum companheiro de Legislativo. Mais, pelo fato de me sentir atingido pelos comentários que julgo, maldosos e sem cabimento, fico na obrigação de esclarecer, em dez pontos, o seguinte:

- Sou flho de Santa Luzia do Pará, morador que fui pelos meus primeiros oito anos de vida e retornando a morar depois de 30 anos de ausência.

- Sou filho da Professora Nely, a qual foi professora de diversos cidadãos de Santa Luzia do Pará e do Altevir Oliveira, o qual é conhecido de todos em nosso Município;

- Retornei a Santa Luzia do Pará, em março de 2004, a convite dos meus primos Adamor e Mico, para assumir a Secretaria de Administração Municipal, tendo em vista que o Prefeito na ocasião era o Mico.

- Relutei a princípio em aceitar o convite mais, depois de vários convites, resolvir aceitar mais este desafio, numa vontade de poder, junto com o Prefeito Mico, reorganizar e fazer os devidos acertos para o melhoramento da Cidade e do Interior do Município;

-Ao assumir tão honrosa função, me dediquei a proporcionar um trabalho que pudesse melhorar a vida dos Munícipes, sempre com a orientação competente do Prefeito Mico que, em tão pouco tempo, pode melhorar significativamente as condições da Municipalidade;

- Nas eleições Municipais de 2008, contra a vontade de minha esposa Andréa e de meus filhos, me candidatei ao cargo de Vereador e consegui, com muito sacrifício, me eleger;

- Talvez devesse ter escutado os conselhos de minha companheira. Talvez, se estivesse cuidando das minhas atividades particulares, não teria sido acometido de tão profundo arrependimento. Não pelo fato de ter sido eleito. Não pelo fato de estar à serviço da nossa População. Não pelo fato de estar legislando para melhorar a vida dos mais necessitados. Mas sobretudo, pelo fato de estar convivendo com interesses diversos, onde os interesses individuais se sobrepõe ao coletivo, onde a mesquinharia e a falta de caráter se estabelece em relacionamentos fantasiosos;

- Não obstante ao clima de pura infelicidade no Legislativo, me encontro na condição de Presidente da Câmara Municipal, tendo a responsabilidade de honrar meu primo e Deputado Adamor, que tanto fez quando presidente deste Legislativo;

- Saliento sempre, que tenho procurado os meios legais de conduzir com firmeza e responsabilidade o cargo que ora assumo, mostrando que a honradez é singular, onde todos os quadrimestre do Legislativo encontram-se em dias, numa demonstração de zelo no que é público;

10 - Por fim, me estranha a posição assumida por dois Vereadores, quando afirmam que não cumpro com os compromissos assumidos. Vão ao Plenário da Câmara ou em minha presença e me digam quais compromissos não foram cumpridos? Qual foi a traição que cometi? Onde fui o culpado por leviandade de Vereador que se troca por migalhas, que assume publicamente que foi por alguns litros de combustível, fretes de veiculos e diárias pagas com recursos do nosso sofrido povo? Sou avesso ao clientelismo,a falta de responsabilidade. Sempre procurei conduzir minha vida olhando para o próximo. Não sou Vereador, estou Vereador e, para isso, me reservo no direito de legislar e defendo o que acho justo e confiável. Não me vendo, não traio os meus amigos, não me entrego ao primeiro que me oferecer vantagens, não sou canalha, não, não e não.... não sou do mesmo saco....tenho caráter e personalidade.Espero que minha carta de liberdade esteja próxima, pois a população verá quem são os verdadeiros saqueadores dos cofres públicos.

Agradeço à vc, minha querida, e peço desculpas pelo desabafo.

Vereador Tião Oliveira

9 de junho de 2010

COPA DO MUNDO: BRASIL!!!

E sexta-feira. SEXTA-FEIRA É O DIA DA ABERTURA do maior movimento esportivo do mundo: A COPA!


Turma petista na copa de 2006, galera de Santa Luzia na maior felicidade em dia de jogo do Brasil. A Copa do Mundo (ou Campeonato Mundial) de Futebol de 2006 realizou-se na Alemanha e foi vencida pela Itália. Esperamos que me 2010 o resultado seja diferente!

O dia 11 de junho parece destinado a ser histórico na África do Sul. Nesta sexta-feira, começa a Copa do Mundo no país, a primeira no continente africano. Mas há 46 anos, o dia 11 de junho ficou marcado para o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela. Em 1964, ele, junto de outras setes pessoas, foi condenado pelo crime de sabotagem na corte de Rivonia.

Condenados à prisão perpétua, eles foram levados à Ilha Robben, onde Mandela ficou preso durante 18 anos. Em 1982, ele foi transferido para a prisão Pollsmor. “Madiba”, como é chamado pelo povo sul-africano, foi libertado em 11 de fevereiro de 1990.

Copa do Mundo é sempre um bom momento pra receber ou reunir os amigos para aquela fasta e aquela torcida. Estou feliz com a chegada da data e desejo a todos, um feliz junho com muitos gols e muita saúde.

NOVO COMERCIAL IMPACTO: TUDO DE BOM PONTO COM!

E nesta sexta-feira que passou nós estivemos novamente no estúdio para gravarmos a nova propaganda do IMPACTO. Sete professores foram selecionados desta vez e eu estive por lá para as filmagens e para, claro, fazer aquelas fotinhas para o blog. UMA DELÍCIA!


A Nova investida na mídia é para gerar matriculas para o mais novo projeto da escola: O TAREFÃO IMPACTO. Uma espécie de oficina só de exercícios e atividades para quem não quer perder tempo e passar logo o vestibular.


Eu, Anderson Costa e Dantas na hora de decorar o texto! UMA PIADA ESSES DOIS!


Ensaio com a galera: muito cansativos o texto e as gravações. Uma diversão que cansa mas vale a pena!


E aqui, na sala do Gemaque, o dono do Impacto, observando o resultado final da última propaganda que fizemos.


Alcântara todo todo usando pó compacto da Natura...(KKKK)


Anderson Costa tapando os buracos (KKKK)


E olha eu aí toda bonitona depois que a Rose deu um jeito nas rugas e marcas de expressão...Fiu Fiu!!! (KKKK)


Thomas na maior felicidade porque vai aparecer na televisão.

CAMPEÃO, VENCEDOR: ENCONTROS E REENCONTROS.

Passando pra postar as fotos de alguns encontros que a vida me tem proporcionado. Estou por aí nos meus passeios e sacanagens e sempre encontro um ou outro aluno. Fico feliz. Gosto dos meus pimpolhos, e por isso fico emocionada quando revejo um ex-aluno que já saiu dessa vida de cursinho e adentrou os portões das mais diversas universidades na capital ou fora dela.

Me emociono quando eles me olham e sorriem com aquele ar de dever cumprido e aquele abraço de agradecimento. DEUS TEM SIDO MUITO LEGAL COMIGO por me deixar fazer parte do sucesso da vida de tanta gente que passou palas salas de aula onde eu ministro com muito bom humor a disciplina de Língua Portuguesa.

Foi assim que eu encontrei a Bruna, minha ex-aluna e agora acadêmica de MEDICINA da UEPA.


Assim que eu encontrei a Vanessa, minha filhota do convênio Cidade Nova e que hoje estuda Terapia Ocupacional na Uepa também.


E assim que eu tenho encontrado vários alunos por todos os cantos que passo e sou bem recebida por eles. Vejam:

Dia desses, no Formosa, durante as compras, eu encontrei com a ARLINE na fila de pagamento. Ela foi minha aluna na Unidade da Cidade Nova e é acadêmica do curso de Medicina Veterinária na UFRA de Castanhal.


No Castanheira, durante o almoço, eu tive um reencontro emocionante com a fofíssima Dominique que foi minha aluna no Madre Celeste e hoje está formando em DIREITO. Que orgulho! Bom te ver, amore, eu estava morrendo de saudade!


E na Mec Donald, durante um lanche, encontrei o André, meu ex-aluno da Unidade Alcindo Cacela que é acadêmico do curso de Jornalismo e propaganda na Federal. CHIQUE!!!


No show dos Paralamas e dos Titãs eu reencontrei a Daine, minha aluna pra lá de especial. Ela é duplamente acadêmica nos cursos das duas universidades mais importantes da capital. A UEPA e a FEDERAL. Um exemplo. Minha inspiração!


Eu sou feliz por fazer parte da vida desse povo. Tenho boas recordações de tudo o que vivemos juntos e desejo que a vida reserve muitas coisas boas ainda daqui pra frente!

Nada substitui a felicidade de saber que o meu trabalho tem sido recompensado com a aprovação desses meninos. Lembram do dia que fui à Bragança? Pois é, entrei na sala de Biologia da Federal de lá e reencontrei doze alunos fazendo felizes estudando no curso tão concorrido e tão almejado por todos.


Na Praça da República, dia desses, fui cercada por uma turma de ex-alunos que fazem Farmácia na federal e quase morro de felicidade em saber que 60% deles fizeram o cursinho comigo. EMOCIONANTE!


É tanta gente que não dá nem pra falar de todo mundo. Estive no 47 este final de semana e descobri que as vocalistas das bandas Tropa do Forró e Marinheiros do Forró foram alunas minhas. Elas me reencontraram cheias de felicidade. Me abraçaram no maior carinho e eu fiquei orgulhosa e toda besta.



Uma delas cursa comunicação social e a outra Enfermagem na Federal. Nossa que orgulho!

Foi no 47 também que eu reencontrei um ex-aluno e atual amigo, o Mano, o Doutor Wilami, ele é formado pela UEPA em MEDICINA e fez aulas de redação comigo durante um período.


Ele ficou tão feliz quando me viu que não se conteve...me recebeu num beijo que quase arranca a minha boca (KKKKKK). TUDO BRINCADEIRINHA, CLARO!Doido esse menino! Amo muito e tenho o maior orgulho!

NOTA DE ESCLARECIMENTO:

E o vereador Tião Oliveira passou por aqui pelo blog e, claro, como jé era esperado, teve acesso às declarações aqui transcritas por mim.Não estou deste ou daquele lado e, por isso, passei aqui para postar as suas considerações sobre as acusações que envolvem a sua pessoa. Dou a ele o direito de defesa por entender legitimo o seu direito de resposta. É bom esclarecer também que eu não sou a autora das frases e ideias ditas por esse ou aquele vereador, mesmo sabendo que se trata do Nando que e meu irmão e do Franço, que é meu amigo. Estou sendo uma ponte, um meio pelo qual as pessoas buscam explicitar as suas inquietações.

TRANSCREVENDO:

Muito me admira os comentários efetuados contra mim, afirmando que não cumpri acordos pre estabelecidos. Muito me estranha, colocarem a culpa em mim em função de que Vereador assume posições por dinheiro e viram a casaca, desprezando a população. Muito me constrange, ler declarações me chamando de traidor. Traidor de quem? Qual a traição imputada a mim, se tenho sido fiel aos compromissos e principalmente, levando um trabalho sério frente à Câmara Municipal. Por respeito, não entro no mérito do que o Vereador Nando falou. Ele é testemunha de que temos feito a nossa parte. Espero que ele não tome posições por sentimento pequeno. Sempre fui vítima da não aceitação e do preconceito de que um recem chegado ao Município possa se eleger Vereador e Presidente do Legislativo Municipal. Aceitar as críticas faz parte da democracia e assim como Cristo, perdoo àqueles que não sabem o que dizem.

Vereador Tião Oliveira

Tens espaço aqui, vereador, qualquer texto ou explicação será postado nesta página, pode ter certeza!

"Se há uma brecha, vou brigar até o fim por ela!"

Estive na casa do casal Luzia Vanda e Neguinho do Coco para uma entrevista sobre os comentários e especulações acerca do ocorrido na Câmara Municipal envolvendo um processo de cassação do, até então, vereador luziense. Uma visita emocionante e cheia de boas revelações.


Cheguei à casa dos dois por volta das 15h e peguei a professora num descanso de tarde de muito sol e pouco barulho. Ela me atendeu num sorriso de boas vindas que me partiu o coração. Me convidou para entrar, deixou um espaço no sofá da sua sala de estar para mim e me confessou com muita emoção a sua angústia diante de tudo o que vem acontecendo com o seu marido e, claro, envolvendo a sua família.

Tivemos uma conversa franca e ela se mostrou por vezes emocionada ao falar sobre o assunto. Disse que a cassação não é um fato consumado ainda, mas que, até o momento, o Neguinho, está sim com seus direitos políticos cassados, não pela Câmara, mas pela justiça comum. Me contou o ocorrido sobre o acidente, dizendo inclusive que ajudou o marido a escolher as roupas para a fuga, mas por temer represálias da população que, naquela época já não falava bem da fama “ruim” que o caminhoneiro tinha, ela temia, por isso, um linchamento ou coisa parecida. Narrou os momentos de transtorno no momento do acidente que vitimizou uma criança e que viu o marido chegar nervoso depois de ter atropelado a menina que brincava na rua e foi pega em cheio pelo seu veículo desgovernado. Afirmou que veio ao hospital aqui na capital e disponibilizou dinheiro para a família da vítima, mas que os médicos recusaram a transferência para um hospital particular por entenderem que a situação era grave e sem muitas chances de sobrevivência. Me contou que depois de confirmada a fatalidade, ainda quis ajudar no pagamento do velório, mas o ocorrido deixou a família da garotinha transtornada e sem motivos para aceitar a ajuda.

O crime aconteceu de fato, a culpa foi comprovada pelo autos e depois de alguns anos, ela lembra que o marido recebeu uma intimação que lhe informava sobre uma sentença que o condenava à prestação de serviços à comunidade, mas que foi transformada em multa e paga pelo vereador.

14 anos se passaram e a família nem esperava que o júri pudesse revalidar o processo e reiniciar um novo julgamento, no qual, mais uma vez o seu marido foi julgado e condenado em segunda instância.A sentença foi dada pelo juiz da Comarca de Ourém e divulgada no Diário Oficial e poderia ser contestada pelo réu, que por direito poderia recorrer da sentença, mas como a condenação foi divulgada no Diário Oficial ao qual o vereador não tem acesso, o condenado perdeu o prazo e as chances de devesa dando plenos direitos ao juiz de ratificar a sentença e tornar o vereador isento de todos os seus direitos políticos e, por isso, o tragédia da perda do mandato. UM CHOQUE PARA O VEREADOR que foi pego de surpresa e sem tempo para recorrer da decisão.

As chances agora são pequenas, mas como ele mesmo disse, “se há uma brecha, vou brigar pela revogação daquilo que me foi indeferido, é meu direito”.

O vereador ainda não está legalmente afastado dos trabalhos de legislador porque, entrando com um processo de contestação da decisão do juiz, ganha tempo, ainda que pouco, de reaver o processo e, quem sabe, retardar a sua saída do legislativo municipal.

E para os que estão direcionado ofensas e ira contra a sua pessoa, ele manda informar que, não vai morrer se perder o mandato, ficará triste e abalado, mas afirmou em bom e nítido som que sabe do seu erro, entenderá e aceitará o valor da sua dívida com a vida.

“Se há uma jeito, vou buscá-lo, mas se tudo estiver perdido, aceito a condenação por entender que cometi um grande erro e que agora a vida e o destino me cobram por isso. Não vou recusar aceitar a minha pena. Deixou o legislativo sabendo que fiz um bom trabalho e ciente que jamais vou me calar. Faço política como um cidadão comum e que por isso tem direito de participar das decisões de sua cidade. Entrego o meu lugar, seja pra quem for, porque não tenho nada contra este ou aquele suplente. Saio, mas saio de cabeça erguida!”

Perguntei à professora Vanda se ela achava que isso fazia parte da dívida que o marido tem com a vida pelas coisas que já fez e aprontou no município:

“Está mais do que provado agora, minha filha, que o QUE SE FAZ AQUI, AQUI MESMO SE PAGA! Deus é justo, meu amor, acredite!”

Eu fiquei emocionada coma professora. MUITO! Vi nos seus olhos a sua angústia diante de um fato que ressurgiu num momento em que os dois mais tranquilos e felizes:

“O Neguinho não é mais o mesmo. Hoje ele é um homem até que calmo. Conversa direitinho comigo, freguenta a igreja e, depois da morte do Jamilson, passou a acreditar mais em Deus, pensa mais antes de fazer as coisas e toma certas atitudes com a cabeça e não co a emoção. Mas é a vida, muita gente não sabe mas a nossa rotina passou por uma reviravolta, aconteceram muitas coisas que só a gente sabe, momentos em que a gente chorou e ninguém viu, o que está acontecendo agora é só mais um desafio que a vida nos impôs, espero sairmos dessa mais fortes”

“Já passei por coisas piores. Antes, quando o Neguinho fazia as coisas deles, eu tinha que acordar na segunda-feira e ir para o trabalho com o nariz levantado, arrasada por dentro e destruída por causa de tudo. As pessoas me olhavam com pena, muitas amigas diziam pra eu desistir, mas eu fui forte, estamos juntos e hoje, sinceramente, eu não me arrependo. Ele é outro homem e eu já não sofro mais. Mesmo acontecendo isso, vejo ele por aqui agoniado, tem dia que nem dorme, foi pra Câmara essa sexta sem saber o que encontraria por lá, foi acusado, ofendido, atacado e chegou de peito aberto. Hoje o alvo é ele. Eu estou de licença e fico aqui e já não encaro mais as pessoas. Estou em casa, graças a Deus e espero que tudo se resolva”
“NÃO VAMOS EMBORA DAQUI. FICAREMOS E O TEMPO NOS DIRÁ O QUE FAZER!”

EMOCIONANTE! Que Deus esteja com a senhora, professora. Que a luta dê bons frutos e que as pessoas enxerguem com bom senso a sua dor. OBRIGADA aos dois pela conversa e pela recepção que foi muito boa. BOA SORTE!

ISSO AINDA VAI DAR O QUE FALAR!

E sobre a briga que se transformou a disputa para ocupar a cadeira que é, por enquanto ou não, do Neguinho do Coco, fui atrás de colher os dados e informações para saber quem ocupará o seu cargo de vereador se confirmada a sua saída.

Conversei com várias pessoas sobre o assunto e chaguei a uma dúvida que deixa problemas no ar: Não sei se os moradores da cidade estão cientes da situação, mas se confirmada de fato a saída do Neguinho, o novo cenário político da cidade muda em absolutamente TUDO! Por isso tantas especulações, por isso tantas discussões, por isso tantas fofocas e intrigas.

Conversei com o Nando, meu irmão, e ele me afirmou que, até o momento, não há jurisprudência que discuta com objetividade o fato. Isso porque, segundo o vereador, o caso ocorrido em Santa Luzia é o primeiro deste tipo.

Li sobre o assunto com a May e compreendi que temos aí um caso de cassação de um político infiel ao partido, mas sem processos definidos ou sentenciados por essa sua infidelidade. O vereador Neguinho candidatou-se à vaga de vereador no município pelo PMDB, mas coligado a outros partidos menores. Ganhou o pleito, mas “traiu” os aliados unindo-se à oposição. Muitos atritos e confusões, mas não houve nenhuma sentença que o condenasse a ser cassado por isso, assim permaneceu no cargo como político eleito pela situação, mas atuando na oposição. Por isso as especulações de que o PT teria agido contar a sua pessoa, porque o interesse do partido vermelho foi atingido bruscamente com a “traição” do legislador.

Temos hoje, nove vereadores, sendo que cinco deles foram eleitos sob as asas do prefeito, a maioria portanto. Mas, depois das articulações políticas, a oposição conseguiu trazer o Neguinho para o outro lado ganhando a maioria dos votos.

Surpresas vieram quando o vereador Franço passou para o lado de lá, numa aliança feita às escondidas com o lado vermelho. Assim, o Neguinho passou a ser aquela peça decisiva para os ataques ao governo municipal. Agora, com a sua condenação, a situação muda completamente e, com as chances de ocupar a vaga do vereador cassado, a suplente partidária Soanne Castro, atual Secretária de Agricultura, poderá somar seis aliados para o governo e acabar de vez com as chances do outro grupo, que já não anda muito bem das pernas desde a “saída” do Franço.

O certo é que o impasse traz consigo muito mais surpresas que aquelas já esperadas. O Neguinho, se perder de vez a vaga, deixa uma dúvida: QUEM ASSUMIRÁ?

Temos dois pretendentes: Soanne Castro e Zé Luiz. A primeira parece que sai na frente porque concorreu às eleições pelo mesmo partido do vereador cassado e foi a segunda mais votada nas urnas, e por isso é a suplente oficial pela legenda. Mas um outro pretendente quer a vaga também: O Zé Luiz, o segundo mais votado da coligação. Assim, se valer a coligação, fica o Zé Luiz. Se prevalecer a lei de fidelidade partidária, que afirma ser do partido a vaga e não do político, assume a Soanne - ainda mais que o Neguinho é tido como infiel e por isso a vaga pertence ao partido, à legenda e não ao legislador. UMA CONFUSÃO SEM TAMANHO!

Sei que os que estão lembrados do Zé Luiz devem está pensando: Mas o Zé não foi candidato pela coligação do prefeito? Foi, sim, mas os dois andam de mal a morte e o futuro vereador , se empossado, poderá dar trabalho ao governo petista.
CONCLUINDO: para a situação, é melhor que a Soanne ganhe essa briga. Para a oposição, o Zé Luiz só virá a acalhar.

HUM, sei não....ISSO AINDA VAI DAR O QUE FALAR!!!!


Falei com a Soanne Castro e ela já está na capital buscando assessoria jurídica para o caso. Me disse que se sentia uma sortuda e que jamais imaginava que isso poderia acontecer, mas que se a vaga for dela, ela assumirá com o mesmo compromisso de quando pôs seu nome em julgamento para as eleições. Pediu pra eu enfatizar que ela não tem nada a ver com a saída do Neguinho e que isso fique claro porque na cidade há especulações de que ela bolou o plano na surdina.

Me contou que entrou de gaiata no navio e que, assim como todo mundo, está esperando a decisão final. “Não vou me precipitar, já fiz muito isso e não deu certo. Estou buscando informações somente para saber sobre o assunto e as novas leis, se sobrar lugar e a vaga for minha, eu assumo, se não, eu continuo como estou”.
A Soanne é minha amiga desde muito tempo e sei que suas intenções são boas e sei também que ele é competente. Se assumir vai fazer um bom trabalho - menos para z oposição, claro. Mas, como ela mesma disse, vamos esperar!

Só sei que se ela ganhar essa briga, era uma vez OPOSIÇÃO. Mesmo por que já estou sabendo que há uma vereadora insatisfeita com a falta de compromisso do presidente Tião em não ter cumprido os acordos de sua base...e o Nando, este me confirmou que não vota mais por interesses que não forem coletivos e que incluam o povo. “Voto com a minha consciência, espero bom senso do presidente da Câmara. Não tenho aliados, voto no que acho certo e daqui pra frente algumas surpresas virão, pode esperar!”
Ai, meu Deus!

AFINAL, QUEM É QUE SAI E QUEM É QUE FICA?

Sobre o impasse de quem sai e quem fica, eu conversei também com a Zida, a representante do Tribunal de Justiça Eleitoral na cidade.


Ela me disse que está esperando as ordens vindas de Ourém e que só depois disso pode informar algo do tipo. Me contou também que foi incubida pelo Juiz para fazer as vezes de oficial de justiça porque o TJE só tem oficiais desse tipo nas sedes das comarcas e, às vezes, nem mesmo nesses locais.

Falou que recebeu um telefonema do Juiz informando sobre uma documentação que deveria ser entregue com urgência ao Presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia e me informou que recebeu o pacote mas que não teve acesso ao seu conteúdo interno porque era um processo que envolvia a justiça comum e não a eleitoral, apesar de uma atingir, neste caso a outra. Ela me afirmou que leu o ofício que estava anexado no envelope e percebeu que se tratava da suspensão total dos direitos políticos do vereador Neguinho e até ficou nervosa com a notícia, mas era um trabalho e deveria ser feito. Contou que a sua participação no caso acabou quando entregou o documento para o Tião e recolheu a sua assinatura com havia lhe ordenado o juiz.

Me disse que só depois ficou sabendo da confusão que isso gerou para a cidade inteira e que até foi citada injustamente em sessões em dia de reuniões na Câmara dos vereadores.

“Estava cumprindo com as minhas obrigações junto ao Tribunal e agora estou sendo julgada por coisas que não pertencem a minha função naquele órgão!”

A Zida se disse constrangida pelos comentários a seu respeito, mas já se sente acostumada com o falatório. Eu senti que ela não está bem com tantos problemas e não só por isso peço a todos que tenham cautela nas acusações e nas ofensas. Santa Luzia é uma cidade pequena onde todos se conhecem e mantém entre si relações. Deixem a Zida em paz, ela já está muito abatida com tudo o que tem acontecido coma sua irmã, a minha amiga Conthi, e não está preparada psicologicamente para escutar certas coisas e acusações infundáveis. Ajam com bom senso, não atirem a pedra no primeiro que aparecer, por favor!

Você é honesta, amiga! Siga em frente. Quem tem conhece sabe da tua competência e da tua honestidade! Sorte!

E por falar em Vereador Franço...


Estive na casa da Francisca para um bate papo com a família. Não marcamos o encontro mas eu já havia programado a conversa com o vereador para alguns esclarecimentos. Eles me receberam felizes e se dispuseram a participar dessa matéria com alívio.
Fui direta com o Vereador:

És um “TRAIDOR”, vereador?

Não trai aqueles que votaram em mim e isso me alivia, continuo vereador e estou do lado do povo. Mas trai a quem havia me traído antes com promessas jamais cumpridas. O “juiz” da Câmara é um homem sem palavra (O Franço chama de juiz o presidente da Câmara, porque, segundo ele, o vereador Tião, age como se tivesse poder supremo no legislativo deixando os vereadores falando sozinhos, encerrando as sessões antes do tempo e pondo em pauta apenas os projetos de seu interesse). O Tião não é dono de verdades e só faz o que quer ou o que outros que sabemos quem mandam. Fui eleito pela coligação do 22, inclusive, o meu partido é o 22, sou filiado por essa legenda, mas não consegui permanecer num acordo com a oposição porque a minha vida depois das eleições ficou totalmente desorganizada financeiramente e o vereador Tião, me ofereceu algumas bonificações que poderiam suprir a minha necessidade, mas nunca cumpriu com a parte do nosso trato. O povo queria ser ajudado, eu fui pressionado pelos meus eleitores e estava sem condições de atender aos seus pedidos e exigências e resolvi cair fora. Não trai ninguém a não ser o juiz que não cumpriu com sua palavra e agora quer ter moral para me julgar.

Continuo no meu partido, estou trabalhando pelo povo e tenho apoio do Lúcio Vele e do Anivaldo Vale pra manter os meus trabalhos sociais. Não quis mais amizade com o Tião e esse é um direito que me assiste. Sou homem de palavra e os acordos que fizemos foram todos dentro da legalidade, eu só queria ter algumas regalias que muitos vereadores que estão do lado dele têm, mas fui excluído e fiquei sem condições de trabalhar para aqueles que confiaram em mim. Não trai o meu partido e nem fui para o PT. Apenas conversei com o prefeito e seus aliados e decidi que seria mais fácil atuar desse jeito, tendo, por exemplo apoio para a gasolina, para o transporte das pessoas doentes, o pagamento de diárias quando for necessário permanecer nos lugares fora do município por conta de prestação de serviços para a população e outros acesso que estão mais facilitados pra eu poder fazer o que eu quero.

E os ataques todos difundidos em blogs e afins, eles te incomodam?

Sim, claro. Mas estou mais preocupado com a Francisca que fica ouvindo certas coisas que não são verdadeiras, eu sei, mas acabam deixando ela triste. Penso também nos meus filhos, tenho medo que eles fiquem ouvindo besteiras e mentiras ao meus respeito, mas durmo tranquilo, sou consciente do que faço. Fico chateado, mas durmo sem nenhum problema, sei que as fofocas abalaram um pouquinho o meu eleitorado, mas tenho tempo pra trabalhar e vou conseguir tudo de novo se Deus quiser. Acho que isso é ciúme, porque enquanto eu estava do lado deles eu era o bonzinho, agora que decidi pelo povo, dizem que eu não presto. Mas o povo não é besta e sabe tirar as suas próprias decisões. Não tenho nem raiva se você quiser saber. Pode até escrever isso lá no blog, que eu disse que não tenho raiva de ninguém, nem do Reinaldo, que pra mim é massa de manobra. Um cara que estudou tanto pra chegar a esse ponto. Tenho raiva não, tenho dó!Só isso!

“AMO O FRANÇO do mesmo jeito de antes. Ele não fez nada, nadinha, que me fizesse ter vergonha de ser sua esposa. É um bom homem, um excelente pai, um exemplo único de marido e é competente como vereador. Tenho orgulho de ser casada com ele. Me encho de alegria quando sei que ele é cheio de boas intenções e segue firme nos seus ideais".

Francisca Terto esposa do vereador.


Sobre as acusações de que o vereador Tião não cumpre com sua palavra, eu conversei com Nando e ele foi taxativo:

“É VERDADE!! Pode escrever isso lá que eu assino embaixo. Se há um traidor nessa história toda, não é o Franço, é o Tião!É ele que não sabe cumprir com os seus acordos. Digo e confirmo!”

Ai, meu Deus...vejam só onde eu me meti!

O Nando me confessou que nunca conheceu uma pessoa de palavra tão firme e crível como o Mico. Me afirmou que tudo o que o Mico fala pode ser levado como palavra em cartório, mas o Tião...

7 de junho de 2010

QUEM FAZ E ACONTECE APARECE AQUI NO SANTA LUZIA PONTO COM!

Passei o fim de semana inteiro em Santa Luzia e selecionei algumas imagens para postar por aqui, são ilustraçoes que fiz de amigos, fatos e acontecimentos, confiram:


Vitória e seu filhote, o Agnaldo Filho - amor eterno de mãe coruja.


Vania, nossa ex-xuxa e sua filhinha Olímpia da Luz, uma fofura!


O médico da cidade e sua turma bebendo todas em dia de muita folga e muita sacanagem.


Théo e sua filha a Beatriz no festejo que inaugura a quadra junina.


Seu João no maior cuidado ponto o filho Lucas para mergulhar no igarapé.


Professor Reinaldo e sua turma na maior diversão no show de aniversário do Edinaldo - destaque para o meu amigo Mitinho.


Régia e sua turma prestigiando a quadrilha Tradição Junina de seu irmão Dinho.


Quadrilha TRADIÇÃO JUNINA inaugurando as fantasias do ano para a festança na roça.


Prefeito Louro em seu carro extra - achei engraçado ver o prefeito de Palio simples.


E olha a minha amiga Nelma toda coruja com a sua netinha - coisa fofa!


Turma das meninas super poderosas que se reuniu lá no sítio da Vivi e fez a maior farra.


E a turma pra lá de elegante da Amanda Aires - essas meninas são as mais vaidosas que conheço!


E a galera da Regiane na maior agitação no show da banda Pai D'égua - destaque para a Simone!


Eu e a minah comadre Lucirene - muitas saudades amiga - fazia tempo que eu não via essa menina...


Turma da Livânia na maior alegria curtindo aquele forró.


Dj Judson e os amigos em dia de festejo e muita música.


Minha querida amiga Jose e sua filhota no maior flagra na praça num domingo em família. Te amo, Jose!


Meu amigo e compadre Jorginho e sua galera de farra - destque para o Fredson Costa que sempre é muito gentil comigo.


LINDO: Jorge e seu filhote - está lindo o bebê está mais coruja do que nunca o pai. Parabéns, amigo!


E olha aí essa turma da pesada - Jeová, Cláudio e companhia!


E eu no maior bate papo com a galera das bandas que veio da capital para fazer o show no aniversário do Edinaldo.


Família reunida para assitir às quadrilhas juninas - destaque para a professora Graça Araújo, inesquecível!


Eu e a turma da quadrilha na maior alegria - amei a apresentação, inesquecível, indescritível!


Eu treinando uma nova carreira com as aparelhagens do Dj paulinho.


Edinaldo desfilando com os computadores que havia prometido para a paróquia e para a escola - dever cumprido!


Dona Santa e seu tacacá maravilhoso - uma boa pedida para as tardes em Santa Luzia.


Dj's Paulinho e Jamerson - sucesso e troca de informações.


Mayara e Adelaine - as meninas mais lindas da noite - kkkk


Deputado Wlad e Padre Elias na maior fofoca - o que será que eles conversam tanto, hein?!


Turma da Carmem - inseparáveis - saudades da Conthi que fazia parte dessa gangue!


Beto e Bananinha depois de uma tarde inteira aos goles de cerveja na casa do Nando.


Casais VINTE: Baby e Waldilene, Batista e Nalvinha - lindos, adorei revê-los!


Sorriso da Neguinha Bil - inenarrável!


May num clic meu - linda!


Filhinha da Zida me encantando ao tocar o violão - coisa mais fofa!


Turma do Nando reunida para aquela conversa e aquela gelada!