2 de dezembro de 2010

TIÃO FARIAS E EDSON OLIVEIRA: COMO ASSIM, BIAL?


Há dias ando sem tempo – e confesso, sem ânimo – para fazer postagens neste blog – que mesmo sem postagens tem recebido visitas diárias daqueles que há haviam se adaptado com os meus textos. Garanto que nem eu mesma tive tempo para uma visitinha e só hoje percebi que seria injusto não escrever depois de ter visto que o Santa Luzia Ponto Com atingiu a marca de trinta mil acessos – pouco se considerarmos o meu outro blog que aqui na capital faz o maior sucesso – 150.000 acessos em menos de um ano! Mas o motivo do texto de hoje não é exatamente isso. É que tenho estranhado o número de telefonemas e recados, via e-mail ou celular, de leitores e amigos que querem me fazer falar.

E hoje dia 02 de dezembro, vésperas da eleição para a presidência da Câmara Municipal eu precisava realmente dizer algo. Pensei bem antes de escrever e já estava até acostumada a não olhar mais para esta página. Porém, sou LUZIENSE e CIDADÃ desta cidade a qual eu intitulo de melhor lugar do mundo – e é! Não consigo e não sei emudecer diante de coisas que ainda me intrigam. Não sei e não vou me acostumar com certos acertos que desrespeitam o bom senso e a seriedade deste povo tão calejado pelas desesperanças da vida.
VOU FALAR...e depois de tanto tempo pensando no que escreveria, aviso logo que em mim já pus um escudo que é para me defender diante das possíveis críticas e gritos insubordinados.
Não posso e nem mereço ler e ouvir certas coisas que acontecem na minha cidade e fazer o que muitos fazem: ACHAR QUE É NORMAL!!!

Eu não acho normal que as pessoas um dia se xinguem, se peguem e coloquem a honestidade do inimigo em xeque e depois finjam-se de amigos diante de uma covardia tão gigantesca que me entope o ar. Edson Farias, Tião Oliveira (OLIVEIRA?), Socorro e Franço, juntos numa chapa? COMO ASSIM? E não era o EDNO o traíra? Não era o Franço o pinguço e viciado? Será que eu estou ficando louca? Alguém me acorda porque eu acho que tive um infarto!!!Mal saímos de uma eleição cheia de acusações e desavenças, intrigas e fofocas e agora, o EDSON FARIAS como presidente na chapa do TIÃO? E o pior, o Tião como o segundo secretário? SEGUNDO O QUÊ? Quem o segundo secretário? O que faz ele?
Pra quem está no topo deve ser difícil descer tantos degraus, mas não precisa afundar assim tão no fundo do poço. É digno perder, assim como é honroso perder com honestidade. E só por isso eu não acho normal que as pessoas se degladiem como animais selvagens e no outro dia entre acordos obscuros finjam que nada aconteceu.

Eu não acho normal o roubo, a falta de caráter, o cinismo e o fato de as pessoas acharem que o dinheiro está acima de tudo. E NÃO É!!! Não É! E não queira me fazer crer ou que não há na minha cidade ou neste país um político, um ser, uma pessoa o suficiente honesta para dizer não a isso tudo. Não aceito. Não aceito que em 18 anos de emancipação a minha terra natal esteja tão dependente de pessoas sem escrúpulos. Santa Luzia é uma cidade jovem e já tão enraizada nessa putridão de nomes que só pensam em si e em interesses próprios. A política deve – e é – ser beneficio de todos. Está mais do que na hora de surgir alguém, um único ser pelo menos, que faça diferente e marque de uma vez por todas a história desta cidade. Haverá de existir um político, um vereador, uma pessoa que grite não. QUE DIGA NÃO e que nos liberte dessa rotina tão desgraçada que é acordar e saber que tudo permanecerá na mesma, que nada haverá de mudar e que o futuro de nossos filhos ficará pior. CADÊ o BOM SENSO? Por onde andam as boas lições que as pessoas, as mães, as avós, desta cidade – um dia ensinaram a seus filhos? Gente que morou desde muito tempo em Santa Luzia, as quais conhecemos e convivemos com a família, sabemos de quem se trata, corremos juntos na rua, estudamos na mesma escola e agora usa do cretinice para tirar de nós o que há de melhor: A FÉ! A ESPERANÇA! A CERTEZA DE DIASD MELHORES!

É, este texto é sim uma carta de revolta. Um desabafo aos poucos que ainda restam nesta cidade e acreditam que têm e precisam mudar essa barbárie política – ATOLADA NA POLITICAGEM –aos nosso olhos, a olho nu, em dia de sol, às claras.

Há que surgir um herói e ele pode surgir amanhã – e tem nome, sobrenome. TIÃO OLIVEIRA! Nunca, REPITO, nunca conheci o Tião pessoalmente. Nunca, REPITO NUNCA, tive contato com ele,mas já recebi e-mail’s muito bem escritos – por sinal – e que me fizeram acreditar e até hoje tem sido assim – que ele merecia a minha confiança. Li os recados, o respeitei e confio – REPITO, CONFIO - que ele poderá ser sim a cabeça que vá dizer não a isso tudo. Ele não precisa. O Tião OLIVEIRA não precisa se perder no vácuo da desonestidade e confirmar tudo aquilo que muita gente pensa sobre a Família Oliveira. Se votar contra será o herói e amanhã nos blogs e noticiários, nas calçadas e botecos será o nome mais reverberado da cidade. Com um não ele, o vereador, mantém a cabeça erguida, a honestidade em alta e ganhará respeito. Poderá andar pelas ruas e olhar nos olhos das pessoas porque é isso o que elas esperam.

Exemplo disso foi a coragem do primo deputado que pulou do barco, remou contra a maré e saiu das últimas eleições – sem ser candidato – com a maior bagagem! Adamor Aires ganhou o meu respeito desde o dia em que eu percebi que ele era mais humano do que político. A turma do 22 não tem sangue vermelho e é isso que faz da ala do contra ser o que é. O Adamor falou em bom e alto som que não era da mesma láia, podia até ser farinha mas nunca do mesmo saco e debandou, e foi o único – O ÚNICO – a dizer não antes do segundo turno quando a vitória do Jatene ainda era incerta. O Tião não precisa fazer acordos – ganhar dinheiro pra isso então? Nem pensar. Com um não, mostrará ao Nando que não é covarde. Com o não mostrará ao povo – que o acolheu – que não tem etiqueta e não está a venda. Com um não manterá a sua honra política e provará a nós que tem sangue azul – MAS NÃO O DAS BARATAS! Com um não mostrará a mim que valeu a pena confiar...

A chapa encabeçada pelo Edson Farias é no mínimo de dar náuseas e provou a mim que ele, o vereador – para o qual eu já até escrevi postagens elogiando – não é nem de perto a pessoa idônea que eu pensava. Trair a Lúcia, deixar as suas ideologias e partir para o ataque numa chapa predominante mente 22 é de pôr qualquer honestidade em xeque. Mas isso não é nenhuma surpresa, foi por isso que o os da turma dos azulados passou a vida toda, tentando fazer a gente entender que desse lado de cá as pessoas não são tão honestas assim não...Foram eles os de camisa azuis que passaram esses anos todos avisando ao povo da realidade que hoje se veicula. O problema é que agora que descobrimos tudo, eles estão do mesmo lado!!!

Alguém tem que ser herói. Não perca essa chance, Tião. Este é o seu momento! A hora certa. Escreves e falas tão bem. Pede o microfone um minuto, faz o que você sabe fazer e sai de lá com a criptonita. Dinheiro não te falta, coragem também não...PENSA BEM!Estarei em santa Luzia no sábado, quero que a próxima matéria seja diferente...

DEUS ABENÇOE A TODOS!!!