E eu estive também em BRAGANÇA para conferir a festa secular da marujada. Uma festividade religiosa que movimenta toda a região bragantina em homenagem ao São Benedito, o santo preto e cozinheiro que é o padroeiro daquela cidade.
Eu simplesmente AMO Bragança, esta cidade é a escolhida por mim para passar a velhice. Sou fascinada pela cidade, pela história e pala praia, Ajuruteua, além de ser curiosíssima quando o assunto é a grande festa dos marujos e marujas nas estreitas ruas da Pérola do Caeté.
Este é o segundo ano consecutivo que visito Bragança em dia de glória a São Benedito e confesso que pisei ali como se fosse a primeira vez porque sinto uma imensa emoção. A FESTA DA MARUJADA É EMOCIONANTE!
Só indo pra sentir como é! Só vivendo pra entender o que é a devoção naquele santo!
Mamãe é bragantina e pela segunda vez eu a levo para assistir de perto a festividade de sua cidade natal. Fico feliz em poder proporcionar isso a ela que já está numa certa idade de ser um pouco mais feliz.
Chegamos à Bragança bem cedo que era pra pegarmos o horário da missa. Desde o ano passado a celebração da santa missa é feita do lado de fora da igreja porque como toda construção antiga no interior a igreja de santinho é pequena e modesta. Como a quantidade de pessoas vem aumentando a cada ano, os organizadores resolveram então que ela fosse rezada num palco montado ao lado da igrejinha, bem ali na orla da cidade, de frente para o rio caeté.
De lá fomos fazer um passeio em Ajuruteua para aproveitar o dia e o almoço.
Ficamos na praia até às 14h e voltamos ao centro da cidade para conhecermos o mirante de São Benedito, construído há dois anos e que é um ponto turístico muito visitado nesta época.
O mirante fica a dois quilômetros do centro numa estrada de fácil acesso e é uma obra linda e de muito bom gosto.
O acesso à imagem gigante do santo padroeiro dos bragantinos é feita por uma rampa ou degraus que nos levam até o cume da ladeira onde o pedestal foi construído e onde a estátua foi erguida.
Lá do alto é possível ver a cidade de Bragança e o rio Caeté em seu itinerário – uma imagem linda e emocionante.
Do mirante seguimos direto para a orla onde acontecia a saída do trajeto da procissão com a imagem do santinho.
Lá, umas centenas de pessoas acompanhavam o cortejo num estilo que só vendo pra crer.
Uma onda de chapéus brancos dos marujos e marujas foi formada em torno do andor do santo e a imagem vista das ladeiras das ruas é impressionante!
Muito feliz em poder participar de mais um ano da festa bragantina...
MAIS FOTOS? CONFERE AQUI:
E olha só quem eu encontrei por lá, na festa da Marujada...FELIPE CORDEIRO! Fiquei tão emocionada em ver o Felipe sem o bigode que me distraí e a foto saiu assim, tremida!Por lá também encontrei o Deputado Estadual mais votado recentemente, o Edimilson Rodrigues...OLHA só esse sorrisão!!!
Maruja em seu traje mais bonito em homenagem ao Santo Preto.
A festa dos matujos é uma tradição que acompanha as gerações...
...E passa de pai para filho.
Nossa turma: mamãe, Luzia, May, Nara e Karen
Padre Ronaldo, meu amigo de infância e um padre de muito respeito. UM ORGULHO!
Joana Celina, ótimo te reencontrar...
Marujada: quando o colorido invade as ruas de Bragança...
Milhares de devotos seguem a imagem de São Benedito nas ruas da cidade...