12 de agosto de 2010

Dia 22 de agosto tem festa na cidade!

E no dia 22 de agosto (sem meras coincidências) o então Deputado Adamor Aires o representante luziense na ALEPA estará em Santa Luzia para a grande festa de lançamento das candidaturas de MÁRCIO MIRANDA (candidato a Deputado Estadual com o número 25.123 e a legenda DEM) e LÚCIO VALE (candidato a deputado Federal com o número 2222 e a legenda do PR).


Em visita à Assembleia com o Adamor e o Márcio Miranda.

A festa será realizada num domingo, às 10 horas, no terreno do ex-prefeito Mico,no Km 46.

Todos estão convidados. Aqueles que são tradicionalmente 22 e os que ainda não fizeram a sua opção para as eleições que se aproximam.

A entrada é franca e todo mundo pode participar.Bom que o povo compareça, votar é conhecer a proposta de cada um é um dever de todo e qualquer cidadão.

COMPAREÇA! UM DISCURSO PODE MUDAR A SUA VISÃO SOBRE ESTE OU AQUELE CANDIDATO!

11 de agosto de 2010

CÍRIO DE NAZARÉ: TRADIÇÃO E DEVOÇÃO LUZIENSE!

E eu recebi das mãos do padre Elias o cartaz da divulgação do Círio de Santa Luzia que acontece, já tradicionalmente, no segundo domingo do mês de setembro na cidade Morena.


Em Santa Luzia do Pará foi o pároco Elias que incentivou e organizou a procissão que homenageia a Virgem de Nazaré com a realização do Círio.

A ideia ganhou tanto apoio que hoje, em seu terceiro ano, o Círio em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré já está sendo comparado em proporção com a procissão do mês de dezembro, em homenagem à padroeira da cidade – que perdeu o status de círio, segundo o padre, por conta da diocese que só considera a procissão em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré um verdadeiro Círio.


O mais novo círio do 47 foi idealizado em 2006 por um grupo de dirigentes e colaboradores da paróquia e hoje já reúne uma milhar de fieis na caminhada que acontece no segundo domingo de setembro nas ruas e bairros da cidade.

A imagem da santa peregrina já está “passeando” nos lares luzienses e confirma a demonstração da religiosidade do povo de Santa Luzia que jê é religioso por tradição. A festa religiosa é considerada uma das mais importantes do calendário religiosos e acontece pela terceira vez com fins de arrecadação para a construção – o término das Brás da igreja de Nossa senhora, ali pertinho da escola João Gomes.


Segundo o padre Elias, além da demonstração de fé, a população comemora o círio em prol da própria paróquia nazarena pois o lucro gerado pela festividade, que culmina com o Círio, será destinado para a cobertura da igreja, estimada num valor de 65 mil, dos quais um empresário aqui da capital vai patrocinar metade e o restante será parcelado pela diocese que continuará com suas programações e custeará a finalização dos detalhes da igreja.

SUPER POP EM SANTA LUZIA!

Também em setembro uma grande festa será feita em Santa Luzia para que a cidade possa receber, pela primeira vez, a aparelhagem Super Pop, o 'Águia de Fogo', no dia 26 de agosto (a confirmar), na arena da Dona Geneuza que está sendo preparada especialmente para o grande dia.


Com mais de duzentos mil watts, a potência o Super Pop levará uma enorme estrutura nunca vista antes no 47 para promover a folia. A aparelhagem existe há dezoito anos, tem tudo de mais sofisticado no mercado em equipamentos de som e já foi até premiado por sua longa carreira de muito sucesso.


O diploma recebido pela empresa POP SOM consagra mais uma fase de sucesso da empresa Pop Som.

Águia de Fogo - Era o nome de um seriado muito famoso da década de 80, sobre um helicóptero da polícia que sobrevoava a cidade em busca de crimes a serem resolvidos. Por causa disso a empresa se inspirou no seriado para que todo o equipamento lembrasse a ideia do helicóptero. Os comandos lembram uma cabine e a aparelhagem espalha gelo seco, as metralhadoras soltam faísca e papel laminado.


O evento contará com a presença dos DJs mais conhecidos e badalados do estado e promete sacudir a poeira e marcar a historia da cidade. A dupla de DJ's Élison e Juninho já firmaram o contrato com a J&M produções e prometem mostrar o motivo do sucesso da aparelhagem que é a mais esperada em Santa Luzia até agora.


A Jose esteve em casa no final de semana dos pais e me contou todos os detalhes e afirmou ao blog que está preparando uma fuzarca para mais de cinco mil pessoas. Cartazes e divulgações estão espalhados pelas cidades vizinhas e a s rádios já estão firmes e fortes convidando a galera aqui na capital e o Santa Luzia Ponto Com terá entrada vip para fazer as fotos da galera e a reportagem completa dessa ida do SUPER POP à Santa Luzia.

Quem quiser aparecer por aqui por esta página é só ir guardando o seu dinheirinho e garantir o seu ingresso que o nosso clic vai pegar toda a galera que estiver presente além de fazer uma entrevista especial com os irmãos Élison e Juninho para você conferir tudo.

TUDO DE BOM PONTO COM!

IMPERDÍVEL!!!!!

HORÁRIO ELEITORAL.

00:07:21 (sete minutos e vinte e um segundos) esse é o tempo da governadora Ana Julia Carepa e candidata à reeleição terá para a propaganda gratuita eleitoral.


Muito tempo para a petista tentar reconstruir a sua imagem diante dos eleitores e angariar votos para a sua reeleição. Jatene (PSDB)terá um pouco mais de 4 minutos e Juvenil (PMDB) míseros 3 minutos na TV.

O debate promete – se a gente aguentar é claro!

10 de agosto de 2010

"Não sou nem PT e nem 22, sou padre!"

"Não sou justiceiro, nem político sou padre. Não tenho nada a ver com as prisões e respeito a todos"


Acordei cedo para não perder a missa dos pais referendada pelo Padre Elias, mas a bermuda muito curta não me permitiu o pecado de entrar na igreja para a benção do dia. Eu havia combinado com a família que iria à igreja rezar pela saúde de papai e acabei tendo que assistir à missa do lado de fora.

Impossível não se emocionar com as palavras do padre, insensato não seguir os seus conselhos, insano seria os fiéis que perdessem as profecias de um pároco tão doce, nobre, inteligente e comprometido com a comunidade.

Fiquei ali ao lado da gruta da santinha ouvindo de longe aos seus pedidos e exigências: prega a paz na cidade, o amor entre os cristãos, a amizade entre os homens, bons costumes, as boas relações e o respeito mútuo.

Ele terminou a celebração e foi interrompido por mim que pedi um tempo para uma conversa. Ele riu meio de lado, agradeceu a companhia e aceitou ao meu convite. Fomos para a casa Paroquial e ao invés de um minuto ele me cedeu três horas, três hora s de muito riso e muito ensinamento:

“Eu sou um cidadão como outro qualquer e exijo o que nos é dado por direito, não sou policial, sou padre!”

PADRE ELIAS: MITO OU REALIDADE? DESERTOR OU JUSTICEIRO?AMIGO OU INIMIGO? Quem dirá? Importa que a imagem desse homem simples de sorriso tímido, jeito doce e palavras fortes já é mais comentada nas ruas e lares da cidade que os próprios rumos que a comunidade terá que traçar.

Cheguei ao 47 em meio ao alvoroço de prisões, acusações e mandatos de buscas e apreensões. Na cidade, a polícia Civil arrombava cadeados e algemava os suspeitos, a população corria curiosa de um lado para outro enquanto ele rezava, pedia um bom dia ao Pai que está no céu.

Padre Elias me contou que acordou cedo aquele dia porque tinha deveres com o sacerdócio e se aprontava quando soube do raspa que a justiça estava fazendo na cidade. Ele, que confia mais na lei divina que na dos homens, seguiu seu rumo à comunidade do 74 onde rezaria a missa.

E enquanto dirigia seu carro ao seu destino, ele não sabia das repercussões sobre o caso - foi o que me disse.

Apesar de se pôr à margem dos acontecimentos não há quem diga que não foi por ele as respostas positivas da justiça na cidade. Tem gente que culpa o padre pelos acontecimentos mas ele é modesto e disse que não tem poder o suficiente para esse fim. Pode até ter contribuído para o anseio da população em relação à paz, mas não denunciou ninguém, não exigiu que a polícia viesse e muito menos exigiu prisão a qualquer um dos envolvidos.

“Cabe à policia os termos da lei, não incentivo a guerra porque ela é um mal para a sociedade,mas não impeço a paz porque sei que ela é necessária”

Perguntei ao padre Elias sobre a ideia que as pessoas estão criando a seu respeito, gente que o considera o justiceiro, o nosso Antonio Conselheiro desse Canudos chamado de Santa Luzia.

Ele me afirmou que não sabe de onde vem essa coisa toda, esse comentário e essa preocupação, que age dentro dos regimentos cristãos, exige o bom comportamento, estuda advocacia mas não está na cidade para defender a constituição e sim os dez mandamentos da lei de Deus.

“Mas você tem que crer e pensar que se o cristão age como cristão ele para de tomar certas atitudes e isso impede a violência”.

“Não quero os meus fiéis presos, sejam eles quem forem, meu dever e libertá-los do mal da droga, do mal da fome, do desemprego e do desespero, de todos os males, essa é a minha função. Acho até que eu me meto pouco em política, nunca pedi voto pra qualquer candidato. Peço sim, ajuda aos candidatos para a paróquia e na hora que a igreja precisa eu vou ao prefeito e ao deputado, mas não uso isso como ajuda pessoal ou mesmo individual, o que peço não é pra mim é para a paróquia, mas se um político dá uma geladeira, um fogão, uma bicicleta ou um patrocínio, eu agradeço na missa, no leilão e se isso faz ele ganhar popularidade aí eu não tenho culpa, ele deu, eu tenho que agradecer, em nome da comunidade e do bem que ele está fazendo!”

Perguntei ao padre sobre os desejos políticos que a comunidade católica tem feito relacionados ao seu nome.

Se o senhor é o salvador da pátria eu não sei, o certo é que muita gente acha isso e chaga até a afirmar que o senhor poderá ser o prefeito mais votado se chegar a se candidatar. O que o senhor pensa sobre isso?

(risos) Não vou ser candidato, nem eu nem a igreja permitiremos isso. Tenho um propósito cristão em Santa Luzia, a igreja precisa de mim e eu sou feliz com a minha escolha. Estou aqui para servir a Deus e em nome dele servir à comunidade, se isso está se estendendo aos fins políticos é só na cabeça dessa gente porque eu mesmo, dona Junia, nunca nem pensei em ser prefeito ou político. Primeiro porque eu sei que se eu fosse candidato ninguém se juntaria comigo porque a primeira coisa que um político do meu lado jamais poderia fazer era comprar votos ou participar da corrupção pois eu mesmo iria denunciá-lo. Quem aqui desta cidade vai ser meu companheiro no palanque? Ninguém! Deus não me permite usar o dinheiro público para o aproveitamento próprio. Vou ficar na igreja, aqui eu não tenho nada e não roubo nado porque tenho meus idéias religiosos, as minhas prestações de contas com a comunidade e não vou levar nada, nem o que eu tinha porque talvez eu já não os tenha mais.

E sobre os seus inimigos políticos. E verdade que o senhor é opositor do prefeito?

Nem pensar, não tenho inimigos, isso é contrário ao que prega a igreja. Passo nas ruas e falo com todos, digo bom dia, dou a paz e a minha benção. Isso é coisa de gente que fala demais. Se eu tenho criticado na igreja alguma coisa, critico a administração pública que tem deixado a desejar em alguns aspectos e não o Louro. Agora, infelizmente, ele é o prefeito e acaba sendo uma espécie de alvo,mas não desejo o mal e não sou seu inimigo, rezo por ele também, a nossa cidade precisa de um político sadio e são. Não sou nem PT e nem 22. E se eu fosse um dos dois agora nem teria problema os dois estão juntos mesmos, né?

E sobre as prisões na cidade, o povo tem dito que tudo isso é por causa do senhor que fez a caminhada pela paz e tem exigido cada vez mais uma policia séria e comprometida.O que o senhor tem a dizer?

Não sou o responsável por nada disso, há anos o povo queria e pedia paz, fizemos a caminhada e ela gerou uma repercussão danada aqui dentro e lá fora. Não vejo que eu fui o responsável, eu não, nem pensar. Os responsáveis são os que estão envolvidos, pelo que li no jornal. A população tem que saber e ter consciência que a justiça tarda mas não falha e que a justiça de Deus, essa não falha nunca. É preciso fazer a coisa certa e agir como cristão senão vai acabar nisso. Não sou justiceiro, nem político sou padre. Não tenho nada a ver com as prisões e respeito a todos, não vejo como advogado e espero que a justiça seja feita – se essas pessoas forem culpadas. Se forem inocentes que a justiça os absolva e que Deus os perdoe ou os acolha.

NÃO SOU INIMIGO DE NINGUÉM, FAÇO A MINHA PARTE COMO CRISTÃO, SE TODOS FIZESSEM A SUA, ESTA CIDADE SERIA UMA DAS MELHORES PRA SE MORAR!

Tivemos uma conversa emocionante e muito do que eu não escrevi aqui, guardo como ensinamento deste que é um dos padres mais populares e atuantes que já aportaram em nossa cidade. OBRIGADA, PADRE ELIAS, pela conversa e pela aula de boa conduta. A Deus o dever do perdão, ao senhor o prazer de ver suas ovelhas no caminho da santa e tão querida paz.

Deus nos abençoe.E obrigada pela forma com a qual eu fui tratada em sua companhia. Foi um prazer! Conte comigo sempre!

CAMPEONATO DE FÉRIAS DE FUTSAL:TUDO DE BOM PONTO COM!

E eu que reclamei do marasmo da nossa cidade em julho, vi que o mês de agosto promete: teremos muita festa e muitas programações - tanto aquelas organizadas pela igreja como outras que serão feitas pela escola e pela prefeitura.

Começamos bem o mês de agosto, as aulas estão firmes e fortes (apesar da pouca freqüência e do atraso no transporte escolar) e a direção da escola Florentina me informou que a escola promoverá uma feira para os estudantes ficarem por dentro das dicas e datas do vestibular.

A Florentina está se preparando para as provas rumo à universidade e foi também o palco dos jogos de futsal que deram o que falar em julho e início de agosto.


Agnaldo e Vitória na torcida pelo time do filhote Pedro Vinicius que saiu da quadra também com um troféu.


O prefeito Louro na premiação dos campeões.

Eu estive por lá e vi que a competição já está virando uma tradição nas férias com o apoio da prefeitura municipal e o incentivo da Secretaria de Esporte e Cultura.

Fiquei feliz em participar de um evento tão bonito e tão bem organizado que engrandece a cultura e o lazer de Santa Luzia.


Fiz a cobertura do evento e vi que pouca coisa mudou no mundo futebolístico no 47, os times tradicionais ainda resistem e ainda tiram o fôlego da galera.


Time dos veteranos da escola Florentina - derrotados na final pela equipe do Expressinho.


Time do Expressinho - mais tradicional impossível.


Time dos Garanhões - jogaram muito mas tiveram que se render ao bom preparo do time opositor.

Jogadores bastante conhecidos por nós fazem a alegria do público: Ducélio e Careca do seu Zé Martins, os meninos do seu Waldemar da Celpa, a turma da Florentina, os amigos de sempre que, quando não estão nas quadras estão nos campos fazendo do futebol um atrativo indispensável para as atrações da cidade.

Mas a festa ficou por conta do time Bicolor, sob o comando do Orley, que foi o grande campeão do Campeonato de Férias de Futsal. A torcida foi ao delírio com a goleada de 6 a 0 em cima do time dos Garanhões.


BICOLORES, os bicampeões da categoria - timaço!


Dizem que a final do campeonato só não foi melhor porque a galera do terremoto foi massacrada pela equipe dos Garanhões na semi-final, mas teve jeito não com o seu o timaço estreante a torcida compareceu e o jogo foi o maior sucesso com direito a dupla de arbitragem vinda de fora e tudo contratada pelos organizadores do evento – chique!


E na pleteia a galera graúda do município - destaque paro o prefeito Louro e para asecretária de saúde Vânia Blandt.


Além das autoridades, um trio de empresário marcou presença na final do campeonato - Vitória, Agnaldo e o empresário e amigo Ednaldo Lucena.


Vênia Blandt em entrevista para o SBT, ela que é a patrocinadora oficial do time campeão o Bicolor.


Edson Farias, vereador e capitão do time da Florentina, recebendo o troféu das mãos do prefeito pelo segundo lugar entre so veteranos.


O prefeito Louro em entrevista à rede do SBT ESPORTE que esteve na cidade para fazer a matéria sobre o evento.


E o responsável pela maioria dos gols do time Bicolor em entrevista depois de ter recebido a taça de artilharia.


Eu e o artilheiro do campeonato - joga muito esse menino.


O empresário Agnaldo, um dos patrocinadores do time, e o jogador do Bicolor que fez dois gols em homenagem ao amigo pelo apoio e pelo incentivo.


O vice-prefeito Zaqueu na premiação dos campeões.


Vânia Blandt na premiação dos campeões.


E o time das meninas do fénix futebol club na premiação levando o título da categoria.

9 de agosto de 2010

IMPERDÍVEL!!!

E ainda hoje, nem que seja pela madrugada, uma conversa sobre as prisões e as péssimas repercussões do fato para a cidade com o prefeito Louro e o Padre Elias.


Fiz uma visita ao Padre Elias na casa paroquial e conversamos sobre a expectativa do povo quando assunto é a sua imagem, o seu envolvimento com o dever de justiça e o seu papel como padre, pessoa e cidadão em nossa cidade.

O Padre Elias me recebeu cheio de risos e bom humor numa educação invejável e batemos um papo informal pra lá de surpreendente e ele me confessou cada coisa...

Foram duas horas de conversa e três horas de reportagem com esse inigualável servo do senhor que me surpreendeu e é uma finura de pessoa, tudo de bom ponto com!

IMPERDÍVEL!!!

Estou no Impacto e o dever me chama. Até mais...

A GENTE CUSTA APARECER E QUANDO APARECE É ASSIM...

E as repercussões do caso SANTA LUZIA na mídia foram as piores como já era de se esperar.As prisões e os nomes divulgados pela policia está tirando o sono de muita gente e está divertindo o povo que desde muito tempo não tem muita coisa pra fazer.


Nos jornais de hoje a imprensa estadual deu destaque à matéria que envolve as buscas aos suspeitos pelos crimes de genocídio, chacina e formação de quadrilha.

A visita feita ao 47 pela polícia estarreceu muita gente, mas já era de se esperar depois de tantos protestos da sociedade que já sinalizou a sua negativa a violência que se alastrou na cidade.

Eu que estive em Santa Luzia vi o clamor da comunidade que já não suportava mais o clima de impunidade e os altos índices de violência gerados pelos assaltos e roubos e furtos de motos, carros e cargas. O certo é que a cidade pediu pela justiça mas agora está acuada diante dos nomes, é fácil julgar os desconhecidos mas quando o inimigo mora ao lado ou na mesma rua fica aquela sensação de que não estamos fazendo a coisa certa. Por isso tem tanta gente querendo se explicar, pessoas que não acreditam nos nomes listados, gente que afirma que muitos dos envolvidos não podem está de fato metidos em crimes tão repugnantes, mas numa cidade pequena como a nossa e que não tem suporte empregatício é normal saber de onde muitos jovens tiram a vontade de participar de crimes dessa proporção: a vontade do dinheiro falso, o desejo de acompanhar o modismo e a certeza da impunidade.

Não estou aqui pra julgar ninguém nem pra defender porque não cabe a mim,mas se a realidade social do 47 não mudar drasticamente, muitas outras listas virão e muitas famílias do bem perderão seus filhos para o crime organizado e o trafico de drogas. Sem emprego e acompanhamento ético os cidadãos de hoje poderão ser sim, os bandidos de amanhã.


Na imagem, dois dos sete presos na cidade - foto do Amazônia Jornal.

Dói em nós saber que muitos cresceram conosco e estão hoje atrás das grades, mas que a justiça seja feita, que os culpados – se forem realmente- sejam condenados e paguem pelas suas atitudes ilegais e irresponsáveis .

Fui à casa da professora Vanda mas ela estava inconsolável e não quis falar, foi uma amiga que me disse que ela não estava crente que depois de tanto tempo sua vida voltava ao negro lado da dor da acusação. Respeito a sua dor e é pro ela que peço aos leitores que não exagerem nos comentários e acusações – a policia está fazendo a sua parte, a justiça está dando às caras e cabe a nós confiar que a lei vai vigorar.

Fui à casa da Rita do cartório, mas ela havia viajado para assessorar os cuidados do marido e por isso não conseguimos contato, mas horas depois nos encontramos na rua e paramos para uma conversa. A Rita estava muito abalada e chorava copiosamente, deu um pouco de seu tempo a mim por respeito e amizade.


Conversamos e foi ela que me informou que o Junior está em Capanema detido na carceragem porque na revista feita em sua casa a policia encontrou uma arma e ele não tem permissão para o porte. Os policiais recolheram o revolver e o levaram preso,mas como o nome dele estava sendo citado não como envolvido nos casos e sim como busca e apreensão, ele não pôde, por lei ser transferido para o presídio e talvez por isso seja o primeiro a ser liberado retornando para casa.

Ela me contou que não sabia do envolvimento do marido nesse tipo de coisa e que ao sabe como tudo isso aconteceu,mas confessou que sabia da arma e que o dono do revolver não era o seu esposo e sim outra pessoa que ela não me disse o nome.

Me informou que está envergonhada, claro, que não sabe o que dizer para os filhos e que espera que tudo passe logo. Quer seu marido de volta e torce para que tudo dê certo. Para o bem ou para o mal. “Não sou contra a justiça, mas estou sem saber o que fazer!”.

Conversei hoje com um desembargador de justiça e amanhã irei tentar um contato com os outros presos que estão detidos aqui pertinho de mim no complexo do Americano. Farei a inscrição e tentaremos adentrar no presídio para quem sabe adquirir outras informações e ou até mesmo uma conversa com alguém.

Até onde eu sei a família dos envolvidos mantidos no presídio já entraram com a petição de advogados e em breve nos manterão informados das noticias. O que sabemos também é que os presos do Americano não serão liberados sem que outros nomes, ainda investigados, estejam atrás das grades. Isso quer dizer que muita gente ainda poderá adentrar o presídio nos últimos dias. Vamos ver!

OBS: As ilustrações editadas no blog foram tiradas do jornal Amazônia deste domingo, 08 de agosto de 2009. A reportagem do jornal está transcrita aqui, leia:

Polícia prende vereador


José Maria da Costa Silva, o "Neguinho do coco", é acusado de liderar quadrilha envolvida em homicídios e pistolagem

Sete pessoas foram presas em Santa Luzia do Pará e duas em Capanema, no nordeste paraense, acusadas de envolvimento em homicídios, assaltos e pistolagem. Entre os presos está um vereador da cidade e o filho de uma vereadora. As prisões ocorreram ontem, quando foi deflagrada a operação "Açaí", para o cumprimento de mandados de prisões preventivas e de busca e apreensões. Segundo informações da polícia, o bando vinha sendo investigado há três meses pela Superintendência Regional da Zona Bragantina (SRZB).

Segundo o chefe de operações da SRZB, Romulo de Sousa Valente, o bando praticava roubos e executava serviços de pistolagem no município de Santa Luzia. Entre os acusados, alguns são mandantes, outros fornecedores de armamentos e munições e outros seriam os executores dos crimes.

Um vereador da cidade, José Maria da Costa Silva, conhecido como "Neguinho do Coco", é acusado de ser o mandante de duas tentativas de homicídio sofridas por Antônio Ronaldo Rocha dos Reis. Antônio relatou à polícia que o vereador tem interesse em sua morte porque ele seria um "arquivo vivo" e poderia revelar os diversos crimes praticados pelo político, incluindo roubo de cargas.

Outro preso foi Antônio Evaldo Pereira Fausto, o "Evaldo", por participação no roubo de uma agência bancária em Garrafão do Norte no início do ano. De acordo com a polícia, Evaldo também atuava como intermediador entre pistoleiros contratos e o mandante, "Neguinho do Coco". Ele teria contratado os pistoleiros para as tentativas de homicídios sofridas por Antônio Ronaldo.

Januário Neto Saldanha, o "Neto", filho da veradora da cidade Socorro Saldanha, também foi preso. De acordo com o o chefe de operações, "Neto" foi quem forneceu a arma para a tentativa de homicídio da qual foi vítima Antônio Ronaldo. E teria também fornecido munições para um assalto a um estabelecimento comercial da região.

Os outros presos têm envolvimento por intermediação, ou ligações com a compra e venda de armas. Dois deles, irmãos, acusados de pistoleiros, foram detidos em Capanema. A polícia ainda está atrás de dois foragidos: Geovani Juscelino Lopes, o "Bola", Ivanildo Soares Santos, o "Negão da Rosa", considerado de alta periculosidade.

OBS: Meus agradecimentos às pessoas que nos informam e estão sempre disponíveis para as nossas matérias. Os amigos e leitores que respeitam a minha pessoa e confiam a mim muito de seus segredos e dores. À Rita os meus sinceros votos de tranquilidade, já conversamos pessoalmente mas eu gostaria de dizer que por mais que seja decretada a culpa, não deixamos de amar uma pessoa porque ela é condenada pela justiça, por isso, desejo que tudo se resolva e que a sua família possa está atravessando tudo isso com a cabeça erguida.

TE AMO, PAI!


Abraços ao seu FELICIANO MENDES que neste fim de semana recebeu a sua turma de filhos e netos para a comemoração do dia dos pais.

É BICOLOR, É BICOLOR...Olê, olê, olá!!!!!

Abraços ao pessoal do BICOLOR LUZIENSE, time que acumulou mais um título municipal de futesal em Santa Luzia neste último sábado.


Eu estive lá para cobrir o evento e conferir a torcida que esteve em peso na quadra da escola Florentina.


Agnaldo e cia no comando da torcida e dos patrocínios - muito bacana.


E na plateia também esteve a turma dos ilustres e políticos: O prefeito Louro e seu vice Zaqueu estiveram por lá na maior alegria e assistiram a todos os jogos da final.

Foi tão bom e tão divertido que até eu vesti a camisa do time que fez a alegria da galera. Fiquei maravilhada com o torneio que além de apresentar alta qualidade no aproveitamento dos atletas, deu um show pela alegria da torcida e o batuque da galera.


Eu fazendo as vezes de campeã com o uniforme do time mais ilustre da cidade. Parabéns galera, vocês deram um show!

OBS: a reportagem completa você lê ainda hoje, aqui no Santa Luzia Ponto com, aguarde.

8 de agosto de 2010

BOA NOITE, GENTE!

Escrevi pouco, estou sem escrever por conta do tempo e do trabalho que impedem os textos e as matérias, mas eu fui à Santa Luzia e voltei com muitas novidades, vocês vão adorar!

Estamos cheios de matérias e notícias novas, mas acabei de chegar e casa e só vou fazer novas postagens amanhã.

BOA NOITE A TODOS E FELIZ DIA DOS PAIS AOS QUE TÊM FILHOS....

FIM DE SEMANA AGITADO EM SANTA LUZIA

E eu estive em Santa Luzia este final de semana e, quem diria, a cidade estava agitadíssima. Peguei a estrada sábado bem cedo e cheguei em meio uma “invasão” da polícia nas ruas e casas do 47.

A "visita" surpresa dos policiais da força tática e da equipe de investigação fez a rotina da cidade virar de ponta a cabeça. Sabe como é cidade pequena, né? Chegamos e as pessoas faziam aquele alvoroço todo acerca dos acontecimentos e especulações sobre o caso.

Segui para a casa do papai e só lá fiquei sabendo da operação conjunta das polícias militar e civil em Santa Luzia. Difícil foi ficar sabendo que amigos e pessoas tão próximas - e muitas, insuspeitáveis - estavam envolvidas com crimes tão sérios e problemas tão grandes. MAS o meu desejo é que a justiça seja feita e a cidade volte à sua rotina de paz, aquela paz dos velhos tempos de quando eu morava por lá. Desejo, independente da dor dos familiares e do meu relacionamento com todos os envolvidos ou não, que a impunidade mostre aos que desejam vida semelhante que a justiça neste país existe e que os foras-da-lei devem sim ser presos e condenados desde que, claro, sejam julgados e, de fato, culpados.

O ruim de tudo isso é saber que muitos jovens que estão por ali nas ruas e calçadas da minha cidade, ao invés de estudarem ou buscarem o trabalho, decidem pela vida mais fácil proporcionada pela vida do crime e a desordem do caos que gera a guerra e produz a violência.

O bom é saber que a polícia reagiu aos nossos apelos e que outros jovens, vendo as prisões, terão receio de viverem algo semelhante.
A maior lição disso tudo é que a justiça tarda mas não falha, as aparências, elas enganam e o bom mesmo é ser honesto e seguir o rumo do trabalho ético e alicerçado nos ideais do bem.

Aos que estão presos as penas da lei.

Não acho muito bom sair por aí comentando coisas sem saber os procedimentos da polícia e os reais motivos das prisões. É preciso cautela ao povo para que não crie um clima de fofocada total e gere problemas futuros. Se foram acusados, serão investigados e julgados, não cabe a nós o desperdício da ofensa. Deixemos à justiça e à polícia a sentença. O que nos resta é pedir e exigir que a justiça seja feita e que, se culpados, todos, paguem pelos seus atos.

JUSTIÇA EM SANTA LUZIA: Quem diria...

É do blog policiacivildopara.blogspot.com trazido pelo link "POLÍCIA CIVIL DO PARÁ, Ao Alcance de Todos!" o texto que fez repercurtir as nptícias sobre as prisões na cidade. Leiam:


OPERAÇÃO LEVA À PRISÃO QUADRILHA COMANDADA POR VEREADOR EM SANTA LUZIA

A operação "Limpeza", da Polícia Civil, resultou hoje, dia 7, na prisão de integrantes de um bando responsável por crimes de roubos e pistolagem em Santa Luzia do Pará, nordeste paraense. As prisões são resultados de cerca de três meses de investigações sob comando da Superintendência Regional da Zona Bragantina. A quadrilha atuava em toda região. Eles são acusados de ser mandantes, executores e até fornecedores de armamento e munição utilizados nas ações criminosas. Quatro inquéritos policiais, ao todo, foram instaurados para investigar crimes de tentativa de homicídio, homicídio e roubo cometidos pelo bando que tem, entre seus membros, um vereador e seus familiares.

A operação foi deflagrada na manhã de hoje para dar cumprimento a mandados de prisão preventiva e mandados de busca domiciliar nas residências dos investigados. Conforme as apurações, o preso José Maria da Costa Silva, de apelido "Neguinho do Cocô", é comerciante e vereador da cidade. Ele é considerado o responsável por arquitetar e mandar executar a primeira tentativa de homicídio sofrido por Antônio Ronaldo Rocha dos Reis. A vítima alega que é um “arquivo vivo”, uma fonte de sabedoria que poderia revelar toda a cadeia de crimes em que se encontra envolvido o acusado, como roubos de carga. Assim, conforme denúncias, ele contratou pistoleiros para assassiná-lo. Foram duas tentativas de morte sofridas por Reis. Na primeira tentativa, em 26 de julho de 2009, a vítima estava na frente da casa da namorada, por volta de 20h, quando parou no local um veículo. Do interior dele, surgiram dois homens que, apontando armas de fogo, afirmaram: “Não corre vagabundo que é da polícia”. A vítima, no entanto, correu. Foi, então, que os três homens desceram do veículo e efetuaram vários disparos contra a vítima, atingindo-a no ombro esquerdo.

"Neguinho do Cocô" e Evaldo foram responsáveis também pelo plano de matar a vítima durante o carnaval deste ano, porém não deu certo. O preço pela morte da vítima era de R$ 3.500. Já Daniel Sousa Ribeiro, conhecido por "Ceará", e Edson Sousa Ribeiro, de apelido "Ipixuna", irmãos, foram contratados por Evaldo para assassinar Antônio Ronaldo, na segunda tentativa de matá-lo. Em 15 de agosto de 2009, a vítima estava no quintal de sua casa, por volta de 10h, quando um veículo Corsa Sedan, de cor preta, parou em frente ao local. Os acusados desceram do veículo, arrombaram a porta da frente da casa e entraram na residência. Nesse momento, a vítima conseguiu escapar pelos quintais dos vizinhos e viajou para a cidade de Paragominas.

Antônio Evaldo Pereira Fausto esta preso por participação no roubo da agência do Banpará da cidade de Garrafão do Norte no início deste ano. Evaldo era quem intermediava a contratação dos pistoleiros com "Neguinho do Cocô". Ele era quem ficava monitorando os passos da vítima. Foi responsável em contratar os pistoleiros para as duas últimas tentativas de homicídio contra Antônio. Durante a investigação, descobriu-se que Evaldo havia contratado Edson e Daniel, para matarem a vítima. Logo, sob orientação de "Neguinho", um novo plano foi colocado em prática para, desta vez, matar Antônio. Daniel foi novamente chamado para fazer o "serviço", mas, sob alegação de que não poderia, fez com que Evaldo contrasse outro pistoleiro.

Lucivaldo Bruno do Nascimento, conhecido como "Lúcio", era quem mantinha contato com Evaldo para repassar informações sobre onde e com quem estava Antônio. Também estava ciente do plano para matá-lo. A atuação dele era a de monitorar a vítima. "Lúcio" também é suspeito de intermediar a terceira tentativa de homicídio sofrida por Antônio Ronaldo, a mando de "Neguinho", na qual teria repassado para outro comparsa conhecido como "Nenca" a quantia de R$ 3 mil pela morte dele. Outro acusado é Januário Neto Saldanha, conhecido por "NETO". Ele é filho da vereadora da cidade Socorro Saldanha, além de também ser acusado de monitorar a vítima por ordem de Evaldo. Foi ele que forneceu a arma do crime na tentativa de homicídio contra a vítima. "Neto" também forneceu as munições utilizadas em um roubo que ocorreu no "Mercadinho do Salviano", um comércio localizado no quilômetro 48, da rodovia, em Santa Luzia do Pará.

Marcos Rogério Barbosa de Abreu, o "Nenca", atua como pistoleiro. Ele é morador da cidade e considerado de alta periculosidade. Foi reconhecido pela vítima. Em 13 de março deste ano, Antônio caminhava por uma rua da cidade, onde o acusado surgiu em uma motocicleta e desferiu vários disparos contra a vítima, atingindo-a nas costas e no braço. A vítima foi socorrida sob risco grave de vida, mas não morreu. "Nenca" também figura como autor de um homicídio ocorrido no dia 07 de abril deste ano, às 20h15. A vítima, conhecida por Andrei, estava em frente da casa de um amigo. "Nenca" apareceu e fez vários disparos contra a vítima que não teve reação e morreu na hora. Misterlani da Silva Machado, de apelido "Ernande ou Nande", também conhecido ladrão que atua na cidade e região, deu apoio na fuga de "Nenca", após ter cometido o homicídio. Já Geovani Juscelino Lopes, de apelido "Bola", está foragido. Ele é comerciante e foi quem agenciou o homicídio de Andrei, ao contratar "Nenca" e Ernande para o serviço.

Pela fuga dada a Ernande, recebeu a quantia de R$ 100, enquanto que, pela execução, "Bola" e "Nenca" receberam R$ 1.600. O suspeito não foi preso, porque, há dois dias, havia vendido o bar do qual era proprietário e foi embora da cidade. Os policiais também identificaram no bando, Ivanildo Soares Santos, conhecido por "Negão da Rosa" (foragido), outro indivíduo de alta periculosidade, que está envolvido em inúmeros roubos nas estradas, onde são abordados ônibus intermunicipais e interestaduais que trafegam nas rodovias da região. Também é acusado de tentativas de roubos em caminhões que abastecem o comércio de Santa Luzia do Pará. Um roubo que foi consumado pelo suspeito foi ao "Mercadinho do Salviano", em que, juntamente com outros dois indivíduos, roubaram dinheiro, cartões de recarga de celulares e maços de cigarros, bem como, ainda ameaçaram de morte as vítimas caso elas denunciassem à polícia. "Negão da Rosa" fugiu da cidade, enquanto que "Nenca" e outro assaltante conhecido por "Vani", roubaram um outro comércio da cidade. O fato foi apurado em um outro inquérito. Emanoel Júnior da Silva, conhecido por "Júnior do Cartório", tem ligação com "Neto" e Lúcio. Ele compra e revende armas de fogo, através dos dois acusados, e mantém certa amizade com "Neto", chegando às vezes a ser interpretada como sociedade, no que diz respeito ao comércio de armas de fogo.

Por várias vezes, "Junior do Cartório" emprestou arma para Negão, Nenca, Bola e Neto, bem como, comprou armas de outras pessoas que lhes oferecem. "Exatamente, por terem sido levantados esses fatos na investigação, foi solicitado mandado de busca domiciliar na residência, o que foi cumprido", explica Rilmar. No ato da busca, foi encontrado na residência um revólver calibre 38 com 5 munições intactas, bem como, 4 munições intactas de calibre 380. Segundo as investigações, "Junior do Cartório" possui uma pistola semi-automática calibre 380, mas ela não foi encontrada. A polícia acredita que a arma teria sido emprestada a alguém, uma vez que esta prática é corriqueira entre os investigados. "Junior" foi conduzido para a sede da Polícia Civil em Capanema para ser autuado em flagrante delito. Com exceção de Edson e Daniel, que foram presos em Capanema onde residem, os outros investigados foram presos em Santa Luzia do Pará. Logo após a prisão, todos os presos foram recambiados para Complexo Penitenciário de Americano.