19 de junho de 2010

PALESTRA CHEGANDO!!!

Passando pra postar também o histórico da nossa palestra para que as pessoas não pensem que esta é a primeira vez que faço um evento desse tipo.


Eu formatei a ideia da palestra quando escrevi o meu primeiro livro “MÚSICA: uma visão literária”. É que eu percebi que muita gente tinha vontade de descobrir o que as músicas que elas gostam querem dizer.

Pensei numa palestra que envolvesse música, aula e incentivo à cultura paraense. Aí, no lançamento do meu livro, em 2005 eu fiz o evento pela primeira vez. Não tenho imagens porque as fotos estavam arquivadas num HD que queimou e eu as perdi completamente. Tenho uma única foto de mim autografando um dos livros que foi enviada pra mim por uma aluna qu esteve lá no dia. Fizemos uma grande festa no PALCO MIX onde é hoje a Mansão do Forró e a palestra foi um sucesso. Eu gostei muito, mas achei que precisava de algumas adaptações.

Pensei mais um tempo e criei um show seguido de palestra e quis fazer evento junto de um outro professor que era pra misturar as coisas e a aula ser mais proveitosa e interessante. Pensei em muitos, mas resolvi chamar o Assaid porque a galera confiava muito nele. Ele topou e nós fizemos. Chamamos de “AS MÚSICAS CONTAM HISTÓRIA!”. Foi um sucesso!!!










Depois pensei em trocar a disciplina pra não ficar muito repetitivo e convidei o Bouth que gostou da ideia e entrou no barco comigo. Chamamos de "CANTANDO A AMAZÔNIA". Fizemos e foi emocionante!MARAVILHOSO!





E este ano convidei o Zoni porque a UFPA aderiu ao ENEM e a leitura se tornou a chave do sucesso para a aprovação no vestibular! Estamos estudando muito pra não fazer feio e eu penso que será um sucesso também. Vamos ver!



DIANDRA, AQUELE ABRAÇO!

Passei um tempão pra ganhar um sorriso da Diandra. Ela que é filha do Mico e não nasceu na época em que eu era moleca por lá, por isso não conviveu comigo e não foi minha aluna quando eu trabalhei no CEPEV. Tentei fotografá-la durante muito tempo e ele nada. Insisti um dia desses lá na praça mas ela se recusou dizendo que estava desarrumada. Persisti mas não teve jeito, ela foi irredutível...Não deixou de jeito nenhum.


Fiquei por ali e depois, quando chegou a noite ela me deu bola. Sorriu pra mim e quis fazer a foto sem pestanejar! Fez até pose. Eu fiquei toda feliz...de todas as pessoas que eu fotografei, ela é pra mim um troféu, por que ô meninazinha difícil, gente!


Aqui a Diandra e a sua turma inseparável: chamo de meninas super poderosas.LINDAS!

(KKKKK)Gosto de ti, danada, apesar de ter uma impressão de que você não vai assim muito com a minha cara! Mas. tudo bem...importa que eu estou chegando devagarzinho e você já está até se acostumando...

Lembro de ti pequenina, era bem gordinha, uma fofura...cresceste e estás muito simpática. OBRIGADA PELA POSE!

NO BALANCÊ...

E como o mês é JUNHO – época de muito forró e quadrilha, passando pra postar também duas fotos que retomam os velhos tempos de festivais juninos na escola Florentina.


Eu que já havia postado uma imagem da Terezinha em seu melhor momento miss caipira fiquei emocionada quando encontrei por aqui a imagem da Leila Blandt num sorriso gigantesco toda feliz com sua roupa colorida para entrar no balance. MUITO LINDO!


Tem também essa foto da Fran, a minha amiga de longas datas, que sem,dúvida foi a miss caipira que fez o maior sucesso em todos os tempos de apresentações. Lembro que a Fia e a Francisca eram disputadas pelas quadrilhas. Elas dançavam bem e sempre foram destaques nas apresentações!


FESTA JUNINA EM SANTA LUZIA ERA SEMPRE ASSIM, cheia de muita beleza, muita cultura e muita felicidade. Bons tempos...pena que não voltam mais!!!


Saudades do SALUDOPA...da criatividade dos nossos amigos e da dedicação das turmas em dias de muito ensaio...


Não que eu queira dizer cm isso que as quadrilhas e apresentações de hoje não dão conta do recado. JAMAIS! Assisti à apresentação da Sonho de um caipira e fiquei encantada com o tamanho do luxo e da beleza. TUDO MUITO LINDO E ESPETACULAR...

PERFEITO! Mas é que o nosso passado sempre traz boas lembranças também! O tempo passa e as coisas vão ganhando outras formas e o nosso coração vai guardando o que mais lhe faz emocionar! E a LUZIENSE e o SALUDOPA pra mim são insubstituíveis!!!

O PASSADO É UMA PARADA!

E O PASSADO É UMA PARADA!!!! Já estava com saudade de postar nessa página. Ando sem tempo e por isso tenho deixado de fazer algumas postagens, mas hoje ganhei um dia de folga e estou doando o meu tempo pra pôr as fofocas em dia! Tenho muitas imagens e muitos textos guardadinhos pra divertir aos meus leitores, mas faremos uma coisa de cada vez!

Hoje vamos falar sobre aquela época em que a gente caprichava no figurino para ir à missa dos jovens. Claro que a intenção da produção não era a celebração religiosa mas também o pós missa que era a nossa única diversão naquela época!
Fiz uma vista dia desses a Juliana e ela me emprestou uma coleção de pérolas dos tempos da nossa juventude.

Gostaria de começar a postagem por essa foto das meninas (Rórima, Silvania e Norinha) para parabenizá-las pela escolha do figurino.


A Silvânia e a Norinha, então, estão umas gatíssimas nesse modelito que se naquela época já fazia sucesso, ainda hoje, continua atualíssimo. Meninas de bom gosto.

A Silâvania com esse tubinho estilo mulher gato, garota fatal com uma cinturinha de dar inveja a qualquer mulher que se sentir tombada por esse curtinho meio napa, tecido estilo lona de caminhão – UMA DELÍCIA!

Belíssima, parabéns, amiga, desde sempre você provou que tem bom gosto para as roupas – ousada e fatal...HUM!!!

Agora, vamos combinar que a Rórima cometeu o pecado dos trajes normais. Essa roupa que ela está usando era usada por todo mundo naquela época – nunca vi roupainha pra fazer tanto sucesso! Quer ver só:


O lha só a Djane e a Silvânia aí ladeando o padre Rafael (KKKK). Essa roupa da Djane tá o ô, gente! E a Silvânia? Só foi eu elogiar que ela vêem e me decepciona! (KKKK). Essa calça pré-lavada cintura alta com a camiseta pra dentro e de manguinha dobrada, esse jeans cano fino não combina em nada com esse tênis olympicus branco cheio de lama das valas das ruas (KKKKK). O PASSADO É MESMO UMA PARADA! (KKKKK).

Mas naquela época era o maior sucesso, quem não colocasse a blusa por dentro e não dobrasse a manga ficava fora de moda – ULTRAPASSADO. Veja só a imagem da Juliana. Blusa pra fora, pendurada no ladinho do cós - KKKKKK- (quem nunca fez isso não foi feliz!!!).


A Juliana está um charme com a blusa combinando com o tênis, mas a blusa pra fora não ajudou em nada na moda do momento (KKKK). UMA PIADA!


E que tal essa foto minha com a Aila no Canto da Terra?Estávamos chiques, meu bem. Mais dentro da moda impossível. (KKKKKKKKKKK).

Beijos, meninas...

OBS: E por falar em Juliana, por onde Lea anda hein, não tenho mais visto ela por aqui – Ei, Juliana, aparece, amore. Comigo não tem essa de raiva não, posta ai um comentário, estou com saudade!

PERSONALIDADE LUZIENSE: CHICO DAS GATINHAS


É o que sempre tenho dito, o melhor da nossa cidade são as pessoas. Escrevi dia desses sobre o Mudo e os amigos têm me enviado uns e-mail’s engraçados sobre esse eterno garoto que nos encantou durante as nossas idas e vindas ao 47. Penso que as pessoas que moram ali são tão importantes porque trazem consigo um turbilhão de boas lembranças. Gente de todo tipo e espécie que conviveram conosco e participaram direta ou indiretamente dos contos mais engraçados das nossas vidas! Amigos, anônimos, mendigos, marginalizados, mudos, surdos, loucos, engraçados, lerdos, indigentes...GENTE! Pessoas que nós aprendemos a amar dentro de cada possibilidade que nos eram apresentadas.

É por isso que as pessoas marcaram tanto a nossa história! Luzienses que quando eu encontro me retomam um passado onde pobres e ricos, sãos e loucos, pretos e brancos, conviviam na maior harmonia e dedicavam entre si uma amizade que só as ruas e as calçadas de Santa Luzia podem descrever em dias de chuva ou de sol.

E não só por isso, hoje o meu homenageado é o famoso Chico das Gatinhas. Quem não conhece? Gente fina, homem trabalhador, amigo de todos, gente confiável. O Chico era limpador de quintal ilustre, chegava pra fazer o serviço e mamãe saía deixado pra ele a responsabilidade da vigilância da nossa casa. Lembro dele da época em que eu era muito pequena, passava com o carinho de mão armado com a sua enxada e batia à gente de casa perguntando sobre o quintal. Mamãe deixava ele entrar, nunca disse que esperasse, sempre ofereceu café e água e ele tomava no mesmo copo que nós!

O Chico também era ajudante nas festas do João Borracheiro, por isso muita gente o conhece por lá. Na verdade eu nunca soube direito o que ele fazia ali,mas estava sempre na portaria, ou ajudando no recolhimento das garrafas e do lixo. Era multiuso. Uma profissional que topava tudo. Um amigo que nos marcou pelo seu sorriso meio torto, sei jeito muito simples e seus gestos sempre cheios de respeito.E por isso que ele é hoje, a nossa personalidade luziense!

Estás no blog, Chico, ganhaste o mundo e a eternidade porque daqui pra frente, todos os que buscarem esta página saberão que um dia tu exististe!

PERSONALIDADE LUZIENSE: RUTE


E a Rute, quem conhece levanta mão???!!! A famosa VACA BRABA que passava por nós deixando um rastro de medo e alegria! Santa Luzia jamais seria a mesma sem a Rute. Ela é uma das pessoas mais conhecidas e discutidas nas vielas dessa cidade, uma personalidade e tanto! Estudou na Florentina e espalhou a sua fama de mulher que enfrentava até o homem mais musculoso daqueles corredores. Não sei de onde sal essa sua fama de gente irada, pessoa inatingível, mulher brabeza, mas todos nós nos pelávamos de medo dela. Essa mulher ganhou um nome impotente, um adjetivo que não nos fazia ousar em saber se era só fama mesmo ou se ela ganhava todos na porrada, ninguém se atrevia a brincar com ela, dos professores, aos amigos, das meninas aos marmanjos...todos tinham um certo respeito imposta a força pela Rute. MUITO ENGRAÇADO!

Lembro muito da vaca Braba em sua bicicleta nas aventuras pelas ruas da cidade. Ela passava rápido adorava chamar palavrão e falava alto, forte e grosso.E é assim até hoje, só que a bicicleta ganhou motor e ela vive por ali passeando em sua moto rindo e gritando pra todo mundo. Ela pode e por isso encarna com a galera. Mexe com todo mundo, xinga a turma toda e ninguém diz nada, o povo apenas rir...fazer o que né, afinal é a Rute. Vai encarar?!!

MUITO BACANA! Valeu, Rute! Muito bom lembrar de ti, muito legal ter te conhecido, muito engraçado relembra a s tuas loucuras!

18 de junho de 2010

EM SANTA LUZIA, MELHOR QUE SER PREFEITO É SER ASSESSOR

E como os prefeitos de Santa Luzia nunca foram ruins, culpemos então os seus assessores pela cara-de-pau no mau uso do dinheiro público. Gosto do Louro, sinto firmeza e sinceridade no que ele me diz, inclusive, na última conversa que tivemos ele até me causou uma forte emoção quando me afirmou que quer ver a cidade bonita, quer que as coisas se ajeitem, quer consertar o que ainda está errado!Ele não é o tipo de homem que convence pela boa conversa e nem é daqueles com um auto grau de persuasão – não nem um pouco.

O Louro convence pela simplicidade, pela sinceridade... Não sei o que ele tem, mas há algo nele de muito positivo que conquista a gente! Talvez por isso eu nunca tenha olhado para o Louro com confiança de que ele é um prefeito safado, um governante ladrão, um político corrupto! Não!

Mas como a história do município nos puxa para os verdadeiros culpados e pelo que me consta são aqueles que tomam as rédeas do poder depois das eleições, creio que o erro de mais esse prefeito esteja na escolha daqueles que o cercam. Ratos selvagens que eu não me importo em chamar de párias, covardes e corruptos!

A assessoria é o nosso grande problema, desde a época do Raul Mota, passando pelo Juracy Araújo e pelo Nato Costa, temos os prefeitos todos inocentados pela história!
Gente que se meteu com política e saiu dela com um peso incalculável nas costas e hoje ganhou o nosso perdão. Se fossem ladrões, estavam ricos ainda hoje, se fossem malfeitores não viviam como vivem, mas aqueles que estavam por lá puxando o saco, todos, sem exceção continuam numa melhor!

Com o Louro não é diferente...é só olhar para o lado...gente que gasta as verbas às vistas de todos e que como num passe de mágica ganhou passe de gente rica e importante! E eu não estou falando do Gedson não que, eu sei, apesar de ter lucrado um pouquinho, ainda não foi o mais agraciado pelos valores em dinheiro! Não estamos e nem nascemos cegos...tem gente posando de rico por aí e que, definitivamente, não tem de onde tirar tanto dinheiro a não ser pelas vias da ilegalidade de um superfaturamento aqui, um desvio de dinheiro aqui, um amontoado de recursos ali.

Depois dessa penso e concluo: MELHOR QUE SER PREFEITO É SER ASSESSOR, o assessor, como o próprio nome diz, tem acesso, acesso ao dinheiro fácil, ao desvio de verbas para o próprio bolso e etc e etc... Que o diga o meu amigo FLAMEL!!! Né, Che!?

Esse texto é só um aviso...Tenho máquina e faço as fotos, não mexe comigo...CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS!!!

SHALON PRA VOCÊ, MEU IRMÃO!!!

Cheguei em casa ainda apouco e dei uma espiadinha no blog do Rey. Li e vi sobre a caminhada em prol da paz.


Fiquei me perguntando, “Quem diria uma passeata assim no 47?” Para mim que vivi por lá nos melhores anos quando a inocência das boas amizades não era violada pela maledicência da banalização sexual. Sou daquele tempo em que ainda conseguíamos confira em deixar a porta aberta, o carro ligado na porta do vizinho...Sou de uma época em que emprestar dinheiro não dava em processo porque palavra de amigo era palavra de homem com caráter.

A gente sempre ouvia falar em paz e confirmava a sua existência quando ainda podíamos escutar o som dos pássaros, a ausência de tiros, a vizinhança entrando sem bater. Surra só de mãe – ou de pai, mas só em ultima opção! Porrada só a da palmatória quando errávamos a tabuada. Violência na escola era inaceitável e nós nem tentávamos porque respeitávamos os professores como aos nossos pais! Violência mesmo só nas brigas entre os moleques. Não ouvi falar em roubos a mãe armada, nunca fui abordada por assassinos ou estupradores, nunca tive medo de atravessar a rua no escuro, ia e voltava pra casa sozinha e confiava no vizinho, no amigo, no parceiro!
Certo que os tempos mudaram e a violência se alastrou por todas as ruas e adentrou como um câncer as nossas casas. Vou de carro ao 47 e já sinto medo de deixá-lo na frente de casa. Saiu para as farras e tenho medo de deixar a mamãe sozinha, não deixamos mais a porta encostada como antes e até o peru da ceia de Natal um dia roubaram da nossa mesa! UM ABSURDO!

Vou à Santa Luzia e ouço falar em droga, tráfico de pó, usuários de maconha, quadrilha, assaltos, seqüestros, mortes, vingança...


Olhei as fotos da caminhada e vi as pessoas de branco rezando pela paz. Pedindo tranqüilidade. Rogando por calmaria! Tanta coisa mudou na minha cidade!
É bom lembra a todos que a paz não se faz apenas diminuindo os índices de violência física não. Em Santa Luzia existem outros tipos de violência que às vezes nem percebemos: a interrupção da liberdade entre os casais, o cárcere privado ao qual muitas mulheres casadas são submetidas, a violência doméstica que causa cicatrizes profundas geradas pela covardia do machismo de muitos homens ainda enraizados no paternalismo, a violência psicológica que causa dor, a ameaça da perda do emprego por questões partidárias, a brutalidade de se exigir um lado para os amigos e parceiros, a ameaça da perda de cargos e salários...tanta coisa que precisa melhorar em nossa cidade e que muita gente nem percebe que é uma das formas de concretização da violência!

A violência não é só aquela que deixa marcas externas não. Violentar não significa apenas subtrair do outro os seus pertences ou isentá-lo de seus direitos: ABUSO DE PODER É UMA FORMA DE VIOLAÇÃO DA PAZ TAMBÉM!

Pensem nisso...

Morre, aos 87 anos, o escritor português José Saramago

Estou chocada...Cheguei agora em casa e li que o Saramago morreu...Meu Deus, eu não acredito! Ele é o meu predileto...CARAMBA!!!


Autor de 'Ensaio sobre a cegueira' era vencedor do Prêmio Nobel. Nota em seu site fala 'múltipla falha orgânica após prolongada doença'. O escritor português José Saramago morreu aos 87 anos em sua casa em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, nesta sexta-feira (18). A informação foi divulgada pela família do escritor de "Ensaio sobre a cegueira" e confirmada em seu site oficial.

Segundo sua mulher, a jornalista Pilar del Río, Saramago passou mal após tomar o café da manhã e recebeu auxílio médico, mas não resistiu e morreu. Ele sofria de leucemia e, nos últimos anos, havia sido hospitalizado em várias oportunidades devido a problemas respiratórios.

"Hoje, sexta-feira, 18 de junho, José Saramago faleceu às 12h30 horas [horário local] na sua residência de Lanzarote, aos 87 anos de idade, em consequência de uma múltipla falha orgânica, após uma prolongada doença. O escritor morreu estando acompanhado pela sua família, despedindo-se de uma forma serena e tranquila", diz uma nota assinada pela Fundação José Saramago e publicada na página do escritor na internet.

De acordo com a agência de notícias EFE, os restos mortais de Saramago serão levados a um cemitério de Lisboa em data ainda não especificada. Um serviço fúnebre deve ser realizado ainda nesta sexta, em Lanzarote, nas Ilhas Canárias.

O autor de "O evangelho segundo Jesus Cristo" e "Ensaio sobre a cegueira" vivia em Lanzarote, no arquipélago espanhol desde 1993 com sua esposa.

Expoente da literatura mundial

O escritor português era um dos maiores nomes da literatura contemporânea, vencedor do prêmio Nobel de Literatura no ano de 1998 e de um prêmio Camões - a mais importante condecoração da língua portuguesa.

Entre seus livros mais conhecidos estão "Memorial do convento", "O ano da morte de Ricardo Reis", "O evangelho segundo Jesus Cristo", "A jangada de pedra" e "A viagem do elefante". O mais recente romance publicado pelo escritor foi "Caim", de 2009. Seu estilo de escrita era caracterizado pelos parágrafos muito longos e escassez de pontuações.

"Ensaio sobre a cegueira", que conta a história de uma epidemia branca que cega as pessoas, metáfora da cegueira social, foi levado às telas em um produção hollywoodiana filmada pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles (de "Cidade de Deus") em 2008. O autor, normalmente avesso a adaptações de suas obras, aprovou o trabalho de Meirelles.

Saramago era considerado como o criador de um dos universos literários mais pessoais e sólidos do século XX e uniu a atividade de escritor com a de homem crítico da sociedade, denunciando injustiças e se pronunciando sobre conflitos políticos de sua época. Em 1997, escreveu a introdução para o livro de fotos "Terra", em que o fotógrafo Sebastião Salgado retratava a rotina do movimento dos sem-terra no Brasil.
No mesmo ano, uma exposição sobre o trabalho de Saramago foi exibida no Brasil. "José Saramago: a consistência dos sonhos" trazia cerca de 500 documentos originais e outros tantos digitalizados, reunidos em um formato que, misturando o tradicional e a tecnologia moderna, levavam o visitante a uma agradável e rara viagem pela vida e pela obra do escritor português.

(Do G1, com agências internacionais 18/06/2010)

17 de junho de 2010

E que o Senhor esteja conosco!


Eu vou te falar do dor que eu sinto. DOR em saber que podemos muito, mas não podemos tudo! Dor em ter que aceitar que sabemos fazer melhor mas nem sempre conseguimos! Dor em querer fazer o bem mas ter que aceitar que o mal às vezes leva a melhor. Eu tenho medo, medo de saber amar e fazer sofrer. Medo de está presente e muitas vezes se fazer ausente: ausente na vida da minha filha, na labuta da minha família, no cotidiano do meu amor!

A ausência nem sempre é a falta da presença e sim a subtração da atenção. Quantos de nós estamos em casa e não olhamos pra ninguém? Quantas vezes você deixou de dizer ao seu pai que o ama mesmo estando tão perto? E sua mãe, coitada, doida por um carinho e você passa por ela e às vezes nem a percebe!

A vida faz isso com a gente, mata a gente antes do tempo e aí, quando percebemos, já estamos mortos! Mortos e secos nos sentimentos.Inertes e frios para o amor! Vegetativos e pedras para sentir o outro, ver o outro, amar o outro, desejar o outro perto de nós!

Eu não quero morrer por isso rio, brinco, faço as pessoas que me rodeiam felizes. Abraço a minha mãe sempre que posso. Lembro do meu pai e rezo por ele! Peço a Deus pelos meus irmãos, rogo à vida pela saúde da minha filha e mostro todos os dias à May que eu a amo!

Vou à escola e nunca me recuso a abraçar o meu aluno, passo por ele e falo, ofereço um sorriso, oferto beijos e apertos de mãos. Quero bem a todos. Dou atenção quando posso e espalho sorrisos. Dados, grátis, de graça...porque a vida é uma passagem pela qual o nosso maior erro é deixar de ver. Ver. VER. V-E-R. ENXERGAR!

Não cultive desprezo por ninguém. Não guarde rancor de ninguém. Não adicione as mágoas, exclua o ódio do seu coração. AME. MUITO. EXAGERADAMENTE! Olhe para as pessoas, enxergue-as! Abrace-as, beije-as, acaricie o seu próximo.

AME! MESMO E SEMPRE!

Se tiver mãe, vá ao quarto e peça para que ela conte uma história, durma mesmo sabendo que o príncipe vai chegar e a princesa não estará morta. É um final tão previsível mas o que vale não é a história,é o prazer de ter a mãe ali, viva narrando o enredo! Se tiver pai, tome a benção e quando ele der a mão para abençoar peça um abraço. Afague o seu pai, fale pra ele do prazer de tê-lo por perto, do amor que você sente, do carinho que só você sabe e que guarda no seu coração.

Não tenha vergonha de amar! Diga enquanto há tempo. Tempo é dinheiro, lembra? Então, leve a sua avó para um passeio, gaste os seus últimos cinquenta reais com ela, compre um sorvete, leve-a ao cinema, pague um refrigerante, ande de mãos dadas com os seus avós, ajude-os a atravessar o sinal. Sente com eles no banco e conte algumas histórias, faça os seu velhos pais sorrirem! Seja um ser humano melhor!Evolua!

Cresça e apareça! Enxergue as pessoas e faça com que elas saibam que você as ama. AMAR salva a alma, faz bem para o corpo, tranquiliza o coração, faz a gente conhecer o céu, chegar perto de Deus e ganhar um sorriso branco e puor dele. Amar leva ao perdão. Perdoe , então! Deseje o bem aos inimigos, ame os amigos e se perdoe também, ame-se também! Queira bem a si, porque quando estamos bem conosco, quando nos amamos, o resto conspira a favor! Quem ama conhece a Deus!

Escrevi este texto num suspiro. Suspirei! Respirei. Baixei a cabeça e escrevi! É o que sinto agora, é o que o meu coração me manda digitar! É o que o meu peito desaba em minhas palavras. É o que a minha mente materializa nesta página aos toques que dou com os dedos no teclado desta máquina que tem me acompanhado! E como disse o meu aluno num bilhetinho hoje: Beijos e abraços multiplicados em cheiro de amor e muita paz!

O Senhor esteja convosco!

16 de junho de 2010

BOA NOITE, GENTE!

SEM TEMPO PRA NADA!

PALESTRA CHEGANDO e muito trabalho pra fazer...Muita coisa pra estudar!

Estou passando por aqui agora só pra agradecer ao carinho das pessoas que têm me enviado mensagens e e-mail's. MUITO OBRIGADA!!!

Passando também para agradecer de coração ao EDINALDO que me enviou um dinheiro para o patrocínio dos benne's de divulgação da palestra. Sem eu ter pedido, sem eu sequer ter tocado no assunto! OBRIGADA, AMIGO!

Amanhã estarei no programa regional da record divulgando a palestra ao vivo. Estarei também na 99FM onde faremos uma entrevista. Vou à Liberal fechar a propaganda do jornal e por isso...sem tempo para o blog. INFELIZMENTE!

Mamãe chega amanhã por aqui, ficará na capital e eu agradeço a sua vinda porque assim posso descansar no colo da mamãe no final do dia!

Ao Rafael, à Suzana, ao Fábio e a outros amigos que querem assistir a palestra, o meu recado: OS INGRESSOS JÁ ESTÃO LIBERADOS! É SÓ CHEGAR que a gente dá um jeito!

15 de junho de 2010

ENTREVISTA: LUCINNHA BASTOS

E depois da entrevista maravilhosa com a Camila Tavares, cantora e intérprete paraense, que estará conosco na Palestra “PRONOME FEMININO”, chegou a vez da Lucinnha Bastos dar o ar de as graça aqui no blog.

A dona Luciete Ferreira Bastos, mais conhecida como Lucinha Bastos, dispensa apresentações porque é hoje um dos nomes mais importantes da música popular paraense, claro! A Lucinnha, com dois ennes, é cantora, violonista, escritora, intérprete, atriz e compositora brasileira, nascida no estado do Pará, mais precisamente em Belém no ano de 1967 e é filha de Luciano Bastos, fundador do Banda Sayonara, de Belém.

Dona de uma voz indiscutivelmente bela e suave, de um requebrado fácil nos quadris, um molejo nos ombros e um sorriso largo é hoje o que podemos chamar de a Elis Regina do Pará.

Sua carreira começou quando ela ainda era muito pequena, começou a cantar com sete anos de idade e já com 18 anos gravou seu primeiro trabalho que já no lançamento surpreendeu a todos e escreveu o nome da cantora no cenário nacional e regional da boa música.

Em 1977 fez sua primeira apresentação no Theatro da Paz, ao lado de Miltinho, no Projeto Pixinguinha. Sua Discografia é extensa e invejável e vai de vinil a Cd e muitos dvd’s. Suas parcerias são incontáveis e a sua competência a fez subir no palco, gravar e interpretar musicas dos maiores nomes da produção regional. Veja:

CD A força que vem das ruas (Lucinha Bastos/ Mahrco Monteiro/ Nilson Chaves); CD Canta Amazônia II (L. Bastos Publicidade Ltda.); CD Canta Amazônia I (Atração Fonográfica, 1998); LP - Mulher - Lucinnha Bastos (produção independente, 1993); LP - Lucinha Bastos (Gravasom, 1987); LP - Eu vou sempre te amar - Lucinha Bastos (RGE, 1984); 1º Disco - Compacto Duplo - Lucinha Bastos (Continental, 1981) e hoje os dvd’s TRILOGIA (parceria com Nilson Chaves e Marco Monteiro), Minha Aldeia (gravado no teatro do Centur) e outros.

Estive com a Lucinnha hoje pela manhã para a nossa primeira reunião que culminará com a palestra no dia 27 deste mês (domingo) e fiquei abismada com sua simplicidade e seu carisma. Uma pessoa extremamente bem humorada de um sorriso contagiante e um jeito indescritível, o tipo de pessoa que nos encanta pelo simples fato de conseguir ser o que é, transparente e emocionante.


Eu e a Lucinnha durante a entrevista - uma honra conhecer e trabalhar junto dessa artista que desde muito sempre foi um ídolo pra mim.

Fizemos algumas fotos, conversamos sobre o projeto e paramos para a entrevista. A Camila também esteve lá e participou comigo da reportagem completa sobre os bastidores do show que as duas farão lá no Ginásio de Educação Física onde acontecerá a palestra!


Lucinnha, eu e a Camila no nosso primeiro encontro para os preparativos da palestra - um encontro emocionante e muito produtivo.

A Lucinnha nos deixou a vontade, disse que eu poderia escolher qualquer música que ela topava o desafio, falou que vai fazer uma palhinha junto com a Camila no dia e que a música que as duas farão juntas é surpresa, um presente para o público. Falou sobre os projetos de sua carreira solo e outros que ainda faz com a Trilogia.TUDO DE BOM PONTO COM! Quer saber em detalhes? Confere aí, então:

Eu: E a vida Lucinnha, como anda?

Lucinnha: Bem. Muitos projetos, muitos shows e muita alegria. Sou uma pessoa confiante, sabe, tenho 30 anos de carreira e já estou acostumada com essa vida mais ou menos que levo. Estou envolvida em alguns projetos com os meninos – Nilson e Marco. Tenho outros projetos pessoais e estou viajando brevemente a São Paulo para uns shows lá . Vou fazer outros shows aqui mesmo eu e um violinista que vem de fora, em julho tenho dois shows especiais programados e a tua palestra que eu estou me preparando com muito afinco e carinho. Enfim, vou tocar o barco. Tudo dará certo!

Eu: As pessoa falam muito sobre você, sua carreira, sua competência, o seu nome, que por sinal, é muito forte dentro do estado, mas e a Lucinnha Bastos, o que pensa sobre isso?

Lucinnha: sei do valor que tem o meu nome para a cultura paraense, assim como o Nome do Nilson, do Marco e de outros, mas não vejo a coisa desse jeito. Gosto do que faço, canto porque amo a música e não gosto de comparações. Tenho medo das pessoas que dizem que eu sou a melhor, eu não vejo assim, acho isso pesado demais. Tenho 30 anos de carreira, canto desde os sete, mas estou aprendendo o tempo todo. Acho que devemos cultivar o amor por todos os nomes dos cantores e compositores e de todos os artistas paraenses, eu sou só mais uma expressão da nossa música, mas tem muita gente boa por aí sim e que merece incentivo e apoio, seja no brega, no melody, no carimbó, na lambada, no sertanejo.

Eu: quer dizer então que apesar de ser a Lucinnha Bastos, você dividiria o palco coma Gaby Amarantos numa boa, sem bronca?

Lucinnha: Claro que sim. Já fiz isso. Cantei com a Gaby num show em São Paulo e tenho orgulho da nossa cultura. Nós precisamos defender isso! O que falta pra nós é unir forças. Os artistas paraenses às vezes são desunidos e por isso , as coisas deixam de funcionar direito.

Eu: E o TRILOGIA?

Lucinnha: Meu amor maior. Nossa, Joana, eu e os meninos criamos uma amizade tão grande depois que nos reunimos para esse projeto! Eu sou como uma mãe pra eles. Encarno ate com o Nilson que ele é o caçula porque os cabelos ainda nem cresceram direito e o Marco é um bebezão – meus amores, meus amigos e meus companheiros. Estamos juntos nessa caminhada e é sempre muito bom caminhar com eles!

Eu: alguém já trocou teu nome ao pedir um autógrafo, por exemplo?

Lucinnha: Não. Não, trocar o nome não, mas um dia eu estava passando na rua e li nos lábios de duas moças a conversa delas enquanto olhavam pra mim. Uma dizia: “Olha ali, olha ali, aquela cantora, aquela famosa, como é mesmo o nome dela, meu Deus?” E a outra disse: “É a Leila Pinheiro, sua lesa!!!”. Eu quase morri de rir. Outro dia, uma senhora, uma senhora simples e humilde, me pediu um autógrafo e eu perguntei: “Qual o nome?” E ela me respondeu: “Pode ser o seu mesmo,minha filha!!!” (risos).

Eu: Você já teve que cantar quando a sua vontade era de chorar?

Lucinnha: Eu já cantei chorando. Chorando muito, inclusive! A primeira vez foi quando a minha avó morreu. Ela era um amor comigo, estava doente e eu soube na hora do show do seu falecimento. Chorei copiosamente e a voz engasgou. Foi emocionante e impressionante pra mim ter que passar por aquilo em pleno palco. A segunda vez foi quando a minha filha teve que ser internada às pressas e eu tinha o show do meu DVD pra gravar. Mamãe me ligou me tranquilizando mas a plateia teve que me assistir debruçada em lágrimas nas duas primeiras canções. Choro de mãe, sabe? Choro forte! Mas teve um dia que foi o que mais me marcou. Eu fui fazer um show beneficente para os menininhos de câncer e fui ao hospital tocar pra eles. Aquilo penetrou tão forte em mim que a minha garganta se recusou a cantar a melodia. Eu olhei para aquelas criancinhas todas pequeninas sem cabelos, carequinhas, barrigudas, branquelas e o meu coração não suportou. Segurei as lágrimas em frente daquelas menininhas e menininhos mas quando cheguei ao banheiro faltei morrer de tanto chorar. Esse dia foi inesquecível!Muito emocionante. Até hoje quando eu lembro...


E a entrevista teve que ser interrompida pelo choro da Lucinnha que ali, na minha frente, começou a desabar em lágrimas. Eu fiquei ali olhando ela se consertar da emoção e vi que todas as meninas estavam chorando também: a May e a Larissa. Olhei pra Camila meio sem graça e esperei alguns segundos enquanto a Lucinnha enxugava as lágrimas...


Ela ficou ali calada e eu encostei o ombro para ela afagar o seu colo e ganhei um abraço, um suspiro e um carinho suave.


FOI UMA DAS COISAS MAIS EMOCIONANTES QUE VIVI!

Nós nos abraçamos e sorrimos...ninguém disse mais nada! Muito linda, a Lucinnha! Muito linda mesmo!


Feliz da vida recebendo o autógrafo nos discos que ela me deu de presente depois da entrevista.

VITÓRIA!!!! MAS ATÉ QUANDO?


GANHAMOS....ÔBAAAAAA!!!!

Jogo difícil, time ruim, mas levamos vantagem!

E eu estava fazendo as postagens no meu outro blog ainda pouco e vi que um argentino estava lendo o Joana Vieira Ponto Com. O GPS da página identificou um leitor na ARGENTINA. CARACA!!!


Sem dúvida ele está secando o nosso time. Nossos rivais números um estão loucos pra saber como nos saímos no primeiro jogo da copa.

Bom, o texto aí debaixo diz que o Dunga gostou do desempenho da seleção, mas quer saber a verdade?

EU ACHEI O TIME DEVAGAR! GANHOU PORQUE SABE FAZER GOL, MAS É UM GRUPO LENTO, SEM HAMONIA NOS PASSES, E LOTADO DE ERROS NAS JOGADAS!

Sou brasileira, não desisto nunca, mas esse time do Brasil, está muito bem pra jogar contra o águia e não contra os grandes nomes da copa do mundo!

PRONTO, FALEI!


Agora, se estou torcendo contar, nem pensar, mas acho que precisamos melhorar. MELHORAR. E MUITO, GENTE! Me perdoem, mas é o que eu acho depois do jogo de hoje à tarde!


O técnico Dunga afirmou nesta terça-feira, após a vitória por 2 a 1 sobre a Coreia do Norte, que "toda a seleção tem que se destacar por sua eficácia, ser ofensiva e defensiva".

Na opinião de Dunga, o Brasil "jogou uma boa partida, principalmente no segundo tempo. No primeiro, faltou, principalmente, mais velocidade nos passes".

"Estou satisfeito com a vitória. Foi nosso primeiro jogo, e era natural os jogadores entrarem em campo com mais ansiedade, após longas semanas de treino. Mas é lógico que queremos muito mais, jogar melhor e fazer mais gols".

Dunga admitiu que a partida foi complicada pela proposta da Coreia do Norte, que teve um esquema "quase perfeito" para fechar os espaços e dificultar o jogo do Brasil.

Segundo o estrategista brasileiro, quando o Brasil "encontra uma seleção mais ofensiva, que ataca, também surgem os espaços necessários, mas quando o adversário é mais fechado, a partida fica difícil".

"No geral, todos os jogadores se comportaram bem, mas logicamente Maicon, com o gol e as jogadas que fez, foi um destaque. Robinho e Juan também jogaram bem".

(Informações vindas diretas de JOHANNESBURGO pelo site da AFP – há 36 minutos)

É NÓS RUMO À COPA, MANO!!!

É HOJE, GENTE!!!!É HOJE QUE O BRASIL ENTRA EM CAMPO PARA JUNTO DE NÓS FAZER BONITO NA COPA DO MUNDO!!!


Eu, May e Karen já estamos aqui em casa em ritmo de verde e amarelo esperando a turma chegar para montarmos aquela torcida!

Sorte aí na casa de vocês. Que a paz reine nesse jogo e que a gente possa gritar muito de felicidade!

14 de junho de 2010

E AMANHÃ A PROGRAMAÇÃO PROMETE!

E amanhã tem jogo do Brasil e os bares já estão com as suas programações prontas para receber os torcedores.


No Espaço Mix, o Valderi conta com um telão com imagem nítida e um som que permite a narração completa da partida de futebol. Uma boa pedida. Além de o lugar ser receptivo, o nosso amigo é gente fina e trata os fregueses no maior carinho. Passa lá você que é brasileiro e torce pelo nosso time! O Espaço Mix é tudo de bom ponto com!


No Macaxeiras Caras e Alhos, o torcedor conta com um super telão, além da cerveja bem gelada, tira-gosto e muita diversão. O Macaxeiras está em clima total de copa e promete muitas surpresas para os que visitarem o seu espaço durante os jogos do Brasil. No bar do Macaixeiras, todos sabem, o que nunca falta é diversão e incontáveis risadas.

Boa pedida.

OBS: Pra quem nunca bebeu umas naquela esquina do calçadão, o momento é esse, pois o Macaxeiras Caras e Alhos já está com os dias contados para baixas as portas. É que a dona do ponto pediu o prédio e, segundo informações, brevemente, não teremos mais o bar e restaurante por lá. UMA PENA!

E o Nego decidiu que vai entra no ritmo da copa também. Conversei com ele sobre o fato de o bar não funcionar no mês de copa do mundo e ele me garantiu que vai abrir as portas sim, mas que, para evitar confusões, só vai vender cerveja em lata - gelada e muito, muito tira-gosto!


O bar do Nego é um dos lugares mais tradicionais da cidade e que vale a pena ser visitado amanhã que é jogo do Brasil. IMPERDÍVEL!

BOA SORTE, GENTE! MUITA DIVERSÃO E PAZ PRA TODOS NÓS!

Aqui na capital a copa será em casa com a família, eu estou inaugurando amanhã a minha cozinha anexa ao quintal e a turma dos Vieiras vem toda pra cá curtir aquele jogo na maior diversão.


Vamos torcer juntos e tomar aquela cervejinha que já está no congelador com um mingau de milho e muito, muito churrasco! Estou ansiosa esperando pelos meus irmãos.

Amanhã o dia promete!Valeu!

DIA 19 A FESTA É NA AVENIDA...

E no dia do aniversario do Edinaldo eu conversei com a Jose sobre essa sua mais nova invenção de ser produtora de eventos na cidade. Depois do sucesso da gravação do Vetron, não houve quem não escutasse na organização impecável do evento.


Falei com ela que a cidade toda está esperando uma outra festa programada por Lea e pelo marido e ela me contou que as suas surpresas estão só começando. Ela é ousada e manda avisar que não tem medo de errar nas escolhas não. Falou que morre de vontade de contratar o POP SOM e que já fez alguns contatos e vai fazer uma festa de abalar as estruturas com a aparelhagem.

A empresária me falou também que o SUPER POP só não está ainda em suas programações porque o cachê é alto e carece de uma garantia de 50% na hora da contratação. Um valor em espécie que ela deve retirar agora no próximo dia 19, quando acontecerá o "I Forrozão da J & G Produções" ali às margens da BR, em plena Avenida Castelo Branco com apresentação da Banda Pop Show. UMA FESTA QUE VAI DÁ O QUE FALAR!

Se depender do nome da Jose e dos toques do Guilherme a festa será mesmo inesquecível porque a galera já se acostumou a achar que o casal é bom nas suas investidas. VAMOS VER!