9 de março de 2010

Céu ou inferno? Prefiro não arriscar!


Surtiu efeito a postagem que fiz no blog CORREIO LUZIENSE. Eu já sabia e já esperava o contra ataque. Pensei que fosse pior, mas até que o amigo se conteve, obrigada! Me chamou de professora e demonstrou respeito pela minha pessoa. Pena que não se identificou apesar de ter dito que eu é que não tenho personalidade.Pus o texto, coloquei meu nome abaixo, em maiúsculas, JOANA D’ARC VIEIRA, a JUNIA DO FELICIANO pra não deixar dúvida. Sou eu mesma. De cara limpa, dando e oferecendo a cara aos tapas. E aí, me acertaram. Sem problemas. Aos inteligentes a expressão:

Respondo-te, caro amigo, e escrevo este texto com toda a propriedade que me foi dada nas aulas de leitura e interpretação pelos mestres da universidade, quando nas aulas de resenha critica. Teu recado é este:

"É látimável e chega até ser hipócrita a dúbia personalidade da profª Joana Vieira. Ela quer agradar a gregos e troianos e fica com esse joguinho. Profª tome uma atitude e saia de cima do muro. Não dá para agradar Deus e o Diabo ao mesmo tempo. Qual é o problema, medo de se indispor com os poderosos da cidade? Quanta falta de personalidae, ainda mais se tratando de uma educadora? Vc não mora em Santa Luzia, talvez por isso o seu descinhecimento em relação aos desmando dessa administração. Profª não me venha com essa conversa fiada de que qualquer um pode comprar uma mansão em Belém, por favor não abuse da nossa inteligência. Se não quer se "queimar" com os Oliveiras e nem com o PT, por favor, fique calada que é mais sensato e mais bonito para vc. Mas não venha defender essa quadrilha que usurpou o poder e suga criminosamente os recursos municipais. Não a conheço pessoalmente, apenas a vejo, mas fica minha mensagem".

Desconsiderando os erros de português, mesmo sabendo que eles não partem da tua desatenção com a digitação, detenho-me ao conteúdo que tu escreves.

Começaremos com a palavra hipócrita que usas para enfatizar o teu descontentamento:

vejamos o que diz o dicionário:

Hipocrisia, do dicionário Houaiss é a característica do que é hipócrita; falsidade; dissimulação; ato ou efeito de fingir, de dissimular os verdadeiros sentimentos, intenções; fingimento, falsidade; caráter daquilo que carece de sinceridade.

Há algo entre o significado e o sentido do vocábulo que não compete com o que eu escrevi e essa característica dada a mim por você, caro amigo. Não agi com falsidade, expus o que eu pensei, meu nome está lá, o seu não contém no recadinho. Quem é hipócrita aqui? Leia mais uma vez o dicionário, não custa nada. Ler faz bem!

No que tange ao resto de sua postagem, vejamos:

“Ela quer agradar a gregos e troianos e fica com esse joguinho. Profª tome uma atitude e saia de cima do muro. Não dá para agradar Deus e o Diabo ao mesmo tempo. Qual é o problema, medo de se indispor com os poderosos da cidade?”

Creio que estamos com um problema sério aqui:

Observe as palavras que meu amigo, o internauta sem nome e nem documento, usa:

Gregos, troianos, Deus e Diabo. Palavras de sentidos opostos, adversativas, antítese, paradoxais. Um par de antônimos. Gregos em sentido oposto ao de troianos – inimigos, opositores. Deus, o inverso de Diabo. Queres com isso que eu acredite que há dois lados de fato na política da minha cidade. Onde um pertence ao bem e outro ao mal? E se eu estiver de um lado eu não posso estar de outro? "Você decide professora ou o bem ou o mal?"! Não amigo, as coisas não são bem assim! Então o PT é o inferno e, pelo que li, os Oliveiras são o céu? “Se não quer se "queimar" com os Oliveiras e nem com o PT, por favor, fique calada que é mais sensato e mais bonito para vc”.Palavras suas meu amigo! Diabo versus Deus. Nossa, quanta imaginação! Então eu não sei mais realmente o que é correto nesse mundo. Tivemos o governo Mico e estávamos no céu e aí estamos no governo Louro e fomos condenados ao inferno? Não meu amigo, não mesmo. Você não me convence!Vivo de longe, entre aspas, a administração petista, mas vivi de perto a era Mico. Ambos fizeram sim. Ambos tiveram falhas sim. Não existe essa de céu e inferno não. Nos dois casos vivemos o purgatório, é isso, o elo entre os dois lados. Nenhuma administração pode ser taxada de totalmente certo ou totalmente errado. Aprendi que generalizar é sempre um erro. Meça as suas palavras, não seja totalmente contra, nem totalmente a favor porque isso não é critica, é cegueira, dizia o doutor em linguística da UFPA. E é assim. Mesmo porque, em nenhum momento tu citas o povo. Cadê ele nas tuas considerações?Diga-me, de que lado ele está? Sim porque tu mostraste dois lados: um do Louro, o outro dos Oliveiras. Faltou alguém nessa história tu não achas? Então façamos assim. Tantos porcentos vão para o céu e outros tantos porcentos e mais 69 pessoas vão para o inferno. Bem feito! Fogo neles! Quem mandou não exercer o poder. Sim porque isso também ficou claro na tua postagem: “Qual é o problema, medo de se indispor com os poderosos da cidade?” Palavras tuas, amigo. Aos poderosos o céu ou o inferno, ao povo e não poderosos, o quê? Espero sinceramente, amigo, que tu sejas do poder. Aliás quem és tu? Qual o teu sobrenome? Fernades ou Oliveira. Pensa bem, pois se fores povo. Não tens lado. Estais como eu, no que tu chamas de ESTAR EM CIMA DO MURO!

Continuando, tu disseste: "Quanta falta de personalidae, ainda mais se tratando de uma educadora?". Define-se a personalidade como tudo aquilo que distingue um indivíduo de outros indivíduos, ou seja, o conjunto de características psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal e social. O termo deriva do grego persona, com significado de máscara, designava a "personagem" representada pelos atores teatrais no palco. Mais claramente, pode-se dizer que é a soma total de como o indivíduo interage e reage em relação aos demais. Não uso máscaras e minha foto o meu nome está no blog, tenho personalidade sim, leia o significado da palavra mais um avez, sem preguiça, vamos! E, olha, sou educadora também até mesmo pelo sentido mais amplo da palavra. Fora do dicionário ser educador é ensinar para o total, educar para sinalizar os rumos e diferenças. Jamais ensinaria a um aluno meu que existem dois lados e que ele teria que optar por um ou por outro. Nunca, Jamais. Ele tem que averiguar, medir, pensar e decidir. Não sou eu a responsável pelo pensamento dele, pelas atitudes dele. Isso está totalmente fora do meu papel. É isso que é ser educador. Veja: Educador, do latim, educatore, aquele que educa ou cuida, ensina, mostra e dar valores. Leia mais, amigo, internet também serve pra isso.

Continuemos:

"Profª não me venha com essa conversa fiada de que qualquer um pode comprar uma mansão em Belém, por favor não abuse da nossa inteligência. Se não quer se "queimar" com os Oliveiras e nem com o PT, por favor, fique calada que é mais sensato e mais bonito para vc. Mas não venha defender essa quadrilha que usurpou o poder e suga criminosamente os recursos municipais".

Sou professora, educadora, ganho bem porque trabalho muito, tenho um carro e nunca roubei os cofres públicos. Qualquer um que trabalhe e ganhe o seu salário pode comprar uma casa na capital sim. Foi o que escrevi. Não venha com afirmações que eu não fiz: Veja:

“Não esqueçam todos que o prefeito é assalariado também, e, por isso tem seu valor líquido mensal e, sendo assim, é capaz financeiramente de ter bens como todo e qualquer cidadão que trabalha e ganha seu dinheiro. Se um comerciante de Santa Luzia tem casarões e casas ou apartamentos na capital ou no interior, por que o prefeito da cidade não pode ter? Se uma pessoa autônoma tem casa própria por que o prefeito tem que morar de aluguel numa casa de dois cômodos e desconfortável?”.

Palavras minhas, meu amigo! E, enquanto a ficar calada que é melhor pra mim, nem pensar. Não estudei pra isso. Honro o meu esforço em prol do que acho que deve ser divulgado. Não pretendo me indispor com ninguém mesmo e não preciso. Não voto aí, não trabalho aí, mas olha, vivo aí sim. Sempre que posso. Às vezes quatro finais de semana por mês. Ainda este sábado estarei em Santa Luzia. Fale comigo. Mostre a sua cara. Passa lá em casa, me conheça. Converse comigo. Não estou deste nem daquele lado porque conheço a todos e não tenho medo do inferno e muito menos penso que vou para o céu!

Não falei e nem defendi a administração atual. Não distorça as minhas palavras.

“Tem muita coisa que eu acho errada também. Tem atitudes que eu não tolero mesmo, como por exemplo o transporte escolar sucateado, motoristas despreparados. Tem situações que eu critico mesmo, como a falta de um posto de saúde mais equipado e preparado para as ocorrências, a banalização da violência, o despreparo da polícia, a falta de incentivo às leis e à legalidade. Está pecando o governo petista neste ponto. ERRO CABAL. IRRESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA. Crianças sem creche, estudantes sem escola. Escolas sem infra estrutura. Não dá pra apoiar um negócio desses. Mas nem tudo. REPITO, nem tudo está perdido”.

Palavras minhas, meu amigo. Não leste o texto inteiro? Que coisa feia! Ganhei o respeito das pessoas que me lêem por recorrer às palavras e não aos palavrões. Portanto, amigo, obrigada por, de certa forma,ter me criticado de forma educada, com vocábulos inteligentes e, olha, muito obrigada por não me chamar de sapatão. Não gosto dessa palavra. Foste educado. Eu disse na postagem que criticas são bem vindas. Obrigada por ter me atendido. Se não fosse por ti eu não teria escrito este texto que agora o povo que lê o blog vai perder seu tempo lendo. Valeu!

Nenhum comentário: