10 de março de 2010

O QUE MUDOU E O QUE PRECISA MUDAR EM SANTA LUZIA? O INTERIOR DA IGREJA MATRIZ



Estive visitando o blog do amigo Reinaldo quando me deparei com umas imagens de uma celebração religiosa feita lá na igreja Matriz. Irreconhecível o interior da nossa igreja. Fiquei admirada e absolutamente encantada com o que vi. O altar é outro, totalmente revitalizado e moderno, nada a ver com aquele do meu tempo de criança quando frequentava as missas celebradas pelo padre Rafael e outros. A Matriz está diferente e hoje é o motivo da postagem semana O QUE MUDOU E O QUE PRECISA MUDAR EM SANTA LUZIA? Faz tempo, eu confesso, que não entro na catedral luziense, mas recordo perfeitamente a sua arquitetura antiga e linda também. Não há como esquecer a cor, as lajotas, o altar e a sacristia. Mesmo porque já saí de anjo nos maios do meu tempo e, aquele altar, era um marco para os que participaram da coroação. Ficávamos trepados ali, organizados pela tias do catecismos em arquibancadas improvisadas por trás do altar onde o pároco rezava a missa. Nossa, mãe!!! Quantas vezes fitei meus olhos naquela luzinha vermelha que sinalizava o lugar onde eram guardadas as hóstias para a comunhão. O padre abria a janelinha com uma chave que só ele tinha e tirava lá de dentro o cálice de vinho e o recipiente onde as hóstias ficavam, em ouro eu creio, porque brilhavam e era encantador. Aquele altar em mármore com toalhas em cambraia e as cadeiras em madeira onde o pároco e os coroinhas se sentavam no decorrer da celebração. Inesquecível. Olhei para a igreja agora e senti uma vontade enorme de chorar. Não queria nem ter visto como ela está para não correr o risco de esquecer como ela era. MUITO LINDA, a nossa Matriz. Não que ela esteja feia, não, nada disso, mas é que assim, do jeito como ela está, parece que subtrai um pouco de nós, parece que parte da minha infância foi junto com os tijolos e lajotas retiradas da nossa catedral. Sinto saudades. Espero que as minhas lembranças não se percam com o tempo...Tempo bom aquele, pena que não volta mais.

Nenhum comentário: