9 de março de 2010

Santa Luzia? CREEDO!!!

Crônica feita em homenagem à cidade Morena. Àqueles que são pessimistas e que odeiam quando falamos bem da nossa cidade! É pra vocês esse textinho.


Tudo bem tudo bem eu me rendo. Cansei de mentir e inventar e agora resolvi gritar. Sou de Santa Luzia, cidade do interior do Estado do Pará. Não moro mais no lugar mas meu pai ainda está por lá sabe Deus porquê. Além dele, minha mãe e alguns irmãos fincaram o pé naquela terrinha desgraçada e não saem de lá nem com reza. Povo besta este da minha família que insiste em morar numa cidadezinha de merda que não tem nada de atrativo. Lugarzinho miserável sem emprego, sem infra estrutura, sem nada. Cidadela miserável de gente pobre e desgraçada. Gente que não tem acesso à educação, ao estudo de qualidade e que se vende por uma migalha que seja. Povo analfabeto e sem mentalidade que troca o voto por um punhado de tijolo, areia e pedaços de madeira. Já tentei de tudo pra convencer o papai e a mamãe a saírem de lá. Aquilo não é lugar pra gente. Lugarejo sem as mínimas condições habitacionais. Ruas sem asfalto, vielas sem esgoto, escolas sem merendas, professores sem diplomas, gente burra que ensina outros milhares de burros mais ignorantes ainda. Como pode alguém sobreviver ali, meu Deus. Não tem feira, comércio, lazer, lanchonetes, a praça é uma imundice só, as danceterias não prestam, as panificadoras não têm o mínimo de condição higiênica , os restaurantes oferecem comida caseira imunda. É o fim do mundo! Já ouviram falar naquele ditado “lá onde o vento faz a curva”? Então, Santa Luzia é lá! Ainda bem que nasci em Capanema, Deus me livre ter nascido num lugar igual a este! Falta tudo nesta cidade, aliás não sei nem se devemos chamá-la assim. Falta água, luz elétrica, emprego e, além de tudo, a violência tomou conta da população que hoje, vive, numa constante agonia com o perigo, uma cidade tão pequena como esta e nós não podemos mais deixar a porta aberta, não podemos mais sair às ruas, não podemos mais ter uma televisão, uma DVD, uma bicicleta que os bandidos roubam a gente na maior cara de pau, e em plena luz do dia. É o cumulo!!! Só lá isso acontece! Nenhum lugar do mundo é pior que o 47. Terra de gente mesquinha, lugar de gente preguiçosa, casa de gente burra e ignorante, crianças feias e mal educadas, escolas sucateadas, ruas e praças nojentas. O prefeito é um ladrão e o povo é burro porque votou nele. Não, definitivamente não. Doido é quem mora lá. Tantos lugares melhores no Brasil: o Piauí, por exemplo, nossa, lugar perfeito; o sertão nordestino, para os que gostam de deserto; a floresta amazônica, um paraíso; Angra dos Reis, àqueles que adoram aventuras; o Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa - pelo menos lá não tem bandido né, gente. Ou aqui em Belém, terra dos direitos. Ainda bem que estou na capital e Santa Luzia mesmo só obrigada! Adoro Belém, aqui é diferente. 47 mesmo só amarrada, aliás, nem amarrada, mano! Estou fora. Eu hein. Aos ratos o esgoto! A mim, Belém que é, sem dúvida, um lugar tranquilo e bom pra se morar.

Santa Luzia – eu hein, santa mesmo só no nome, pois o lugar mesmo é um verdadeiro inferno! Deus me livre!

Estão vendo, né? Só mesmo este blog é capaz de agradar a Gregos e troianos, Deus e o Diabo!

Gostaram? Estou esperando elogios!

Nenhum comentário: