9 de março de 2010

Ao amigo Ednaldo...


Quem me enviou um recadinho foi o meu amigo Ednaldo Lucena. Ele postou algumas palavras e elogios no meu mural de recados e se sentiu intimidado em falar mais porque, segundo o próprio, quem lesse o escrito poderia achar que era pura babação. Estou postando o seu recadinho, amore, na integra que é pra declarar ao que me lêem o que acho e penso sobre a tua pessoa:

“PARABENS PELO BLOG,SEMPREI FUI TEU Fã.CONTINUA ASSIM FAZ O Q VC ACREDITA ,E FALAR DE TI VAO ACHAR Q TOU BABANDO,MAS EU TE ADORO MESMO,PARABENS POR HOJE 08.03”

Tiveste medo de falar, mas eu não tenho. Você me ama, amigo e eu sei disso desde muito tempo quando ainda éramos criança. Não se envergonhe de me dizer. Preciso ouvir porque verdadeiros amigos não privam o outro do amor que sentimos. Sei o motivo que te faz me privar das tuas palavras mas em nenhum momento deixei de acreditar na tua amizade. Pedras estão rolando e parece que alguém resolveu te pregar na cruz desta vez. É isso que dá, amigo, ser pessoa pública e ter vencido na vida. Li alguns comentários a teu respeito e te confesso que achei bem normal num momento em que as más línguas ateiam fogo no que primeiro aparecer. Jogos de interesses. Tu entendes bem como é isso porque, apesar de não ter cursado a universidade, aprendeste com a vida lições que nem eu consegui deglutir nestes anos todos. És um rapaz inteligente desde o tempo em que tua mãe enchia aquela vasilha de coxinhas e tu voltavas com ela vazia. Vender é convencer, amigo. És marqueteiro. Doar jogos de camisas, dinheiro e patrocínios dizem, é um jogo, uma troca de interesses que os que se sentem intelectuais acabaram de perceber - e somente agora, eu não entendo. Confesse a eles, amigo. É interesse mesmo. É troca sim. Por que não? Tu és um cara de personalidade e quando esteve comigo me confirmaste isso. Não sabes mas escutei de ti uma das coisas mais interessantes que alguém já me falou. Estive em visita a tua casa em Santa Luzia, te encontrei por lá, até tomamos uma cerveja e sei que lembras. Me falaste: “Um dia passei na rua e ouvi algumas pessoas me criticando, esse tal de Ednaldo mal cresceu no empresariado e já quer ser prefeito da cidade!”. Eu te ouvi dizer: “Vem cá, Júnia, quer dizer então que eu não posso querer ser prefeito do lugar onde eu nasci?” “Eu não posso sonhar em ser prefeito da cidade onde morei a minha vida praticamente toda?”. “Me criticam por eu querer ser prefeito do meu lugar?”. “Me responde, Júnia, eu não posso sonhar?”. Te ouvi estática.Você me paralisou, amigo. Engoli todas as palavras que a universidade me ensinou. Calei diante do teu anseio em ser. Em ter. Emudeci diante da tua vontade! Pensei. Claro que você pode. Quantas eleições tivemos em Santa Luzia e com nomes na chapa que nem do lugar são? Ora. Você pode sim, Ednaldo e te digo mais. Comentei o fato com o meu irmão Júnior, o médico da família, gente honesta e sensata, ouvi da boca do meu irmão mais ético, “E se ele for candidato, eu voto nele!Ele é meu amigo, conviveu comigo, faz parte da minha história”. Esse jogo de interesse que você faz e que é tão criticado hoje é normal e faz parte da tradição luziense. Foi esse povo acrítico que ensinou aos políticos que ser capaz de governar é dar migalhas, esmolas. O povo só acha bom se for assim. Por isso, amigo, as campanhas feitas no 47 são tão caras, mais caras, inclusive, que as de muitos políticos na capital. O discurso é nada diante dos favores e das pequenas quantias.
Todas as relações que mantemos meu amigo requer interesses. Na política não é diferente. Namorar é um jogo de interesse, você namora interessado em casar, mais tarde. A amizade é um jogo de interesse, somos amigos daquele que nos retribui com uma amizade sincera e favores pessoais. Teu interesse é legítimo.Teu sonho é possível. E tua vontade é admirável. Estou feliz por ti, havia dito anteriormente que Deus fez boa coisa te fazendo um homem de bens, pois eu sabia que tu nunca serias feliz sem ter vencido na vida. Quiseste muito, lutaste tanto e sofreste muito para isso também. Sempre foste um menino ambicioso quiseste mais do que a vida te ofereceu, foste atrás, correste rumo aos teu sonhos, venceste. És grande. Te amo! Meu amigo, meu irmão!

Nenhum comentário: