30 de janeiro de 2010

CRIME AMBIENTAL!


Li nos jornais de hoje – 30 de janeiro – a notícia da apreensão de uma quantidade imensa de muçuãns, num restaurante aqui em Belém. A matéria do jornal O Liberal diz:

“Ibama autua restaurante de Belém por crime ambiental”

Uma equipe de analistas ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu, no início da tarde de ontem, muçuãs e tartarugas da Amazônia que estavam sendo comercializados ilegalmente no restaurante Beto Grill, em Belém. Foram apreendidas 52 carcaças de muçuã, duas carcaças de tartaruga da Amazônia e 42 casquinhos (carapaças) de muçuã. O proprietário do restaurante foi autuado em flagrante e, em seguida, encaminhado para a Delegacia do Meio Ambiente (Dema), onde prestou depoimento. O proprietário do estabelecimento foi, ainda, multado em R$ 57 mil.O Ibama recebeu denúncias de que a carne dos animais estaria sendo vendida ilegalmente no estabelecimento e que, além da comercialização ilegal, a carne desses animais não possuía nenhuma inspeção sanitária.

Crime ambiental. Até parece que é a primeira vez que esse tipo de coisa acontece por aqui nessa terra pai d’égua. Fui à Cotijuba dia desses e uma amiga me confessou que havia, em Icoaraci, um restaurante que comercializava a casquinha de muçuã. Me contou que era uma delícia a carne do bichinho e eu fui lá pra confirir. Pois bem, era (é) verdade, o bichano não consta no cardápio por conta da ilegalidade, já que a espécie está em extinção, mas uma conversa aos ouvidos do garçon e, PRONTO, a casquinha está na mesa. Digo porque comi e aprovei, muçuã na casquinha é TUDO DE BOM PONTO COM. Uma delícia!!! O custo que não é assim tão bonito...R$ 25 por casquinha - e nem adianta pedir desconto porque o garçon já tem a resposta na ponta da língua: “Quer isso freguês, o bicho é raro na Amazônia, dá pra vender mais barato não!”. UM ABSURDO!
Não voltei mais lá, porém confesso que provei, paguei e gostei. Eu e essa minha mania de bater fotos comendo...foi assim que fotografei o crime. Tá aí a foto pra provar a irregularridade. A casquinha do bicho, a carcaça, eu trouxe pra casa, enfeita a minha prateleira da estante. Motivo? O dia que não tivermos mais a tartaruguinha na floresta, posso mostrar como ela era para os meus netos, eles vão se impressionar!

Nenhum comentário: