30 de janeiro de 2010

Junia Pupunha...A Joana Vieira


É de um aluno a pergunta curiosa sobre o meu apelido JUNIA PUPUNHA. Ele quer saber de onde veio a ideia de me chamarem assim. Bom, quem leu meu último livro, "Maria de Moura, a mulher que passou do céu", já deve saber o motivo, mas vou divulgar aqui porque acho que realmente vocês vão gostar. É que eu nasci assim, bem colada com um de meus irmãos, o Júnior. Minha mãe teve muitos filhos -13- e engravidou sucessivamente várias vezes e, como éramos pequeninos ainda quando o outro chegava dando o ar de sua graça, acabávamos nos apegando ao irmão anterior. No meu caso, o felizardo foi o Junior, meu irmaozão do peito. Ele é um ano mais velho que eu e me adotou como companheira. Sempre, pra tudo, o Junior me levava. Tinha gente que até pensava que éramos gêmeos. Aí, já viram, né? Por onde passávamos o povo dizia: “Lá vai o Junior e a Junia”. Um vizinho da mamãe dizia que nós éramos o Zip e o Zap, os palhaços iguais da turma do Balão Mágico. Outro vizinho nosso, o seu Pitonho, me chamava de MAIO, porque dizia que eu vivia colado no JUNHO. UMA PIADA!!!! E assim ficou. No 47, ninguém me conhece por Joana e até a mamãe se confunde quando alguém pergunta. Lembro que a primeira vez que o IMPACTO me pôs num comercial televisivo, eu apareci falando na TV e abaixo de mim a legenda com o meu nome. A galera lá de Santa Luzia foi na casa da mamãe dizer:”Dona Maria, tem uma moça num comercial que é a cara da Junia, mas a cara mesmo, impressionante, se o nome dela não fosse Joana Vieira, eu diria que era a sua filha!” KKKKKK. UMA PIADA! Mas a mamãe não tem muita moral também não, certo dia, quando eu vim fazer cursinho aqui na Capital pela primeira vez, fiz amizade na escola e quando as minhas amigas ligavam perguntando pela Joana, a mamãe dizia que era engano. KKKKKK. Muito engraçado! Mas foi na escola Florentina que eu ganhei o apelido de pupunha. O motivo foi que eu levava pupunha para o lanche e comia no recreio com café que eu ia pedir na secretaria, aí, a Thaisa e a Cassiana que não eram gente, começaram a encarnar. Ficou e pegou. Assim, a galera inventou a ideia de rimar as coisa: Junia pupunha! Hoje, aqui na Capital, sou a Joana Vieira, e nas apostilas de trabalho o nome que é divulgado é o da certidão. Porém, quando saio de sala, sou a Junia, moleca, doida, engraçada, a JUNIA DO SEU FELICIANO, luziense com muito orgulho!

Aos que lerem o blog, só pra terem uma ideia, quando fui lançar o meu segundo livro no 47, a prefeitura Municipal, em nome do Prefeito Lourival Fernandes, pôs um Outdoor na entrada do lugar em minha homenagem. Meu Nome, confira na imagem: Junia do Feliciano. Fiquei emocionada. Valeu gente. Obrigada Louro, obrigada Gedson, obrigada Aila.

Nenhum comentário: