25 de janeiro de 2010

E A LUZ, COMO FICA?


E por falar em água...tem muita gente reclamando da luz também. Em Santa Luzia, o problema é caótico, FALTA ENERGIA PRATICAMENTE TODO DIA! Hum... Sem comentários. A Antiga CELPA até privatizada já foi. Há anos, inclusive. Hoje, a REDE CELPA é uma das recordistas em reclamações pelos péssimos serviços prestados pela deficiência na manutenção, tanto que quase sofre sanções do Governo Estadual. Propagandas à parte, a Companhia elétrica que já não é mais do Pará, junto com a companhia de telefonia, também privatizada, estão em maus lençóis com os consumidores, que além de reclamarem, exigem providências urgentíssimas. E, sabe quem também está sendo pressionada pelos consumidores? A COSANPA, aquela da postagem passada, não é à toa que já estão falando até em privatização.

Hum, sei não. Enquanto o lucro dessas empresas forem prioridade, o consumidor parece mesmo que vai ficar só nos recordes de reclamação.

E olha, a culpa também não é da Prefeitura viu! PRIVATIZAR é retirar do governo o poder de administração. A REDE CELPA é uma EMPRESA PRIVADA.

É do dicionário as conceituações, veja:

Privatização ou desestatização é o processo de venda de uma empresa ou instituição do setor público - que integra o patrimônio do Estado - para o setor privado, geralmente por meio de leilões públicos. No Brasil, o processo de desestatização consistiu principalmente em tornar o Estado um sócio minoritário, pois grande parte das empresas já eram de capital aberto e negociadas em bolsa de valores e o Estado Brasileiro, através do BNDES, continuou como sócio minoritário.

Privatização é um processo de venda de empresas estatais produtoras de bens e/ou de serviços. Estes podem ou não enquadrar-se com sendo estratégicos e/ou essenciais (por exemplo: fornecimento de água tratada e coleta de esgotos, de energia elétrica, de telefonia fixa, de gás canalizado, e outros). Há também sob a administração do Estado, instituições tais quais o setor de previdência social.

Isso quer dizer que não podemos cobrar da Prefeitura uma resposta? Não, nem pensar. A Prefeitura, se atuar com mão de ferro, pode sim cobrar dessas empresas que retiram parte do seu lucro do nosso município também, uma solução para as insatisfações da sua população. A prefeitura pode intervir, exigindo e cobrando atitudes, mas além disso, não cabe ao setor público.

Nenhum comentário: