27 de julho de 2010

PARA DEPUTADO, VOTE:

Opções é o que não nos falta:

A SEGUIR A LISTA DAS MAIORES INFLUÊNCIAS POlÍTICAS QUE DISPUTAM O VOTO DOS LUZIENSES:

Nome: Edno Alves

Profissão: Empresário do setor de imóveis e madeireiro

Edno Alves é empresário vindo do Maranhão mas que escolheu para a sua moradia e alicerce dos seus empreendimentos a cidade de Santa Luzia do Pará. Ele já mora no 47 a tanto tempo que tem gente que nasceu pensando que ele era de lá.Se perguntarem desde quando você conhece o Edno em Santa Luzia, com certeza a resposta será: “Desde pequenininho!”. Isso por que faz tanto tempo que ele que ele chegou por lá que a sua imagem faz parte daquele povo. São dezoito anos na Cidade Morena e de lá pra cá tentou aportar em outra cidade do estado e até mesmo fora dele mas não conseguiu.

É “casado” com uma luziense e já tem uma filha que é a cara de Santa Luzia, a Maria Eduarda não nasceu por lá por canta da falta de hospitais e infraestrutura. O Edno Alves é dono de uma das maiores serrarias de cidade e emprega uma bagatela de 1000 pessoas em suas empresas todas, além de beneficiar a população luziense com projetos sociais e esportivos como a vaquejada, o Campeonato de MotoCross, a distribuição de cestas básicas, produtos e patrocínios às escolas, à paróquia e à realização de projetos culturais da cidade.

É gente boa como diríamos na Yamada. Homem simples e pai abatido pela luta em prol da vida dos filho e a morte precoce de um de seus gêmeos.

É candidato ao pleito estadual pela primeira vez , mas já é político conhecido em Santa Luzia quando por duas vezes fez chapa ao cargo de vice-prefeito e agora disponibiliza o seu nome via um dos partidos que apóiam a reeleição de Ana Julia, o PSB. Edno é candidato a deputado estadual com o número 40.299.

Fiz uma biografia do empresário no quadro PERSONALIDADE LUZIENSE e disponibilizo um resumo sobre o candidato para que aqueles que desconhecem a sua historia possam fazer a sua escolha:

(...)Edno Alves é filho único e fruto do Estado do Maranhão. Nascido em família carente. Pai bruto, mãe gentil. Fora carpinteiro, cabo do exército, atuante em serviços gerais de algumas empresas, ajudante de pedreiro, gerente de loja e, hoje, empresário – dos grande, diga-se de passagem. Eu já o conhecia, mas não assim, tão de perto. Tão carente e tão emocionante. Paramos no cantinho da praça da matriz e ele me confessou a sua vida, desvendou segredos sobre a família e me encantou com suas palavras de pai, filho, marido, empresário, homem e sonhador. O Edno é um homem digno, vi no seu olhar abatido, depois de não se sentir mais à vontade pra mentir sabendo que a vida, às vezes, pode ser mais cruel do que se pensa. “Sou filho único e não tenho nem pai nem mãe. Os dois morreram e eu me danei a fazer filho, por isso tenho tantos. Medo de ficar sozinho, ao léu na vida.”, palavras dele. “Minha mãe me ensinou tudo o que eu sei, aprendi na marra e na dor com meu pai e com ela fui educado com afeto e carinho”. “Sou honesto por ela e, apesar de muita gente achar e dizer que sou matador, eu nunca fiz mal pra ninguém. É só puxar a minha ficha, eu nunca nem briguei com ninguém. Por onde chego sou recebido com festa. Nos lugares que morei sempre fui muito popular e as pessoas gostavam de mim. É só você pensar em Santa Luzia mesmo, mal eu cheguei e as pessoas já me tinham como um amigo”. O Edno é muito conhecido pelo seu jeito único de empreendedor: é dono de grandes serrarias, tem empresas conhecidas no norte e nordeste e já chegou a exportar madeira para o exterior, tem imóveis, terras e é proprietário de muitos bens, mas o que mais se destaca nesse homem grande e rico é, sem dúvida, a humildade. O Edno me emocionou a cada vez que abriu a boca e retirou de si os medos e desejos, os sonhos e as realidades. Sobre a vontade de ser prefeito e a carreira política me confessou: “Foi o seu irmão, o Nando, que me meteu nessa vida. Eu sou um cara muito tímido e morria de medo de falar em público, um dia perguntei pra ele se eu podia ser candidato sem precisar fazer discurso e ele disse que era impossível, lascou-se, eu pensei. Achei que eu não ia conseguir, eu queria ser político mas não sabia falar, sou caboclo, você sabe, ganhei muito dinheiro mas sempre fui um cara meio bruto pros estudos. Lembro da primeira vez em que falei num palanque, eu rezei antes da hora e, até mesmo antes de sair de casa, me tranquei num quarto lá da fazenda e pedi pra Deus me ajudar!”. Foi o que me declarou aos risos. O Edno foi candidato à chapa do PSB junto com o Nando que encabeçava o nome para prefeito, mas os dois não obtiveram sucesso. Depois disso, o Edno passou a ser um grande nome na política luziense e foi também candidato a vice na chapa do 22, partido do Mico Oliveira, mas os dois amarguraram a tristeza de ter que perder historicamente por uma diferença ínfima de 69 votos.
(...)Ele me disse que desde muito tempo, 40% de sua renda mensal é destinado para doações: “Ajudo o povo, não me faz falta!”. “Sinto dó dessa gente que tem menos, muito menos que eu!”. O Edno Alves de fato é um homem surpreendente. Conversando comigo me chamou de autoridade das línguas. Humilde, me abraçou várias vezes e me presenteou com muitos sorrisos e, ao final desse longo papo, me agradeceu com um abraço que só os amigos sabem dá, aquele apertado de quem diz: saúde, viva e boa sorte. É o que eu te desejo também, meu amigo. Boa sorte. Sucesso na vida! Fica com Deus. Que tua mãe olhe por ti e cuide da tua família!

Para obter outras informações, projetos, fotos e últimas notícias, acesse:

Não informado


Nome: Márcio Desidério Teixeira Miranda

Profissão: Médico(a)

Área de Atuação: Castanhal, São Miguel do Guamá, São Francisco do Pará, São Domingos do Capim, Irituia, Igarapé-Açú, Dom Eliseu, Magalhães Barata, Marapanim, Inhangapi, Santa Izabel do Pará, Terra Alta, Santa Maria do Pará, Aurora do Pará, Abel Figueiredo e outros..

Médico graduado pela Universidade Federal do Pará, Márcio Miranda é capitão reformado da PM/PA e tem dedicado seu mandato principalmente às causa da saúde e segurança pública. Eleito para o primeiro mandato em 2002, Márcio Miranda obteve 23.996 votos. Em 2006, sua votação aumentou para 60.390, sendo eleito como o terceiro deputado estadual mais votado no Pará e o mais votado no interior do estado (recebeu votos em 134 municípios).

A base eleitoral do deputado está em Castanhal, onde reside e tem atuado na área médica desde 1982. Cirurgião renomado na região, Márcio foi também presidente da Feira Agropecuária de Castanhal (1994 a 1997), presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Castanhal (1994 e 1997), presidente da Associação Paraense dos Profissionais em Controle de Infecção Hospitalar e diretor da Comissão de Controle Hospitalar do Hospital Francisco Magalhães. Na Assembléia Legislativa do Estado do Pará, Márcio Miranda é presidente da Comissão de Educação e Cultura, vice-presidente da Comissão de Segurança e membro da Comissão de Constituição e Justiça.

Filiado ao DEM desde 2003, Márcio Miranda é presidente do Instituto Tancredo Neves no Estado do Pará, no qual realiza atividades político-educacionais. Em 2004, Márcio Miranda fundou e é o mantenedor do Instituto de Capacitação Profissional e Valorização Humana Mercina Miranda (IMM), que em seu primeiro ano de atuação, formou mais de 800 profissionais, através de cursos de capacitação, leva extensão rural a famílias de produtores de Castanhal, oferece inclusão digital a alunos da escola pública e leva ainda atendimento médico a mais de 1.000 pessoas por mês, através do programa “Vida Longa Mulher”.

Para obter outras informações, projetos, fotos e últimas notícias, acesse:

Site Pessoal: http://www.marciomiranda.com.br
Email: marciomiranda@alepa.pa.gov.br


Nome: Simone Maria Morgado Ferreira

Nome Parlamentar: Simone Morgado

Profissão: Economista

Área de Atuação: Belém e região nordeste, com destaque para os municípios de Bragança, Augusto Corrêa, Tracuateua, Viseu, Capanema, São João de Pirabas, São Caetano de Odivelas, Marapanim, Maracanã, Santa Maria do Pará e Santa Luzia do Pará..

Aos 43 anos, a deputada Simone Morgado (PMDB), é uma das eminentes representantes da nova geração de políticos do Estado do Pará. Na eleição de 2006, conquistou um assento na Assembleia Legislativa, com mais de 21 mil votos, metade deles oriundos de Bragança, um recorde de votação em toda a história política da sua cidade do coração. Foi na “Pérola do Caeté” que Simone passou a infância e a adolescência e iniciou sua atividade política.

Simone é economista e auditora fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda, e sócia-proprietária da Fábrica de Refrigerantes Soberano. È divorciada e tem três filhos.

Eleita vereadora em 2004, acredita que foi da tribuna da Câmara de Bragança que descobriu sua verdadeira vocação. Lá travou seus primeiros desafios como parlamentar. Lutou para que a Lei Orgânica do município fosse realmente cumprida, levantou a voz no combate à violência contra a mulher, e emprestou força, garra e sensibilidade para o fortalecimento do PMDB no município. Uma luta que valeu a pena, sempre fala com orgulho. Sua passagem pela vereança também foi marcada por defesas memoráveis do incremento ao turismo, da valorização da cultura e de políticas públicas voltadas para o bem-estar da população.

Desde 2007, quando assumiu uma cadeira no parlamento estadual, vem se destacando como uma grande defensora da região nordeste do Pará, principalmente no que se refere ao setor produtivo. Turismo, pesca e agricultura são as principais atividades da região e muitas de suas ações são voltadas para a captação de recursos destinados à implantação de projetos ligados a esses setores, gerando, com isso, mais emprego e renda para a população.

Em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, Simone Morgado comanda uma das mais importantes comissões da Casa, a de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO), por onde passam todas as peças referentes ao orçamento do Estado enviadas pelo Executivo. Dentre as leis, originadas de projetos de sua autoria, destacam-se a que declarou a Marujada de Bragança e a dança do Carimbó como patrimônios culturais e artísticos do Pará, e ainda a que instituiu a data de 2 de agosto, o Dia do Doador Voluntário de Sangue, o que lhe rendeu um troféu de Honra ao Mérito durante as comemorações dos 30 anos do Hemopa, em 2008.

A deputada foi membro da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes no Pará. E já propôs a criação de uma Frente Parlamentar, para estabelecer um canal permanente de denúncias contra esses crimes que roubam a infância de meninos e meninas.

Para obter outras informações, projetos, fotos e últimas notícias, acesse:

Email: depsimonemorgado@alepa.pa.gov.br
Site Pessoal: www.simonemorgado.blogspot.com

Nome: Alessandro Albuquerque Novelino

Nome Parlamentar: Alessandro Novelino

Profissão: Empresário

Área de Atuação: Belém e região do Marajó.

Alessandro Novelino início sua carreira política no ano de 2003, sendo eleito nas eleições de 2002, pela legenda do ex (PL) tendo aproximadamente 28.000 votos, em sua maioria na região do Marajó. Neste mandato apresentou inúmeros projetos de relevante valor, tais como: o Projeto de gás veicular, dando início à construção da GASPARÁ empresa de economia mista subsidiada pelo governo do estado. Foi líder da bancada do partido durante este primeiro mandato, apresentando inúmeras proposições em benefício do estado do Pará, sendo ainda membro da Comissão Permanente de Transporte. No ano de 2006 reelegeu-se deputado estadual pelo PSC (Partido Social Cristão), sendo eleito com aproximadamente 36.000 votos, durante o atual mandato apresentou vários projetos e inúmeras proposições em favor do estado do Pará, especialmente nas regiões do Marajó, Sul e Sudeste do estado. Atualmente é líder da bancada. Considerado uma jovem liderança da política se destaca como um grande parlamentar defendendo o povo paraense, independentemente da região, usando a tribuna para apresentar seus Projetos de Lei, Projetos de Indicação, Projetos de Decreto Legislativo, Emendas Supressivas e Moções.

Para obter outras informações, projetos, fotos e últimas notícias, acesse:

Email: depalessandro@alepa.pa.gov.br
Site Pessoal: em construção.


Nome: Carlos Alberto Barros Bordalo

Nome Parlamentar: Carlos Bordalo

Profissão: Administrador

Área de Atuação: Belém e Região Nordeste do Estado.

Carlos Alberto Barros Bordalo, 51 anos, cursou letras na UFPA e tem formação em Administração e Planejamento Estratégico. Boa parte de sua vida, quase 30 anos, foi dedicada à defesa da cidadania, da justiça e do desenvolvimento econômico e social de todas as regiões de nosso estado. Morando no bairro da Sacramenta em Belém, desde sua infância até o início da juventude, pôde vivenciar os graves problemas que afligiam a população da periferia da cidade, situação que o levou a dar os primeiros passos na organização dos movimentos sociais e conseqüentemente o engajamento na construção de um dos maiores partidos do Brasil, que é o Partido dos Trabalhadores.

Na década de 70, quando várias áreas de diversos bairros da periferia de Belém pertenciam a alguns latifundiários urbanos, Bordalo esteve à frente do Movimento Pelo Direito de Morar. Através desse movimento Milhares de famílias conquistaram o direito de ter um lote de terra para a construção de suas casas e viverem com dignidade. Ainda nos anos 70, Bordalo passou a compor a equipe de técnicos da Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educação (FASE) onde desenvolveu atividades na área de educação popular e formulação de projetos. Atuando como educador popular em Belém, Bordalo contribuiu para a formação política e organização de trabalhadores de várias categorias, o que resultou no surgimento de alguns sindicatos fortes e combativos como o dos rodoviários e da construção civil. A atividade de técnico da FASE o levou a trabalhar na região Nordeste do Pará. A partir dos anos 80, Bordalo esteve presente na organização dos sindicatos de trabalhadores rurais contribuindo com a elaboração de estratégias e projetos voltados para a inclusão econômica e social da maioria da população daquela região.

Junto com os pequenos produtores construiu um grande movimento para cobrar dos governos a criação de linha de crédito acessível, assistência técnica, maiores investimentos em saúde, educação e infra-estrutura. Após vários anos de luta e persistência as conquistas foram surgindo e o modelo de produção baseado na agricultura familiar se fortaleceu, contribuindo significativamente para a melhoria da produção e da renda do trabalhador rural.

A partir de 2001, Bordalo coordenou a Secretaria Municipal de Economia e o Banco do Povo. Neste, criou agências nos distritos de Icoaraci e Mosqueiro, ampliou de 11 para 22 o número de agentes e abriu novas linhas de crédito, financiou 18 mil empreendimentos, gerando 107 mil novos empregos, totalizando 24 milhões de Reais.

Ao aceitar o desafio de ser vereador, Bordalo continuou trabalhando pela geração de mais empregos e melhorar ainda mais a qualidade de vida da população de Belém. Eleito com votação consagradora (6.188 votos) nas eleições de 2004. Na Câmara apresentou importantes projetos, emendas e requerimentos que buscam a melhoria da qualidade de vida da população.

Em 2006 aceitou o desafio de concorrer à uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Pará. Com propósitos de melhorar a desenvolver a qualidade de vida da população paraense, Bordalo ganhou as eleições com 26.608 votos.

No Parlamento estadual, Bordalo luta pelos direitos do povo do Pará. É um dos mais presentes, sendo inclusive citado como um dos deputados mais frequentes. O deputado também faz parte do Conselho Estadual de Segurança do Estado, o Consep. Bordalo é mebro titular, representando a Assembleia Legislativa.

Bordalo também aparece como um dos parlamentares que mais apresenta projetos de lei, sendo, na sua maioria, projetos que desenvolvem a região. A maioria dos seus projetos já viraram leis, e abordam temas como: segurança pública, saúde, turismo, lazer e desenvolvimento social.

Para obter outras informações, projetos, fotos e últimas notícias, acesse:

Email: bordalo13@yahoo.com.br
Site Pessoal: http://www.bordalo13.blogspot.com

Nome: José Eduardo Pereira da Costa

Nome Parlamentar: Eduardo Costa

Profissão: Formado em medicina. Detém concessão de radiodifusão em Capanema.

Área de Atuação: Municípios do nordeste do Pará.

Eduardo Costa é médico e empresário e filho do renomado doutor Jorge Netto Costa, que também foi deputado federal e por duas vezes governou Capanema.

Vindo de uma família muito conhecida que aportou na cidade de Capenema ele ficou igualmente conhecido Jorge Netto Costa foi um pioneiro na medicina na região nordeste do Estado. Seu pai mudou com a família para Capanema e montou seu próprio hospital. Além de ter construído o primeiro hospital, o São Joaquim. É um dentre os filhos que o pai formou em medicina: Mylene, Jorge, Eduardo, Cilene e Darlene e que até hoje continuam clinicando no interior do Estado.

José Eduardo Pereira da Costa tem um histórico de filiações partidárias que passam pelo PST (2001-2003), PV (2003-2005), PTB (2005- ) e na última eleição recebeu 34.055 votos chegando a ser votado em mais de 100 municípios e atingindo a candidatura pelo PTB.

Apesar de exercer o cargo de deputado, não há na página da Alepa nenhuma biografia postada por ele. INFELIZMENTE!

Para obter outras informações, projetos, fotos e últimas notícias, acesse:

Site pessoal: em construção.
e-mail: depeduardocosta@alepa.pa.gov.br


Nome: Valdir GanzerNome Parlamentar: Valdir Ganzer

Profissão: Agricultor

Área de Atuação: Movimentos sociais populares, sindicatos e lideranças inorgânicas, com atuação nas regiões guajarina, marajó, salgado, bragantina, tocantina, sul do estado, tendo inserções menores na região oeste e sudeste do estado..

Valdir Ganzer nasceu em Iraí, no Rio Grande do Sul. Ele vem de uma família camponesa de onze irmãos que se transferiu para a Transamazônica em 1973. Na região, ainda muito jovem, abraçou a luta pela melhoria da qualidade de vida e da produção no meio rural.

Em 1974 já participava da Pastoral da Juventude, fazendo parte de um trabalho social inspirado na Teologia da Libertação e da Enxada. Em 1977 começou a participar do trabalho sindical e em 1980 contribuiu com a conquista do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santarém.

Em 1983 foi eleito presidente do Diretório Municipal do PT de Santarém e, em 1986, foi eleito deputado estadual pelas regiões do Baixo-Amazonas e Transamazônica, se tornando o primeiro parlamentar camponês da história da Amazônia. Seu primeiro mandato teve uma atuação destacada no processo constituinte e serviu para denunciar as irregularidades e a violência no campo.

Em 1990 tornou-se o primeiro lavrador da Amazônia a se eleger deputado federal. Em Brasília era defensor dos movimentos sociais e um representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura e do Movimento pela Sobrevivência da Transamazônica. Contribuiu para construir os Gritos do Campo, Grito da Amazônia e os Gritos da Terra. Seu mandato ajudou a garantir acesso ao crédito e denunciou os desvios do Fundo Constitucional do Norte.

Por seu trabalho, Ganzer foi indicado candidato a governador pelo PT em 1994 e obteve surpreendentes 30% dos votos de Belém e 19% do estado. Esse desempenho contribuiu para preparar as vitórias eleitorais da eleição seguinte, culminando com a conquista da prefeitura de Belém pelo PT. No Governo do Povo, Ganzer foi Secretário de Economia, criou o Banco do Povo, requalificou a Praça do Operário e o cartão postal de Belém - o novo Ver-o-peso.

Por isso em 1998 foi eleito deputado federal com votação dobrada, mais de 53 mil votos. Em 2000 tornou-se vice-prefeito de Belém, contribuindo para a consolidação dos programas da gestão petista. Em 2002 e 2006 foi eleito deputado estadual, sempre com votação crescente e desempenhando um papel mais importante na consolidação do trabalho que o Partido dos Trabalhadores desenvolve.

A história de Valdir Ganzer é ligada às marcas estabelecidas pelo trabalho do PT. Construtor do projeto popular, Ganzer ajudou a implementar as principais marcas do governo federal no Pará, seja na área da alfabetização, incentivo à produção no campo, luz para todos ou Bolsa Família.

Nos últimos três anos Ganzer contribuiu com o governo popular de Ana Júlia, estando à frente das obras da Secretaria Estadual de Transportes.

Para obter outras informações, projetos, fotos e últimas notícias, acesse:

Email: ganzer@ganzer.com
Site Pessoal: www.valdirganzer.com.br


OBS:os números dos candidatos que não foram expostos não foram divulgados pela ausência de informaçoes ao blog. eleitores que tenham o acesso podem enviar ao blog que postamos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Amiga, o Zé Neto resolveu,também,não se candidatar neste pleito.

magno disse...

achei impressionante a história de vida pólítica e pública do cidadão waldir ganzer