29 de julho de 2010

BATE-PAPO: EDNO ALVES

E nesses três dias em férias em Santa Luzia eu fiz algumas imagens e provoquei muitas conversas para somar às matérias do blog.

Fui a alguns lugares, visitei alguns amigos e registrei muitos depoimentos que é para ir postando conforme os nossos interesses e de tudo o que eu fiz por lá, me agradou imensamente a visita feita a minha casa do Edno, o candidato mais comentado da cidade.


A candidatura do empresário tem sido motivo de dúvidas, críticas e discussões. Uns, dizem que ele vai passar vergonha, outros afirmam que ele ainda vai surpreender.

Quem é do contra acha que a candidatura do madeireiro é fruto de sua ingenuidade política, aqueles que são a favor afirmam que Santa Luzia só tem a ganhar.

Quem está correto? Infelizmente, só o tempo dirá.

O certo é que a candidatura dele é legal e está dentro de um direito seu - e nosso.

Qualquer cidadão, em dia com suas obrigações legais, pode ser candidato e sonhar com uma vaga no legislativo ou no executivo – o que não significa dizer que a candidatura é certeza de vitória nas urnas, mas o empresário está confiante e diz que não vai baixar a cabeça não.

Me disse que, diferente do que dizem os mais exagerados, seu nome não é conhecido só em Santa Luzia não. Ele tem amigos em outros municípios e que somando os nomes de empresários que apóiam o seu nome no estado todo já são mais de 200 empresas do seu ramo ou diferente dele e que muitos já estão trabalhando em prol de sua candidatura.

O Edno também me informou que desde que a campanha foi iniciada já visitou treze cidade próximas ao 47 e que já tem aliados em todas elas, que no Cachoeira e em Igarapé-açu, sua assessoria vai ter até comitê que é para abarcar a divulgação de seu nome.

O amigo se diz sem dinheiro para fazer uma campanha maior e mais explosiva, mas está confiante no trabalho já feito pelo município e nos favores doados a grandes empresários do estado.

Quer a confiança da população luziense e me afirmou que não pode ver um cristão na sua frente que vai pessoalmente pedir o seu voto.

Este final de semana o candidato estará nas praias mais movimentadas do Pará e vai distribuir santinhos e conversar com as pessoas. Sua campanha vai ser feita assim, no corpo a corpo e, segundo ele, tem funcionado.

Conversei com o Edno sobre a minha impressão em relação ao que o povo tem comentado, que ele não vai ter mil votos e, rindo, ele me disse que não acredita no número porque a ajuda dada ao povo em Santa Luzia nesses anos todos de política é um alicerce que vai garantir mais votos que o comentado. “Se eu tiver só isso de voto, vou ficar triste, muito triste. Não estou pedindo o que dei de volta, mas tudo o que fiz foi feito com honestidade e já diz a vida que o que fazemos de bom teremos a recompensa em dobro!”.

Ele está confiante e isso é bom. Acredita muito em Deus e isso é ótimo. Tem muitos amigos e isso fortifica. O Adamor desistiu do pleito e não é seu inimigo e isso é maravilhoso. Vamos ver no que vai dar.

Da conversa com o Edno eu selecionei alguns motivos que fazem valer a pena voto nele para a ALEPA, vejamos:

1. O Edno, dizem, é forasteiro. Mas quem é verdadeiramente de Santa Luzia nessas eleições? NINGUÉM!

2. O Edno, dizem as más línguas, é sujo com a polícia. IMPOSSÍVEL senão a sua candidatura já teria sido impugnada. Nenhum candidato pode ter registros negativos com a justiça comum ou eleitoral ou ainda problemas com o imposto de renda e os bens declarados à justiça eleitoral. No dia cinco sai o resultado do TRE sobre os nomes dos candidatos e se o nome do Edno passar, tranquilidade, porque assim ele comprova que seu nome está dentro dos ditames da lei.

3. O Edno não está sendo apoiado po candidatos secundários que, sempre, depois do pleito, exiegm influência sobre a participação do poder no curral elitoral. SOZINHO é melhor para o povo porque assim a dívida dele é com a população e não com outras pessoas que, sabemos, exigem dinheiro e cargos. ISSO SIM É UM PROBLEMA.

4. A Campanha do Edno está sendo toda financiada por verbas advindas do seu trabalho e doações do fundo partidário, o que impede de ele, depois de eleito,ter que pagar juros a agiotas que ameaçam e não deixam o político trabalhar direito após as eleições. Nós todos já conhecemos essa historia.

5. O Edno, de todos os candidatos que buscam votos no município, é o único que tem entrada livre nos dois grupos políticos que dividem o município, sendo assim, não iremos ouvir aquelas velhas histórias de que a verba não veio porque o prefeito é inimigo do deputado, como já sabemos aconteceu no 47.

6. O Edno mora em Santa Luzia, tem empresas na cidade e seu filhos, salvos os que estudam, residem lá, assim a população terá mais acesso ao político.

7. O Edno já faz várias promoções sociais sem ser nada politicamente, quem sabe tendo um mandato não tenha mais base econômica para fazer valer os seus projetos.É bom lembrar que o que o empresário faz hoje é por vontade porque ele é cidadão comum como nós e os outros que aí estão fazem por dever e obrigação porque foram eleitos pelo povo para isso. NÃO ESQUEÇAM!

8. Se vencer a eleição o Edno se distancia do pleito para a prefeitura e o caminho fica livre para...DEIXA PRA LÁ!

9. Ganhando ou não, o voto no Edno, no mínimo, nos isenta da responsabilidade de ter ajudado a apoiar mais um deputado que ganha e esquece de nós. O IMPORTANTE em votar no Edno é a nossa crença em fazer o melhor e não contribuir para piorar a vida política e econômica de nosso estado. PERDENDO ou GANHANDO, importa mesmo é que fomos às urnas conscientes e não manobrados por esse ou por aquele político. PIOR QUE A DERROTA é ter que conviver com a consciência pesada!

Não é justo votarmos pela certeza da vitória, nosso voto não é um jogo de alvo certo. Votamos pelo que acreditamos. Votamos pelas melhorias que queremos.


Se todos aqueles que estão pensando "não voto no Edno porque ele vai perder" fossem às urnas e votassem nele, ele seria eleito. PENSEM NISSO!

Nenhum comentário: