26 de julho de 2010

SEM COMBATE, como diria o cabôco...

Fui à Santa Luzia passar a minha última semana de férias e não aguentei esticar sequer até à terça-feira. A cidade, DEFINITIVAMENTE, não está preparada para o lazer dos que visitam ou escolhem o lugar para o descanso.

Subtraindo a igreja e suas respectivas manifestações, o resto está sinceramente merecendo nota ZERO para o mês de julho.

Não temos nenhuma micareta, por falta de apoio, diga-se de passagem, nenhuma programação cultural, passeios públicos, gincana, arraial fora de época, piquenique ou coisa parecida.

Santa Luzia está caminhando a passos lentos e isso chega a chatear aqueles que voltam a cidade e a encontram assim, como um deserto ou um cenário de filme de faroeste.

Cheguei na sexta e a chuva fez a cidade se isolar, mesmo sem nenhuma enchente. No sábado, a feira municipal visivelmente se mostrou tímida. Conversei com alguns comerciantes que me afirmaram que algumas segundas-feiras são melhores que o sábado guardado para as compras. DOMINGO! Bem domingo é dia de SAL, e quem tem carro pega o bêco, como diria, mais uma vez, o cabôco!

Estou em Belém, escolhi Santa Luzia para uns dias de folga porque é a minha cidade, o meu lugar, o nicho de meus pais, mas, infelizmente, não tem quem agüente.

Só ontem a luz nos faltou doze vezes, a água, essa nem se fala...

Queria ir até aos rios e igarapés das comunidades para algumas reportagens sobre o nosso potencial turístico, mas com as chuvas, os ramais....BOM É MELHOR NEM FALAR!!!!

Talvez por isso o carro mais badalado do momento seja mesmo a Toyota Hilux....SÓ ELA, minha gente, pra encarar aquela lamaceira toda!!!!!

SEM nada pra fazer em Santa Luzia, eu cansei de não fazer nada. Fiz o que devia para as postagens deste blog, fiquei em casa com os pais e voltei pra Belém....UFA!!!

Parabéns ao Padre Elias que tornou o JULHO LUZIENSE menos monótono! A CAVALARIA DE SÃO JORGE FOI LINDA E A PROCISSÃO serviu de lazer para aqueles que, ali,às margens da BR, ficaram esperando os 200 cavalos passarem.

E ANO QUE VEM TEM MAIS, SUMANO!!!!

Nenhum comentário: