27 de julho de 2010

O QUE SANTA LUZIA TEM?

E numa conversa que tive com o amigo Jorginho, geógrafo e entendedor de política, eu lhe fazia uma interrogação que é minha desde que comecei a estudar um pouquinho mais sobre o assunto aqui para o blog:

POR QUE TANTAS CIDADES TÊM UM NÚMERO BEM MAIOR DE ELEITORES MAS NÃO SÃO TÃO DISPUTADAS COMO SANTA LUZIA PELOS CANDIDATOS?

Em se tratando de números, Santa Luzia d Pará tem um montante de 12 mil eleitores ativos. Um número insignificante se compararmos, por exemplo, a nossa cidade com uma outra que faz fronteira conosco, Capitão Poço, que tem em média 31 mil votantes.

Uma numerologia: Nas últimas eleições para prefeito, Diana Belo, da terra da laranja, obteve nas urnas 13 mil votos. Sozinha ela conquistou o que os dois candidatos do 47 não conseguiram juntos. No entanto, não vejo os candidatos brigarem tanto por esse curral eleitoral que é maior do que o nosso e menos disputado. O QUE SANTA LUZIA TEM?

Vejamos: No ano de 2008, o candidato a reeleição Lourival Fernandes de Lima, do PT, conseguiu nas urnas a quantidade de 5658 votos (mais que o número obtido em 2004 que foi de 4951) e todos sabemos que o seu opositor, Mico Oliveira, teve subtraído dessa quantidade 69 miseráveis votos, um total de 11 mil votantes. Dois mil votos a menos que a prefeita Diana Belo que abocanhou 13 mil. Uma incoerência se considerarmos a corrida eleitoral para o pleito entre deputados, senadores e governadores no que tange a disputa pelos votos luzienses.

Sem contar com as abstenções que são altíssimas quando as eleições não são para prefeito. Em Santa Luzia, no último processo eleitoral desse tipo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou que foram registrados 292 votos brancos, 772 nulos e 3.572 abstenções.

As pessoas não vão às urnas com muita frequência quando o voto é para o legislativo e o executivo estadual. E tem mais, nenhum, NENHUM deputado é eleito só com os votos de Santa Luzia. Segundo informações, o menor partido, somando a sua legenda, precisará, dependendo dos acordos e coligações, de 12 mil votos para eleger um dos seus.

Um outro dado: No ano de 2006, o então vereador e presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia, Adamor Aires, candidatou-se a Deputado Estadual pelo PL e foi eleito com a maior votação do seu partido: 23.421 votos. Ou seja duas vezes mais que o número total de votantes em nosso município.

Quem é capaz de atingir esse número disputando a corrida apenas em Santa Luzia? NINGUÉM!

O número significa uma conclusão ÚNICA e ABSOLUTA: Para alcançar uma vaga na Alepa, o luziense teve que atingir o favoritismo não só em Santa Luzia mas também em outros municípios. E as informações da Alepa informam que o Adamor foi votado em 91 Municípios do Estado do Pará. E será assim com todo e qualquer candidato que disputa este ano a uma vaga como a dele.

Isso significa dizer que o nosso bolo é pequeno demais para s tantas bocas que desejam abocanhá-lo. São tantos candidatos que vai nos faltar eleitor. É uma lógica.

Assim, aqui vai a minha dica:

APESAR DE TODOSQUEREREM UMA FATIA, NÃO IMPORTA O TAMANHO DO CORTE FEITO PELA FACA, PORQUE AINDA QUE UM ESPERTINHO COMA O BOLO TODO, ELE NÃO VAI DEGUSTAR O SABOR DA MORDIDA NUMA DAS CADEIRAS DA ALEPA. PODEM CRER!

Nenhum comentário: