22 de abril de 2010

PIMENTA NO DOS OUTROS É REFRESCO, já dizia a minha mãe!


Recebi um recadinho de um visitante que se identifica como O OBSERVADOR, apesar de não ter OBSERVADO e ter deixado escapar o seu e-mail e o seu nome - quem quiser dá uma OBSERVADINHA é só clicar em cima de “meu e-mail” que o visitante dá às caras com o nome postado pelo endereço de rede. Li seu nome mas prefiro mantê-lo no anonimato porque é assim, creio eu, que o senhor se sinta melhor.

Vejamos portanto o seu recado postado no mural:

professora Joana quem será o proximo homenageado do seu blog o fernandinho beira mar? por que vc já homenageou o deputado que nunca trabalhou masi enricou roubando o povo de santa Luzia juntamente com seu irmão que nunca trabalhou mais é um dos mais ricos da cidade. Homenageou o Neguinho Coco que sempre viveu de assaltar e fazer outras coisas piores e agora homenageou o nato costa que roubou a prefeitura para enricar os agiotas.

Não vou chamá-lo de leitor porque, como o próprio quis enfocar, é um OBSRVADOR. Um OBSERVADOR meio desatento, pois não OBSERVOU alguns probleminhas na forma com a qual escreveu a sua mensagem: tão culto e tão coloquial ao mesmo tempo (substantivos próprios iniciados em minúsculas, o que não é correto; minúsculas depois de ponto, o que não é permitido; início de texto também em minúscula; vocábulos sem acentuação - ou o novo acordo ortográfico excluiu o agudo de próximo? Vou pesquisar! - ; mas com “i” em sentido opositivo, duas vezes - ai caramba, pensei que fosse descuido!; vírgulas fora do lugar). Então, da próxima vez, seja mais OBSERVADOR,é feio criticar os outros sem ter autoridade para fazer isso. Cometo um montão de desvios também, inclusive num de meus livros eu cometi uns erros imperdoáveis, assim como os seus,foi horrível, mas tudo bem, afinal TODO MUNDO ERRA, né? Pois é, o Nato errou, o Neguinho Coco, errou, o Adamor errou e o senhor também, veja só como é a vida, vive pregando peça na gente!!! Estou corrigindo o senhor, mesmo com tantos erros que eu cometi na vida, no português, nas opções. Porém, saiba que eu não faria isso com o senhor em uma ocasião diferente, mas (sem o i, viu) devido ao teor irônico de seu recado, eu não pude deixar de OBSERVAR que me chamaste de professora, então, é meu dever fazer esta OBSERVAÇÃO sobre os seus desvios ortográficos, os chamados erros de português.

Mas (sem o i de novo, percebeu?) falando sobre o conteúdo que, inclusive, compreendi perfeitamente, gostaria de informá-lo que o senhor não OBSERVOU que eu também já homenageie o seu Louro, o prefeito da cidade; o Edson Martins;o Edno Alves, o Edinaldo Lucena; a vereadora Lúcia Machado; a Dona Adalzisa; a dona Laudina; o meu pai, o seu Feliciano e outros que o senhor não deve ter lido por aqui pela internet por conta de não ser um LEITOR e sim UM OBSERVADOR. Deixou também e, infelizmente, de OBSERVAR que este blog não é meu, é de Santa Luzia, o meu blog pessoal é joanavieirapontocom.blogspot.com, dê uma passadinha lá que saberá um pouco sobre mim, o meu trabalho e a minha vida. Lá não há Nato, não há Adamor, não há Neguinho, há Joana Vieira – BLOG PESSOAL. Por isso as homenagens aqui, porque esta página sim foi feita para retratar a minha visão em relação aos fatos, pessoas e acontecimentos de Santa Luzia.

Saiba o senhor que a história de um lugar não é feita somente de mocinhos não , é também protagonizada por vilões. Talvez seja por ser o senhor um OBSERVADOR e não um leitor, que não tenha percebido que o maior capítulo da história do Brasil e do mundo é narrado pelas grandes figuras míticas, lendárias e desertoras que marcaram a história, seja ela de glória ou de insucessos. Lampião, o cangaceiro, era um anti-herói, Capitão Lamarca também, Macunaíma, o nosso herói atrapalhado da literatura, o interventor Barata, aqui no norte, Pedro Teixeira, Padre Antônio Vieira, OBSERVOU?! Fernando Collor foi cassado e nem por isso o Brasil apagou esse político da nossa história, pelo contrário, com o seu impeachment, ele eternizou de vez sua assinatura nos livros didáticos e biografias que narram a política do Brasil. Por ele os Caras Pintadas, por ele, escancarou-se a corrupção, por ele a glória de Tancredo, o nosso herói morto. E o período da Ditadura, o senhor esqueceu ou nunca leu sobre o assunto? Os nossos vilões inesquecíveis: Médice e o AI5, Castelo Branco, o braço forte da repressão, o exílio de Caetano e Gil, os nossos mocinhos da cultura e da música. O que seria da abertura política e do voto direto sem os nossos vilões? Pena que o senhor não leia porque só OBSERVA, senão saberia a importância de Hitler para o Holocausto, a representação simbólica de Mussolini para o Fascismo, o poder de Napoleão para o Imperialismo, Mao Tsé-Tung na China, Pedro Álvares Cabral e a Colonização para a dizimação dos índios, os europeus e o Tráfico Negreiro...A história, senhor OBSERVADOR, é protagonizada pelo herói, mas sem o vilão o que seria dele? Não fosse assim, Hiroshima e Nagasaki não teriam sido arrasadas pela bomba atômica, os Estados Unidos não teriam embargado Cuba, a África não seria tão pobre e miserável, o Irã não seria uma potência bélica e a União Soviética não teria derrocado. A história de um povo é contada de dois lados, para tudo existe duas visões, isso é o que chamamos paradigmas. Não fosse assim, por que o Brasil fez questão de tornar o caso Suzane Richthofen tão evidente? Por que não apagamos de nossa mente o casal Nardoni? Guilherme de Pádua? O namorado assassino de Heloá? O Maníaco do Parque? O Pedófilo de Luziânia? O FERNANDINHO BEIRA MAR? Nunca OBSERVOU ISSO? Não que eu admita que as pessoas para as quais eu escrevi neste blog são os vilões da nossa história, porque eu sei que tudo depende do ponto de vista e ao assassino também é dada a chance, no tribunal, de expor a sua versão sobre o crime. E sem contar que existem vários tipos de assassino, o conceito depende muito do ponto de vista, veja só o senhor, por exemplo, acabou de assassinar a gramática na sua postagem. (KKK).

Não se chateie, tudo isso é só para mostrar ao senhor que crucificar o outro é muito fácil, mas quando somos nós que estamos na cruz, o prego fere a carne como um parafuso. “Perdoai setenta vezes sete”, disse Cristo. Então me perdoe por este texto, mas foi o senhor quem começou! Eu só OBSERVEI o seu recado!

Tanta gente para quem eu fiz homenagens e agora chegou a sua vez. ESTA é a minha HOMENAGEM para o senhor. E sobre o Fernandinho Beira Mar, gostei da sugestão, pena que ele não tenha nascido ou passado por Santa Luzia. Arnaldo Jabor, o escritor e crítico que eu mais admiro, disse um dia que seu melhor texto foi sobre esse traficante, pra mim seria um desafio. Mas como o Blog é de Santa Luzia, vou mudar os nomes dos bois, se me permite, vou escrever sobre o Nego Ciço da próxima vez, ele sim tem tudo a ver com a gente! OBRIGADA PELA DICA! Passar bem!

CORRIGINDO:

professora Joana,(vírgula, pois sintaticamente isso aqui é um vocativo) quem será o próximo homenageado do seu blog?(primeira pergunta, ponto de interrogação) O Fernandinho Beira Mar? Porque (porquê junto, explicação) vc já homenageou o deputado que nunca trabalhou, masi (olha...) enricou roubando o povo de santa Luzia (olha...substantivo próprio em maiúscula) juntamente com seu irmão que nunca trabalhou mais (mas sem o i) é um dos mais ricos da cidade (faltam vírgulas aqui). Homenageou o Neguinho Coco,(vírgula aqui também) que sempre viveu de assaltar e fazer outras coisas piores e, agora,(advérbio de tempo, vírgulado sempre) homenageou o nato costa(Hum,não seria Nato Costa?) que roubou a prefeitura para enricar os agiotas.

RECAPTULANDO:

Professora Joana, quem será o próximo homenageado do seu blog? O Fernandinho Beira Mar? Porque você já homenageou o deputado que nunca trabalhou mas enricou roubando o povo de Santa Luzia, juntamente com seu irmão, que nunca trabalhou, mas é um dos mais ricos da cidade. Homenageou o Neguinho Coco, que sempre viveu de assaltar e fazer outras coisas piores e, agora, homenageou o Nato Costa, que roubou a prefeitura para enricar os agiotas.

AGORA SIM. MUITO BEM!

6 comentários:

Anônimo disse...

Boa, Junia.Espero que com essa o tal sujeito se corrija.

Anônimo disse...

Quem é o maledicente, Professora?

Anônimo disse...

E burro,também.

Anônimo disse...

J.GUSTAVO. Hum... deve ser pseudônimo. Geralmente os canalhas não tem coragem de se revelar.

Fábio Costa disse...

Perfeito,olha q vc foi muito camarada,se eu soubesse 1/4 do vc sabe,cobraria 200 paus por essa aula a esse idiota.

Anônimo disse...

É pura dor de cotovelo,Professora. Na verdade esse sujeitinho de m.... tentou te intimidar. Liberdade de expressão tem sido a característica de seu blog.E também é inveja,pois o blog chapa branca deles é totalmente sem graça e, além do mais,mentiroso.Dê uma banana pra essa ptzada radical.