12 de abril de 2010

O QUE MUDOU E O QUE PRECISA MUDAR EM SANTA LUZIA? LADEADO DA MATRIZ


E para as pessoas que há tempos não visitam Santa Luzia, ali, às margens da BR 316, a nossa Avenida Castelo Branco, não foi só a igreja e a praça que mudaram não, muita coisa além disso já não é mais do mesmo jeito. Aliás, o 47 todo sofreu mudanças, construções e novos prédios que foram apagando com o tempo muitos dos cenários onde passamos as mais diversas aventuras de infância. Mas como ainda não saímos dos arredores da igreja, vejamos algumas mudanças ali, em torno da Matriz.


Na imagem feita tentando focarlizar o que se ver de costas para a igreja, temos a Avenida Castelo Branco, que segue os rumos da BR 316 que foi duplicada e ganhou asfalto e calçadas novos. Agora são seis vias para a travessia da avenida, todas em asfalto e luminárias. Outras barraquinhas foram construídas em frente à igreja, o que tornou o ambiente mais movimentado porém, em compensação, mais sujo também.

Ao lado direito da igreja temos uma rua composta pelos prédios da paróquia (Barraca da Santa, Clube das Mães e Salão Paroquial), eestes ambientes estão sendo reformados e estão ganhando uma outra cara, diferente e muito daquela que conhecemos. Vejam:


Lá no finalzinho, o prédio da Prefeitura que há anos foi reformado e já não é mais igual ao velho, de um andar apenas, e agora suas cores são mais modernas e mais marcantes.


Nessa imagem, demos destaque para a nova praça depois da reforma e também às casas do lado esquerdo que foram reconstruídas ou adaptadas e já não lembram muito aquelas da nossa época. destaque também para o Mercadinho do seu Elói que já está fechado há um tempão, a casa do seu Hélio, pai da Thaisa que ainda continua do mesmo jeito, a borracharia do Lândio que agora tem outra cara e foi refeita em altos e baixos.


A praça agora está mais espaçosa e ganhou um chafariz – que nunca vi funcionar, diga-se de passagem [chafariz numa terra onde a água é escassa parece até piada] e hoje não tem mais tanta grama ou flores.


E a vista panorâmica da igreja, mais moderna e muito mais bonita, além de , não podemos deixar de informar, muito mais visitada depois que padre Elias chegou por lá e tomou as rédeas da paróquia.

Nenhum comentário: