13 de abril de 2010

O PASSADO É UMA PARADA! AS FESTAS DE ANIVERSÁRIO


Em O PASSADO É UMA PARADA hoje, vamos relembrar as boas épocas em que fazíamos aniversário e convidávamos os amigos para o banquete. O que há de mais nisso? Veremos. Eu sei que independente da época os aniversários são sempre comemorados com uma festança entre amigos e que essa tradição não vai mudar porque a data de nascimento é algo que realmente não podemos esquecer. Mas vamos combinar que as festas de antigamente eram feitas de outra forma e eram sempre mais esperadas e divertidas. No 47, então, onde lazer era coisa rara e só acontecia no período das férias ou em dias de missa, as comemorações das festas de aniversário eram sempre uma boa opção para a diversão. Alguns festejos até marcaram a história da nossa adolescência, é o que sinto quando lembro da festa de 15 anos da Silvia do seu Manoel Pinto, que foi a maior e já programada em Santa Luzia naquela época. A cidade parou pra os 15 anos da Silvia que aconteceu na danceteria do João Borracheiro com direito a convidados de honra, valsa, homenagens e muita cerveja.


Comemorar o dia de aniversário foi e sempre será um grande momento. Ali, na comemoração que muitas imagens em torno da mesa ao apagar da vela que hoje conseguimos com saudade e amor ver e eternizar em nós algumas imagens que jamais serão repetidas. É o caso, por exemplo da foto abaixo que traz uma imagem única da professora Olimpia da Luz na festinha de aniversário de sua filha Andréia, nossa amiga ainda bem pequenina no colo do pai observada pela mãe coruja aos risos de felicidade. Talvez nem passasse por sua cabeça que nunca mais poderia presenciar cenas como essa junto da filha hoje grande e órfã.


Hoje as festas são bem mais enfeitadas e ornamentadas, buffet caríssimos e um cardápio variado, garçons que serva,m a comilança e uma verdadeira equipe por traz dos acontecimentos. Na atualidade, as festas são bem mais coloridas e extravagantes. Veja a imagem do aniversário do Athos, o filhinho mais novo da minha irmã Socorro, o colorido e a roupainha da criança dão um ar de diversão especial nas festinhas de hoje.


MUITO ENGRAÇADO ERA AS FESTAS DE ANTIGAMENTE. Alguns aniversários, às vezes, nem refrigerante tinham no cardápio.Íamos para as festas e tomávamos ki suco de groselha mesmo - laranja, morango ou uva. Aquelas jarras em formato de abacaxi na mesa com suco para a garotada. Os copos servidos (KKKKKKK). Veja por exemplo, a foto do aniversário da Lidiana, os copinhos já todos servidos com ki suco de guaraná. (KKKKKKK). Os copos de vidro - com certeza teve cagada porque esses moleques que foram convidados não são gente: Juliana, Silvania, Zé Maria, Suzana, Elize..olha a cara deles, prontos para atacar! (KKKKK).


Mas naquela época não era só a criançada que comemorava essa data não, veja a foto dos 15 anos da Deusa, a minha irmã. Ela e a Silvânia agoniada para ganhar o primeiro pedaço do bolo. (KKKKK)


E os meninos também comemoravam os 15 anos (KKKKKK). Isso mesmo! Veja aí na imagem a festança de 15 anos do meu cunhado Alexandro quando ele ainda morava em Santa Luzia – destaque para o Elison Lucena do seu Manoel Pinto, bem pequenino, lindo! Lindo é sacanagem né, gente? (KKKKK).


E que tal essa imagem aqui do aniversário de 15 anos do Doriédson?


(KKKKKKKKKKKKKKKKKKK). Inacreditável. Uma piada! Olha ele todo besta na hora dos parabéns aplaudido pela galera da antiga: eu, o Marcio Japonês, (KKKKK), a Deusa, o Nenenzão, o Nenê, o Careca, o Bartó, o Beto, o Frank e o Arfonso – pensa, o Arfonso!

Uma comparação nas imagens e alguns risos revendo o passado podem dizer a nós como a festa de ontem era sim diferente da comemorada agora. Mas naquela época o que realmente se diferenciava dos dias de hoje era, sem dúvida, a ornamentação das mesas, o cardápio e os adereços na hora dos parabéns. Observando imagens de antigamente, vemos que a tradição era os refrigerantes em garrafinhas que não podiam faltar a mesa para a tradicional foto. Na mesa também os pratinhos já prontos que eram sempre devorados pela turminha depois do bigue-bigue. Bolo feito de trigo e recheio de goiaba ou doce de leite (mais tradicional, impossível), cobertura de manteiga batida dom açúcar ( podre!). Naquela época, poucos balões enfeitavam as paredes e, normalmente, tínhamos um varalzinho que era pregado acima da mesa onde estava escrito “MEUS PARABÉNS” em letrinha de cores diferentes. O bolo era sempre muito enfeitado com frutas, cachos de uva ( o Ô!). Nas festinhas dos mais ricos tinham aqueles enfeites antigos que colocávamos na garrafinha para caracterizá-las com o desenho tema da festa- uma piada!

Um comentário:

Aninha disse...

Adorei a reportagem, observações excelentes e divertidas. Realmente os aniversários de antigamente eram muito mais divertidos, mais esperados, sempre um acontecimento.