19 de junho de 2010

PERSONALIDADE LUZIENSE: CHICO DAS GATINHAS


É o que sempre tenho dito, o melhor da nossa cidade são as pessoas. Escrevi dia desses sobre o Mudo e os amigos têm me enviado uns e-mail’s engraçados sobre esse eterno garoto que nos encantou durante as nossas idas e vindas ao 47. Penso que as pessoas que moram ali são tão importantes porque trazem consigo um turbilhão de boas lembranças. Gente de todo tipo e espécie que conviveram conosco e participaram direta ou indiretamente dos contos mais engraçados das nossas vidas! Amigos, anônimos, mendigos, marginalizados, mudos, surdos, loucos, engraçados, lerdos, indigentes...GENTE! Pessoas que nós aprendemos a amar dentro de cada possibilidade que nos eram apresentadas.

É por isso que as pessoas marcaram tanto a nossa história! Luzienses que quando eu encontro me retomam um passado onde pobres e ricos, sãos e loucos, pretos e brancos, conviviam na maior harmonia e dedicavam entre si uma amizade que só as ruas e as calçadas de Santa Luzia podem descrever em dias de chuva ou de sol.

E não só por isso, hoje o meu homenageado é o famoso Chico das Gatinhas. Quem não conhece? Gente fina, homem trabalhador, amigo de todos, gente confiável. O Chico era limpador de quintal ilustre, chegava pra fazer o serviço e mamãe saía deixado pra ele a responsabilidade da vigilância da nossa casa. Lembro dele da época em que eu era muito pequena, passava com o carinho de mão armado com a sua enxada e batia à gente de casa perguntando sobre o quintal. Mamãe deixava ele entrar, nunca disse que esperasse, sempre ofereceu café e água e ele tomava no mesmo copo que nós!

O Chico também era ajudante nas festas do João Borracheiro, por isso muita gente o conhece por lá. Na verdade eu nunca soube direito o que ele fazia ali,mas estava sempre na portaria, ou ajudando no recolhimento das garrafas e do lixo. Era multiuso. Uma profissional que topava tudo. Um amigo que nos marcou pelo seu sorriso meio torto, sei jeito muito simples e seus gestos sempre cheios de respeito.E por isso que ele é hoje, a nossa personalidade luziense!

Estás no blog, Chico, ganhaste o mundo e a eternidade porque daqui pra frente, todos os que buscarem esta página saberão que um dia tu exististe!

Nenhum comentário: