30 de agosto de 2010

PARADA GAY EM SANTA LUZIA? COMO ASSIM, BIAL?!

E sobre a PRIMEIRA PARADA GAY que acontecerá em Santa Luzia, só um comentário:


Acho que o respeito que a minoria homossexual da cidade exige pode ser discutido de uma outra forma.É cedo para um evento desse tipo. Nossa cidade já avançou bastante na discussão sobre a opção sexual e acho mesmo que, para uma cidade tão pequena, o 47 já está ficando liberal até demais. Sou filha de uma família tradicional, meu pai e minha mãe já aceitam a minha escolha, mas eu não me privo de cuidados fundamentais quando estou por aí, não beijo e nem abraço, não forço a barra e não sou capaz de levar a minha família ao constrangimento.

Penso que o respeito pela opção do outro é fundamental para que ele respeite a nossa e por isso acredito que ainda não é o momento de se fazer um movimento desse tipo numa cidadezinha que é tradicionalmente religiosa e que talvez não tenha maturidade para discutir o assunto como gente grande. Antes de uma PARADA HOMO é preciso uma associação LGBT, uma ONG que discuta e prepare os pais de família e a sociedade de modo geral para coisas desse tipo.

Ser gay, não necessariamente é ter que sair por aí levantando uma bandeira afrontando o preconceito dos outros. Ser gay, não necessariamente é ter que sair às ruas para pedir direitos que nem os próprios gays sabem direito do que se trata.

Antes de fazer uma carreata e contratar um trio elétrico é preciso saber se os telespectadores estão realmente conscientes dos seus deveres diante dessa população que hoje já invadiu Santa Luzia e que por bem ou por mal a comunidade luziense tenta engolir goela abaixo. É preciso estudo, status, coerência e trabalho, muito trabalho.

Não é todo mundo que aceita a homossexualidade. Uma parada gay feita assim sem bases e discussões pode manchar de vez a imagem daqueles que já estão à margem do processo de cidadania. Sou gay, casada com uma mulher, professora, filha e mãe e defendo a ideia de que o preconceito é uma lástima, mas lutar contra ele é pior quando não se tem um rumo certo.

Uma Parada Gay numa cidade de machistas, neste momento, pode acabar em violência, em xingamentos e agressões. Depois de uns goles de cachaça, a macharada luziense, que é patriarcal e tradicional até os dentes, pode fazer besteiras, ofender, abusar e causar prejuízos psicológicos e traumas que jamais serão tratados.

É preciso que as pessoas reconheçam a parcela homossexual do município sem que a barra seja forçada, sem que haja confronto de ideologias. Caso contrário, o que poderia ser uma festa em prol da paz entre os diferentes pode acabar numa tragédia social.

Sou a favor da causa desde que ela valorize o combate à homofobia, o respeito pelos homossexuais e o não ao preconceito, mas sinceramente acho que é cedo demais. Se essa Parada acontecer e uma tragédia for inevitável, o público gay de Santa Luzia jamais terá seu espaço de volta. Se o movimento virar pornografia, promiscuidade ou bagunça nenhuma outra hora será o momento certo. Poderemos ter a primeira e só isso!

Lembrem-se todos que a promiscuidade e a falta de discernimento pode levar ao erro e esse erro vindo de uma empolgação momentânea pode ser fatal. Pais e mães luzienses ainda não estão preparadas pra ver um beijo ao vivo e nas cores da bandeira homo, homens e mulheres héteros dessa cidade não estão disposto ainda a encarar abraços e selinhos por mais que para nós seja algo muito normal.

Sou homossexual, não me envergonho da opção que escolhi,mas estudei para garantir o meu direito de casar e viver com uma mulher, vou a Santa Luzia e entro nas casas sem qualquer indício de desrespeitos aos amigos heteros, ninguém nunca me viu aos beijos com a May na pracinha da matriz - e nem verá - porque eu penso que as pessoas passam a te admirar e a te respeitar quando tu demonstras a elas que a opção sexual é menor que a sua capacidade e sua competência.

Talvez por isso eu nunca tenha sofrido o preconceito na minha cidade, nenhum luziense me chamou de “sapatão” pelas ruas onde eu passo, nem os inimigos nem os amigos. Nunca fui xingada e sou recebida por todos no maior respeito. Isso porque eu penso que o respeito a minha pessoa começa quando eu sei e faço o outro ser respeitado. No 47 muitas pessoas são homossexuais e como há um comportamento de serenidade, as pessoas aceitam e até admiram. Para uma cidade como a nossa que só tem 18 anos e que agora que virou gente grande acho que isso já é um bom começo. Pensem bem!

CUIDADO! Na vida, pra tudo é preciso cautela.

Não sou contar o evento, não, nem pensar, mas peço estudo, maturidade. Estarei em Santa Luzia se a data for confirmada, conversarei com as pessoas mas não participarei da passeata se ela não tiver um motivo real, uma discussão justa. Se acontecer em Santa Luzia o que aconteceu em Ananindeua, juro, a parada virará um carnaval, uma festa popular - e a Parada Gay não é isso. Se for para correr atrás de um trio e tomar cerveja, que façam uma micareta fora de hora - a cidade, inclusive, está precisando.

SE PRECISAR É SÓ CHAMAR!!!

6 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo pensamento equilibrado e pelo texto. Também concordo que não é que não se deva ter. Que tenha,mas com uma proposta para angariar respeito e apoio.

Anônimo disse...

a data está mais que confirmada, dia 19 de setembro, um domingo após a festa de nossa senhora de nazaré, haverá nossa passeata, contra a homofobia!!!!!!!!!!!! seja bem vinda!

Anônimo disse...

agradecemos seu comentário, muito construtivo, iremos seguir a risca suas palavras.
só lhe faço uma pergunda!
vc já viu um viado triste? não né!!!!, imagina no dia, de uma parada gay?

Anônimo disse...

acho que todo blog, deveria postar todos os comentarios, que lhe foram enviados, e não esperar uma aprovação isso é dirar direito de resposta Escritora!!!

Anônimo disse...

Com parada não queremos que ninguém aceite e muito menos que entendam pela forçar, mas procuramos neste evento “o Respeito por sermos antes de tudo cidadãos, com direitos e deveres amparados pela Constituição Federal do Brasil”, Pois independentemente, de religião, sexo, raça, cor etc. somos todos iguais perante a Lei.

Anônimo disse...

vc deveria postar um texto sobre o que é homofobia no qual a I Parada da diversidade sexual de Santa Luzia do Pará,coloca como carro chefe! explique, por favor!!!!