Todos nós, gays ou não, já ouvimos, nem que seja uma vez na vida, a palavra Homofobia, mas será que todos sabem o que a palavra realmente quer dizer?
Homofobia caracteriza o medo e o resultante desprezo pelos homossexuais que alguns indivíduos sentem. O termo é usado para descrever uma repulsa face às relações afetivas e sexuais entre pessoas do mesmo sexo, um ódio generalizado aos homossexuais e todos os aspectos do preconceito heterossexista e da discriminação anti-homossexual, aversão e medo mórbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da homossexualidade ou de se tornar homossexual.
O termo é um neologismo criado pelo psicólogo George Weinberg, em 1971, numa obra impressa, combinando a palavra grega phobos ("fobia"), com o prefixo homo-, como remissão à palavra "homossexual".
Phobos (grego) é medo em geral. Fobia seria assim um medo irracional (instintivo) de algo. Porém, "fobia" neste termo é empregado, não só como medo geral (irracional ou não), mas também como aversão ou repulsa em geral, qualquer que seja o motivo.
Etimologicamente, o termo mais aceitável para a idéia expressa seria "Homofilofóbico", que é medo de quem gosta do igual.
Crime de homofobia
Infelizmente, a legislação brasileira é omissa no que tange à discriminação baseada na orientação sexual do indivíduo. O que ocorre é a necessidade de uma formulação legal urgente, a fim de acabar, ou pelo menos, reprimir tanta violência praticada contra os homossexuais, justamente porque não há amparo legal. Violências físicas são comuns, levando o Brasil ao ranking de país mais violento do mundo quando o assunto é homossexualidade. Mas, além disso, há uma outra espécie de violência que deveria ser observada pelas autoridades: a violência religiosa.
Muito membros de instituições religiosas adotam pontos de vista liberais e outros preferem defender posições mais conservadoras com relação à sexualidade. As discordâncias são profundas e parecem sem solução, pelo menos a curto prazo.
A homofobia acaba ganhando espaço e muitos dos atos violentos praticados contra homossexuais se dá a partir da noção deturpada pela religião de que a homossexualidade deve ser destruída. Enquanto este conflito religioso sobre o que é e o que não é permitido, em termos de religiosidade, continuar sem solução, muito sofrimento e inúmeros suicídios ocorrerão dentro da comunidade homossexual.
O "banimento" destes indivíduos permanecerá num nível altíssimo e inúmeras mortes e suicídios continuarão a ocorrer enquanto muitos religiosos insistirem a levar a aversão à homossexualidade que suas igrejas pregam e estendê-las como ódio pelos homossexuais. Acredita-se que esta "homofobia sistematizada" (senão dizer, "organizada") é, atualmente, responsável pelas mortes de jovens homossexuais num grau semelhante à responsabilidade pelo extermínio de bruxas e outros"heréticos" durante a Idade Média e a Renascença.
É preciso observar, urgentemente, qual é o verdadeiro papel da religião quando o assunto é homossexualidade: Incitar o ódio e a violência ou amar o próximo como a si mesmo.
Dado o significado da palavra, confirmo que em nenhuma hipótese tenho em mim sentimentos homofóbicos. A confirmar pelas fotos que comprovam a minha participação efetiva na luta contra o preconceito.
Na Defensoria Pública no Centro de Referência contra a Homofobia.
Numa entrevista com o transsexual RAICARLOS - ASSESSOR DE ARTICULAÇÃO DO CENTRO DE REF. DE PREVENÇÃO E COMBATE À HOMOFOBIA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO PARÁ.
Na PARADA GAY de Ananindeua fazendo a cobertura do evento.
Na Parça da República na Conferência jurídica da legalização dos direitos Homossexuais - com a Paula Noronha - defensora pública e advogada do Centro de Referência Jurídica contra à homofobia.
No Veneza no dia da comemoração do Orgulho Gay.
Na Fibra como palestrante junto aos presidentes de ONG's e Associações Homossexuais.
Na cerimônia do primeiro casamento gay realizado pela Defensoria Pública do Estado do Pará.
Na cerimônia de efetivação da certidão emitida em cartórrio oficializando a releção homoafetiva junto da May - dia 20 de setembro de 2009 - este mês, inclusive completamos um ano de legalidade e isso é ótimo!
Anexado também está o e-mail enviado pelo Raicarlos a mim recentemente e que me dá notícias sobre a PARADA GAY de Belém que será agora em setembro também:
Prezada,
Prof. Joana Vieira,
Que legal!!
Só agora eu pude o seu blog.Está lindo, vi as fotos e a repor. de "O Liberal"
Você é dez. O mundo seria muito melhor se pessoas como vc. Se multiplicasse na mesma razão do preconceito!Mas tê-la assim hoje no mundo, já de grande valia.
Continue sempre assim!.
QUANTO AO EVENTO: PARADA DA DO ORGULHO LGBT, A MESMA SERÁ EM 26 DE SETEMBRO DE 2010, E VOSSA SENHORIA SERÁ A NOSSA CONVIDADA NO TRIO OFICIAL,VC E SUA ESPOSA.
QUANTO ÀS FOSTOS, JÁ PODE SE PREPARAR PARA FAZÊ-LAS.
GRATO,
BY RAICARLOS (um homem trans.)
----------------------
BY RAICARLOS - ASSESSOR DE ARTICULAÇÃO DO CENTRO DE REF. DE PREVENÇÃO E COMBATE À HOMOFOBIA DA DEFENSORIA PUBLICA DO PARÁ.
Ao pessoal que quiser camisinhas para a distribuição na Parada Luziense, material de divulgação e apoio no evento, entra em contato com ele e diz que é conhecido meu que ele vai dá uma ajudinha, eu tenho certeza.
----------------------
91-8260-0520 & 9143-3694 & 8106-8549 91-3241-4455 * 3201-2746
HOMOFOBIA, para quem ainda não entendeu é mais ou menos o que um de meus leitores postou neste blog hoje às 14 e pouco do dia. Leiam:
"Só em olhar as fotos desses imundos, da vontade de vomitar,o lugar de voces ta reservado no INFERNO, a BIBLIA, NÃO MENTE!"
Por IRMÃO PAULO em BEIJOS SABOR DE LIBERDADE!!! às 14:39
Nenhum comentário:
Postar um comentário