1 de setembro de 2010

ERA UMA ESCOLA MUITO ENGRAÇADA NÃO TINHA TETO...

Passei pelo blog do Rey e não pude deixar de perceber as fotos postadas por ele e retiradas originalmente de um outro blog luziense. Imagens que envergonham toda e qualquer pessoa que tenha um pouquinho, por mais mínimo que seja, sangue humano em suas veias. UMA ESCOLA DE PALAFITAS, coberta com telhas de barro num telhado improvisado seguro por paredes mais improvisadas ainda.


Há anos ouço aquela história de que lugar de criança é na escola. Porém, em Santa Luzia, parece-me que o velho ditado popular não surtiu efeito. Aliás, é bravo e retumbante o grito que em mim clava forte numa dúvida: qual seria a prioridade do governo luziense?

Há tantos defeitos, tantos malfeitos, tantas investigações, tantas perguntas obscuras que até a mim me permito interrogar: quando é que um dia chegará ao nosso município um político de verdade desses que nos emociona só em falar, desses que as palavras descrevem mas os olhos não vêem?

Chamam o atual prefeito de parasita,sanguessuga das verbas públicas, desertor da ordem social e eu ainda acho que não estamos no pior governo. Não hácomo negar que Santa Luzia está de cara nova, a cidade enche aos olhos, é bonita para a foto, mas há algo de muito triste escondido por detrás da paisagem do Novo Calçadão, a nova Pracinha da Matriz, o novo Matadouro que nunca sai, a Orla do Caeté, os Centros de Saúde novos que não funcionam.

Há algo de muito triste e negro por detrás não só das cores que enfeitam as paradas de ônibus ao longo da Br como também dos grandes eventos, o agronegócio, a criação de peixe e as grandes festas que hoje acontecem por lá:O DESCASO COM A EDUCAÇÃO!

Por isso tanta violência. Por isso tantas invasões. Por isso tantos assaltos. Por isso tanto medo...tanto terror. Luzienses vivem à beira de um ataque cardíaco, fazendeiros tradicionais estão deixando o arame farpado para partir para o tudo ou nada. Tiros em pleno dia, confusões às nossas vistas, brigas por um pedaço de terra, uma prova da carne, uma migalha de pão.

O que acontece em Santa Luzia é um fenômeno mundial, o aumento da miséria é diretamente proporcional aos percentuais de violência urbana e rural, mas eu e todos nós cremos, antes que a morte nos chegue, que haveremos de encontrar uma solução e para isso, sem deixar as nossas ideologias políticas interferirem no nosso bom senso, creio eu, só há uma saída: A EDUCAÇÃO! Mas como crer se ela é o que menos interessa aos nossos governantes?

A escola mostrada nos dois blog’s prova que PRIORIDADE o assunto ainda não é este. Não neste governo.É uma VERGONHA! É VERGONHOSO ter na Câmara Municipal vereadores formadores de opinião – até mesmo educadores -, que permitem que a situação chegue a esse ponto.


As condições de infra estrutura interferem no aprendizado dos pequenos, será que ninguém por aí ouviu falar nisso?

Tudo o que se ouve é sobre economia na compra da merenda escolar. Cortes na verba para o lanche dos estudantes. Mingaus servidos fora do prazo de validade. Ônibus lotado sem qualquer condição de segurança e tráfego. Quem terá, meu Deus, coragem para dar um basta nisso tudo? Que anjo de um partido celestial terá que reencarnar num dos nossos para salvar essa triste nação?

Li que as aulas não começaram logo no início do mês de julho por conta dos ônibus que continuaram de folga. Sei que há dias sem aulas porque os ramais não permitem a vinda dos estudantes. Vi que a greve de professores atrapalhou na programação e no conteúdo programático. É só o que se ouve!!! E agora a escola Municipal que funciona na comunidade conhecida como "Lindas Palmeiras" às margens do Rio Guamá. Onde vamos parar? UM ABSURDO!


Este barraco que chama de escola é um retrato daqueles que mancham o nosso álbum.É, sem dúvida, uma boa foto para ser direcionada à imprensa do estado.

Torno a dizer que, enquanto a educação não for tratada como algo sério, uma prioridade dos políticos locais, muitos policiais ainda haverão de passar pelas cidade em tentativas vãs de se manter a ordem. Crimes, violência e miséria são consequências do descaso para com o futuro escolar dos cidadãos que serão os responsáveis por erguer o caminho desta cidade mais tarde.

É de estarrecer ver crianças e adolescentes tratados como sub-raças, sendo forçados a meditar e a refletir num espaço sub-humano como este. Se a comunidade faz parte do município, cabe à prefeitura assisti-los também. Educação é um direito básico de todos, independente dos hectares que o poder público deve percorrer para chegar a quem precisa ser alfabetizado. Do Oiapoque ao Chuí, onde houver um ser humano é dever da lei e da política servir a ele os bens doados pela Constituição.

Parém,sei que o que se vê na comunidade longínqua não é assim tão diferente das condições encontradas dentro da sede do município. Crianças, jovens e até adultos, estudando em casas alugadas e sem qualquer estrutura para abrigar uma sala de aula.

No desespero de contenção de despesas a Secretaria de Educação transforma quartos em salas de aulas, cozinhas em despensa de creches e pátios em área de lazer. Não é perseguição política não, gente, é revolta mesmo!!! Indignação em ter que perceber que há um descaso muito grande com algo tão fundamental e necessário: o estudo, o direito de aprender, o dever de ser educado.

Não concordo e não vou concordar nunca. Sou professora, educadora e luziense, me desculpem os amigos, mas se está errado, a gente posta. Se é incorreto, a gente vai mostrar sempre.

Enquanto muitos estudantes – crianças – se espremem em saletas improvisadas, me corta e me enche de ira saber que há uma escola na cidade pronta pra ser ocupada, com salas amplas, teto em perfeita qualidade, cozinha, banheiros, secretaria, quadra de esporte se deteriorando porque “alguém” achou caro demais o aluguel de 1500 reais para um prédio que poderia abrigar 1250 alunos nos três turnos dentro do que se espera de uma escola.

Trata-se do CEPEV,o Centro Educacional Professora Eulália Vieira, minha irmã, que está fechado, ao léu, abandonado, porque o valor de 1500 reais é pesado demais para a Prefeitura Municipal. Onde já se viu?!!


O CEPEV foi a escola onde eu comecei a ministrar aula, faz parte da minha história.


Espaço interno da escola - uma pátio e cinco salas de aula.


Espaço externo - quadra de esporte com cobertura e merendeira, além de três banheiros.


Quadra de Esporte - uma escola privada que foi fechada e está há dois anos sem aluguel porque o valor é muito despendioso para os cofres públicos luzienses:R$1500.

Não havia tocado no assunto antes que era para não dizerem que eu estava querendo fazer negócios aqui no blog, mas depois de ver as fotos da escolinha da comunidade Lindas Palmeiras hoje eu sei qual é o problema. SAI CARO DEMAIS!!! TRÊS VEZES MENOS QUE UM CONTRATO DE UMA BANDA PAGA PELA PREFEITURA PARA CANTAR NUM SHOW!MAS AINDA ASSIM É UM ABSURDO

Esse é o problema, 1500 reais para colocar 1250 alunos numa boa escola, sai muito caro, é despesa demais – menos de um real por aluno para o aluguel! É só fazer as contas!!!

Para finalizar, uma reflexão: Uma frase linda de GILBERTO DIMENSTEIN escrita num livro “O Cidadão De Papel”. Vale muito a pena dar uma lida!


“A cada vez que se abre uma escola, fecha-se um presídio”

SEM MAIS!!!

Um comentário:

J.BOSCO disse...

você é uma professora de luta e de muito respeito, menina.
parabéns!!!!
bjs