27 de abril de 2010

TRANSPARÊNCIA: É ISSO O QUE QUEREMOS!

Sem querer entrar no mérito de quem está certo ou errado e apesar de não concordar muito com os especulações empíricas, o teor de agressividade de certas acusações ao governo municipal, numa coisa eu devo concordar: SE NÃO ROUBA, POR QUE NÃO PROVA? Se não há nada de errado nas contas e verbas, POR QUE ENTÃO NÃO DIVULGA? Temos um portal pra isso, temos um site pra isso, temos um blog pra isso.

TRANSPARÊNCIA é só isso que o povo está pedindo. Então por que não mostra os extratos bancários e cala a oposição de uma vez? UMA CÓPIA DA PRESTAÇÃO DE CONTAS, UM RELATÓRIO SOBRE O QUE ENTRA E O QUE SAI, é tão simples.

Se me acusassem de ladra e eu tivesse subterfúgios para provar o contrário por que não o faria se tenho a ficha limpa? PRONTO, ACABARIA COM TODA ESSA ONDA DE DISSE E ME DISSE!

Eu já fui ao relatório da CGU e realmente vi as inadequações apontadas, mas o mesmo relatório já foi revisto e, segundo o que eu entendi, os comprovantes exigidos foram apresentados e a prestação passou. Li o relatório do PORTAL DA TRANSPARÊNCIA que, sem considerar convênios extras, explicitou em números o total de verbas destinadas ao município pela União.

Conversei com um amigo que trabalha no Tribunal de Contas e ele me afirmou que qualquer cidadão pode requerer a prestação de contas do seu município e eu vou fazer isso. Me falta tempo para expor os meus motivos ao órgão governamental e disposição para ir até à sede do Tribunal, mas eu vou lá assim que der. Tenho amigos aqui na capital que facilitarão o meu desejo.

É válido lembrar também que a prestação de contas da Câmera Municipal está atrasada. Mesmo. Há meses, quando estive em Santa Luzia, eu fui até lá e o que se sabe internamente sobre a prestação de contas é feito boca-a-boca. Já exigi do Nando que peça os relatórios e ele me disse que muita gente já está cobrando. Vamos ver!

TRANSPARÊNCIA: É ISSO O QUE QUEREMOS!O resto dá pra ir levando!

3 comentários:

Tião Oliveira disse...

Caríssima Professora Junia

Como sou leitor assíduo de seu blog, verifiquei que na matéria "TRANSPARÊNCIA: É ISSO QUE QUEREMOS!", consta no último parágrafo a afirmação de que as contas da Câmara Municipal de Santa Luzia do Pará encontram-se atrasadas. Gostaria de aproveitar este espaço democrático, para informar à todos, que as contas da Câmara estão todas em dias, com os quadrimestres todos entregues, dentro do prazo legal, ao Tribunal de contas dos Municípios. Para tanto, basta verificar no site do TCM ou na Secretaria da Cãmara Municipal.
Grande abraço,

Vereador Tião Oliveira

Tião Oliveira disse...

Professora Júnia,

Para maior esclarecimento, solicito sua atenção, no sentido de pesquisar o que consta no seguinte endereço do TCM...http://www.tcm.pa.gov.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=15....e procurar no exercício de 2009, município de Santa Luzia do Pará. Poderá verificar que somente a Câmara Municipal está em dia com suas prestações de contas, ao contrário da Prefeitura.

Abraços,

Vereador Tião Oliveira

Anônimo disse...

Parabéns Vereador Tião, pesquisamos e constatamos que as Contas da Câmara está rigorosamente em dia com o TCM.
Pelas informações que colhemos,também,As Prestações de contas do Louro,exercício de 2009,nos 3 quadrimestres,ninguém sabe,ninguém viu.