25 de abril de 2010

O PASSADO É UMA PARADA! PRIVADA, meu nome é BANHEIRO!

E foi neste domingo que eu relembrei de duas tradições antigas da época em que eu morava lá em Santa Luzia. Vejam:


Olha o que eu encontrei no fundo do quintal: urtiga. (KKKKK) O povo do 47 dizia quando a gente era pequeno: “Vai limpar o ... com urtiga!”. A urtiga é um vegetal perigosíssimo, se encostarmos um pouquinho em sua folha, ela queima bastante. Como no interior as pessoas têm mania de fazer as necessidades no mato, vez ou outra davam de encontro com uma urtigueira e o resultado era sempre um dos piores. HORRÍVEL!


E pra quem não conhece, esse é o famoso sabugo de milho: O papel higiênico do 47 de antigamente. Acreditem vocês ou não, era com isso que a galera limpava o Cu-elhinho no banheiro!KKKK. Naquela época em que banheiro era chamado de casinha, ficava no fundo do quintal e tinha aquele buraquinho onde nós fazíamos malabarismo pra acertar em cheio. (KKKK)

Foi desse encontro com o sabugo de milho e com a urtiga que hoje, no PASSADO É UMA PARADA vamos bater um papo sobre A MERDA NOSSA DE CADA DIA:


Velhos tempos aqueles quando os sanitários eram um terror para nós, as criancinhas. O vaso ficava no quintal e quem morria de medo, corria para o quarto dos pais a procura de um bom e velho amigo, o PENICO.

Não há quem não conheça o vaso sanitário, feito para urinar e evacuar e indispensável em todos os lugares onde possuem banheiro, em escolas, restaurantes, comércios e tantos outros. Mas houve toda uma história até chegarmos aos aparelhos modernos de hoje em dia, que permitem uma limpeza rápida e colaboram quanto aos odores que incomodam.

No início dos nossos antepassados as pessoas usavam qualquer lugar para livrarem-se dos seus dejetos, desde moitas a um simples buraco cavado no chão. Na Grécia do século V a.C por exemplo, as residências não contavam com toaletes e os gregos preferiam era mesmo se aliviar ao ar livre. Na Roma no início da era cristã, os romanos não se preocupavam com a higiene íntima e como não havia outro recurso com o qual se limpassem, usavam o que estivesse ao alcance, como água, grama, areia ou a própria mão. (Hoje a gente quebra o galho com jornais e folha de caderno mesmo, mas é preciso amassar antes, viu, senão dói – KKKKKK)


Vamos combinar que, além de constrangedor, o banheiro antigo não ajudava o trabalho porque era muito exposto também.

Em várias partes do mundo antigo, se tornou comum naquela época os dejetos coletados durante o dia ou à noite eram simplesmente jogados pela janela. No século XIV o rei da França instituiu uma lei proibindo essa prática e por isso surgiram empresas que faziam o transporte dos dejetos que eram deixados na porta das casas em sacos ou vasilhas. Essas condições de higiene foram a causa das pestes arrasou a Europa na Idade Média. A peste bubônica ou peste negra é um exemplo, e matou mais ou menos 25 milhões de pessoas.

As instalações sanitárias, banheiro (português brasileiro) ou casa de banho (português europeu) - também conhecidas como quarto de banho, sanitários, privada, gabinete sanitário, toalete (ou toilette) ou WC é o compartimento utilizado para os cuidados de higiene pessoal. a fim de receber as fezes, urinas e eventuais outras secreções humanas, eliminando-os através da descarga. Em alguns países relata-se o hábito de jogar o papel higiênico pelo vaso sanitário. (Papel higiênico! Não tenta fazer isso com jornal ou apostila senão tu vais entupir o teu vaso, pobreza!!).

Os banheiros da atualidade são normalmente separados por tipologia de sexo, a razão primeira disto é a higiene; devido ao fato dos homens urinarem de pé e as mulheres sentadas; já que muitos homens, ao urinarem de pé, podem espalhar gotas de urina sobre a privada. ( Mas tem muito gay por aí exigindo o seu banheiro também. E rosa pink, meu bem!). Há hoje em dia também os banheiros descartáveis, que normalmente são aqueles que se encontram nos recintos dos festivais. ( PARÁFolia, lembra? Aqueles banheiros azuis onde é impossível a gente namorar ou se atracar por conta do cheiro, um horror!). Eles não estão ligadas a nenhuma tubulação sanitária e o tratamento dos dejetos (fezes e urina) são realizados por meios químicos.

Quem nasceu no interior que nem eu, deve lembrar da antiga casinha no fundo do quintal para onde íamos despejar as nossas necessidades. Estou falando da famosa cintinas, retretes ou privada. (KKKKK). Aquela cabine feita em madeira com um buraquinho que dava direto na fossa sanitária, uma escavação que víamos lá embaixo de nós já de cócoras e onde eram despejados e acumulados os dejetos, fezes e urina, e onde geralmente nós ouvíamos o barulhinho do coco cindo (PODRE!). Fiz uma foto, vejam:


Antes os banheiros eram chamados de a famosa cintina ou retrete ou privada – feitos em madeira, com brechas entre as tábuas e era uma fedentina que não acabava mais. Quando precisávamos recorrer a eles era preciso se agachar para satisfazer as nossas necessidades fisiológicas.

Os banheiros de hoje apresentam um ou mais chuveiros, vaso sanitário, aqueles de alto padrão costumam ter uma banheira, hidromassagem ( como é o caso do banheiro aqui de casa – kkkk) e outros itens e acessórios que permitem uma maior comodidade, como toalheiros, saboneteiras, espelhos, desodorizadores. Já outros itens antigos de higiene, como os bidês, não são mais empregados na maior parte das construções por constatação do risco à saúde que ele proporcionava. Agora, a moda é a ducha, aquela mangueirinha que muita gente usa para outros fins (KKKK). Lavabos e torneiras são outros característicos, pois permitem que os usuários possam limpar suas mãos após o uso do banheiro. Tem que lavar a mão viu, pobreza, pelo amor de Deus!

Aos que não sabem, uma ação da Fundação Nacional de Saúde em parceria com as Prefeituras está oferecendo a famílias da zona rural banheiros em alvenaria via Funasa que visa contribuir com a população carente que vive sob risco a saúde devido as condições das instalações usadas para as necessidades fisiológicas.

E você sabe por que o banheiro é conhecido com "w.c'??

Seria porque essa sigla em inglês significa Welcome Cocô, tia Joana? (KKKKK). PODRE!!!

W. C são as iniciais de Water Closet, algo como Cabine com água ("gabinete da água" em Inglês) , ou seja, um local que possua um vaso sanitário por onde a água leva os detritos por um cano até o esgoto. Essa é uma ABREVIATURA DE EXPRESSÃO IDIOMÁTICA, mais uma mania de brasileiro em copiar os norte-americanos. CAGADOR, APESAR DE UM TANTO GROSSEIRO, FICARIA BEM MELHOR DO QUE ESSA FRESCURITE. Ficaria mais brasileiro, você não acha?


Fiz essa imagem da Karen lá no Muruteua no aniversário do Nando. Ela ficou admirada quando viu como era o banheiro do lugar. Não queria entrar de jeito nenhum e eu fiz só pra encarnar com ela que vive por aqui na capital e não sabe nada sobre a nossa vida na infância.


Depois que criei o BLOG vivo com a câmera na mão para não perder nenhuma pose interessante. Foi assim que dei um flagra na turma que precisou ir ao banheiro no dia do festejo de aniversário do meu irmão Nando. Com a chuva a galera teve que improvisar um teto para a privadinha. MUITO ENGRAÇADO!

FIQUE POR DENTRO TAMBÉM:

O vaso está sendo vigiado pelas organizações ambientais porque ele mantém certa quantidade de água armazenada em seu interior, essa água fica retida em uma curva, e quando os dejetos caem nessa água, a descarga é ativada e assim, seguem para o esgoto, usando cerca de 6 a 8 litros. As ONG’s dizem que ele provoca desperdício de água.

A Fossa é um buraco no chão sem abertura para entrar água, que recebe os dejetos transformando-os em líquidos, assim fica mais fácil de eliminá-los e isso acontece através das bactérias anaeróbicas sem qualquer intervenção química ou mecânica. São fundamentais no combate às doenças é essencial para a melhoria das condições de higiene das populações rurais.

Mictório é o nome que se dá ao lugar próprio para o ato de urinar, que também recebe o nome de micção, por isso surgiu o nome mictório. Um mictório se diferencia de um banheiro por que os banheiros possuem os vasos sanitários, que podem se destinar a outros tipos de excreção e não somente o ato de urinar.

Penico é também conhecido como urinol ou biposte, consiste de um recipiente arredondado e fundo chato confeccionados de ferro, bronze, cerâmica, louça, ágata e, mais modernamente os de plástico. Geralmente é usada a noite e fica perto da cama do seu dono e usado também para ensinar crianças a irem ao banheiro.

Nenhum comentário: