28 de abril de 2010

E SOBRE A TRANSPARÊNCIA NO USO DE VERBAS PÚBLICAS


Dia de trabalho cheio hoje e, por isso faltou tempo para postar algumas considerações sobre o nosso último post nesta página que eu intitulei de “TRANSPARÊNCIA, É ISSO O QUE QUEREMOS”. Recebi ainda no horário de trabalho alguns esclarecimentos a mim enviados pelo então Presidente da Câmara Municipal, o Vereador Tião Oliveira. O texto que aqui transcrevo diz:

Caríssima Professora Junia

Como sou leitor assíduo de seu blog, verifiquei que na matéria "TRANSPARÊNCIA: É ISSO QUE QUEREMOS!", consta no último parágrafo a afirmação de que as contas da Câmara Municipal de Santa Luzia do Pará encontram-se atrasadas. Gostaria de aproveitar este espaço democrático, para informar à todos, que as contas da Câmara estão todas em dias, com os quadrimestres todos entregues, dentro do prazo legal, ao Tribunal de contas dos Municípios. Para tanto, basta verificar no site do TCM ou na Secretaria da Câmara Municipal.

Grande abraço,

Vereador Tião Oliveira

Além desse comentário, o vereador ainda subscreveu outra consideração por achar conveniente e oportuno. Vejam:

Professora Júnia,

Para maior esclarecimento, solicito sua atenção, no sentido de pesquisar o que consta no seguinte endereço do TCM...http://www.tcm.pa.gov.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=15....e procurar no exercício de 2009, município de Santa Luzia do Pará. Poderá verificar que somente a Câmara Municipal está em dia com suas prestações de contas, ao contrário da Prefeitura.

Abraços,

Vereador Tião Oliveira

Li os recados do legislador e ainda no trabalho respondi com felicidade às suas contribuições para o que eu chamo de TRANSPARÊNCIA no que tange aos gastos e investimentos do dinheiro público. Ele provou que realmente está ligado nas informações postadas no blog e me escreveu um e-mail enviando a mim, em anexo, os protocolos que comprovam a entrega dos formulários e relatórios enviados ao órgão competente pela responsabilidade fiscal do uso da verba repassada à Câmara dos vereadores, o TCM. Vejam:

Caríssima Júnia

Não obstante ao comentário efetuado em seu blog, encaminho em anexo, para seu conhecimento e de todos, protocolos de encaminhamento de minhas prestações de contas junto ao Tribunal de Contas dos Municípios - TCM, Órgão de fiscalização de Prefeituras e Câmaras Municipais. Agradeço a sua postagem de esclarecimentos deste Parlamentar e coloco-me a sua disposição para quaisquer outros esclarecimentos.

Fique com Deus,

Tião Oliveira

Cheguei em casa e já com tempo de analisar os documentos e o link que contém o site que comprovam os anexos, fiz junto da May, uma varredura nos relatórios enviados pela Câmara ao TCM. Pra quem não sabe, a Mayara, minha companheira é acadêmica em advocacia e foi quem eu responsabilizei pela averiguação da veracidade das dívidas e gastos declarados. A May leu e releu, observou e contabilizou e deu o veredito: TUDO CERTO! As contas foram feitas, o dinheiro foi declarado, a verba tem um valor não muito exorbitante, os comprovantes confirmam os gastos, a folha de pagamento e...A CÂMARA ESTÁ REALMENTE COM SUAS CONTAS EM DIA!Palavras da futura advogada Mayara assinadas por mim que não sou nenhuma leiga no assunto.

É o que sempre digo: CONTRA FATOS, NÃO HÁ ARGUMENTOS.

Liguei para o Nando, meu irmão, e ele me explicou que a prestação é semestral e que a Câmera cumpre prazos exigidos pela lei e pela fiscalização e que por isso, não é possível emitir relatórios a cada dia ou sempre que desejar. Me falou também que era pra eu ficar despreocupada, pois se as contas não tivessem em dia, o barulho seria tão grande que era capaz de eu escutá-lo aqui de Belém, porque a oposição jamais se calaria diante de uma possível corrupção dessa proporção.


Gostaria de agradecer ao vereador Tião, portanto, pela disponibilidade em atender ao desafio feito por mim neste blog.Uma inquietação feita pela minha pessoa mas que reflete os anseios de muita gente que compõe o povo da minha cidade. Não o vi em nenhum momento perdendo a compostura. Não o vi nenhum momento agressivo ou chateado com minhas indagações e o senti disposto a esclarecer às nossas interrogações.

PARABÉNS mais uma vez e continuaremos por aqui. Se for preciso fazer denúncias que elas sejam feitas, com cautela e seriedade. E se as acusações são inverdades, façamos como o Tião, provaremos por A mais B a nossa defesa. Afinal, como diz o ditado: QUEM NÃO DEVE NÃO TEME!

Abaixo os anexos ao blog enviados pelo referido vereador. Caso alguém queira a cópia em tamanho maior é só requere ao blog que eu envio por e-mail.





OBS:fotos com os créditos todos petencentes ao blog do grupo cultural luziense de responsabilidade do meu amigo Dinho.

3 comentários:

Tião Oliveira disse...

Professora Júnia

Não sabes a alegria, a satisfação e o contentamento, não em provar que as contas do Órgão que gerencio momentâneamente estão em dia, mais sobretudo, pelo fato de receber tamanha atenção de todos vcs. Já esperava esta sua atitude. Não a conheço pessoalmente,mais sei que em suas veias corre o mesmo sangue de seu maravilhoso irmão Nando. Tenha a plena certeza de que, de longe, acompanho e admiro seu trabalho. Agradeço pela atenção a mim destinada e, mais uma vez, coloco-me a sua disposição.

Abração.

Tião Oliveira

Anônimo disse...

Sem querer puxar o saco, mas essa turma dos oliveira é um pessoal bacana e respeitoso.

Anônimo disse...

Tião. Esse é o Cara.