29 de junho de 2010

LEGALIZADA A RELAÇÃO HOMOAFETIVA.

Ontem – dia 29 de junho – a Defensoria Pública do Pará promoveu pela primeira vez a união legal de 10 casais homossexuais.


A data foi programada: 28 de junho (segunda-feira) - Dia Mundial do Orgulho Gay. O local não podia ser outro: uma boate GLS – PAPARAZZO.


Estes foram o dia e o local que marcou na história o 1º casamento gay do Pará, com direito à cerimônia oficial e celebração num clube, em Belém.


Eu estive pro lá como convidada do Movimento contra a Homofobia e fiquei super emocionada! Foram ao todo 10 casais homossexuais que assinarão o contrato de união civil com o apoio da Defensoria Pública do Estado do Pará.


Um deles é o assessor de articulação do Centro de Referência, de Prevenção e Combate à Homofobia (CRPCH), que um dia apareceu aqui no blog numa entrevista feita por mim.


Raí Carlos é transexual masculino e oficializou seu relacionamento de 13 anos com sua companheira.


“Não estaremos casando, mas sim garantindo através de um contrato oficial os direitos que cabem a qualquer casal que vive uma relação afetiva e divide sua vida”, diz.


Para entrarem na lista dos 10 casais, era preciso que os interessados comprovassem sua relação estável há pelo menos dois anos, isso por meio de testemunhas e documentos de residência, conta em banco e bens patrimoniais. A organização do evento, aberto ao público, é da Defensoria Pública, por meio do CRPCH e em parceria com o Movimento LGBT do Estado do Pará.


A festa na Paparazzo (Rua Rui Barbosa, 729) começou às 18h e contou com a presença dos artistas Eloy Iglesias e a drag Sarah de Monserrat, além da DJ Gadá e a cantora Catarina Ávilla.


Na lista de convidados estão nomes como a vice-prefeita Sandra Batista, a defensora pública Rossana Parente, a deputada Bernadete ten Caten e o jurista Zeno Veloso.


INSEPARÁVEIS! Emoção à flor da pele! Nós fizemos o documento bem antes desse dia e ficamos ali todas felizes em saber que outros casais também ganharam o direito legal de viverem juntos!

Nenhum comentário: