20 de setembro de 2010

3ª PASSEATA LÊS EM BELÉM.

Muita coisa pra contar sobre o final de semana – um finalzinho de semana cheio de muitas notícias boas e textos interessantes. Mas começaremos as postagens de hoje com as fotos e reportagens exclusivas e feitas por mim para o JOANA VIEIRA PONTO COM!

Domingo foi dia de PASSEATA LÊS e eu estive por lápara fazer aquela cobertura bacana para os nosso leitores, amigos e alunos. O ano de 2010 é o terceiro ano em que o movimento LESBO (GREEN GAYS)organiza e realiza a maior passeata feminina do Brasil e que só este ano atraiu mais de 50 mil pessoas numa manifestação que coloriu todo o centro da cidade. CONFIRA:


Do hip-hop ao tecnobrega. Da água mineral ao vinho. Essas foram apenas algumas das muitas opções que tiveram milhares de pessoas homo e heterosexuais ao participar da III Passeata Lês, que ocorreu na tarde de ontem em Belém. O evento, organizado pelo presidente da Apaverde (Associação Paraense de Incentivo a Doação de Órgão e Preservação do Verde), André Lobato (Kaveira), tem como objetivo celebrar a superioridade feminina, que existe há milênios, e que precisa superar o preconceito.


A Avenida Nazaré estava lotada não apenas de mulheres heterossexuais, mas também lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT) que participaram da marcha, que teve início às 17h na Praça da República e seguiu pela avenida Nazaré até o Mercado de São Brás.

'Seja pobre ou rica, negra ou branca, hetero ou lésbica, estamos aqui para resgatar o compromisso com a cidadania', diz André. O organizador conta que esta é a segunda maior passeata feminina do Brasil, perdendo apenas para São Paulo. A escolha da data, segundo afirma a atriz e coordenadora da passeata, Élida Braz, se deu em virtude do 'Dia da Celebração Feminina', comemorado em 20 de setembro no mundo.


Na passeata trios elétricos e bandas agitaram os participantes. Durante a caminhada de mais de quatro quilômetros, as cinquenta mil pessoas puderam curtir shows como o da cantora paraense Katarina Ávila, a Banda Saia Justa, Vivianne Batidão e ainda performances como as de Leide gaga e as DJs Ptay Potencia e Alanna.

No evento, personalidades paraense e que apóiam a causa lesbo foram condecoradas com uma premiação que marca a importância das personalidades femininas no Pará.


Ao som das DJs Alana, Paty Potência e Saynha, a PASSEATA LÊS arrastou mulheres e homens - em grande maioria - de várias idades e classes sociais.

Além dos shows musicais e das performances de grupos teatrais, a III Passeta Lês contou com a parceria do Corpo de Bombeiros, o grupo tático da Cetbel e Detran e a polícia militar.


DJ Sainha - esposa do Caveira e uma das pessoas mais influentes do movimento LESBO.


Performance divertidíssima da Lady Gaga paraense.


DJ paty Potência botando a galera pra dançar.


Minha queridíssima amiga Lúcia - uma das personalidades homenageadas. ARRASOU, amiga!


Avenida colorida com as cores da causa gay - HOMOFOBIA E PRECONCEITO: DIGA NÃO!


Joyce e Katarina Ávila - a Kata, além de ter sido uma das atrações musicais foi também uma personalidade (e pela terceira vez) homengeada.


Juntinhas: uma foto histórica - é a primeira vez que a Lúcia, a dona do Veneza, se deixa fotografar. Eu disse qe conseguia...(KKKK)


Amigos para sempre lalalaialaialaiá....AMO MUITO!!!

Uma observação negativa do evento foi que visivelmente o PASSEATA foi um movimento mais político que social e contra a homofobia. Bandeiras de candidatos e propagandas ilegais fizeram da festa da diversidade um meio descarado de pedir e ganhar votos.


Uma decepção para os que defendem a causa como eu. Não foi legal ver a desorganização do evento que contou com pouco reforço policial e já na entrada da avenida generalizou empurrões e brigas no meio dos brincantes.

Falou-se muito em voto e candidatos e pouco sobre violência e preconceito. O que tornou evidente os fins da PASSEATA que marcaria a luta em favor do amor entre os iguais e a paz entre os diferentes.


Um evento que conseguiu reunir um numero histórico de participantes acabou perdendo os seus reais motivos e virou um verdadeiro comício em plena avenida Nazaré, no centro da cidade. INFELIZMENTE!!!


Além disso, alguns boatos e “merchãns” mancharam a imagem da PASSEATA LÊS. A vinda da Angélica, a Morango do BBB10 e as mentiras criadas nas colunas de jornais para dá IBOPE a este ou aquele candidato. A Morango esteve realmente na capital e adorou o convite,mas chegou hoje, às pressas e atrasada para a caminhada. E NÃO ONTEM como a coluna XAXU informou. Falsas especulações n twitter deram uma visão mais ampla de como a mídia “vendeu” a passeata e o que os envolvidos na sua organização pretendem com o movimento gay - seja ele de homens ou mulheres.

UMA PENA! LAMENTÁVEL...

A FESTA deu o que falar nos corredores da avenida mais chique da cidade, mas nada se comparou ao frisson causado pela presença da ANGÉLICA, a EX-BBB lésbica que ficou conhecidissima no Brasil todo e que veio a Belém para participar do evento.

A MORANGO, como é conhecida é motivo de muita euforia desde que Boninho decidiu que a décima edição do “BBB” contaria com participantes lésbicas. A escolhida mais badalada foi a jornalista Ana Angélica, que já comandou programas na afiliada da TV Record em Uberlândia e que é homossexual.

A Morango causou curiosidade e provocou os desejos mais ardentes em homens e mulheres que lotaram o corredor da caminhada.

No twitter, a MORANGO postou ainda na noite de domingo sobre sua participação no evento. Leia:


"Boa noite, Brasil!!! lol Cheguei agora há pouco da 3° Passeata Lés de Belém-PA! Segundo os organizadores, 100 mil pessoas!!!!" . Foi sua primeira frase depois da Passeata."Parabéns, Belém! Cês são demais!!", completou!

No twitpic - o seu portal de fotos, ela adiciounou seis imagens, (dentre as quais uma onde eu e a minha turma estamos na maior tietagem) e fez comentários.Leiam:


Eu praticamente dependurada! rsrs A vontade era ir lá embaixo com a galera!


"Com o André Caveira, o organizador da 3° Passeata Lés de Belém! ;D. Chegada no trio da parada, foi emocionante!!! Arrepiei!"


"Lindeza vocês! Muito obrigada pelo carinho! Marloguim é nui na 3° Passeata Lés, concentração na Pça República! ;D"

ESTAMOS NO TWITTER DELA, GENTE!!! (KKKKKK)

E já teve aluno que percebeu...olha só:


É nós na fita, mano! (KKKK)

Nenhum comentário: