3 de junho de 2010

Sei não...Sei não...


Estou em casa num dia de folga- o que é coisa rara – e procurando inspiração para escrever alguma coisa que me alegre, depois de tanto tempo dormindo. Amanhã tem trabalho e é sempre assim aqui na capital. DIA CHEIO. Saudades da minha vidinha em Santa Luzia, apesar de saber que lá eu não tive as mesmas chances que aqui.

Não fui à Festa das Flores mas li e ouvi muitos comentários sobre aquela noite: que as pessoas da cidade não compareceram, que o público não foi o esperado, que as coisas por lá já não são mais as mesmas. Uns culpam a direção da festa que já foi a mais tradicional, outros o local que não era o desejado, outros a banda e outros ainda teimam em dizer que o problema é a cidade mesmo que já não consegue atrair visitantes para os seus festejos. Fico aqui pensando: tanta coisa mudou por lá e a gente só percebe nessas horas de crítica ao acontecido.

Foi essa a mesma sensação que senti quando fui à Santa Luzia no Arraial, o leilão já não é mais o mesmo. A programação está melhor, a festa está mais organizada, mas as pessoas não comparecem à Barraca como antes: uns culpam a falta das bebidas alcoólicas, outros a falta de dinheiro, outros a fé protestantista que tem tirado do catolicismos uma quantidade significativa de fiéis.

Quando estive no 47 desta última vez, conversando com a Adelaine, soube que ano passado não houve a tão famosa quadra junina da escola, a Florentina promoveu um circuito de quadrilhas, mas não como antes quando a festa era organizada pelos alunos e professores.

Na Semana Santa, eu assisti à peça da Paixão e Morte de Cristo e senti saudade dos nossos tempos – bons e velhos tempos. INESQUECÍVEL! Estou aqui pensando e acho mesmo que a única coisa que nunca mudou em Santa Luzia foi a eleição. A cidade desde muito tempo é uma agitação total em época de votos e urnas. UM fuzuê tão grande que chega a ser um lazer inenarrável se comparado aos demais. É por isso que eu digo que é difícil escrever num blog sobre essa cidade sem tocar em política, pois o povo que mora nela já fez desse assunto o seu preferido. POLÍTICA, POLÍTICA, ELEIÇÕES!!!

Santa Luzia vive em função disso. Os partidos ainda nem se organizaram direito, as convenções partidárias nem começaram direito e todo mundo já está discutindo o assunto. O Ganzer é isso, o Bordalo é aquilo, o Adamor aqui, o Wladimir ali...MEU DEUS!!! A política é o assunto do momento e o povo gosta. Digo isso porque a cada vez que postamos sobre o assunto as visitas explodem em número. Votar, no 47, é mais que um dever, é uma diversão, uma questão de honra. O resto que se exploda!!! Uma luta de egos e ofensas, números e comprovações. MUITO ENGRAÇADO!!! Chega a ser incomum...IMPRESSIONANTE! lembrando, claro, que votar também virou uma espécie de bico que garante mais um trocadinho. Não por isso, a cidade tem uma das campanhas mais caras do estado. Gasta-se muito por um cargo no legislativo e chega a ser absurdo o que é gasto para ocupar o executivo...

Falei com o Edno dia desses e ele me disse que já gastou mais de um milhão e oitocentos mil só em campanha em Santa Luzia. O Edinaldo me disse que está acumulando pelo menos dois milhões para sair candidato nas próximas eleições e o Nando me confirmou que uma campanha para vereador chega a custar duzentos mil. COMO PODE?

Eu não consigo entender como alguém investe tanto dinheiro num cargo que paga tão mal. O salário de um prefeito acumulado nos anos todos de execução no trabalho não paga um terço do que se gasta na campanha! O valor liquido do contracheque de um vereador beira uns 3 mil com gratificações e se somarmos esse dinheiro multiplicado pela quantidade de anos que dura um mandato, é incoerente o investimento!!!

É de se estranhar que tanta gente queira ocupar aquela cadeira...É também de se estranhar os motivos que levam uma pessoa a perder tudo o que construiu para ser político numa cidade como a nossa!!! Sei não...Sei não...

A cidade está pegando fogo e enquanto isso...as tradições vão ficando para trás e a política? A POLÍTICA? Está ficando cada vez mais animada!!! Os políticos estão ensinando ao povo, sem que ele perceba, os velhos costumes dos romanos, o pão e o circo, e o povo gosta, por isso que eleição por lá e tão emocionante e tão divertido...

Bem me disse a vitória dia desses: “O meu marido Agnaldo que tire da cabeça essa ideia de ser político, porque eu não deixo. Não deixo mesmo, o dinheiro que a gente perde gastando em campanha pra comprar esse povo, a gente gasta nas viagens que fazemos pra conhecer esse mundão de meu Deus. Tem coisa melhor que isso??!!!”. Sábia amiga, a Vitória. Sábia amiga!

Um comentário:

Anônimo disse...

Se o Edno que começou não tem muito tempo, gastou isso, imagine os Oliveira.