9 de junho de 2010

ISSO AINDA VAI DAR O QUE FALAR!

E sobre a briga que se transformou a disputa para ocupar a cadeira que é, por enquanto ou não, do Neguinho do Coco, fui atrás de colher os dados e informações para saber quem ocupará o seu cargo de vereador se confirmada a sua saída.

Conversei com várias pessoas sobre o assunto e chaguei a uma dúvida que deixa problemas no ar: Não sei se os moradores da cidade estão cientes da situação, mas se confirmada de fato a saída do Neguinho, o novo cenário político da cidade muda em absolutamente TUDO! Por isso tantas especulações, por isso tantas discussões, por isso tantas fofocas e intrigas.

Conversei com o Nando, meu irmão, e ele me afirmou que, até o momento, não há jurisprudência que discuta com objetividade o fato. Isso porque, segundo o vereador, o caso ocorrido em Santa Luzia é o primeiro deste tipo.

Li sobre o assunto com a May e compreendi que temos aí um caso de cassação de um político infiel ao partido, mas sem processos definidos ou sentenciados por essa sua infidelidade. O vereador Neguinho candidatou-se à vaga de vereador no município pelo PMDB, mas coligado a outros partidos menores. Ganhou o pleito, mas “traiu” os aliados unindo-se à oposição. Muitos atritos e confusões, mas não houve nenhuma sentença que o condenasse a ser cassado por isso, assim permaneceu no cargo como político eleito pela situação, mas atuando na oposição. Por isso as especulações de que o PT teria agido contar a sua pessoa, porque o interesse do partido vermelho foi atingido bruscamente com a “traição” do legislador.

Temos hoje, nove vereadores, sendo que cinco deles foram eleitos sob as asas do prefeito, a maioria portanto. Mas, depois das articulações políticas, a oposição conseguiu trazer o Neguinho para o outro lado ganhando a maioria dos votos.

Surpresas vieram quando o vereador Franço passou para o lado de lá, numa aliança feita às escondidas com o lado vermelho. Assim, o Neguinho passou a ser aquela peça decisiva para os ataques ao governo municipal. Agora, com a sua condenação, a situação muda completamente e, com as chances de ocupar a vaga do vereador cassado, a suplente partidária Soanne Castro, atual Secretária de Agricultura, poderá somar seis aliados para o governo e acabar de vez com as chances do outro grupo, que já não anda muito bem das pernas desde a “saída” do Franço.

O certo é que o impasse traz consigo muito mais surpresas que aquelas já esperadas. O Neguinho, se perder de vez a vaga, deixa uma dúvida: QUEM ASSUMIRÁ?

Temos dois pretendentes: Soanne Castro e Zé Luiz. A primeira parece que sai na frente porque concorreu às eleições pelo mesmo partido do vereador cassado e foi a segunda mais votada nas urnas, e por isso é a suplente oficial pela legenda. Mas um outro pretendente quer a vaga também: O Zé Luiz, o segundo mais votado da coligação. Assim, se valer a coligação, fica o Zé Luiz. Se prevalecer a lei de fidelidade partidária, que afirma ser do partido a vaga e não do político, assume a Soanne - ainda mais que o Neguinho é tido como infiel e por isso a vaga pertence ao partido, à legenda e não ao legislador. UMA CONFUSÃO SEM TAMANHO!

Sei que os que estão lembrados do Zé Luiz devem está pensando: Mas o Zé não foi candidato pela coligação do prefeito? Foi, sim, mas os dois andam de mal a morte e o futuro vereador , se empossado, poderá dar trabalho ao governo petista.
CONCLUINDO: para a situação, é melhor que a Soanne ganhe essa briga. Para a oposição, o Zé Luiz só virá a acalhar.

HUM, sei não....ISSO AINDA VAI DAR O QUE FALAR!!!!


Falei com a Soanne Castro e ela já está na capital buscando assessoria jurídica para o caso. Me disse que se sentia uma sortuda e que jamais imaginava que isso poderia acontecer, mas que se a vaga for dela, ela assumirá com o mesmo compromisso de quando pôs seu nome em julgamento para as eleições. Pediu pra eu enfatizar que ela não tem nada a ver com a saída do Neguinho e que isso fique claro porque na cidade há especulações de que ela bolou o plano na surdina.

Me contou que entrou de gaiata no navio e que, assim como todo mundo, está esperando a decisão final. “Não vou me precipitar, já fiz muito isso e não deu certo. Estou buscando informações somente para saber sobre o assunto e as novas leis, se sobrar lugar e a vaga for minha, eu assumo, se não, eu continuo como estou”.
A Soanne é minha amiga desde muito tempo e sei que suas intenções são boas e sei também que ele é competente. Se assumir vai fazer um bom trabalho - menos para z oposição, claro. Mas, como ela mesma disse, vamos esperar!

Só sei que se ela ganhar essa briga, era uma vez OPOSIÇÃO. Mesmo por que já estou sabendo que há uma vereadora insatisfeita com a falta de compromisso do presidente Tião em não ter cumprido os acordos de sua base...e o Nando, este me confirmou que não vota mais por interesses que não forem coletivos e que incluam o povo. “Voto com a minha consciência, espero bom senso do presidente da Câmara. Não tenho aliados, voto no que acho certo e daqui pra frente algumas surpresas virão, pode esperar!”
Ai, meu Deus!

Um comentário:

Anônimo disse...

Se o vereador neguinho foi infiel ao partido, se unido ao povo, o que diremos do vereador franço que além de infiel ao pr é um que se vendeu e réu confesso quando diz " Apenas conversei com o prefeito e seus aliados e decidi que seria mais fácil atuar desse jeito, tendo, por exemplo apoio para a gasolina, para o transporte das pessoas doentes, o pagamento de diárias quando for necessário permanecer nos lugares fora do município por conta de prestação de serviços para a população e outros acesso que estão mais facilitados pra eu poder fazer o que eu quero". Isso é confessar que recebe dinheiro para apoiar a bandalheira. Um judas.