11 de junho de 2010

PERSONALIDADE LUZIENSE: MUDO


E eu encontrei lá pelo 47 nestes dias de muito passeio, aquele que é uma das personalidades que marcaram a história do município: O beina-bebeina. Ele que é parte da nossa cultura, personagem das nossas histórias, motivo de muitas risadas e amigos do povo que passa por lá. O Mudo é mais uma dessas pessoas que deixava a gente feliz em dia de sua vista. Um andarilho de pai e mãe, um menino de muitos irmãos de rua, muitos amigos de cumplicidades e que deixou muita gente, apesar de mudo, sem saber o que falar.

Eu lembro dele desde que eu era muito pequena, o via andando por ali e sempre soube que era filho da Helena Cacete, tinha medo dele e temia a sua mãe, nunca sequer vi a Helena, mas esse nome foi pra mim tão potente e tão amedrontador que assustava mais que o famoso homem do saco ou o bicho papão. Acho bem que por isso, nós respeitávamos o beina-bebeina, porque era filho dela e nós nos pelávamos de medo dessa mulher.

Na verdade, há sempre um pouco de mitologia em tudo o que a gente escutava ali nos becos e ruas do 47. Acreditávamos em muitas histórias porque sendo moradores do interior, até Matinta botava a gente pra correr. Mas em se tratando do mudo, não era medo o que nós sentíamos por ele - nem medo, nem nojo, nem pena, era amizade. Éramos seus amigos, convivíamos com ele, comprávamos o seu lanche, “batíamos altos papos” e “conversávamos” bastante dentro das suas possibilidades de comunicação e dentro das nossas possibilidades de compreensão.

Ele não é um andarilho, é o nosso amigo, a nossa mascote, o nosso pimpolho, o nosso irmão. Ficava rondando por lá e sempre encontrava um para “escutar” as suas fofocas. É UMA DAS PESSOAS MAIS ENGRAÇADAS QUE CONHEÇO!

Fui à igreja com a mamãe e o vi por ali pelos bares no seu vício e me dirigi a ele a fim de fazer a foto, ele me olhou meio tonto, me enxergou meio bêbedo e me sorriu todo feliz: “beina, bebin, beina, beina!!” Começou a gritar e a me abraçar, me apertou, pediu dinheiro e fez a foto todo empolgado! UMA MARAVILHA!

O BEINA é PERSONALIDADE LUZIENSE! Uma pessoa que merece por méritos próprios entrar para o blog e perpetuar a sua história!

Nenhum comentário: