19 de janeiro de 2010

Enfim, deu as caras o meu amigo anônimo – quer dizer minha amiga.


Passei pelo Blog do querido Reinaldo e li teu recado amiga, você que de crítica às minhas postagens passou a ser a mais ilustre visitante desse “ISENTO” blog. Aceitaste o meu convite de perder tempo por aqui e eu agradeço. Respeito a sua opinião ainda mais agora sabendo que é da classe dos meus – a dos professores. Compreendo os seus motivos de permanecer no anonimato e agradeço a participação nesse nosso espaço. Sou do 47, sei como é, também morei aí um certo tempo e já estive subordinada aos desmandos da prefeitura, não desta administração mas de outras. Já fui perseguida também e tenho isso gravado, meu irmão é vereador em Santa Luzia e em suas campanhas anteriores eu tive que engolir muita coisa, mas entenda,não estou aqui pra falar mal ou bem de qualquer político que seja. Não estou isenta de qualquer coisa ou ideia ou critica. Só quero fazer algo diferente, a política não é o único tópico de discussão de um município por menor que seja ele. Santa Luzia tem muitas coisas boas e devem ser mostradas - é o que eu quero. Não quero deixar que minhas ideologias superem as belezas e imagens que o mundo precisa conhecer da nossa cidade. Não sou e nem pretendo ser intelectual: estudei, trabalho e, como todo brasileiro, vivo aperreada com as dívidas. Este blog foi uma ideia que me veio depois que o Livro que escrevi “Maria de Moura:a mulher que passou do céu” deixou em meus amigos uma saudade danada de uma cidade limpa de desavenças políticas que não dão em nada. Você que mora ai, que está convivendo de perto com a nossa gente, com a nossa história e até mais do que eu, já deve ter percebido nesses anos todos que é a mesma coisa sempre. Entra e sai ano, brigas e empurrões políticos, raiva que divide amigos, brigas que separam família por uma coisa que realmente só interessa aos poucos. A população mesmo, só participa do ato do voto, o resto você e eu já sabemos. Então pra que gastar a nossa lábia com coisas tão poucas? Não, enalteceremos a nossa cidade. Falemos dela. Mostremos ela ao mundo. Divulgaremos o nosso povo. E, claro, brigaremos por nosso direitos. Amigos, amigos, política à parte. A política não é maior que nós, os seres humanos. O prefeito não é mais importante que o povo. Os verdadeiros amigos votam em legendas diferentes quando há respeito. E você, deve me conhecer, és professora, e eu também, assim como você, fiz magistério nas salas da Florentina com muito orgulho. Fui professora do CEPEV aí, vim pra Belém pra tentar sair dessa intriga que hoje eu vejo como desnecessária e, graças a muito esforço, cursei a Universidade Federal do Pará e hoje trabalho numa grande escola aqui na Capital. Não sou sua inimiga, não sou petista nem peemedebista ou democrata: Sou cidadã, Brasileira e luziense. Não quero estar aqui com a mesma ideia de quando morava ai. Não, as coisas mudam. Eu sou livre e por isso resolvi aparecer, dar a cara para os tapas e não me intimido com as críticas, sejam elas suas ou de qualquer pessoa, porque sei que é assim que as grandes discussões começam. È quando um fala e o outro discorda que chegamos a um consenso e só assim poderemos discernir o certo do errado. Não puxo o saco desse ou daquele político porque sei que posso ser amiga de todos e tem sido assim. No lançamento do meu livro eu fui apoiada pelo prefeito Louro, foi ele o meu maior patrocinador, mas na Barraca, durante o leilão, o deputado Adamor Aires arrematou um único exemplar do meu livro por cem reais. Fiquei feliz. No dia anterior, no aniversário da cidade, eu discursei no palanque da prefeitura e no outro dia de manhã, autografei para o Adamor escrevendo apoiada em suas costas, que ele, gentilmente, me ofereceu como apoio para escrever. A noite, estive na praça, era leilão, abracei o padre, dei beijos no Ednaldo Lucena, meu amigo admirável e que amo, bati fotos com a professora Vanda e o seu marido e vereador Neguinho do Coco, posei para o álbum do empresário Edno Alves que amo muito também, almocei na casa do Gedson com a Aila, visitei a minha madrinha que mora junto com o vereador Franço, tomei cerveja com o Edson Martins e autografei, ainda à noite, para a Lucia Machado, o Edson Farias e o Tião Oliveira, além do que sou irmã do vereador Nando, não se esqueça! Por isso, por esses e outros motivos, a política, no meu caso, não interessa muito. Só para comprovar o que digo, aqui em Belém, sou assessora do vereador Augusto Pantoja do PPS porque ajudei o amigo na campanha com meus alunos, mas sou filiada ao PSB e nunca votei no Cássio Andrade, porque nas última eleição, o meu deputado estadual foi o Adamor Aires, filho da minha cidade, seria injusto com as minhas raízes, você não acha? E se precisa de mais alguma coisa pra acreditar no que digo, só mais essa última informação, há três pleitos eleitorais que não voto por ai, é que transferi o meu voto para Belém por motivos de trabalho e residência. Talvez nas próximas eu volto, não sei ainda, vou pensar. Enfim, esse blog não tem interesse políticos é uma idéia para engrandecer o que queremos e pensamos sobre o lugar em que vivemos. Dos políticos, quero apenas a amizade e a visita por aqui, é claro.
Obrigada então professora por ter engrandecido as discussões desse espaço e seja sempre bem vinda - com ou sem rosto. Faça a sua sugestão. Dê a sua opinião porque o nosso intuito é sempre, sempre melhorar!

Nenhum comentário: