10 de outubro de 2010

AUTO DO CÍRIO...

Toda sexta-feira que antecede o domingo do Círio de Nazaré, artistas amadores e profissionais de Belém protagonizam um grande espetáculo que ilumina as ruas da Cidade Velha: o "Auto do Círio". Este ano, a programação completa dez anos e os participantes comemoram sua consolidação no calendário das festas de Nazaré.


O "Auto do Círio" foi criado no Núcleo de Arte (Nuar), da UFPA, em 1993, inspirado nos cortejos de rua. "Nessa época não tínhamos um grande espetáculo de teatro que fosse a cara de Belém.


A idéia era reunir os artistas para homenagear o Círio de Nazaré. Isso numa produção da universidade, que pudesse pensar a questão da extensão, convergindo diversas áreas em torno de um espetáculo popular", explica Miguel Santa Brígida, diretor do "Auto do Círio".


Demônio, personagem do Auto que representa os males da humanidade.


A primeira montagem do Auto do Círio foi dirigida por Amir Hadad, um dos maiores especialistas em teatro de rua do Brasil, diretor do grupo "Tá na Rua", do Rio de Janeiro. O bairro da Cidade Velha foi escolhido numa tentativa de resgate da sua importância histórica para a cidade e para o próprio Círio de Nazaré. A estrutura de cortejo, com paradas nas principais igrejas do centro histórico, trouxe a idéia de reviver os autos da Idade Média e foi mantida ao longo dos anos. Amir Hadad dirigiu o espetáculo até 1995. No ano seguinte, ele passou a ser comandado por Miguel Santa Brígida.


A formatação deixada como matriz pelo primeiro diretor foi sendo desenvolvida e redimensionada à medida que o espetáculo e seu público cresceram. A integração do pensamento artístico da universidade também permanece como ponto forte. Participam do projeto alunos e professores da Escola de Teatro de Dança, da Escola de Música e, este ano, o Departamento de Artes, através do curso de Educação Artística. Bolsistas do curso, coordenados pelo professor Neder Charone, fizeram um levantamento sobre os dez anos do espetáculo.


Reconhecimento - O Círio de Nazaré está sendo registrado e contemplado como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Ipham). O "Auto do Círio" e a romaria fluvial também receberam reconhecimento.

MAIS FOTOS:


Auto do Círio - teatro a céu aberto que emocionou os paraenses.


Apresentação musical: Edgar do Arraial do Pavulagem e Jose Guilherme, professor da UFPA!


Professor Marcelo Do Carmo - meu colega de trabalho, meu amigo pessoal e um dos personagens do Auto.


Personagem "fitas da virgem"


Júnior, meu ex-aluno e personagem do Auto - muito lindo!!!


Eu e o Dem - a representação da tentação, o demônio!


Coroação da santinha - um dos momentos mais lindos da encenação.


Bruno, jornalista e ex-aluno - mais um personagem do Auto. MUITO BOM TE REENCONTRAR, AMIGO!


Palco e encenação - muita emoção ontem na Praça da Sé.


Eu e a Eunice Baía: atriz do filme Tainá - Uma aventura na Amazônia, filme infanto-juvenil brasileiro que conta as incríveis e emocionantes aventuras de uma indiazinha órfã que vive com seu avô, o velho e sábio Tigê, em um belo recanto do Rio Negro, na Amazônia


Karen e Bianca tietando.

Texto original: Tatiana Ferreira – Adaptação: Joana Vieira

Nenhum comentário: