12 de outubro de 2010

CÍRIO: DOMINGO DE PROCISSÃO.

E neste outubro de círio impossível não se emocionar com a fé do povo paraense. Eu que sou meio desconfiada da fé, fiquei estarrecida com as imagens de devoção que o povo tem demonstrado quando o assunto é a confiança na Virgem. As pessoas não medem esforços, elas vêm à capital do jeito que dá e da forma como acham certo – de carona, ônibus, vã, a pé, de bicicleta... das formas mais inimagináveis possíveis! Uma força tão grande no peito, uma devoção tão tremenda que chega a contagiar.


Sempre gostei do círio mas este ano eu vivi o círio de pertinho por conta do blog.

Entrei de cabeça nessa aventura e agora que estamos bem nas reportagens e nas postagens fica fácil ter acesso a muita coisa que eu jamais pensei que fosse possível – foi o que aconteceu no domingo da procissão quando eu ganhei um espaço ali dentro do santuário da praça onde a santinha descansa depois da procissão e recebe as visitações.


FOI EMOCIONANTE, eu vi ela tão de petinho que cheguei a achar que não era real.


Vi as pessoas lá fora implorando um minutinho com ela e eu desfrutando de todos os momentos, desde a chegada, até quando, finalmente ela pode ir para o altar.


UMA COISA TÃO FORTE É PODER CHEGAR PERTINHO DA IMAGEM!!! Eu chorei várias vezes, copiosamente, algo me invadiu por dentro com uma força tão potente que me fez retornar pra casa de uma forma diferente...


Fiquei ali graças a um aluno que trabalha na organização da festividade e que me concedeu a felicidade de dividir espaço com a imprensa nacional e internacional – Globo, Record, Liberal RBA, muito bacana, sem palavras!

Foi um Círio diferente este porque eu vivi de perto, juntinho dos acontecimentos e que só fortaleceu a minha fé e a minha determinação. Acredito tanto na Virgem de Nazaré que no sábado à noite quando eu e a May fomos abordadas por dois bandidos no engarrafamento, eu vivi aquele momento de violência de uma forma especial – dois homens cercaram o meu carro, pediram as coisas sem alarde u agressões . O que estava na minha janela foi pedindo e eu obedeci ao seu desejo sem nenhuma dor. O que abordou a May usou da violência para arrancar á força o MP4 acoplado ao som do automóvel e só saiu de lá quando conseguiu arrancar o pequeno aparelho eletrônico.

A May chorou muito, ficou nervosa e eu continuei dirigindo sem qualquer expressão de sofrimento, a fé me tornou sólida e quando enfim conseguimos um lugar para estacionar, eu abracei a May e nós choramos ali dentro do carro por alguns minutos.

Saímos do veiculo e fomos ver a santinha passar no translado...ONTEM, de manhã, antes de sair de casa, eu fui calçar o sapato que estava no carro e o MP4 estava jogado no tapete embaixo do meu banco...FIQUEI PENSANDO como aquilo poderia ter acontecido se vi o assaltante brigando e agindo com força junto da Mayara para pegar o aparelho...Não sei como,mas ele está conosco e o rapaz foi embora do assalto sem ele...COISAS DA SANTINHA...E ainda hoje à noite recebi um telefonema aqui em casa avisando que alguém estava com o meu celular e queria devolver...Comprou o aparelho roubado,viu a agenda e as minhas fotos e me reconheceu...COISAS DA SANTINHA...O dinheiro, este está perdido mesmo, mas deve ter servido para o almoço do círio da casa do assaltantes e isso não me irrita nem um pouco, afinal... assaltantes também têm família...DEIXA PRA LÁ!!!

IMAGENS? CONFERE AQUI:


Multidão de fiéis que chegou à praça trazendo a mãe de Deus triunfante.


Fiz essa foto para eternizar o momento - minha mão, duas flores da berlinda e um pedacinho da corda - INESQUECÍVEL!!!


Cores de Belém , a cara do círio...


Passei na avenida e comprei esses macaquinhos porque lembrei dos antigos arraiais e Santa Luzia...


Promesseiro na chegada da praça nos últimos momentos da promessa.


Sorriso lindo que recebi de um dos Guardas de Nazaré quando eu fui buscar as flores que ganhei de um do aluno...


Olha ele aí com as flores que me ofertou de presente, elas são originais e enfeitavam a berlinda...Depois que a berlinda é levada para o galpão, os organizadores da festa dividem as rosas e orquídeas entre si e ele me deu as dele...MUITO LINDO O GESTO DE CARINHO!!!


Equipe do Corpo de bombeiro - três são meus alunos - trabalhando na segurança dos fiéis.


Colorido como a berlinda da virgem...


Chegada da Virgem à Praça do Santuário - Avenida Nazaré...


Carro dos milagres depois da procissão...


Carros dos anjinhos estacionado na avenida...


Miriti e Círio, tudo a ver...


Promesseiro com seu barquinho de miriti...


Chegando depois de uma manhã de caminhada na procissão do círio...


Repórter da Liberal que fazia a cobertura para a Globo: "Quem é você? Ontem vi você no palco fotografando a festa da Chiquita e depois na transladação. Você está em toda a parte?", ele me perguntou. "Eu sou só uma intrometida mesmo!!!" (KKKK) Ele riu e eu pedi pra fazer a foto...


E olha só aqui os meus alunos aproveitando a festa religiosa para arrecadar uma grana extra...


Eu e a Karen na saída para o almoça na casa da Eulália...

Nenhum comentário: