24 de maio de 2010

FESTA DAS FLORES: ESCLARECIMENTOS À COMUNIDADE.

E sobre a festa das Flores, que acontece neste sábado próximo, eu conversei com o Sérgio Leal que é secretário da escola Florentina. Perguntei a ele sobre a contratação da banda que tem deixado muita gente indignada na cidade - uma festa tão tradicional e antiga, com roupagem de forró, e um forró pouco conhecido. A banda Forró Play Boy que não é do Ceará, como informamos, e sim do distrito de Icoaraci, está causando certas críticas à direção da festa. A galera tem reclamado que a banda deveria ser de renome, ou pelo menos, mais conhecida já que a festa é tão procurada por todas as cidades vizinhas.


Bati um papo rápido com o Sérgio e ele me confirmou algumas coisinhas que a Adelaine já havia me dito. Segundo à diretoria de organização, a banda programada para este ano era a Moleca 100 vergonha, de alto padrão nacional, o contato foi feito, até marcaram as datas e a programação com o empresário, mas o custo da contratação não compensava se comparado com o lucro da festa. Uma revirada nos papéis, comprova que a Festa das Flores gera uma renda de mais ou menos 5 mil ou 6 mil reais, a Banda Moleca 100 Vergonha cobra cachê de 18 mil. Seria insensato e irresponsável fechar um contrato desse tipo. A prefeitura Municipal, que é hoje a maior patrocinadora do evento, avisou que, aos mandados do Gedson, seria inviável pagar ou financiar o valor. “Se fosse pra dar 18 mil, daríamos à escola diretamente e acabaríamos com a festa!”, disse o Gedson. Certíssimo, como é que a prefeitura vai bancar uma banda que custa 18 mil em prol de uma festa que gera lucro de 6 mil? INCOERENTE!


A equipe de funcionários responsáveis pelos patrocínios ainda procurou mais alguns apoios, recorreram ao deputado Adamor Aires, que ficou de dar respostas, ao Edno Alves que prometeu financiar 500 reais, ao empresário Edinaldo Lucena que se negou a dar dinheiro, mas que em troca da verba fez a doação de um computador completo à escola e está acordando com a direção a possível climatização de uma sala de aula. Quer dizer, se somarmos todos os patrocínios uma banda maior seria inviável e os prejuízos seriam certos! Nesses termos, acordou-se com o Gedson – entenda-se prefeitura - o valor da banda, cinco mil, doado pelo órgão para a realização do evento. A banda Play Boy é bem mais barata e o financiamento da prefeitura possibilita uma margem de lucro maior. SENSATO e COERENTE!!!


Enquanto à alimentação dos 20 músicos que compõem a banda, a diretoria manda avisar que mais de 50 ofícios foram entregues aos comerciantes que se mostraram sensibilizados com a causa. Então, o dinheiro doado pelo Empresário Edno Alves vai para o aluguel dos quartos que acomodarão a equipe da banda, o patrocínio dos comerciantes será destinado para a alimentação, o dinheiro da prefeitura, pagará 90% do custo da banda, o computador doado pelo Edinaldo ficará aos cuidados da equipe técnica que trabalha com a sala de informática da escola e o lucro gerado na noite será empregado na climatização de duas salas de aulas.

PRESTAÇÃO DE CONTAS EM DIA!!!PARABÉNS À EQUIPE PELA TRANSPARÊNCIA!

OBS:Gostaria de abrir uns parênteses aqui para parabenizar o Sérgio. Tivemos uma conversa produtiva, coerente e ele se mostrou super sensato e inteligente. Foi uma das melhores conversas que tive com alguém em toda aminha vida, coisas que ouvi dele e que não podem, claro, ser postadas no blog, por ter sido algo muito informal e eu não misturo as coisas. O amigo se mostrou grande, objetivo e competente. PARABÉNS, SÉRGIO, me surpreendeste – por seres o pai que eu vi, o amigo que eu conheci e o profissional comprometido que percebi. Boa sorte nos estudos...Sucesso na vida, rapaz!!!

Um comentário:

Neto disse...

Pensando por esse lado, os organizadores da festa tem razão, mas se pensarmos bem, uma banda conhecida nacionalmente, traria mais gente para a festa, e com isso aumentaria o lucro.
Na minha opinião, acho que a banda tropa do forró é melhor que essa forrozão play-boy, pois a tropa toca nas 3 melhores casas de forró da capital, o cangalha, mansão do forró e forró no sítio todo fim de semana, e já vi o show deles, é bom demais, já essa forrozão play-boy não vejo tocar muito por aqui. Em relação ao preço, acho que é o mesmo, se não for, a diferença deve ser pouca, e tem outra, estaríamos prestigiando um amigo da nossa terra, o Elyson, que é tecladista da Tropa.
Um abraço a todos.