3 de março de 2010

O QUE MUDOU E O QUE PRECISA MUDAR EM SANTA LUZIA? A AVENIDA CASTELO BRANCO

Coisas que a gente escreve, imagens que vemos e percebemos eternizam o tempo. Postei a imagem sobre o desfile de Sete de setembro e na hora de por a foto para ilustrar o texto, observei a rua onde o desfile acontecia. Aquela rua em piçarra era a Avenida castelo Branco, avenida principal do que hoje chamamos Santa Luzia do Pará. Essa avenida é o centro de tudo o que acontece pela cidade. Percorrendo o seu percurso podemos ver em minutos toda a paisagem do 47 do inicio ao fim. Ela é o nosso pimpolho, foi ali que a cidade nasceu, às margens da BR 316. Antes, observando a foto, ela era capeada por piçarra que soltava pequenas pedrinhas e não possuía um sistema de esgoto, as valas fabricadas pela erosão faziam naturalmente o escoamento da água da chuva, valas nas quais nós nadamos sem medo de doença ou afogamento, a enxurrada vinha forte e trazia consigo a cor da lama vermelha que encobria a meninada nas curvas da avenida. Saiamos das valas que eram os nossos rios para as bicas em revezamento com os amigos. Inesquecível os dias de chuva no 47. Hoje, a Castelo Branco recebeu atenção especial, foi duplicada há tempos e esbanja beleza num asfalto típico de Br que ladeia a 316. Não bastasse isso, a administração atual tratou da nossa avenida com um cuidado dobrado dando a ela um ar de modernização. Construiu-se o Calçadão de Todos e a avenida, indiscutivelmente está mais bonita. Estive por lá no carnaval e o percurso dos trios é feito seguindo o rumo da avenida, o encontro de blocos também acontece aqui e o calçadão embelezou a festa dando a ela segurança e infra estrutura. As fotos podem confirmar a mudança, é só observar você também:


Na foto acima, uma imagem rara e muito antiga, podemos observar a avenida como era antigamente, sem qualquer estrutura asfáltica.


Hoje, além de parquinho para as crianças, a avenida conta com o calçadão e um sistema de esgoto independente e estruturado.


Há na nova avenida também espaço para o lazer e a cultura. Barraquinhas que antes eram feitas em madeira foram padronizadas e ganharam uma estrutura rústica de muito bom gosto!


Visivelmente a Castelo Branco está muito mais bonita. A arquitetura moderna unida ao bom gosto da jardinagem mudou, e muito, a cara do portal de entrada e saída da cidade!

Nenhum comentário: