3 de fevereiro de 2010

LIBELULAZINHA...uma parceira da minha infância!



Recebi agorinha mesmo a visita ilustre de uma linda libélula que voou até o meu escritório onde estou postando as atualizações deste blog. A libelinha, ou libélula, é um inseto alado pertencente à sub-ordem Anisoptera. Como características distintivas contam-se o corpo fusiforme, com o abdómen muito alongado, olhos compostos e dois pares de asas semi-transparentes. As libelinhas são predadoras e alimentam-se de outros insetos, nomeadamente mosquitos e moscas. As libelinhas não têm a capacidade de picar, visto que as suas mandíbulas estão adaptadas à mastigação.
Bonitinhas. Elas me lembram da infância que tive. Eu morava no interior e por lá sempre aparecia uma libeluzinha desavisada que vinha voando se debatendo pela parede e fazendo aquele barulhinho característico. Perdida e completamente sem rumo. Eu era molequinha e adorava esses bichinhos, inclusive os soldadinhos, aqueles pretinhos que pegávamos e colecionávamos dentro de uma caixa de sapato, e quando via uma libélula daquelas de asas fortes e grandes, eu ia de mancinho agachada, pegava o insetinho pelas asinhas e corria no armário onde a mamãe guardava os trecos de corte e costura. Pegava um tubo de linha, engatava na “cauda” longa da libeluzinha e soltava ela pra voar amarrada na linha. Ela era meu papagaio e eu a empinava e às vezes até “discaía” a linha. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Quem um dia não fez isso?

Nenhum comentário: