1 de fevereiro de 2010

BANDEIRA LUZIENSE: Nosso símbolo, nosso orgulho!


A bandeira de Santa Luzia foi instituída nos anos 90 e é uma das centenas de projetos e desenhos que participaram de uma disputa da escolha para o símbolo municipal na cidade. Não lembro direito o ganhador, ou seja, o criador do desenho, mas recordo da época em que a disputa aconteceu valendo prêmios em dinheiro e que a concorrência foi acirrada. Sei que estudei o seu significado quando elaboramos o histórico da criação da Dança Luziense, já que a roupa dos integrantes era uma referência direta à simbologia da bandeira e do brasão. Faz tempo e eu lembro de poucas coisas, mas vou ao 47 e farei uma pesquisa por lá para informá-los melhor. Sei que, no concurso, as inscrições e aceitações para os desenhos participantes passaram por algumas normas específicas nas dimensões e proporções do seu desenho. Mesmo porque o seu formato foi estipulado num concurso entre cidadãos e estudantes da cidade, mas seguia algumas exigências pré-estabelecidas.
A Bandeira Luziense deveria ser hasteada de manhã e recolhida na parte da tarde, mas não tenho informações se isso realmente acontece. Assim como a bandeira brasileira, a nossa, deveria, obrigatoriamente ser hasteada em órgãos públicos (escolas, secretarias municipais e repartições públicas) em dias de festa ou de luto municipal, porém creio que nem nos edifícios do governo, ela tem sido hasteada todos os dias.Ela tem o formato retangular, com vários triângulos perpendiculares de cores diferentes (branco, azul, verde e vermelho) onde, na variante branca, fica afixado o brasão do lugar. As cores da bandeira não foram selecionadas aleatoriamente e, portanto, as cores têm um valor simbólico dado por seu idealizador. Sei que o verde, na nossa e na brasileira, é a representação das matas, aqui adaptadas pelo verde das fazendas que cercam o município, tanto que no brasão, é vista a ladeira do km 48 num sol poente cercada de um lado pela pecuária e de outro, pela agricultura, o agro negócio.
Bonita a bandeira de nossa cidade. Dia desses num domingo de Círio, vi um dos estudantes que levam a bandeira hasteada como símbolo de devoção à Virgem de Nazaré, com a nossa linda e brilhante se destacando por entre as demais dos municípios paraenses. Fiquei toda metida e orgulhosa. Nós existimos e estamos marcando presença. Que bom!

Nenhum comentário: