10 de setembro de 2010

E no meio de tanta gente, eu encontrei você...

Sentei num dos banquinhos ainda de madeira e bem pintado do lanche do Ivo que fica na pracinha da matriz para degustar um egg’s calabresa que só ele sabe preparar. O lugar é limpinho, o lanche é uma delícia e a freguesia mais do que fiel.





O Ivo é um menino novo, responsável e trabalhador – um garoto a primeira vista mas que já somou dez anos de casamento com uma moça mais jovem ainda. Os dois trabalham juntos, há anos, desde aquele tempo em que eu também era mais uma vendedora de lanches nos arredores da igreja.

Parei por lá e enquanto ele fazia na chapa a minha fritura, conversamos:

- E aí, menino, como andam as coisas?

- Tudo certo, Junia. Muito trabalho e muitos sonhos...

- Sonhos! É preciso sonhar, sabia?Os sonhos fazem a gente querer ir além daquilo que podemos. Vê só eu se não sonhasse, talvez ainda estivesse por aqui agoniada naquela chapa depois da missa ou em dia de Festa das Flores.

- Pois é. Eu casei cedo e tenho filho, sou jovem mas sonhou um bocado. Tenho a minha casa, vivo até que confortável e agora sonho em comprar um carro.

- Um carro, menino?

- É um carro, tá difícil se ajeitar com o negocio crescendo e dando certo só na bicicleta.

-Quer qual marca?

- Não importa, só quero que seja zero. Zerinho mesmo pra eu entrar dentro e dizer: “Agora sim!”

- KKKKK. Tu és danado, hein pequeno!?

- Tu falou que era preciso sonhar, eu tô fazendo a minha parte!

- Tá certo. Vou torcer por ti, mesmo. Vamos ver no que vai dá! Boa sorte!
Emocionante vê os amigos crescendo. Melhor ainda saber que eles podem ganhar a vida honestamente e conquistar as suas vontades cheios de empolgação no peito.

Esse menino me modificou nessa conversa. É preciso sonhar alto, trabalhar para conquistar. Sei que e difícil para os jovens do município entender que o trabalho é o melhor meio para alcançar os nosso objetivos sabendo que a cidade está do jeito que está,mas a família te que saber lidar com os caprichos da adolescência que puxa os meninos e meninas para os vícios e a banalização sexual.

A juventude quer conseguir tudo de forma muito facilitada, rápida e cômoda por isso tem se envolvido cada vez ais no mundo do crime. Famílias luzienses estão perdendo seus filhos para um mundo que promete lucro rápido, por isso tantas surpresas com as prisões que estão acontecendo por lá. Gente que a população nem desconfiava e que está envolvida até o pescoço com a vida das promessas fáceis, a vida da empolgação e as bebedeiras que geram as grandes targedias.

Difícil encontrar pessoas como o Ivo que têm a paciência de esperar e trabalhar para ter o seu carro de forma honesta – dolorosa e demorada, MAS HONESTA!
Parabéns, garoto! Deus te abençoe!

Nenhum comentário: