29 de março de 2010

Eu já fui aluna, mas quis ser professora. Talvez porque desde Santa Luzia eu já sabia que tudo é possível!


Fui à Praça da República hoje pela manhã e quando retirei o carro do estacionamento dali, à margem da praça, parei no sinal e vi atrás de um ônibus, desses que desfilam pelas ruas da capital paraense difundindo propagandas, uma foto minha estampada. Professora Joana, dizia a legenda. Eu estou sorrindo numa risada próprio de quem é feliz.
Fizemos uma festa dentro do nosso veículo quando avistamos a minha imagem ali na frente. A Karen pulava aos risos e gestos de pura alegria, a May procurou rápida pela máquina de fotografia para registrar o encontro e eu fitada na imagem paralisei pensando: “ Tantas vezes esperei por este ônibus na parada enquanto chovia ou fazia sol e a barriga clamava por alimento e hoje estou aqui do meu carro vendo a Joana Vieira naquele banner”. Minha foto está lá agora, meu sorriso estampa uma imagem que traduz fé e expectativas. Meu sorriso sinaliza a milhares de pessoas que sonham que realizar é possível – “Faça IMPACTO, a certeza de vencer!”. Vencer, quantos não querem isso? Quantos não sonham por esse dia? Que estudante da parada ou das calçadas quando aquele ônibus passa não pensa: “Quem me dera vencer!”. Quantas pessoas sem perspectivas não olham para a minha foto pensando: “Queria ter a oportunidade de estudar ai, de aprender, saber e, quem sabe, estar no listão dos aprovados!”. E eu, a Joana Vieira, aquela mulher de sorriso largo que numa risada ilustra a propaganda, o que pensa? É só um ônibus. É só uma propaganda. Não. Não mesmo. Aquele ônibus que passeia comigo nas ruas da capital é muito mais que uma campanha pra incentivar as nossas matriculas e a procura pela instituição na qual trabalho. Aquela busdoor é a certeza de que tentar vale a pena, lutar ainda é a solução. Querer é um bom começo e esforço é o caminho. Eu já fui aluno. Já estive na parada e via da janela do ônibus os outdoors que me chamavam a ensaiar para a minha luta, a treinar pela minha vitória e a querer brigar pelos meus sonhos. Eu já fui estudante. Já tive carteirinha de meia passagem e já sai de casa só com o dinheiro da passagem sem direito a lanche ou coisa parecida. Eu já fui um pré-vestibulando, já vi os ônibus queimarem a parada. Já me irritei com o cobrador por ele não dar sequer bom dia e me olhar de cara feia. Já subi em ônibus lotado pendurada na porta com medo de chegar atrasada e não assistir a primeira aula. Já rezei pra que alguém segurasse o meu caderno, os livros e apostilas pesadas. Já chorei querendo aprender física. Já desisti de aprender matemática. Já ouvi o listão sem ouvir meu nome. Já deixei de entrar no cursinho por atraso no pagamento. Já fiquei com vergonha do amigo da carteira ao lado por não saber as resoluções do exercício. Eu já fui plateia para rir dos professores. Já estive do outro lado do palco. Já vi o professor do alto, de cabeça esticada porque ele ficava degraus mais alto que eu. Eu já sonhei em estar lá em cima. Já quis deixar o lápis e assumir o pincel. Deixar o bilhete e assumir o microfone. Largar o gravador de voz pra assumi o data show. EU JÁ QUIS deixar a parada e ilustrar o outdoor. Já quis deixar de comprar ingresso pra ser o palestrante e, hoje, vendo do meu carro a minha foto na propaganda no ônibus, só tenho uma certeza: Eu VENCI. Venci porque quis. Briguei por isso. Lutei por mim. Acreditei nos meus sonhos. Então, aquele ônibus não é só um ônibus, um coletivo, um buzão. Não. Nem pensar. Aquele veículo que me puxa pelas ruas de Belém é a minha certeza de ter vencido. E mais, é a minha experiência de vida que, só agora, me permite dizer aos que me lêem: É possível. Queira. Lute. Brigue. Esforce-se. Você pode tudo. Sua fé deve ser proporcional a sua coragem. E a sua coragem deve ser diretamente proporcional a sua dedicação que é o que te leva à VITÓRIA. Deus te abençoe, meu aluno, meu amigo!O futuro te espera. Corre atrás. Se não deu certo um dia, confie que dará num outro.

Nenhum comentário: