9 de agosto de 2010

A GENTE CUSTA APARECER E QUANDO APARECE É ASSIM...

E as repercussões do caso SANTA LUZIA na mídia foram as piores como já era de se esperar.As prisões e os nomes divulgados pela policia está tirando o sono de muita gente e está divertindo o povo que desde muito tempo não tem muita coisa pra fazer.


Nos jornais de hoje a imprensa estadual deu destaque à matéria que envolve as buscas aos suspeitos pelos crimes de genocídio, chacina e formação de quadrilha.

A visita feita ao 47 pela polícia estarreceu muita gente, mas já era de se esperar depois de tantos protestos da sociedade que já sinalizou a sua negativa a violência que se alastrou na cidade.

Eu que estive em Santa Luzia vi o clamor da comunidade que já não suportava mais o clima de impunidade e os altos índices de violência gerados pelos assaltos e roubos e furtos de motos, carros e cargas. O certo é que a cidade pediu pela justiça mas agora está acuada diante dos nomes, é fácil julgar os desconhecidos mas quando o inimigo mora ao lado ou na mesma rua fica aquela sensação de que não estamos fazendo a coisa certa. Por isso tem tanta gente querendo se explicar, pessoas que não acreditam nos nomes listados, gente que afirma que muitos dos envolvidos não podem está de fato metidos em crimes tão repugnantes, mas numa cidade pequena como a nossa e que não tem suporte empregatício é normal saber de onde muitos jovens tiram a vontade de participar de crimes dessa proporção: a vontade do dinheiro falso, o desejo de acompanhar o modismo e a certeza da impunidade.

Não estou aqui pra julgar ninguém nem pra defender porque não cabe a mim,mas se a realidade social do 47 não mudar drasticamente, muitas outras listas virão e muitas famílias do bem perderão seus filhos para o crime organizado e o trafico de drogas. Sem emprego e acompanhamento ético os cidadãos de hoje poderão ser sim, os bandidos de amanhã.


Na imagem, dois dos sete presos na cidade - foto do Amazônia Jornal.

Dói em nós saber que muitos cresceram conosco e estão hoje atrás das grades, mas que a justiça seja feita, que os culpados – se forem realmente- sejam condenados e paguem pelas suas atitudes ilegais e irresponsáveis .

Fui à casa da professora Vanda mas ela estava inconsolável e não quis falar, foi uma amiga que me disse que ela não estava crente que depois de tanto tempo sua vida voltava ao negro lado da dor da acusação. Respeito a sua dor e é pro ela que peço aos leitores que não exagerem nos comentários e acusações – a policia está fazendo a sua parte, a justiça está dando às caras e cabe a nós confiar que a lei vai vigorar.

Fui à casa da Rita do cartório, mas ela havia viajado para assessorar os cuidados do marido e por isso não conseguimos contato, mas horas depois nos encontramos na rua e paramos para uma conversa. A Rita estava muito abalada e chorava copiosamente, deu um pouco de seu tempo a mim por respeito e amizade.


Conversamos e foi ela que me informou que o Junior está em Capanema detido na carceragem porque na revista feita em sua casa a policia encontrou uma arma e ele não tem permissão para o porte. Os policiais recolheram o revolver e o levaram preso,mas como o nome dele estava sendo citado não como envolvido nos casos e sim como busca e apreensão, ele não pôde, por lei ser transferido para o presídio e talvez por isso seja o primeiro a ser liberado retornando para casa.

Ela me contou que não sabia do envolvimento do marido nesse tipo de coisa e que ao sabe como tudo isso aconteceu,mas confessou que sabia da arma e que o dono do revolver não era o seu esposo e sim outra pessoa que ela não me disse o nome.

Me informou que está envergonhada, claro, que não sabe o que dizer para os filhos e que espera que tudo passe logo. Quer seu marido de volta e torce para que tudo dê certo. Para o bem ou para o mal. “Não sou contra a justiça, mas estou sem saber o que fazer!”.

Conversei hoje com um desembargador de justiça e amanhã irei tentar um contato com os outros presos que estão detidos aqui pertinho de mim no complexo do Americano. Farei a inscrição e tentaremos adentrar no presídio para quem sabe adquirir outras informações e ou até mesmo uma conversa com alguém.

Até onde eu sei a família dos envolvidos mantidos no presídio já entraram com a petição de advogados e em breve nos manterão informados das noticias. O que sabemos também é que os presos do Americano não serão liberados sem que outros nomes, ainda investigados, estejam atrás das grades. Isso quer dizer que muita gente ainda poderá adentrar o presídio nos últimos dias. Vamos ver!

OBS: As ilustrações editadas no blog foram tiradas do jornal Amazônia deste domingo, 08 de agosto de 2009. A reportagem do jornal está transcrita aqui, leia:

Polícia prende vereador


José Maria da Costa Silva, o "Neguinho do coco", é acusado de liderar quadrilha envolvida em homicídios e pistolagem

Sete pessoas foram presas em Santa Luzia do Pará e duas em Capanema, no nordeste paraense, acusadas de envolvimento em homicídios, assaltos e pistolagem. Entre os presos está um vereador da cidade e o filho de uma vereadora. As prisões ocorreram ontem, quando foi deflagrada a operação "Açaí", para o cumprimento de mandados de prisões preventivas e de busca e apreensões. Segundo informações da polícia, o bando vinha sendo investigado há três meses pela Superintendência Regional da Zona Bragantina (SRZB).

Segundo o chefe de operações da SRZB, Romulo de Sousa Valente, o bando praticava roubos e executava serviços de pistolagem no município de Santa Luzia. Entre os acusados, alguns são mandantes, outros fornecedores de armamentos e munições e outros seriam os executores dos crimes.

Um vereador da cidade, José Maria da Costa Silva, conhecido como "Neguinho do Coco", é acusado de ser o mandante de duas tentativas de homicídio sofridas por Antônio Ronaldo Rocha dos Reis. Antônio relatou à polícia que o vereador tem interesse em sua morte porque ele seria um "arquivo vivo" e poderia revelar os diversos crimes praticados pelo político, incluindo roubo de cargas.

Outro preso foi Antônio Evaldo Pereira Fausto, o "Evaldo", por participação no roubo de uma agência bancária em Garrafão do Norte no início do ano. De acordo com a polícia, Evaldo também atuava como intermediador entre pistoleiros contratos e o mandante, "Neguinho do Coco". Ele teria contratado os pistoleiros para as tentativas de homicídios sofridas por Antônio Ronaldo.

Januário Neto Saldanha, o "Neto", filho da veradora da cidade Socorro Saldanha, também foi preso. De acordo com o o chefe de operações, "Neto" foi quem forneceu a arma para a tentativa de homicídio da qual foi vítima Antônio Ronaldo. E teria também fornecido munições para um assalto a um estabelecimento comercial da região.

Os outros presos têm envolvimento por intermediação, ou ligações com a compra e venda de armas. Dois deles, irmãos, acusados de pistoleiros, foram detidos em Capanema. A polícia ainda está atrás de dois foragidos: Geovani Juscelino Lopes, o "Bola", Ivanildo Soares Santos, o "Negão da Rosa", considerado de alta periculosidade.

OBS: Meus agradecimentos às pessoas que nos informam e estão sempre disponíveis para as nossas matérias. Os amigos e leitores que respeitam a minha pessoa e confiam a mim muito de seus segredos e dores. À Rita os meus sinceros votos de tranquilidade, já conversamos pessoalmente mas eu gostaria de dizer que por mais que seja decretada a culpa, não deixamos de amar uma pessoa porque ela é condenada pela justiça, por isso, desejo que tudo se resolva e que a sua família possa está atravessando tudo isso com a cabeça erguida.

Nenhum comentário: